X

Na semana passada, circulou uma entrevista do Tom Chilton pela Web, dizendo que a Blizzard estaria considerando em um futuro próximo abrir mão das assinaturas mensais, transformando o WoW em free-to-play e ter lucro com contas ‘premium’. Inclusive, recebi alguns emails com links.

A tática de deixar um jogo MMO de graça no que diz respeito à mensalidades, é algo que já é comum, inclusive para poder ‘competir’ com um gigante como WoW. Se a chegada de um novo jogo do estilo MMORPG acabar desbancando o WoW, e este começar a perder mercado, em vez de desligarem os servidores, faria sentido que a Blizzard mantenha o jogo disponível para os jogadores que ainda quiserem jogar em troca de algum ganho. Aconteceu com EverQuest.

Mas, não é bem assim. A notícia foi um tanto deturpada por aí. Na estrevista Tom disse que eventualmente World of Warcraft poderia acabar em Tibia free-to-play mas que não existem planos para isso. WoW ainda detém o controle do mercado de MMOs e que com isso, Chilton afirma que não há motivo para que a Blizzard sequer pense em fazer essa mudança e é taxativo ao dizer que “Não perdemos tempo pensando nisso. É algo que não será realidade em um futuro próximo”.

Então, não achem que mês que vem já vai sobrar US$15 dólares no orçamento!

Espero mais umas duas expansões para o WoW, além do Cataclysm – sobre Emerald Dream e Sargeras – mas isso em termos de Lore. Conteúdo sempre existirá, e se não existir, eles criam. Não é fácil desbancar um colosso com 12 milhões de assinantes. Porém, um dia chegará um super jogo que vai fazer isso. Parece bem longe. E, hoje, é tão estranho pensar nisso, que é como imaginar que vão lançar um refrigerante que vai desbancar a Coca-Cola.