X

Quem é Hadggar[Khadgar]?

Untitled-1

Hadggar, ou no inglês Khadgar (Khadgar, na lingua anã significa confiança) é um dos mais poderosos magos de Azeroth. Sua história vem desde antes da primeira guerra, e ele não é tão velho quanto ele aparenta. Muito aconteceu na vida do ainda jovem Hadggar que o moldaram no mago que ele é hoje. Vamos começar com sua trajetória, de um aprendiz, sua luta nas primerias guerras, a expedição à Draenor, o Portal Negro, até ele se tornar um dos membros mais poderosos do Conselho dos Seis, de Kirin Tor e assistir aos jogadores em sua nova empreitada nessa Draenor alternativa.

O jovem Confiável e o Último Guardião

Hadggar, aos 17 anos

Hadggar, aos 17 anos

O jovem de 17 anos estava nervoso. Fora enviado até Karazhan para se tornar aprendiz do mago Medivh. Ele sabia que Kirin Tor não gostava de deixar magos poderosos sozinhos por aí, e muito se falava sobre Medivh em Dalaran, pelos magos mais velhos. Hadggar percebia tons de respeito, temor e até mesmo inveja de alguns de seus professores. Deram-lhe uma carta para que fosse entregue ao Magus Medivh, que ela não fosse aberta até que chegasse em mãos do misterioso lorde de Karazhan.

Claro que, curioso como todo bom aprendiz dos caminhos do arcano, ao sair da Citadela Violeta, Haddgar já se encontrava com a carta aberta em mãos, e seu conteúdo já não era mais desconhecido. Essa curiosidade lhe foi util não muito mais tarde. Ao chegar ao castelo, ele se depara com Moroes. Moroes é o velho mordomo de Karazhan, e aparentemente uma das poucas almas vivas que ali habitavam. Haddgar soube através de Moroes que apenas o cozinheiro, Medivh e o próprio mordomo moravam ali.

Havia uma coisa muito curiosa sobre o Karazhan. Haddgar talvez não soubesse, mas a torre se encontrava num ponto das Linhas Ley/Meridionais [Ley Lines] de Azeroth. Essas linhas são linhas de poder que circulam energia por toda Azeroth. Karazhan se encontra sobre um ponto de encontro dessas linhas, que também alimentam os poderes de Medivh. O ponto é que Haddgar experenciou visões enquanto andava perdido pelos corredores, era como se ele estivesse mesmo em outro lugar, o teto virou céu e a escadaria virou um campo de batalha. Haddgar voltou ao hall depois de ter sido incomodado por Moroes. Era de fato um lugar estranho… mas talvez não tanto quanto seu anfitrião. A primeira vista, era um homem começando a enfrentar o grisalho em seus cabelos, talvez de preocupação, de trabalho árduo. Ele não prestou atenção ao jovem logo de início, a carta foi diretamente incinerada, mas Medivh já sabia o conteúdo da mesma.

A primeira tarefa dada por Medivh foi  limpar a biblioteca pessoal dele, como ele já havia feito com outros rapazes que tentaram ser seus aprendizes. Na biblioteca, Hadggar testemunhou uma visão. Ele se sentiu teleportado para o meio de um campo de batalha , um exército de humanos batalhando contra seres de pele verde e armadura preta. Liderando o exército de humanos estava um senhor de idade. Hadggar olhou para a figura, que o olhou de volta. O jovem se surpreendeu ao ver que os olhos do velho eram os mesmos que os dele. A visão se foi, deixando-o confuso. Entre outras coisas estranhas em Karazhan… Medivh atacou-o, esquecendo completamente da existencia do garoto, e em outra ocasiào ensinou-o a montar em grifos, apenas tocando sua testa, no melhor estilo Matrix (só que sem um cabo na nuca). Medivh parecisa sempre bastante interessado nos seres de pele verde da visão de Hadggar. Ele sabia que se tratava de uma raça chamada Orc. E que os Orcs não eram naturais de Azeroth.

