X

Olá, pessoal!!

Primeira coisa: como no artigo da Tyrande, eu usarei a parte 1 mais como uma introdução ao plano de fundo do personagem, e também aproveitarei para falar um pouco dos druidas! Já que o Malfurion foi o primeiro druida, ele está mais do que ligado à esta classe. 🙂

Eu tentei evitar o máximo de spoilers para o próximo post. Não há muito background sobre Malfurion e os druidas pré-WotA [War of the Ancients – Guerra dos Anciãos], então vamos discutir bastante o papel importante do Malfurion na Guerra, sem entrarmos no conteúdo no Warcraft III. Como no artigo de sua agora excelentíssima esposa, Tyrande, a história de Malfurion ficará dividida em duas partes que serão apresentadas de acordo com a didática dos posts, seguindo a linha temporal.

Malfurion em Warcraft III

E dito isso, quero avisar que não haverá parte 2 semana que vem. A parte dois seguirá logo depois do término da série Mythos – e não se preocupe em achar que o que você ler aqui será em vão, pois este post te dará uma visão do plano de fundo tanto do Malfurion, quanto dos druidas e seu desempenho na Guerra dos Anciãos.

Quando for para retomar a biografia do Arquidruida Malfurion Tempesfúria, citarei este link como a parte 1 para os interessados e para uma melhor organização de tópicos na seção de Lore do Blog.

Antes de mais nada, vamos conhecer uma figura essencial para o desenvolvimento das artes drúidicas entre os Elfos Noturnos… E vale ressaltar que a visão dos Druidas Tauren diverge da visão dos Elfos Noturnos sobre a origem dos druidas, mas todos concordam que tem a ver com este cara aqui:

Cenarius

Como patrono de todos os druidas, Cenarius tem uma presença forte neste assunto. Foi ele quem instruiu Malfurion no caminho das artes primitivas drúidicas.

Cenarius é filho da deusa da Lua, Eluna [Elune] e do semi-deus Malorne e foi criado aos cuidados da Aspecto Verde, Ysera. Desde pequeno, Cenarius apresentava uma afinidade incrível com Azeroth e suas criaturas, e com Ysera como sua guia e mãe adotiva, ele desenvolveu-se como um ser poderoso, sábio e inteligente com os conhecimentos do Sonho Esmeralda. Ele também foi pai de muitos seres, entre eles as Dryads, e os Guardiões do Bosque [Keepers of the Grove], você pôde conhecê-los nas campanhas dos Elfos Noturnos de Warcraft III.

Quando os Kaldorei se aproximaram e popularam as margens da Nascente da Eternidade, eles começaram a interagir com diversas criaturas poderosas. Entre elas estava Cenarius, que logo se afeiçoou aos elfos noturnos e lhes ensinou muito sobre a natureza e o mundo onde habitavam, e eventualmente os Elfos Noturnos adquiriram uma sensibilidade e uma empatia muito grande com as florestas antigas do continente de Kalimdor.

E então, os Kaldorei começaram a se envolver com a Nascente da Eternidade… E a cada passo que eles davam em sua pesquisa, conforme a civilização crescia e se desenvolvia, Cenarius via este laço com a natureza se perdendo. Os tantos estudantes que procuravam Cenarius por sabedoria agora eram poucos, e relutantemente Cenarius começa  a perceber que tudo foi em vão. Ele então deixa as terras noctiélficas, e decide que por mais que ele discordasse das escolhas de seus amados elfos noturnos, ele iria respeitá-las. Ele se retirou e com o passar do tempo, começou-se a duvidar da existência de Cenarius.

 

Antes de continuar, tenho uma observação a fazer: Existem três versões para a War of the Ancients:

1 – Existe a versão do escritor Richard A. Knaak, na trilogia War of the Ancients: Well of Eternity, Demon Soul e The Sundering.

2 – A versão como contada no Warcraft III, onde a War of the Ancients é tida como a “Primeira invasão da Legião Flamejante [Burning Legion]”.

3 – E existe a versão do WoW, a referência ingame pode ser encontrada em Monastério Escarlate – Livraria [Scarlet Monastery (Library)] .

Eu já abordei a Guerra do ponto de vista geral no artigo da Tyrande, e a versão do WoW no artigo dos Kaldorei e a Nascente da eternidade.

Darei prioridade à linha do WoW, por ser a linha temporal que estamos focados no momento.

O primeiro Druida

Muito tempo depois, o jovem elfo noturno Malfurion Tempesfúria [Stormrage], que possuía um respeito muito grande pela natureza, se deparou com várias lendas sobre o semi-deus Cenarius. Ele dividiu essas histórias com seu irmão gêmeo, Illidan e a amiga de ambos, Tyrande Murmuréolo [Whisperwind]. Os três ficaram animados com as histórias de Cenarius e começaram uma aventura atrás dessa figura mitológica.

A coisa é que, eles se depararam com o semi-deus afinal de contas. Cenarius foi ao encontro dos três jovens elfos noturnos e olhou bem fundo nos corações deles. E ele descobriu em Malfurion um grande potencial.

