X

blue post blizzardOs talentos das classes mudaram no Cataclysm. Nós mudamos não só as trees, o que já era esperado para uma expansão, mas toda a estrutura delas e a forma com que os talentos são escolhidos. Agora que esse modelo já está vigorando há um tempo, é hora do time fazer algumas considerações do que gostamos e do que não gostamos sobre ele.

O que foi legal

  • As trees de talentos estão mais simples agora, mas sem perder a profundidade necessária. A maior parte dos talentos cortados eram talentos passivos que não faziam nada de útil.
  • Escolher sua especialização no nível 10 e não precisar esperar para jogar com ele do jeito que você escolheu. Você pode jogar com seu shaman elemental ou enhancement com as ferramentas e o bônus para que realmente funcione.
  • Specs realmente são diferentes. Isso era um desafio para DPS warriors, warlocks, hunters e rogues. Agora esses specs tem rotações diferentes, diferentes pontos fortes e fracos e utilidades.
  • Mastery se encaixou bem com as três opções de talentos. É uma stat competitiva para quase todos os specs.
  • Existem algumas escolhas difíceis em cada spec. Geralmente vem em duas variações: Qual talento você quer antes de avançar para o próximo tier, ou onde você quer gastar aqueles últimos pontos que você tem depois de chegar no último talento da tree.
  • O jogo está muito mais balanceado agora. Se olharmos para trás, pro Vanilla ou pra Burning Crusade, existiam vários specs que eram uma piada e a diferença entre a melhor e a pior performance variava entre 30%-50%. Hoje os jogadores se preocupam por diferenças entre 5%-10%. Essas diferenças nós queremos acertar, mas já percorremos um longo caminho.

O que não foi legal

  • Admitimos que ainda existem alguns talentos desalinhados – alguns que são fracos ou simplesmente não são interessantes o suficiente. Não são muitos e são relativamente fáceis de serem substituídos.
  • Por outro lado, as árvores de talentos ainda tem armadilhas para os incautos. Por exemplo, uma build Fury que não pega Raging Blow está cometendo um erro grave. Isso pode parecer óbvio para os jogadores atuais, mas é o tipo de coisa que alguém que volta para o jogo depois de um intervalo pode não entender imediatamente. Embora exista algo a ser dito sobre escolhas seguras, também seria bom se os talentos que nós esperamos que os jogadores tenham sejam realmente escolhidos sempre.
  • Alguns jogadores sentem falta de builds híbridas de verdade. Agora é praticamente impossível ter uma build realmente híbrida, e entendemos que alguns jogadores queiram isso de volta.
  • Como dito antes, existem escolhas difíceis nas trees de várias specs. Mas não existem tantas assim. Podemos pensar onde colocar aqueles 1-3 pontos que sobraram. Esse era nosso objetivo, mas seria mais divertido se houvessem mais decisões difíceis. Decisões difíceis podem ser dolorosas quando você se depara com a situação em que tem que abrir mão de uma habilidade ou mecânica divertida, mas acima de tudo decisões exclusivas podem ser uma coisa boa. Elas incentivam a discussão e dão aos jogadores a chance de tentar coisas diferentes. Pior ainda, um local em potencial para gastar esses pontos é nos dois primeiros tiers das outras trees da sua classe, mas esses talentos são bem restritos. Primeiro, eles devem ser atraentes para quem vai usar a tree como main spec e segundo que esses talentos não podem afetar habilidades que estejam no final da tree, já que os pontos de talento começam no nível dez. E finalmente por que esses talentos ficam disponíveis logo cedo e devem ser simples de entender para jogadores novos. Todas essas razões mostram que é difícil que exista um talento que mude o jogo de verdade nesses primeiros tiers de talentos. Mas imagina se você pudesse colocar esses 10 pontos restantes em qualquer lugar em outra tree? Muito mais legal, não?
  • Uma crítica pessoal, eu não gosto dos talentos que tem 33/66/100% de chance de fazer o que você quer que eles façam. É apenas uma forma de encarecer o preço de um talento. O novo modelo de talentos do Cataclysm não causou esse problema, mas também não consertou.

O futuro

  • Vamos compartilhar mais informação assim que tivermos mais adiantados no processo. Mas esse é um tema para discussão. Jogadores querem avaliar os talentos de sua classe em particular, mas também é interessante avaliar o sistema como um todo.   É uma característica do World of Warcraft, mas isso não significa que não possa ser melhorado.

Ghostcrawler via fórum oficial