Em uma conversa com Moroes, Hadggar descobre que aos 14 anos o poder de Medivh acordou. Nessa ocasião várias pessoas morreram – inclusive Nielas Aran, seu pai – e ele entrou em coma. Esse poder havia sido passado para Medivh por sua mãe, Aegwynn. Entre as visões de Hadggar enquanto em Karazhan, ele presenciou uma em particular que se tratava da mãe de Medivh – a batalha descrita no livro Aegwynn e a caça aos Dragões (A Canção de Aegwynn), onde uma jovem e orgulhosa Aegwynn estava libertando dragões em Nortúndria e batalhando contra demônios até que o avatar do Titã Caído surge. Hadggar presenciou a batalha de Aegwynn e Sargeras. Ele imaginara que Aegwynn seria um título, mas Medivh explicara que não, que era o nome de sua mãe, e que sim, ela havia dado a luz a ele com seus 750 anos de idade.

Aegwynn era uma Guardiã de Tirisfal, e assim como ela, Medivh se tornou um guardião de Tirisfal. Não por mérito, mas porque sua mãe decidiu que assim o seria. Um guardião é um mago com poderes extraordinários, usados para lutar contra a Legião Ardente. Aegwynn estava fazendo justamente isso em Nortúndria quando lutou com Sargeras, porém, a essência do Titã se impregnou em seu corpo, passando para Medivh durante a gravidez. Hadggar percebeu uma mudança no comportamento de Medivh e começou a suspeitar que seu mestre na realidade estava sendo controado por Sargeras.

Depois de conhecer a emissária da Horda, Garona, Hadggar descobriu que fora Medivh o responsável pela abertura do Portal Negro, e então começou a tomar medidas para lutar. Não havia como impedir a abertura do portal, então Hadggar e Garona pediram ajuda para o rei Llane Wrynn. O Rei enviou seu amigo e melhor general, Lorde Anduin Lothar e seu comando para Karazhan, junto com Hadggar e Garona. Ao chegarem no local, eles encontram Medivh conectado psiquicamente com um orc bruxo chamado Gul’dan. Hadggar lutou bravamente e conseguiu colocar uma espada no coração de Medivh.

Hadggar perfurando o coração do mestre com a espada no Comic. Em seguida, Lothar seria o responsável pela derrota de Medivh

Hadggar perfurando o coração do mestre com a espada no Comic. Em seguida, Lothar seria o responsável pela derrota de Medivh

Antes que pudesse superar o mestre e Sargeras e concluir o ato, muito da sua vitalidade e energia mágicas lhe foram sugadas, deixando-o num corpo velho e frágil, com uma barba longa e grisalha. Depois da derrota de Medivh, Hadggar recolheu os corpos dos ultimos residentes de Karazhan, agora mortos – Medivh, Moroes e o cozinheiro – e os cremou atrás da torre de Karazhan, para que pudessem descansar em paz.

Uma visão lhe mostrara Medivh num futuro, usando a energia que acumulara em Karazhan para ajudar numa luta contra a Legião Ardente.

Hadggar envelhecido

Hadggar envelhecido

Além da Cidade de Luz

Depois da morte de Medivh, Lothar seguiu com os sobreviventes de Ventobravo para o Norte, buscando a ajuda de Lordaeron e formando a Aliança de Lordaeron. Infelizmente, Lothar acaba morrendo na batalha aos pés da Montanha Rocha Negra. Turalyon, pela sua espada quebrada e com a moral elevada, leva as tropas da Aliança a vitória. Hadggar monta um forte nas terras próximas ao portal negro afim de garantir que a vitória fosse derradeira.

Um ano depois, o portal é reaberto. Hadggar forma a Expedião da Aliança e entre seus guerreiros estavam Turalyon, Danath Trollbane, Alleria Correventos e Kurdran Marteloferoz. A Expedição atravessa o portal e encontra um exército de orcs liderado pelo xamã Ner’zhul. Hadggar descobre que seu plano é conquistar diversos planetas, e para isso vários portais começaram a ser abertos em Draenor, o mundo de origem dos Orcs. Não conseguindo parar Ner’zhul, Draenor pagou o preço da quantidade de portais abertos e acabou se quebrando, se tornando a Terralém que conhecemos. Com receio de que Azeroth fosse atingida pelos reflexos da destruição de Draenor, Hadggar usou o grimório de Medivh para fechar o portal.

