X

Mesmo sendo off-topic do blog, é preciso destacar o marco que o jogo StarCraft obteve no nosso mercado. Foi o primeiro lançamento totalmente em português da Blizzard, que ainda aproveitou e já começou a criar o ambiente Battle.net para os ‘BR’!

A preço bem acessível para um jogo original, StarCraft 2 já é considerado o melhor do gênero! E em tempos de fim de expansão do WoW, alguns players estão expandindo os horizontes por lá… Vamos conferir?


Post convidado, escrito pelo Nivaldo Nascimento, o Paladino do Cerrado.

No dia 27 de Junho de 2010 StarCraft (SC) chegou à sua segunda versão, na época a Blizzard fez StarCraft em resposta a críticas feitas ao então Warcraft II, onde muitos não gostaram do fato de que as duas facções eram muito iguais na suas mecânicas.

Particularmente adorei Warcraft II, joguei de montão no PC e até ia em locadora de vídeo-game jogar altas horas contra o computador no falecido Playstation! Mas sempre ouvi falar de Starcraft. Os anos passaram, mas eu sempre ouvia falar de SC, e quando fui jogar Warcraft III, fiquei sabendo que na Coréia do Sul, Starcraft girava uma grande soma em dinheiro: com campeonatos, quinquilharias e o que me deixou pasmo: Um canal de TV especializado!

Na época em que Warcraft III: The Frozen Throne sofreu a invasão do mapa Defense of The Ancientes, DOTA, seus jogadores diminuíam e (hj em dia) existem casos de pessoas não saberem o que é toda a jogabilidade de Warcraft e sua história, mas SC se mantinha firme e forte, para um jogo de mais de 10 anos. Mas a pergunta era: Porque os coreanos não migraram de SC para WC3?

A resposta foi dada em Starcraft II, onde no modo multi-jogador, o jogo se manteve exatamente como era na sua origem, sem heróis, só as unidades do modo multi-jogador, o que foi um acerto perfeito.

Segui o modo campanha no meu Starcraft II em português e não me arrependi de ter comprado esta versão, pois a narração do jogo flui muito bem, os detalhes dos mapas como “Mensk é um mentiroso” bem no inicio do jogo, me deixou de queixo caído, mas claro que nem tudo são flores, então vou listar os prós e contras:

Pontos fortes:

• Personagens carismáticos: Jym Raynor, Matt Horner e Rory (anão de plantão e pirata bebedor de rum) Swann, são a alma do jogo ao conduzir Jym pela nave sempre converse com o Matt e com o Rory é garantia de risadas!
• Liberdade de evolução das construções e unidades no modo história: Caso queira algo só seu, você pode investir em contratar mercenários, evoluir suas construções usando tecnologia baseada nas raças Zergs e Protoss.
• As missões te ensinam a jogar com Terranos, sem deixar de lado a qualidade no desafio e a narrativa. E ainda você pode escolher a ordem das aventuras. Se bem que tem momentos que eu sinto falta de uma narrativa linear.
• Você ainda pode fazer missões da raça Protoss, para sair da rotina e seguir em frente na história do jogo.
• Quatro modos de jogo contra Inteligência Artificial tanto no modo campanha quanto combate: Novato, Normal, Difícil e Ultra.
• Jogo equilibrado. Ou até agora não descobri um desequilibrio entre as três raças. (Alguns citam que a raça protoss está bem mais fraca que a terrana).
• Modo contra com Liga dos novatos. Perfeita para pessoas como eu que necessitam treinar, já estou razoável com terranos e protoss, mas com os zergs sou uma negação total!
• Mapas que evitam o famoso Zerg rush. Existem obstáculos para ser derrubado antes de você sair da sua base, passar pelo meio do mapa e chegar à base inimiga.
• Sistema de busca de partidas. Quer um 1×1 ou 2×2 clica no: ‘busca automática’.
• O servidor latino não tem um lag muito alto quando se joga com um mexicano, um chileno e um argentino e seus amigos em uma partida 3×3.
• Um editor de mapas em português e grande gama de mapas feitos por jogadores que dão maior vida ao jogo. Ainda necessitamos de mapas feitos por brasileiros, mas um dia chegamos lá.
• Como o jogo é novo e como nosso idioma é complicado e tantos outros fatores alguns jogadores relataram bugs, que eu fiquei pasmo, pois a Blizzard, disponibilizou em tempo recorde um pacote de correção, logo isso significa uma boa atenção a todos os servidores mundiais!

