X

Uma galera estava esperando batalhas navais no WoW com a possibilidade do foco nas ilhas e mares de Azeroth. Bom, temos focos em ilhas, mas não nos mares!

Os novos continentes da expansão são Kul’tiras e Zandalar, conhecidos como duas das nações que tem as melhores e maiores frotas de navios – além disso, teremos auxílio dos Goblins e Gnomos para navegar em busca da nova substância de poder em Azeroth, a Azerita – para a qual todas as criaturas do planeta sentem uma atração aparentemente inexplicada. Assim, vamos explorar várias das ilhas não cartografadas de Azeroth para cumprir desafios em busca de Azerita, em forma de cenário repetível – mas não repetido, e com um componente competitivo/de PvP envolvido. Explicando melhor:

O básico das ilhas e seus desafios:

A exploração de ilhas será em formato de cenário para três jogadores, sem papel definido, com duração de 15 a 20 minutos. Você pode ser um healer e ser pareado com mais dois healers, e ainda assim, vai conseguir cumprir os desafios, no mesmo modelo que tinhamos nos cenários de Pandaria.

Mas ao contrário de Pandária, os cenários não serão sempre iguais: mesmo que a gente vá na mesma ilha várias vezes, os desafios – descritos como ‘puzzles’ pelo Muffinus, – serão sempre diferentes. Alguns exemplos:

Essa é uma das Ilhas que vamos explorar. A primeira vez que você vai até ela, encontra um dia ensolarado, alguns hozen vigiando um baú cheio de Azerita, um totem que dá um buff (com um debuff junto – nesse caso, aumenta seu dano mas diminui sua armadura, então você deve decidir até que ponto ele vale a pena) e um caranguejo gigante vigiando um nodo enorme de Azerita, uma estrela do mar no chão e caranguejos menores. Você vai pensar na melhor forma de lidar com isso, como se fosse um puzzle – e chega à conclusão que o melhor cenário é matar os hozen, saquear o baú, pegar o buff do totem, usar a estrela do mar para dar stun no caranguejo e assim conseguir aproveitar o bônus de dano sem apanhar dele, fazendo com que o debuff do totem não importe muito, e aí você pega a Azerita do nodo. Objetivo cumprido, yay!

Aí você volta à ilha pela segunda vez, e ela está diferente. É um fim de tarde, os Hozen deram lugar a Sauroks que já mataram o caranguejo de antes e saquearam o nodo de Azerita (logo, toda a Azerita está com eles), as conchas estão no lugar dos caranguejinhos e tem uma família de tartarugas no fundo e um totem diferente na esquerda. Você descobre que pode jogar as conchas pra dar stun, e que os ovos das tartarugas, se você clicar neles, te curam. Que estratégia você tomaria?

Indo à ilha pela terceira vez, ela está numa noite com o céu fechado, e uma tempestade chegando. Você encontra Mogus fazendo rituais macabros, um totem amaldiçoado, e um grande portal no fundo, que dá acesso à uma câmara subterrânea com um chefe Mogu, onde eles estão guardando toda a Azerita que saquearam da ilha. Você deve derrotar os Mogus da praia, entrar no portal, e lá na câmara derrotar o chefe para conseguir todo o saque.

Teoricamente as combinações de itens no ambiente, inimigos e desafios beiram o infinito. Cada ilha tem dois a três pontos de ‘invasão’ diferentes, e foram apresentadas duas ilhas na BlizzCon – o que dá MUITAS combinações possíveis de desafios! As criaturas, pontos de captura, nodos e baús de Azerita, missões disponíveis, consumíveis e totens, itens do ambiente que podem ser usados a seu favor, piratas que podem aparecer, cavernas e portais… são muitas possibilidades de ambiente! Isso traz um sentimento real de exploração de locais não conhecidos, de de fato fazer diferença nessa batalha por recursos.

Campeões da da Horda e da Aliança

Mas… não é só isso. Se você está chegando nessa ilha, e ambas facções estão atrás da Azerita nessas ilhas não cartografadas, é claro que um outro grupo vai chegar nesse local com você. E você pode escolher se esse grupo vai ser de NPCs ou de outros jogadores – logo, essa atividade pode ser totalmente PvE ou ter um elemento PvP, e vai te dar um sentimento de urgência – você vai precisar concluir seu objetivo rápido, ou vai ser impedido por esse grupo.

Caso você decida pelo PvE, você não vai encontrar os inimigos padrão do jogo, aqueles que você sabe que se atacar vão correr pra você, e se você correr pra longe suficiente ele para de te atacar e volta pro ponto de respawn, ou que se você pegar o aggro dele e ninguém mais os atacar, eles ficam com você pra sempre – o que possibilitaria que um dos jogadores agrasse todos os inimigos enquanto o resto do time faz a limpa na ilha sem nenhum trabalho. Não, não, a Blizzard decidiu que seria BEM sem graça encontrar mais desses NPCs por aí, e por isso, eles trabalharam em uma melhoria pra IA do jogo para trazer imprevisibilidade para esses NPCs – ou para fazer com que eles se pareçam, de fato, com jogadores. São os chamados NPCs Avançados.

Esses NPCs foram programados para usar as habilidades de forma tática, ter foco nos objetivos do mapa – ou seja, eles também vão querer saquear a Azerita e você vai precisar competir com eles – serão capazes de tomar deciões estratégicas, como ‘pensar’ no que é mais importante: tentar matar um inimigo, ou só transformar ele em ovelha ou dar um sap pra concluir o objetivo do cenário logo? Tudo isso com um toque de imprevisibilidade, para tornar o gameplay contra eles algo não-mecânico e mais divertido. Além disso, eles também foram criados com personalidade e características únicas  – por exemplo um rogue chamado ‘SneakyPeak‘, que sempre que vê seu grupo em combate com os mobs mais difíceis da ilha vai ficar invisível, dar sap no seu healer e te atacar.

Esse cenário terá quatro dificuldades, sendo três com NPCs (Normal, Heroico e Mítico) além da opção PvP, onde você vai encontrar outros três jogadores para lutar pelos recursos da ilha.

Confesso que durante toda essa apresentação só fiquei pensando na trabalheira que os programadores tiveram tanto para gerar as combinações, quanto para criar os NPCs Avançados – e gostei MUITO da possibilidade do conteúdo incluir o PvP, o que faz todo sentido – e traz uma sensação de guerra REAL por recursos. E vocês, o que acharam dessa novidade?