Cenarius aparecendo para Tyrande, Malfurion e Illidan

 Tyrande já era iniciada como noviça na Irmandade de Eluna e não poderia se dedicar ao druidismo como Cenarius sugerira, e Illidan era desastrado e impaciente. Malfurion era um aluno talentoso e apenas tê-lo como aluno já satisfazia Cenarius. Ele sabia que Malfurion conseguiria masterizar as artes do druidismo independente dos demais.

 

Entenda melhor os Druidas

Druidas são guardiões do mundo que caminham pelo traçado da natureza, procurando seguir com sabedoria os ensinamentos dos antigos e de Cenarius, cuja maior função é vitalizar e curar Azeroth.

Druidas têm um carinho especial pelo equilíbrio da natureza, e eles tiram seu poder desta energia selvagem do mundo. Tradicionalmente, druidas podem escolher o caminho de um ídolo animal, e por isso haviam distintos tipos de druidas que você pode se lembrar do Warcraft III (Druids of the Claw, Druids of the Talon…). Atualmente os druidas são encorajados a estudar todos os tipos de ídolos animais e recebem o rótulo de Druidas do Selvagem [Druids of the Wild].

O jovem Malfurion

O destino de Malfurion era grandioso e ele estava apenas começando seu caminho. Você pode perceber que nesta imagem Malfurion tem leves resquícios de chifres. Pois é, ele não nasceu com aqueles chifres, como Broll Bearmantle – parceiro de Arena de Lo’gosh/Varian Wrynn – mas os criou com o tempo. Segundo crença popular noctiélfica, esses chifres indicam grande potencial druida. Como a cicatriz do Lor’themar, o cabelo do Malfurion também apresenta inconsistência, (e o da Tyrande também) você pdoe reparar que aquela primeira imagem do Malfurion no Warcraft III mostra um Malfurion de cabelos azuis, enquanto ele é atualmente retratado com cabelos verdes tanto no modelo atual do WoW quanto nos livros lançados recentemente. Mas isso é só um detalhe.

Em termos de personalidade, Malfurion faz o estilo “paizão”: ele adora Taurens e Anões e detesta Alto-Elfos [High Elves], Elfos sangrentos e goblins…

Voltando à Zin-Azshari

Malfurion foi um dos primeiros a reparar que a Rainha Azshara e seus Altaneiros estavam se distanciando dos demais elfos noturnos. Suas suspeitas recaíam sobre a energia utilizada pelos elfos, vinda da Nascente da Eternidade, talvez elas não fossem tão puras quanto se achava. De qualquer forma, Azshara e seus seguidores começaram a pesquisar as origens da Nascente da Eternidade eventualmente descobriram como tirar força dela e manipulá-la.

Finalmente, o uso indiscriminado da magia pela Rainha e seus altaneiros chamou a atenção de alguém deveras… perigoso. Sargeras, o Titã Caído e inimigo de todas as criações do Panteão, agora tinha um olho em Azeroth, e em Azshara.

Deixando Eluna de lado, a rainha e seus seguidores passaram a venerar Sargeras  e planejavam trazê-lo através de um portal. De repente uma horda de demônios invadiu a comunidade Kaldorei, entre eles Archimonde e Mannoroth. Logo Malfurion soube de um portal maior, que coordenado por Xavius, seria aberto na Nascente da Eternidade para conjurar o Titã Caído.

A Nascente da eternidade, corrompida.

Desesperados, os Kaldorei clamavam por ajuda. Malfurion foi até seu irmão, Illidan e o convenceu a parar de usar a magia. O druida e sua amada Tyrande, agora Suprema Sacerdotiza de Eluna, foram procurar a ajuda de Cenarius.

Essa é uma das muitas vezes que os elfos noturnos irão interagir com dragões. No caso, a revoada Vermelha de Alexstrasza se prontificou a ajudar na luta contra os demônios invasores. Acreditando que a Nascente estava servindo como um tipo de portal para os demônios, Malfurion decide que ela deve ser destruída.

E os custos são altos para os elfos noturnos. Primeiro a perda da imortalidade. Segundo, a perda do uso da Magia. Relutantemente, os demais membros da resistência se uniram à Malfurion em seu plano e concordaram em invadir o forte de Azshara para por um fim à esta palhaçada.

O que Malfurion não imaginava é que seu amado irmão, Illidan, tinha muitos problemas com o plano. Illidan não era um altaneiro. Ele não tinha um berço nobre, mas ele possuía acesso ao conhecimento e achara algo onde era muito melhor do que fora no druidismo. Ele mexia com as energias arcanas da Nascente e não deixaria que seu irmão destruísse a fonte de seu vício – sem falar que ele já estava frustradíssimo em levar um pé da Tyrande pelo irmão… – Mesmo assim não é motivo para fazer o que Illidan fez. Illidan não perderia seus poderes tão fácil e traindo a confiança de seu irmão, Illidan parte para o grupo de Azshara e a avisa do ataque.

Malfurion, sabendo que a notícia de seu ataque chegaria rapidamente à Azshara através de Illidan, tenta atacar o mais rápido possível.

