E aí galera, tudo bem? Venho aqui falar sobre Treinamento de Fenecidos!
O que que é esse cenário?
Ele é um cenário na qual você vai para as profundezas de Falanaar, em Suramar, para treinar os Fenecidos que você pega nas missões mundiais, para prepará-los para a batalha que teremos contra a Grande Magistrix Elisande, no Baluarte da Noite.
Para destrancar o cenário, você deverá completar a missão A União das Ilhas, que pede para que você chegue em reputação Respeitado com todas as facções nas Ilhas Partidas, e a conquista Noctívoro, mas não esquecido, que é dada ao fechar as primeiras missões com os Noctívoros.
Ao fechar esses 2 requerimentos, a Primeira Arcanista Thalyssra, em Shal’Aran, terá a missão A formação de um Exército. Essa missão vai começar o primeiro cenário de treinamento dos fenecidos. Esse primeiro cenário será de graça e é tipo um test drive para você ganhar uma noção geral de como o cenário funciona.
Mas eu posso fazer esse cenário apenas uma vez?
Claro que não! Depois de fazer o cenário pela primeira vez, você terá acesso a eles uma vez a cada 3 dias (o primeiro acesso após o test drive estará imediatamente destrancado). Para entrar nesse cenário, você deverá pagar Mana Ancestral para a Thalyssra, e quanto mais mana, mais fenecidos estarão ao seu lado. Esses são os preços:
- 400 Mana Ancestral – 8 Fenecidos
- 650 Mana Ancestral – 10 Fenecidos
- 900 Mana Ancestral – 12 Fenecidos
- 1300 Mana Ancestral – 15 Fenecidos
- 2000 Mana Ancestral – 20 Fenecidos
Para uma maior chance de sucesso, é recomendável ir com o máximo de Fenecidos possível. O limite máximo de Mana Ancestral possível é de 2000. Para saber como destrancar todos os aumentos de limite de Mana Ancestral, veja nosso guia de Mana Ancestral!
Como o cenário funciona?
Um resumo bem rápido: você estará treinando seus fenecidos para batalhas futuras, lidando com inimigos no Templo de Fala’dora e nos túneis de Falanaar. Seu objetivo principal é conseguir o maior número de baús possível, enquanto mantém o seu exército o mais saudável e grande possível.
Não tem limite de tempo para fechar o cenário, você pode ficar lá quanto tempo quiser, contanto que você não morra ou tenha ao menos um Fenecido com você. Quando você, ou toda sua tropa de fenecidos morrer, você será teleportado de volta pra o começo do cenário pela Thalyssra. Nesse ponto, você poderá abrir todos os baús que você pegou no cenário.
Parece fácil né, só pegar baús e ir embora. Mas, os baús são muito pesados para você carregar sozinho! Você precisará mandar alguns de seus fenecidos carregarem os baús de volta para a Thalyssra e isso significa que eles não estarão junto com você pelo resto do cenário.
Então, o cenário é totalmente estratégico: Não tem como conseguir todos os baús em uma única tentativa, mesmo que seu grupo esteja muito bom, pois não tem fenecidos o bastante para carregar todos os baús. O cenário tem uma progressão toda linear, e você precisará de algumas tentativas para chegar ao final dele, e conseguir todos os baús. Ao chegar no fim do cenário, você encontrará o Chefe Telemante Oculeth, que poderá te transportar para o começo do cenário novamente.
A melhor maneira de fazer o cenário, na opinião desta que vos escreve, é fazer o cenário normalmente, sem abrir os baús e acumular o máximo de Fenecidos possível, e avançar até onde for possível sem ter grandes perdas. Quando chegar em uma área que você não tem certeza que dá pra fazer sem perder seu exército, volte e abra os baús que deixou para trás.
Conforme as tentativas forem sendo feitas, seu exército de Fenecidos ficará mais poderoso e você poderá usá-los para abrir novas áreas, aonde temos mais baús.
