X
Este é o 12º artigo de 13 posts da série Raide: Cidadela Fogo do Inferno.

Olá aventureiros! Você achou que Grommash tinha derrotado Mannoroth na cinemática do início do WoD? Tolinho… Vilões nunca morrem. Foi só um…contratempo. Ele está de volta, na Cidadela Fogo do Inferno, e deu uma… emagrecida, por assim dizer.

Sobre Mannoroth

Sedento de sangue e brutal, Mannoroth era o impositor mais temido de Arquimonde, até sucumbir sob um poderoso ataque da lâmina de Grommash. Mesmo após sua morte, seu sangue foi usado por Gul’dan em uma barganha sombria com a Horda de Ferro e aliados. Gul’dan e seus lacaios agora almejam reanimar os restos aniquilados de Mannoroth para que ele possa continuar a servir à Legião.

Como ele pegou tanto sangue depois que o Mannoroth morreu? Foi com um baldinho e uma faca? >_>

Visão Geral

Essa é uma luta de 4 fases. Na primeira, Gul’dan está tentando ressuscitar Mannoroth, e você terá que enfrentar uma série de adds da Legião. Na segunda fase, Mannoroth se levanta, mas seu poder ainda está fraco. Na terceira, Gul’dan consegue energizá-lo e ele volta à sua forma carnal. E na quarta… ele recebe muito, muito poder, e todas as suas habilidades são fortalecidas. Até a terceira, é relativamente simples de se lidar com suas habilidades, basta saber as horas certas de stackar, separar, e as prioridades de alvo. Já a quarta fase é um caos completo, sendo necessário matar o boss antes que ele mate todos no grupo. A cada transição de fase, uma Agulha Vil é destruída, eliminando alguns dos adds que surgem a partir do poder delas.

Fase 1

Nessa fase você só enfrenta adds, e os restos mortais de Mannoroth estão no centro da sala. Há três Agulhas Vis ao redor da sala (são umas pedras grandonas), e haverá um Evocador Ferrovil ao lado de cada uma delas. É necessário derrotar os três para transicionar para a segunda fase. Gul’dan usará o poder das Agulhas para canalizar habilidades que invocam três diferentes tipos de adds.

  • Maldição da Legião: É uma maldição aplicada em um jogador aleatório que causa 220k de dano quando expira ou é removida, invocando um Senhor da Perdição no local.
  • Implosão de Diabrete Vil: Causa 30k de dano de fogo aos inimigos num raio de 3 metros e invoca Diabretes Vis nos locais da explosão.
  • Inferno: Causa 100k de dano numa área de 10 metros (o local fica marcado), invocando um Infernal Medonho nos locais.

Evocador Ferrovil

Os Evocadores não usam habilidades, e ficam apenas canalizando o poder das Agulhas Vis.

Senhor da Perdição

O único add que precisa ser tankado nessa fase. Ele possui algumas habilidades importantes:

  • Espeto da Ruína: Os ataques corpo-a-corpo do Senhor da Perdição aplicam no tank stacks de um debuff que, quando expira ou é dispellado, causa 50k de dano ao alvo para cada stack que ele possuía.
  • Marca da Ruína: Um jogador aleatório é marcado por um debuff que inicialmente não faz nada, mas se o alvo receber dano, o debuff é removido e o jogador explode, causando 150k de dano de sombra aos aliados num raio de 20 metros. Ele dura 15 segundos, e se expirar naturalmente o jogador morre instantaneamente. Um círculo ao redor do jogador marca a área de efeito.
  • Salva de Setas Sombrias: Causa 110k de dano de sombra a todos os jogadores próximos. Pode e deve ser interrompida.

Diabrete Vil

Os Diabretes, invocados pela Implosão de Diabrete Vil, ficam lançando sem parar o Impacto Vil, que causa 30k de dano aos jogadores num raio de 3 metros. Sua mana vai se enchendo com o tempo, e quando chega a 100%, eles se teleportam para um local próximo aleatório.

Infernal Medonho

O Infernal possui duas habilidades: O Fogo Vil do Inferno, que ele canaliza continuamente, causando 60k de dano por segundo nos jogadores num raio de 10 metros dele durante 17 segundos; e o Raio Vil, no qual ele investe contra um local aleatório causando 60k de dano aos jogadores num raio de 8 metros do local alvejado.