Só que Azshara e seus Altaneiros… estavam preparados. ;D

Suas magias perfuravam as defesas dos atacantes, e muitos kaldorei morreram no ataque. Malfurion lutava o melhor que podia, mas só foi até ver Tyrande caindo perante os Altaneiros, agora em forma de Sátiros, que uma força descomunal brotou de Malfurion, dando a ele a força necessária para desferrir o último golpe na Rainha.

A batalha entre Azshara e Malfurion foi intensa – Lembre-se de que Azshara é do nível de Archimonde – e as energias envolvidas tiraram a energia do portal de  seu alinhamento e o vortex se desestabilizou. Malfurion conjurou um feitiço, criando um vendaval gigantesco, que varreria os demônios do chão e que os mandaria de volta para o Nether.

O chão em volta da Nascente começou a ruir e o portal começou a sugar a terra às margens do que fora a Nascente da Eternidade, e junto com ela, a majestosa cidade tesouro de Azshara.

Você pode reviver o ataque a Zin-Azshari na masmorra Nascente da Eternidade.

Veja comigo a atitude espertíssima (*ironia*) de nosso Titã Caído favorito.

Sargeras, vendo o portal se fechando, resolveu tentar passar pelo por ele, usando sua própria energia para dar suporte, recriar o portal e conseguir adentrar Azeroth. Mas não deu certo, o portal e a Nascente da eternidade explodiram, aprisionando a forma física de Sargeras e abalando toda a estrutura do continente de Kalimdor.

Em Terra firme

Illidan é cego e não surdo.

Malfurion sobrevive a Ruptura [Sundering], junto com Tyrande e alguns Kaldorei e Altaneiros.

Eles conseguem aportar onde conhecemos como Kalimdor. Malfurion, Tyrande e Cenarius, guiaram seu povo para esta nova casa, porém para  horror de todos, surge uma nova Nascente da Eternidade em Monte Hyjal, criada por Illidan, usando vários frascos contendo a água da Nascente original.

Illidan faz isso na tentativa de preservar a magia arcana na qual ele havia se viciado. Malfurion, perturbado pela atitude do irmão e sabendo que Illidan é um perigo para a sociedade Kaldorei, sentencia o irmão a passar o resto de seus dias preso como traidor. Illidan é posto sob custódia da Diretora da prisão sob Hyjal, Maiev Shadowsong, para que ela cuidasse para que Illidan não fosse mais ameaça para a nova sociedade de Elfos Noturnos que se criaria.

Maiev Shadowsong

No entanto, depois dos eventos traumáticos com a antiga Nascente ainda vivos em suas memórias, os Elfos Noturnos não tentaram destruir esta nova Nascente, então o druida procurou o conselho dos Aspectos.

Com a ajuda dos Aspectos, os Elfos Noturnos procuravam um novo lugar para seu povo em Azeroth. Os Aspectos foram benevolentes e concederam aos Elfos Nordrassil, a primeira Árvore do Mundo [World Tree] e incumbiram aos elfos de proteger o novo Well. Alextrasza fez crescer a Árvore do Mundo, Nozdormu a encantou com a imortalidade para os Elfos Noturnos, e Ysera ligou a árvore a seu domínio, o Sonho Esmeralda. Ysera pediu que os druidas a ajudassem a restaurar as vias de acesso ao sonho, e isso demandaria que os druidas dormissem por séculos, conectados ao Sonho Esmeralda.

Malfurion e Tyrande, com a ajuda de Cenarius e dos novos druidas, reconstruíram a sociedade noctiélfica, e o elfo atinge o rank de Arquidruida [Archdruid], o primeiro de seu povo.

Ysera conectou Nordrassil ao Sonho Esmeralda, através de Nordrassil, os druidas a ajudariam a reconstruir o mundo a partir do Sonho Esmeralda, para isso eles concordaram em dormir por séculos – não importando o tempo que perderiam.

Com uma dor no coração de deixar sua amada o esperando, agora começaria o pesado sono de Malfurion… Apenas interrompido para banir aqueles Altaneiros remanescentes que começaram uma guerra civil, liderados por Dath’remar Andassol [Sunstrider]… Mas isso fica pra depois. 🙂

Referências ingame:

Além da masmorra que você já deve conhecer, Nascente da Eternidade, existem itens e muitas quest chains que se relacionam ao Malfurion.

Machinimas (Não oficial):
No primeiro, Cenarius instrui Malfurion sobre o Emerald Dream.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=_ykdL9lEkQc]

No segundo, Malfurion fala com Cenarius sobre suas suspeitas e suas visões
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=_UypoWPCjuI]

Nota extra: Shan’do significa “Professor honrável”, na língua dos elfos noturnos, Darnassian.

Foram usadas as seguintes referências para este artigo:

Warcraft III: Reign of Chaos. (jogo)
Warcraft III: The Frozen Throne. (jogo)
World of Warcraft (jogo)

World of Warcraft: Stormrage by Richard A. Knaak (2010)
Warcraft: War of the Ancients Trilogy by Richard A. Knaak (2004)

http://www.wowpedia.org/Malfurion_Stormrage

http://www.wowpedia.org/Cenarius