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Mists of Pandaria Q & A Blizzard

A Blizzard realizou ontem o primeiro chat de perguntas e respostas de Mists of Pandaria desde o anúncio da nova expansão, na BlizzCon 2011. O chat foi ao vivo, e além das perguntas, os jogadores puderam participar de uma pequena pesquisa, para dar um feedback da nova expansão.
Abaixo, um resumo (juro!) com as principais perguntas, já que o chat durou mais de uma hora.

Como os jogadores chegarão no novo continente Pandaria?
Através de novas quests de Orgrimmar e Stormwind. Estamos tentando desenvolver quests curtas e agradáveis, assim os jogadores podem entrar no novo continente o mais rápido possível.

Na BlizzCon Tom Chilton citou possíveis incentivos para raids nas cidades inimigas para encorajar o world pvp em Mists of Pandaria, podemos saber mais detalhes disso?
Além de recompensas extras para o world pvp, estamos considerando a ideia de aumentar o cap de conquest point em um adicional de 10-15%.

Atualmente no Patch 4.2 os druidas Balance precisam matar pequenas criaturas antes de cada luta com um chefe para entrar em Solar Eclipse. Em Mists of Pandaria existirão mais criaturas? Ou ainda um cooldown que entre direto no Eclipse?
Colocar mais criaturas não seria a solução do problema. Não temos uma solução específica ainda, mas será corrigido.

Onde upamos do 85 até o 90 em Mists of Pandaria?
No novo continente de Pandaria, é claro!

Pandaria terá uma nova cidade neutra, como Dalaran ou ainda usaremos as antigas?
Teremos hubs separados para a Horda e para a Aliança em Pandaria. Isso quer dizer que não vamos ter um Santuário e vamos sim encorajar o World PvP; Esses hubs terão acesso ao banco, AH e vendedores em geral. Vendedores de Valor, Conquest, de profissões e de facções estarão espalhados pelo mundo, para incentivar que os jogadores andem por aí.

Existirão mais níveis de guilda em Mists of Pandaria? Até onde vai o limite máximo, e quais seriam alguns exemplos?
Vamos adicionar mais níveis no Guild Leveling para Mists of Pandaria. Estes novos níveis virão com novos perks. Um exemplo possível seria reduzir o preço do void storage e do transmogrification.

Vocês estão considerando expandir o novo sistema de talentos ou aquele anunciado já está definido? Existe a possibilidade de ter mais escolhas no novo sistema? Seis opções parece algo muito limitado.
Tentamos várias coisas. Estávamos preocupados que mais de 6, o que daria mais de 729 opções diferentes de specs, seria algo difícil de balancear ou até de ser compreendido pelos jogadores. Preferimos ter menos talentos e que estes sejam incríveis a ter muitas opções, o que nos forçaria a diluir as habilidades em nome do balanceamento.

Onde fica Pandaria?
Ao sul de Azeroth, pense no oposto exato de Northrend. Aliás, acho que deviamos tê-lo chamado de Southrend =)

Já que vamos ganhar uma “biblioteca de pets” ligados à conta, existem planos de fazer o mesmo com montarias? Muitos jogadores tem montarias raras em personagens que não são seus principais.
Sim, vamos testar com os pets. Se der certo, buscaremos uma maneira de fazer o mesmo com as montarias.

Pandaren - brumas de Pandaria

Durante a BlizzCon foi comentado que os druidas teriam uma quarta árvore de talento, para diferenciar Ursos e gatos. Existem planos de adicionar buffs exclusivos para as quatro classes que são puro DPS para compensar sua falta de diversidade, ou ainda, criar um quarto spec que permitiria um papel diferente, como um warlock tank?
Não queremos buffs exclusivos por DPS spec entre as classes, mas queremos ter certeza que os DPS tem utilidades que os tanks e os healers não conseguem sozinhos. Também queremos ter uma grande variedade e riqueza entre os specs para aquelas classes com vários specs DPS (warrior, hunter…). Queremos que exista um motivo para levar DPS puro para um grupo.

A respeito do Challenge Mode Dungeons, quantas masmorras vão oferecer esse estilo de desafio? O nível e atributos do personagem serão reduzidos para ter um nível igual ou menor que a masmorra, se necessário?
Esperamos ter o Challenge Mode Dungeons em todas as 9 masmorras de Mists of Pandaria. Se o resultado for positivo, vamos expandir o desafio para as masmorras e raides clássicas.

Os Glyphs vão receber o mesmo tratamento das árvores de talento?
Não estamos felizes com os Prime Glyphs. Queremos expandir os Major Glyphs, por que é lá que estão as decisões importantes. Não estamos certos quanto ao futuro dos Primes ainda. Eles *devem* sumir (sem pânico, scribes!).

As batalhas de mascote serão uma forma de ganhar experiência ou valor points?
Queremos implementar o ganho de XP nas Pet Battles da mesma forma que funciona com as profissões de colheita. Você não vai querer nivelar seu personagem somente através das Pet Battles, mas pensamos que será algo interessante de participar.