Estratégia – Fase 1

O grupo deverá se mover como um todo, iniciando na Agulha Vil Vermelha. Os jogadores devem matar o Evocador Ferrovil de lá, procurando ficar afastados da poça no centro. Não é necessário que todos se espalhem, mas procurem manter-se a 3 metros de distância de cada um. Quando os Diabretes surgirem, todos devem matá-los rapidamente (se houver um DK no grupo que possa puxar todos para um só lugar, é amor sem fim), pois eles têm pouca vida. Eles podem ser atordoados para interromper os lançamentos de Impacto Vil. O local do surgimento do Infernal Medonho fica marcado por uma grande fumaça verde, e os jogadores devem sair de cima. Os melees não devem bater nele (podem deixar alguns DoTs, no entanto), para evitar o dano que ele causa ao redor de si. Saiam do caminho quando ele usar o Raio Vil. Os ranged devem matá-lo rapidamente.

fase1

Quando um jogador for marcado pela Maldição da Legião, a maldição não deve ser removida. Esperem ela acabar para não antecipar a chegada do Senhor da Perdição. Quando ele surgir, um tank deverá tauntá-lo e posicioná-lo ao lado do Evocador, para aproveitar o dano em área. Interrompam sempre a Salva de Setas Sombrias. Quem for alvejado pela Marca da Ruína deverá correr na mesma hora para a poça verde no centro da sala, para receber dano e remover a marca. O Senhor da Perdição é prioridade absoluta de alvo. Os tanks podem realizar a troca de taunts a cada 4 ou 5 stacks de Espeto da Ruína.

Quando o Evocador da Agulha vermelha morrer, movam-se para a roxa e repitam o processo. Depois, vão para a verde, e procurem ter todos os adds mortos antes de finalizar o último Evocador. A segunda fase começará em seguida, e a poça no centro desaparecerá.

Fase 2

Essa fase começa quando o último Evocador é morto. Gul’dan ressuscita Mannoroth, que está em forma de esqueleto por enquanto. A Agulha Vermelha é destruída e um dos portais é fechado. Como consequência, o Senhor da Perdição não surgirá mais (thank god!). Os outros adds continuam surgindo periodicamente, com as mesmas habilidades.

Teremos agora nosso amigo Mannoroth lançando uma série de habilidades:

  • Estocada de Glaive: Causa 500k de dano físico ao tank, atravessando armadura e aplicando o debuff Puncionar Ferimento, que causa 60k de dano físico por segundo. O debuff não é aplicado se o tank estiver usando habilidades de mitigação ativa.
  • Explosão Avassaladora: Logo após usar a Estocada de Glaive, Mannoroth causa 450k de dano de sombra ao tank, lançando-o para trás. O alvo fica afetado por um debuff que aumenta em 300% o dano recebido pela Explosão Avassaladora durante os próximos 45 segundos.
  • Tempestade Infernal Vil: Mannoroth cria uma chuva de projéteis infernais que causam 60k de dano de fogo numa área de 6 metros dos pontos de impacto durante 3 segundos.
  • Olhar de Mannoroth: Afeta alvos aleatórios com Medo [Fear] durante 4 segundos. Quando é dispellado ou expira, causa 400k de dano de sombra dividido entre todos os jogadores num raio de 8 metros.
  • Perscrutador Vil: Mannoroth cria três explosões consecutivas que vão aumentando em dano e área de efeito. A primeira causa 150k de dano em uma pequena área, a segunda causa 180k de dano numa área média, e a terceira causa 250k de dano numa área enorme.

Estratégia – Fase 2

Nessa fase é necessário bastante cuidado com o posicionamento, apesar de ser uma tarefa relativamente simples. O Tank deve ficar de costas para a Agulha Verde (onde vocês terminaram a fase 1), para não ser lançado para fora da plataforma com a Explosão AvassaladoraQuando for receber a Estocada de Glaivecertifique-se de estar com uma habilidade de mitigação ativa para não receber o debuff Puncionar Ferimento. A troca de taunts deverá ser feita a cada Explosão Avassaladora.

Os ranged e melees devem ficar stackados (não precisam estar grudados, mas fiquem bem juntos) nas costas de Mannoroth, no máximo de distância possível em que ainda possam alcançar a hitbox. Marquem um jogador para orientar o posicionamento quando for necessário se mover. Quando os Diabretes surgirem, movam-se um pouco para não ficarem no alcance das explosões (3 metros). O mesmo vale para o Infernal Medonho, mas com uma distância ainda maior (10 metros), se eles surgirem em cima do grupo. Os adds continuam sendo prioridade acima do boss.

posicao_fase2

Quando a Tempestade Infernal Vil começar, fujam dos projéteis e depois reagrupem-se quando ela terminar (dura pouco tempo). Quando algum membro do grupo for afetado pelo Olhar de Mannoroth, os healers devem dispellar rapidamente. Como todos já estarão stackados, o dano da dissipação já será dividido igualmente entre os membros do grupo.

Quando o Perscrutador Vil for lançado, saiam de cima das áreas de efeito rapidamente. Já sabendo que ela aumentará a cada explosão, afaste-se bastante logo que a pequena surgir, para já estar longe quando a terceira (e grande) explosão chegar. Retomem o posicionamento em seguida.

perscrutadorPrints retirados do vídeo do canal Arthania Gaming

Fase 3

Quando Mannoroth atinge 65% de vida, Gul’dan destrói a Agulha roxa para dar forma à Mannoroth. Ele fecha mais um portal, e como consequência, os Diabretes Vis param de surgir (aleluia!).

