X

godzilla-x-king-kong

De tempos em tempos, aparece a notícia de lançamento de algum MMO novo, prometendo que vai desbancar o WoW e fazer com que cada um dos 12 milhões de jogadores saia de Azeroth e se aventure pelas terras prometidas do jogo da notícia em questão.

Aconteceu com Tabula Rasa, Age of Conan, Warhammer Online e agora está acontecendo com Aion.

Já comentei aqui que comprei Warhammer na época pré WotLK. Era legal, era esteticamente bonito, só não era… divertido, pra mim.

Cada um desses jogos acima, pode ser bom, cada um com seu estilo próprio de game play e acabam adicionando novidades no assunto (como os achievements do Warhammer) e até conseguem seu público. Mas de fato, nenhum deles chegou sequer a ameaçar o WoW.

Até agora, nenhum o fez.

Mas por quê?

World of Warcraft é acessível a todos, no sentido que você pode ser PvP, pode ser casual, pode ser HardCore, pode ser só PvE, pode jogar em player Role-Play, pode questar sozinho, em grupo, pode se dedicar só a achievements, pode brincar com a economia local ou pode ficar exibindo sua montaria nova em Dalaran. São milhares de quests de leveling, referências no jogo e riqueza de detalhes. E além disso, leva o sobrenome da Blizzard. WoW tem todo o Warcraft de fundo e seus milhões de fãs. Difícil tentar enfrentar isso.

Mas o mais importante mesmo, o fator decisivo, somos nós.

Nós que não deixamos que exista sequer um concorrente. Nós que nos envolvemos tanto com a Lore do jogo e seus personagens, que chegamos a sentir arrepio ao ver cinematics que remetem à sua história. Nós que levamos a rivalidade Horda x Ally no sangue e que cada lançamento, queremos ser os primeiros a logar, mesmo que não consigamos fazer nada por causa do lag. Queriamos estar na Blizzcon, pra saber tudo em primeira mão.

Às vezes, a vida (real) nos faz parar de jogar. Mas pra trocar de jogo é muito mais difícil, pois é uma escolha. Podemos experimentar muitos jogos por aí, mas acabamos voltando arrependidos, com cara de cachorro que caiu do caminhão de mudança. Afinal o número de assinantes não pára de crescer e mesmo quem reclama de alguma coisa, não teve coragem de pegar o zeppelin só de ida pra fora de Azeroth.

wow-zeppelin