Pontos de Melhoria

• Ainda não me acostumei apertar F9 para saber dos feitos, coisa que eu sempre deixei de lado quando ficava envolvido com a narração ou situação complicada da fase.
• Nos quatro modos de campanha só os modos ‘normal’ e ‘difícil’ tem “tabela de feitos/achievements”. O que talvez deixe as pessoas desinteressadas em jogar no fácil ou ultra.
• O final poderia ser um pouco mais longo. Mesmo dando a entender de que “Continua” e que o jogo vai ser dividido em três partes, com a seqüência seguindo Zerg e com o final dedicado aos Protoss, o final terrano ficou devendo em relação às cenas anteriores.
• A raça terran é muito diferente no modo história para o modo multi-jogador, o que complica muito caso use uma unidade no modo campanha que não existe no multi. (Cadê o Golias? Vai ser a exclamação de muitos novatos, porém vou lhes dizer no multi é bom aprender a usar os Vikings e outras unidades logo você não vai sentir tanta falta do Golias).
• A versão latino-brasileira não tem opção para idiomas, o que deixa os veteranos perdidos com os atalhos das unidades clássicas ou mesmo ao lerem matérias e táticas sobre cada raça.
• Poderia ser disponibilizado sistema de busca rápida para 3×3.
• Apesar de no geral estar bom, alguns erros de dublagem ou mesmo digitação, como, por exemplo, a unidade terrana chamada voodoo que no original é banshee (gritadora) e levando-se em conta que a maioria das unidades terranas tem nomes baseados na mitologia nórdica (Thor, Odin, Loki, Viking) foi um tanto estranho. Aqui vai a ultima fala da “voodoo”: “Meu grito ecoa pelo espaço. Sabe por quê? Porque eu sou Voodoo…”
• Para os veteranos e até jogadores que adoram as famosas hotkeys (teclas de atalho) algumas das unidades estão com um atalho um tanto longe da mão esquerda, o caso mais grave é da casamata em que a tecla de atalho para construir ela é a “M”. Outro problema citado foi de repetição de atalhos na raça terran como o da letra “P” para usar para Pousar ou Patrulhar.


Agora Starcraft II em números:

A Blizzard anunciou que StarCraft II conseguiu vender 1.5 milhões de unidades nas primeiras 48 horas.

A ferramenta de edição de mapas é muito boa para quem não tem o domínio do inglês, bastando apenas se adaptar com os nomes dos comandos em português, já que os programadores estavam acostumados a programar em inglês.

Acredito que quem comprou SC2 mesmo tendo os problemas das hotkeys está adorando o jogo e até as batalhas que estão tendo. E com toda a movimentação na nossa comunidade do fórum de SC2, aposto que a Blizzard já está de olho nas futuras adaptações de seus clássicos para nosso idioma ou mesmo servidor local para diminuir o lag da galera. E com tudo que estou acompanhando por lá WOW e Diablo III virão com tudo e com toda a glória!

Gráficos: nota 9,5
Som: nota 9, efeitos de explosão e boa dublagem em português, realizada pela maior empresa do ramo: Herbert Richers.
Jogabilidade: nota 9,5
Diversão: modo história nota 10, narrativa cativante para os fãs de RTS e ficção cientifica
Replay: nota 10, com os conhecidos troféus vc vai querer voltar e fazer cada um em cada fase ou cada desafio
Multiplay: nota 9,5 Só termos a america latina nos limita muito, mas não tira a diversão de confrontos 1×1 ou de equipes
Nota final: 9,5 quem esperava um grande titulo para pc e mesmo um RTS tem em SC2 o melhor do genero, aqui a Blizzard mostra que um bom titulo é o que faz o mercado no pc.

Continue lendo >>>