Estratégias gerais
Ao começar o cenário, você terá o número de Fenecidos que você pagou por, e ganhará um novo botão no meio de sua tela. Nesse botão você controla seus Fenecidos, que possuem duas configurações diferentes: Sigam-me!, que ordena seus fenecidos a te seguirem e atacar o alvo que você estiver atacando, e Desordem!, que literalmente deixa seus fenecidos bem loucões, atacando tudo que estiver por perto, e aumentando o dano deles em 75%. Eles começam o cenário na ordem de siga-me, e com esse botão você alterna entre esses 2 estados.
/click ExtraActionButton(1)
E coloque-a em algum lugar das suas binds, que funcionará também!
Você também ganhará um buff, que te dá a contagem de quantos fenecidos você tem no momento.
No topo de sua tela, você terá um score, que aumentará conforme você for matando mais monstros. Esse score é o que determinará as recompensas do baú que você receberá no final do cenário.
Os inimigos que você verá são variados por Suramar: Aranhas do Meridiano, Fal’doreis, Damastilhas, e os mais perigosos, Aparições Voláteis. O perigo dessas vem pela vida bem alta delas, e por suas habilidades, Munição Arcana e Explosão Instável. Você pode interromper essas habilidades ao usar CCs variados.
Falando em CCs, como os Fenecidos são o que vão dar a maior parte do dano, você pode ir preparado defensivamente com o seu personagem, com vários atordoamentos. Eles funcionam até nos chefes! Quanto mais, melhor. Uma lista do que pode ser usado por classe:
- Bruxos: Medo, Fúria Sombria, Impacto do Meteoro do Infernal, Arremesso de Machado do Guardavil, Banir;
- Caçadores: Tiro Irruptivo, Disparo Aprisionador;
- Caçadores de Demônios: Signo da Aflição e Signo do Silêncio;
- Cavaleiros da Morte: Asfixiar, Garra da Morte e Garra de Sanguinávido param casts, Poder da Abominação;
- Druidas: Tufão ou Trombada Poderosa, Raízes Enredantes para o Dro;
- Guerreiros: Onda de Choque, Investida contra o Dro;
- Ladinos: Preciso comentar? 😛 Golpe Baixo e Golpe no Rim;
- Magos: Polimorfia para os humanoides, Nova Congelante para o Dro;
- Monges: Paralisia e Rasteira;
- Paladinos: Martelo da Justiça e Luz Ofuscante;
- Sacerdotes: Bomba Psíquica, Mente Dominante para o Dro, Silêncio;
- Xamãs: Bagata para os humanoides, Totem de Surto Elétrico;
Outras dicas úteis
- Principalmente para personagens que tem pouco equipamento, é bom fazer em especialização de tanque, já que você adiciona um pouco a mais de contole com os Fenecidos por prevenir dano contra eles. Para Bruxos e Caçadores, use seus ajudantes que possam tankar coisas.
- Seus Fenecidos, ao começar um ataque, continuarão naquele alvo até ele morrer, mesmo em configuraçao de Siga-me. Cuide com macros!
- Caso veja uma Vítima Encasulada, liberte-a. Algumas vezes, terá um Fenecido preso nelas, e você poderá adicioná-lo para o seu exército.
- Quando um Fenecido chegar a 50% de vida, ele tentará fugir. Não deixe isso acontecer! Apenas corra atrás dele e clique nele para controlá-lo.
Mapa e Baús
Como dito antes, o cenário acontece em uma versão masmorra do Templo de Fala’dora e os Túneis de Falanaar. O cenário começa na entrada do Templo de Fala’dora e faz com que você percorra os túneis até encontrar a saída, que é perto da divisa de Suramar com Azsuna.
Aqui temos os mapas com todos os itens:
(clique nas fotos para ver em tamanho maior!)
