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Aproximadamente às 20h de hoje, começou um livechat com os desenvolvedores da Blizzard no Twitter, Foram várias perguntas enviadas pelos players e respondidas rapidamente pelo Game Director Tom Chilton e o Director of Production J. Allen Brack..

Não teve nenhuma revelação bombástica, mas de qualquer forma é legal o interesse em manter relacionamento com os players de forma direta, e ao vivo.

Q: Path of the Titans será tão demorado como obter reputação com Sons of Hodir?
A: Sons of Hodir foi fácil; Estamos pensando em fazer algo parecido com a reputação de Argent Dawn. Não queremos que se trate apenas de ‘grindar’, então estamos tentando nos assegurar que cada nível seja como uma daquelas quests memoráveis, então vai ser nessa linha.

Q: Qual a relação de Deathwing com os Old Gods?
A: No vocabulario do facebook, eu listaria como “é complicado”. “Solteiro” ou “Casado” são provavelmente rótulos muito extremistas neste caso;

Q: Adorei que o conteúdo do end-game agora é acessivel para os casual players. Isso vai continuar?
A: Isso é algo que nós conversamos bastante. Queremos que os normal modes sejam acessíveis para casuais e os hard modes desafiadores para os hardcore players.

Q: Alguma chance que os itens lendários cresçam com o player, assim como os heirlooms?
A: Isso é algo que já foi conversado. A preocupação é que a melhor arma do jogo cresça com o player é que vários players vão voltar a fazer conteúdo antigo para pegar essa arma. Pegar uma arma lendária é um acontecimento importante, e também é importante trocar as armas, a cada ciclo, para ter certeza que players estão sempre jogando novo conteúdo.

Q: Alguma chance que o sistema de ‘hybrid’ que vai ser implementado para o t10 possa ser implementado para os outros tiers anteriores ao T10?
A: Vou levar isso como uma boa reação ao T10 =], porém, não vai acontecer.

Q: Alguma chance de existirem eventos onde a Horda e Ally se juntem para matar um boss?
A: Não vai acontecer, pois preferimos que a horde e alliance se sintam como inimigos, a que sejam uma grande família feliz trabalhando juntos para um objetivo comum. Queremos tensão dos dois lados.

Q: Será possível explorar Hyjal no Cataclysm?

A: Sim

Q: Existem planos para que os pontos de Achievement sirvam para algo?
A: Achievement points são apenas para prestígio. Não há planos de mudar isso.

Q: Alguma chance que as raids 10-man vejam armas lendárias?

A: Nosso plano é reservar as armas lendárias para as raids 25, pelo menos por enquanto.

Q: Alguma chance de poder linkar mais do que um authenticator em uma account? (no caso de perder ou quebrar o meu)
A: Estamos conversando isso, para tentar facilitar as coisas com o authenticator. Inclusive essa pergunta é uma das possibilidades.

Q: O que vai acontecer com Mankrik’s Wife? Por favor, não me diga que ela é engolida pela lava!?

A: Você vai ter que esperar pra ver. =]

Q: No futuro, os hard modes vão seguir mais a linha do Sarth, Sarth+1, Sarth+2, Sarth+3 do que simplesmente a diferença de dano em Normal/Hard?
A: Bom, aprendemos que a diferença tem que ser mais binária mesmo. Mas não quer dizer que nunca mais faremos algo como Sarth 3 drakes de novo.

Q: Ulduar tinha uma maneira específica de ativar os hard modes, TOC outro, Onyxia não tinha. ICC vai ter o quê?
A: ICC terá hard modes ativados via a in-game UI (tipo como você muda de normal e heroic hoje)

Q: No Cross-realm LFG se o grupo for composto por membros de outros grupos, eles irão à pé ou serão teleportados?
A: O plano é que eles sejam teleportados, do mesmo jeito que a queue do battleground funciona hoje.

Q: No Cataclysm vai existir alguma zona tipo Wintergrasp?
A: Sim, uma ilha inteira, chamada Tol Barad. Players vão lutar pelo controle da ilha. Porém, quando a batalha não estiver acontecendo, será mais parecida à Isle of Quel’Danas, com daily quests.

Q: Alliance players vão ter uma banda de rock um dia? tipo a Horde L80ETC?
A: Sim, se alguém conhecer alguma Banda Alliance que seja boa….

