X
Este é o 1º artigo de 6 posts da série WPN - O Guia do Iniciante.

Daí que quando decidi levar WoW a sério, eu fiz um blog, para guardar todas as informações que eu achava importantes, e que poderia precisar um dia: quais os principais stats pra mim, quais as árvores de talento, glyphs, enchants e gemas mais indicadas, rotações, reputações, onde achar equipamento… porque vamos combinar, é muita informação pra lembrar depois de ler só uma vez, e tudo fica espalhado em 500 sites/blogs diferentes. Aí decidi que seria mais fácil procurar tudo num lugar só, e juntei tudo lá!

E nesse blog, eu descobri várias coisas interessantes… analisando os resultados de busca que faziam as pessoas chegarem até lá, vi o quanto faltam informações básicas por aí, do tipo… como você desvira worgen? Ou ainda, como o druida vira urso? DPS baixo é melhor ou pior? Essas foram as mais gritantes [e até um pouco absurdas], mas no geral, muita gente procura informações básicas sobre status, rotação, skills, equips, o que cada classe faz, enfim, coisas básicas que ninguém conta porque todo mundo supõe que todo mundo sabe. Mas e se você caiu de paraquedas no WoW, ou se finalmente começou a jogar depois de 3 anos de insistência daquele amigo chato que te largou de lado quando você comprou suas Keys e não te explicou nada do jogo ou qualquer outra coisa do tipo, pode ser bem complicado começar a entender como tudo funciona.

Além disso, temos recebido no email aqui do WoWGirl vários pedidos de post desse tipo. Então resolvi aproveitar meus dotes pesquisadorísticos para trazer essas informações! Ressalto que nada aqui é definitivo, e que contribuições nos comentários serão aceitas!

Bom, supondo que você já tenha sua conta na B.net, sua[s] key[s], tenha escolhido seu realm, chegou a hora de criar seu primeiro personagem [se não tiver e quiser saber como faz, cometaí que eu conto depois! Ou acessa esse guia aqui]. Você abre a tela de criação, e tem toooodas aquelas opções olhando pra vc. E aí? Facção? Raça? Classe?

Vamos por partes.

Facção: Aliança ou Horda. Essa opção geralmente vai de acordo com seu gosto mesmo. Se tiver estudado a Lore [história] do jogo, ou já tiver algum conhecimento, pode escolher se baseando na que você gostou/se identificou mais. Ou, você pode escolher a raça e a facção ser conseqüência… Mas de forma alguma se sinta coagido a escolher por comentários maldosos dos players da facção oposta, viu? Geralmente a escolha de facção é feita vendo se você tem amigos que jogam nela ou não, mas se tiver gostado mais da facção oposta por um motivo qualquer, aproveite bem o World PvP se for o caso do seu Realm J.

Raça: Cada raça no jogo tem características raciais próprias que se revertem em benefício do seu personagem, e oferecem opções de classes variadas – você não pode escolher qualquer classe pra qualquer raça, existem limitações. Algumas combinações de raça/classe-spec tendem a ser mais eficientes no end-game [quando você chega no lvl máximo e realmente começa a jogar], como por exemplo, um Troll jogando como druida Balance tem certa vantagem sobre um Tauren na mesma classe-spec, por ter uma racial que aumenta a velocidade do cast. Você pode estudar toooodas as combinações e daí escolher sua raça já pensando em todo o restante, ou você pode escolher a que achar mais fofinha preferir visualmente, e tiver uma classe que te agrade. Eu desde que comecei a jogar tenho uma certa fixação por Tauren, então mesmo não sendo a raça mais eficiente para mim, não deixo por nada!

Classe: A classe define o seu papel no jogo – ou quase isso. Algumas classes são melhores como Tanks, outras como DPS, outras como healer, e outras fazem tudo isso, ou até 2 desses papéis. Você pode escolher ela baseando-se no estilo de jogo que te atrai mais [Gosta de ficar perto do oponente? Longe? Prefere curar amiguinhos? Gosta de magia ou de bater?], e se você prefere ser DPS, Healer ou Tank.

Tá, mas o que cada um desses faz, e qual classe pode ser o que?

– DPS, ou, Damage per Second: Basicamente, é o pessoal da porrada. Seja batendo grudado nos alvos [melee], ou de longe [ranged], usando armas, flechas ou magia, a função deles é matar, matar e matar. Classes que podem ser dps: Warrior, Paladino, Hunter, Rogue, Priest, DK, Shaman, Mage, Warlock e Druida [ou seja, todas]

– Tank: Sabe aqueles mobs mais top super super, bosses que matam geral com um hit e tal? O tank é o bobão jogador que vai lá segurar ele, se fazer de alvo pro resto da turma bater sem levar dano. Ou seja, o tank apanha muito pra ninguém mais apanhar – ou desvia muito bem pra não apanhar tanto. É o ‘protetor’ das parties em raids, dungeons e afins. Classes que podem ser tanks: Warrior, Paladino, DK e Druida.

– Healer: se o tank só apanhar, uma hora ele morre… e os dps também. O healer é o responsável por curar geral, tanto os tanks quanto os dps – e a si mesmos. Assim, mesmo tomando algum dano, o grupo consegue progredir e matar os bichinhos dumal. É o mais chato de upar, por praticamente não conseguirem dar dano. Classes que podem ser healers: Paladino, Priest, Shaman, Druida.

Os 3 perfis são igualmente importantes, apesar de muitas vezes o DPS ser menosprezado – o que acontece só porque a quantidade de players DPS é muito superior à de healers e tanks. Mas tenham em mente que party só com tank e healer não mata boss, já que o que faz ele cair é o dano.

Nos próximos posts, vou falar de etiqueta ingame, talentos, status, e no futuro, algumas discussões sobre cada classe. Dúvidas e sugestões são bem vindas, sempre!

Até!