Tem 3 tipos de baús espalhados pelo cenário:
- Baú de Tesouro Luzente: esses são os baús grandes, requerem 10 fenecidos para ser carregado até a Thalyssra, e dão novas tropas para o seu exército de fenecidos;
- Baú de Tesouro: esses têm tamanho médio e requerem 5 fenecidos para carregá-lo até a Thalyssra. Geralmente contém itens que fortalecem seu exército de fenecidos como um todo. Alguns podem ter itens que aumentam o Poder de Artefato;
- Baú de Tesouro pequeno: os menores baús, do tamanho de um baú de tesouro normal encontrado pelas Ilhas partidas. Podem ser abertos dentro do cenário mesmo, e possui coisas como Mana Ancestral, Sangue de Sargeras, e portais.
Alguns desses baús estarão escondidos e requerem uma tropa nova, o Fenecido Vidente, que é descoberto dentro do cenário. Todos os baús recolhidos poderão ser abertos no final do cenário, quando você retornar para a Thalyssra.
Baús Pequenos
Dentro dos baús pequenos, você encontrará itens como Mana Ancestral, Sangue de Sargeras, e alguns pergaminhos que te teleportarão para ruínas de cidades dos Altaneiros nas Ilhas Partidas. Os pergaminhos são os seguintes:
Item | Para onde vai o portal |
Pergaminho de Portal de Cidade: Shala’nir | Para o pé da árvore Shaladrassil, em Val’sharah. Perto da entrada da raide Pesadelo Esmeralda, e da masmorra Bosque Corenegro. |
Pergaminho de Portal de Cidade: Sashj’tar | Para as 3 ilhas na parte leste do mapa de Suramar, aonde tem as Nagas. |
Pergaminho de Portal de Cidade: Kal’delar | Para a parte sul de Val’sharah, perto do Bosque Courofumo. |
Pergaminho de Portal de Cidade: Faronaar | Para a costa oeste de Azsuna, perto da Fortaleza Illidari. |
Pergaminho de Portal de Cidade: Lian’tril | Para a costa leste de Alta Montanha. |
Não use esses pergaminhos dentro do cenário, ou ele terminará ao sair dele!
Para os baús médios e grandes, falarei deles na parte de recompensas.
Baús grandes e médios só podem ser saqueados uma vez, e o benefício que eles oferecem para seu grupo de Fenecidos é permanente!
Chefes
O cenário possui um total de 6 chefes, e tirando o Espreitador do Meridiano Dro, nenhum deles é necessário para fechar o cenário, ou até mesmo chegar na pontuação máxima.
Eles são, em sua maioria, versões com mais vida e mais dano de monstros que você encontrar no próprio cenário. Embora eles não sejam necessários para completar o cenário, a maioria dos baús com melhoras para a sua tropa se encontram atrás deles, então todos deverão morrer ao menos uma vez!
Segue abaixo cada um dos chefes e como matá-los.
- Lapília
- Espreitador do Meridiano Dro
- Guardião da Prole Phyx
- Senhor da Ira Volátil
- Furog, o Quebra-Elfo
- Psillych
A Damastilha gigante é o primeiro chefão do cenário, e um dos mais fáceis.
As duas habilidades que você deverá ter cuidado com são Estilhaço Cristalino e Seta de Estilhaço. A seta de estilhaço é só interrompter, mas o Estilhaço Cristalino cria uma área de efeito no alvo (que geralmente vai ser você), e depois de 4 segundos, você e seus fenecidos tomarão dano dessa área. Você pode interrompê-la por meio de CCs, ou usar os pilares de sala para impedir a magia de ser efetuada.
Para muitos, o filho da noite é considerado o chefão mais difícil do cenário. Thalyssra avisa com um “Cuidado!” quando ele está por perto.
Dro usa furtividade e pula em você em momentos aleatórios nos túneis de Falanaar. Guarde todos os seus CCs para ele, coloque seus fenecidos em modo de Desordem, e vai pra cima.
A habilidade principal dele é Lâminas Ofuscantes, que aumenta consideravelmente a velocidade de ataque dele, e ele fica usando investida nos seus fenecidos até que eles morram. Habilidades que prendam um inimigo no chão, como a Investida de Guerreiro e as Raízes de Druidas podem ser utilizadas, juntamente com CC normal, para pará-lo nessas investidas.