Q: Alguma chance de adicionar no menu do LFG as classes que você procura?
A: O plano é permitir que os players se ofereçam para os papéis que podem desempenhar. Assim, damos oportunidade para todas as classes.

Q: Thousand Needles vai sofrer uma grande mudança no que diz respeito aos levels. Como o Cataclysm afetou aquela zona?
A: Como consequência do Cataclysm, Thousand Needles será completamente alagada.

Q: Com o Cataclysm alterando o velho mundo, existe algum plano de fazer as reputações valerem a pena de novo?
A: Com cada expansão, são introduzidas novas reputações. Às vezes introduzimos reputações com forte relação tipo Argent Dawn/Argent Crusade e Cenarion Circle/Cenarion Expedition. Não vamos reciclar antigas reputações para não dar desvantagem aos novos characters.

Q: Com o fim da defense no Cataclysm, plate gear ainda terá stats de avoidance ou vão disputar gear com dps?
A: Tanking gear ainda terá avoidance stats, apenas não vai existir a stat ‘defense’. Então, DPS e tanks não vão disputar gear.

Q: Algum plano para Grim Batol em Wetlands?
A: Sim, Grim Batol será uma das novas raid zones no Cataclysm. =]


Q: Algum plano de adicionar bônus para os títulos? Por exemplo “…of the alliance” dá +5 all stats
A: Não temos planos para adicionar vantagens de combate para os títulos. Títulos no World of Warcraft são somente para prestígio.

Q: Quando hunters vão poder tamar druidas?
A: Logo depois de druidas terem hunter form.

Q: Quais são os planos para as cidades Goblin que existem atualmente depois do Cataclysm?
A: Continuarão do mesmo jeito.

Q: No futuro vai existir outra questiline épica com cinematics como a do wrathgate?
A: Sim! temos muitos planos para muitas cinematics no jogo. Ficamos muito felizes com a Wrathgate questline e queremos mais no estilo.

Q: Posso fazer um grupo com 4 amigos e usar o sistema novo de LFG para pegar mais um membro para ganhar a recompensa extra?
A: Sim. A recompensa é por fazer uma random dungeon, não necessáriamente com membros randoms.

Q: Crowd control não é mais usado nas raids. Vai voltar futuramente?
A: Tipo… como nos Faction Champions em ToC? ;]

Q: Existe um conteúdo end-game enorme. Que tal um pouco de conteúdo intermediário para entreter os players?
A: Fizemos algumas mudanças no 3.3.0 para ajudar um pouco. Não que sejam alterações de conteúdo, é mais focando a dificuldade do player novo.

Q: Upar do 80-85 será como upar do 70-80?
A: É cedo pra dizer. Baseamos nosso leveling mais no conteúdo de quests disponíveis e em suas rewards. Se existirem tantas quests como no 70-80 e sentir que seu char ganhou um bom número de recompensas, então sim, será parecido.

Q: Os hardmodes vão ganhar alguma diferença ‘visual’ em relação aos normal modes?
A: Eu acho que os hard modes já são bem diferentes visualmente.

Q: Os players poderão fazer as quests do ‘old world’ depois do lançamento do Cataclysm?
A: Somente as quests que não forem alteradas. Porém, as que forem alteradas no cataclysm, serão alteradas para todos os players.

Q: Como vocês vão lidar com os chars level baixo e os level alto depois do Cataclysm? Eles estarão em outra dimensão?
A: Não, as mudanças no mundo serão para todos.

Q: Existem planos de criarem outros “sanctums” em Wyrmrest? (i.e. Obsidian Sanctum, Azure Sanctum, Emerald Sanctum)?
A: Possivelmente. =]

Q: Para o T10, teremos tokens no estilo de Ulduar?

A: Para o T10 teremos tiers hibridos. Os tier 10.0 (que possuem item levels da 10-player) serão comprados com Emblems of Frost.
O tier 10.5 (com item levels de 25-player raid) serão obtidos através de token (que serão específicos de 3 ou 4 classes, tipo ulduar) e usados para dar upgrade no item tier 10.0 que foi comprado com emblems of frost.

Q: Algum plano de ter um esquema em ICC tipo o do Coliseum, que não permite fazer hardmodes logo no dia do lançamento?
A: Temos um sistema que libera os bosses, parecido como fizemos em Sunwell e em TOC. Estamos restringindo hard modes para os raid leaderes que já mataram Arthas em modo normal.