A fase é praticamente igual à anterior, com a adição de uma habilidade: A Força Sombria. Mannoroth seleciona jogadores aleatórios e começa a empurrá-los para fora da plataforma com um raio sombrio durante 6 segundos, causando também 20k de dano por segundo.

Estratégia – Fase 3

Sua estratégia para essa fase vai ser igual à anterior. Você não terá mais os Diabretes para te incomodar, o que ajuda muitíssimo. A única coisa extra é que, quando for alvejado pela Força Sombria, você deve correr contra a força que te empurra (usando habilidades de aumento de movimento, se possível), e depois retomar seu posicionamento com o grupo. A fase acaba quando Mannoroth chega em 30% de vida.

forcasombriaPrint retirado do vídeo do canal Arthania Gaming

Fase 4

Ah, a fase 4… Tudo que você viu da luta até agora é fichinha perto disso. Quando Mannoroth atinge 30% de vida, Gul’dan destrói a última Agulha, então não haverá add algum para te atrapalhar. Porém, todas as habilidades anteriores de Mannoroth são potencializadas:

  • Força Sombria Energizada: Causa menos dano por segundo, mas agora afeta todos no grupo. Todos mesmo, inclusive o tank!
  • Estocada de Glaive Potencializada: Agora aplica o dano a todos os jogadores na frente de Mannoroth. O debuff continua não sendo aplicado se o alvo usar habilidades de mitigação ativa.
  • Explosão Avassaladora Potencializada: Causa menos dano ao tank, mas libera em seguida três ondas de energia sombria com os efeitos de Explosão Avassaladora em uma área cônica frontal.
  • Tempestade Infernal Vil Potencializada: A Tempestade Infernal Vil vai se intensificando com o tempo, em frequência de projéteis e dano.
  • Olhar de Mannoroth Potencializado: Além dos efeitos normais, cria uma poça de sombra no local do jogador quando ele for dispellado ou o debuff expirar. O tamanho da poça aumenta quanto mais jogadores tiverem dividido o dano. A poça causa dano de sombra por segundo e desacelera os jogadores que estiverem em cima.
  • Perscrutador Vil Potencializado: Além dos efeitos normais, a habilidade causa dano em todos no grupo. O dano diminui quanto mais longe dos pontos de impacto o jogador estiver.

anchorman

Estratégia – Fase 4

Como você não terá mais Agulhas para se proteger de ser lançado para fora da plataforma, o tank deverá virar o boss de lado e tanká-lo na borda da plataforma (de forma que não caia pra fora na hora da Explosão). O resto do grupo deve ficar do lado do boss, mantendo um posicionamento similar a antes.

fase3

Se houver druidas que possam usar Estouro da Manada na hora da Força Sombria Energizada, façam-no. Corram, pulem, o que for necessário, mas não caiam da plataforma. O tank deve virar as costas para o centro da sala quando Mannoroth começar a canalizar a habilidade e se reposicionar rapidamente quando ela acabar.

Com exceção do tank, todos devem tomar muito cuidado para não ficar na frente do boss quando ele lançar a Estocada de Glaive Potencializada. Não se esqueça da mitigação ativa para impedir que o debuff Puncionar Ferimento seja aplicado. Quando ele lançar a Explosão Avassaladora Potencializada, tomem muito cuidado para não serem pegos pelas ondas. Isso vale para todos, inclusive tank e off tank. Só o dano da habilidade já é forte o suficiente, e ser atingido pelas ondas, além de aplicar mais um stack do debuff, provavelmente vai te matar. A troca de taunts continua igual.

ondinhasPrint retirado do vídeo do canal Jace DK

Nessa fase a movimentação é bem mais intensa, mas não se dispersem demais. Fujam do impacto da Tempestade Infernal Vil Potencializada, sacrificando seu DPS para correr se for necessário. Na hora do Olhar de Mannoroth Potencializado, a estratégia vai ser diferente, pois a poça é bem incômoda. Um healer deverá acompanhar cada pessoa amedrontada enquanto ela corre. Use cooldowns defensivos em si mesmo e na pessoa marcada e dispelle, ficando no alcance de 8 metros para dividir o dano da habilidade. A poça que se formará ficará atrás do grupo. Vocês devem usar a desaceleração dela a seu favor quando forem empurrados pra trás pela Força Sombria Energizada. Os healer devem ficar atentos, pois a vida do grupo baixará bastante com o dano periódico da poça e dos raios.

pocaPrint retirado do vídeo do canal Infexious Gaming

Por fim, corram para o mais longe possível logo que o primeiro círculo do Perscrutador Vil Potencializado surgir. O dano dessa fase é muito intenso, então qualquer redução que seja já ajuda.

Quando essa fase começar, podem usar a Sede de Sangue/ Distorção Temporal/ Heroísmo, e força na peruca! Não se desesperem e sempre retomem o posicionamento! Se necessário, movam o boss aos poucos!

Estratégia em Vídeo