#showtooltip “seuCCfavorito”
/target Espreitador do Meridiano Dro
/script SetRaidTarget(“target”,3)
/cast “seuCCfavorito”
Essa macro colocará um diamante na cabeça do Dro, mudará seu alvo para ele, e imediatamente usará a magia de sua escolha, só troque “seuCCfavorito” por sua magia de escolha, removendo as aspas!
Ao matá-lo, você receberá automaticamente a Chave de Dro, que abrirá a segunda parte do cenário.
Um dos chefões mais fáceis do cenário, Phyx tem 2 habilidades: Garras de Cutelo e Expansão da Ninhada.
Garras de Cutelo é simplesmente um cleave que não dá muito dano, enquanto Expansão da Ninhada invoca algumas aranhas pequenas, fáceis de matar. Mantenha Phyx desorientado e mate as aranhas pequenas que ele invocar, é uma morte bem rápida.
Basicamente uma versão maior e mais malvada das Aparições Voláteis que você encontra no cenário.
A sala que esse chefão se encontra é um desafio maior: tem vários Fal’dorei elite ao redor do chefão, e puxá-lo antes de lidar com essas aranhas pode significar o fim do seu cenário. Vá calmamente pelos lados, matando um elite de cada vez e mantendo seus fenecidos em ordem de seguir, antes de puxar o chefão.
Você lida com ele da mesma maneira que lida com as Aparições: atordoe todas as tentativas de Munição Arcana (ou corra para longe dos seus Fenecidos), e interrompa ou mate-o antes que ele termine de invocar a Explosão Volátil, que ele usará quando estiver com menos de 20% de vida.
O segundo chefão mais difícil do cenário, depois do Dro. Ele é um Ettin que, como diz o nome, vai quebrar seus fenecidos. Ele possui duas habilidades: Agarrar Fenecido, na qual ele pega um dos seus fenecidos na mão e o esmaga por alguns segundos, e Pisada, que é ele dando um AoE no chão que dá dano massivo em todos mundo na área.
Tenha ao menos um atordoamento disponível toda vez que ele usar Pisada. Caso consiga ter algum atordoamento disponível para Agarrar Fenecido, use ali, mas é melhor impedir ele de pisotear todos os seus fenecidos do que ele lentamente esmagar um por vez. Coloque seus fenecidos em modo de Disordem para que ele morra mais rápido.
Outra boa estratégia para aqueles que não tem como atordoá-lo sempre, é kitar ele pelo corredor usado para chegar na sala dele, usando slows e lentamente batendo com os seus fenecidos.
Depois do sufoco do Quebra-Elfo, um descanso! A rainha das aranhas é provavelmente o chefão mais fácil do cenário, apesar de ser o último a ser encontrado.
A Psillych é dividida em duas fases:
Antes de chegar nela, você passará por uma gauntlet de aranhas que ela invoca continuamente. Essa parte termina quando você chegar nela. Recomendo usar AoEs e alternar os fenecidos entre Desordem (para matá-los), e modo normal, para que eles possam te seguir. Avance alternando os modos até chegar na aranha.
A fase 2 da luta é ela mesma: Com apenas uma habilidade perigosa, Explosão de Teias, é só colocar seus fenecidos em modo de desordem e pisotear nessa aranha. As explosões podem ser paradas com atordoamentos.
Recompensas no final do cenário
Baú gigante
Ao terminar o cenário, seja chegando ao final e falando com o Oculeth, seja morrendo ou perdendo toda o seu exército, você será teleportado para a entrada do Templo de Fala’dora, e a Thalyssra terá um baú gigante, que terá recompensas de acordo com o seu score final. Você receberá 10 pontos por elite Fal’dorei morto, 3 pontos por monstro comum, 1 ponto por monstros menores e bichos, e 0 pontos por chefão.