Com o portal fechado e dados como mortos, os heróis da expedição foram imortalizados no Vale dos Heróis na reconstrução da cidade de Ventobravo.

Mas Hadggar não estava morto, tão pouco Danath Trollbane, e Arator, o filho de Turaylon e Alleria – agora desaparecidos. Quando o portal é reaberto anos depois da terceira guerra, os heróis de Azeroth encontram Hadggar em Shattrath, como conselheiro do naaru A’dal. Hadggar também é conhecido por dar a missão mais lenta de todos os tempos, onde seu elemental conjurado mostra a cidade para o novo visitante.

khadgar_outland_580

Hadggar em Shattrath

Depois de The Burning Crusade, eventualmente Hadggar volta a Azeroth e toma um assento no Conselho dos Seis , de Kirin Tor. Foi ele também que sugeriu que Jaina fosse escolhida como nova líder de Kirin Tor, baseado numa profecia escrita por Krasus.

Mistérios de Draenor

Hadggar aparece para nos guiar nas missões lendárias de Draenor para obter o Anel Lendário.

Hadggar ganha novo modelo em Draenor

Hadggar ganha novo modelo em Draenor

Mas muitas questões se levantaram diante da aparição e do papel de Hadggar ali. É estranho que ele tenha se transformado em corvo – assim como seu mestre fazia – e também é estranho que ele esteja carregando consigo Ateish, já que tal item estava com Med’an, filho de Medivh e Garona e também Guardião do Novo Conselho de Tirisfal. Uma provável causa seja que Med’an teria cedido o título e tenha dado o cajado para Hadggar.

Outra coisa que aconteceu foi o relacionamento novo de Gul’dan e Hadggar. Por todos os anos que Hadggar ouvira falar de Gul’dan, ele jamais tivera uma interação se quer com o orc – aliás, Gul’dan morrera antes de que Hadggar tivesse chance de conhecê-lo, o que torna muito estranha a obcessão do mago com o bruxo orc. Hadggar tinha mais contato com o crânio de Gul’dan do que com o orc em si.

Você pode acompanhar a quest lendária com o nosso guia: Anel Lendário – Missões do Arquimago Hadggar

Referências no Jogo

Hadggar pode ser encontrado em Shattrath, em Terralém

Bigode-de-hadggar – Um reagente
Triunfo de Hadggar – Set de armaduras da Aliança na expansão Wrath of the Lich King (Tier 9)
Moeda de prata e Hadggar – Pescada em Dalaran, contém os dizeres “Turalyon e Alleria, onde quer que vocês estejam, que estejam bem.”
Mochila de Hadggar
Ensaios de Hadggar sobre Convergência Dimensional
Kilt de Abjuração de Hadggar

Fontes

The Last Guardian, por Jeff Grubb
Beyond the Dark Portal, por Aaron Rosenberg e Christie Golden
Tides of Darkness, por Aaron Rosenberg
WoWInsider
WoWPedia

Leia também:

  • Turalyon – o jovem paladino de Lordaeron que levou a Aliança a vitória na Segunda Guerra
    Alleria – a habilidosa patrulheira de Quel’thalas que foi uma das responsáveis por salvar Luaprata
    Medivh – “Aquele que guarda os segredos” em élfico, o Último Guardião de Tirisfal
    Aegwynn – Poderosa Guaridã de Tirisfal que derrotou o Avatar de Sargeras
    Anduin Lothar – Descendente direto de uma linhagem nobre do antigo império de Arathor, Lothar poderia ser o rei de todos, mas ele escolheu servir. Conheça o Leão de Azeroth.
    Garona – A meia-orc, meia-draenei assassina a serviço do conselho das sombras.
  • Teron – O primeiro Cavaleiro da Morte, que invadiu Dalaran montado em Asa da Morte.
    Montanha Rocha Negra – Um lugar tomado por conflitos