Para conseguir o máximo possível de itens do baú grande, você precisará terminar o cenário com ao menos 425 pontos, e o baú virá com os seguintes itens:
- 425 de reputação com os Noctívoros (via Tabuleta Arcana de Falanaar e Remanescente Arcano de Falanaar);
- 1 a 4 Sangue de Sargeras;
- 100 Mana Ancestral;
- Orbe de Falanaar, que dá 300 de Poder do Artefato, multiplicado pelo seu Conhecimento;
- Aproximadamente 750 Recursos da Ordem;
- 1 peça de equipamento que pode vir Forjada para a Guerra.
Você também terá a chance de ganhar algum brinquedo desse baú, como Ovo Fal’dorei, Chuveiro Arcano, Globo de Luz Kal’dorei, entre outros, além de uma chance de conseguir o item Convite Rasgado, que dá a rara montaria Rédeas do Predador de Llothien.
Baús grandes e médios
Caso você tenha trazido algum baú grande ou médio para a Thalyssra, eles poderão ser abertos nessa etapa também.
Todos os itens transforma um de seus fenecidos em uma tropa nova, e se aplicam permanentemente a sua tropa nos próximos cenários. Lembrando que isso não te dá fenecidos extras, mas apenas transforma um deles. Caso você pague por 20 Fenecidos depois de conseguir um desses itens, você continuará recebendo 20 fenecidos, sendo 19 normais e um da nova tropa.
Item | Tropa Nova | O que faz |
Elmo Berserk de Ondry’el | Berserker Fenecido | Transforma um fenecido de sua tropa em um berserker, dando a ele vida extra, e adicionando as habilidades Investida Berserker, Dilacerar, Provocar, e Gancho. |
Elmo de Berserk de Taenna | Berserker Fenecido | |
Máscara Ritualística de Azsylla | Mana-fúria Fenecido | Transforma um fenecido de sua tropa em um mana-fúria, dando a ele vida extra e adicionando a habilidade Cadeia de Raios. |
Máscara Ritualística de Alla’onus | Mana-fúria Fenecido | |
Lentes do Mago Vidente Dellian | Fenecido Vidente | Transforma um fenecido de sua tropa em um Vidente, dando a ele vida extra e permitindo o seu dono a ver baús escondidos pelo cenário. |
Disco do Arauto Estelar | Fenecido Arauto Estelar | Transforma um fenecido de sua tropa em um Arauto Estelar, dando a ele vida extra e aumentando o dano de suas habilidades consideravelmente. |
A maioria dos itens desses baús tem melhoras para o seu exército, além de coisas um pouco mais úteis e alguns para colecionadores.
Item | O que faz |
Tramasseda Petrificada | Aumenta a vida máxima de sua tropa de fenecidos em 25%. |
Lentes de Qin’dera | Aumenta o dano de sua tropa de fenecidos em 25%. |
Caixa dos Sussurros Calmantes | Faz com que seus fenecidos foquem melhor em seu alvo quando estiverem em modo de Desordem. |
Fragmento de Pedra de Meridiano Reconfortante | Reduz a chances de seus fenecidos de fugirem quando estiverem feridos. |
Baú Bancário do Viajante | Começa a missão As conveniências do lar, que coloca um baú em Shal’aran que pode ser utilizado como um banco. |
Cria do Meridiano | Te dá a mascote Cria do Meridiano. |
Cuba de Mana Ancestral | Brinquedo que cria uma Pia de Mana, que melhora a efetividade das comidas e bebidas vendidas em Suramar. |
Saco de Ovos Fal’dorei Malfundidos | 500 Poder do Artefato. |
Sinalizador do Remendeiro Arbóreo | 500 Poder do Artefato. |
Obrigado pelo guia! Consegui todos os baús… e agora?
O cenário é a maior fonte individual de reputação com os Noctívoros. Depois de chegar no Exaltado, tem poucos motivos, então é mais para quem gosta de brinquedos. Também é mais tentativas para conseguir aquela montaria raríssima da raposinha.
Outro motivador é para Monges, Paladinos e Cavaleiros da Morte: a aparência escondida de Andarilho do Vento, Proteção e Sangue vêm do baú final!
Então é isso, gente, boa sorte nas runs futuras 😉
Até mais!