Resilience será um atributo básico em Mists of Pandaria. O que isso significa para a armadura PvP? Isso significa que as guildas top em PvE serão top em PvP também?
Resilience ainda será importante para o PvP competitivo. Da mesma forma, a armadura PvE ainda será a melhor para PvE. Queremos diminuir essa distância, mas sem deixá-la trivial.

Uma das coisas que atualmente desencoraja o world PvP é a presença dos poderosos guardas nas proximidades das cidades e hubs, matando com um tiro quem se atrever a atacar a cidade. Como isso será em Mists of Pandaria?
Sabemos que isso é um problema no jogo, e queremos melhorar isso em Mists of Pandaria. Queremos incentivar o World PvP, e não transformá-lo en um guarda matando um jogador de um único tiro. Isso é uma das razões de não existir uma cidade santuário.

As batalhas de mascotes serão criadas da mesma forma dos duelos?
Os jogadores vão poder duelar outros jogadores que estão próximos no mundo, mas queremos ter um sistema de ‘fila’ no qual você pode lutar contra outros pet trainers do mesmo nível.

Como funciona o racial dos Pandaren que dobra o bônus de experiência rested?
A barra azul (rested xp) dura mais antes de ficar roxa.

A ilha de Pandaria fica nas costas de uma tartaruga gigante. Essa tartaruga vai mergulhar na água?
A área inicial dos Pandaren é localizada em Wandering Isle (a tartaruga). O continente de Pandaria não é uma tartaruga, e sim terra firme.

O que vai acontecer com os relics existentes no jogo com a chegada de Mists of Pandaria?
Serão transformados em itens de nome cinza que poderão ser vendidos normalmente.

Como será essa escolha de facção dos Pandaren? Imagina que você encontra com alguem na área inicial e adiciona o mesmo como amigo. Ainda vou poder falar com ele caso ele escolha a facção oposta?
Não, você só pode ficar amigo de um pandaren depois que ele escolher a facção. Da mesma maneira que os Worgens e Goblins não podem sair de suas áreas iniciais.

Algumas pessoas estão reclamando que não existem tantas masmorras em Mists of Pandaria se comparado com as outras expansões. Depois do lançamento serão adicionadas mais masmorras em Mists of Pandaria?
Teremos 9 masmorras normais no lançamento de Mists of Pandaria. 6 serão em Pandaria e 3 clássicas (Scholomance e Scarlet Monastery). Essas masmorras terão modo normal, heróico e o modo desafio. Estamos planejando não ter masmorras não-heróicas para o nível 90. Nunca foi um bom nicho para jogadores desse nível.

Mists-of-Pandaria-brumas-de-pandaria2

Com Mists of Pandaria tendo foco na batalha entre a Aliança e a Horda, podemos esperar que figuras importantes da história apareçam como NPCs?
Sim, podemos esperar. ^^

Existirá uma maneira de ‘desligar’ o modo de batalha dos mascotes? Às vezes sou incomodado por jogadores chatos pedindo duelo…
Sim, uma opção de desabilitar convites para batalhas de mascotes similar à que temos para os duelos de jogadores.

Um dos problemas com a Burning Crusade é que ela passava uma sensação de ser meio ‘fora do mundo’. Northrend não sofreu com isso, já que ela ficava em Azeroth, e Cataclysm trouxe de volta aquela nostalgia de Azeroth. Como Pandaria vai lidar com isso? Considerando que a região é algo estranha (e na verdade toda a história dos Pandaren) ao mundo como conhecemos? Quando vocês testaram Mists of Pandaria, como se sentiram em relação à região?
Estamos trabalhando muito nesse conceito. Pandaria é baseada nos cenários asiáticos, mas é importante lembrar que esses cenários precisam fazer parte de Azeroth e não do mundo real. Estamos felizes com a forma que estamos lidando com isso. E esperamos que os jogadores da BlizzCon também tenham sentido a mesma coisa.

Qual é o nível de dificuldade dos world bosses se comparados com os chefes das raids? E que nível de armadura eles dropam? Serão parte de uma sequência obrigatória de chefes?
Queremos que os world bosses sejam opcionais, meio no estilo de Baradin Hold.

Trocar de talento vai exigir algum item, como para trocar de glyph?
Sim. Nosso objetivo (que é mais importante que o mecanismo) é que trocar de talento não seja algo tremendamente chato, mas não queremos que seja tão fácil a ponto de que a escolha acabe perdendo a importância. Nós não queremos que os jogadores sintam que precisam trocar de talento nas masmorras de 5 jogadores, ou em raid a cada pull de trash.

Qual é o tamanho das áreas de Mists of Pandaria se comparado com Outlands ou Northrend?
As zonas em si são bem grandes, ainda mais se você levar em consideração que você não será capaz de usar sua montaria voadora até o nível 90. Vamos dizer que você pode sentir o continente inteiro como as 5 áreas do Cataclysm (80-85) combinadas.

Existirá alguma maneira do Pandaren trocar de facção depois de ter feito a escolha?
Estamos planejando a escolha de facção como algo definitivo.


Eu não gosto de PvP, eu jogo em um servidor PvP porque meus amigos jogam e a maioria das pessoas do meu país está jogando nesse servidor. Eu terei que enfrentar o world PvP cada vez que estiver ocupado fazendo minhas coisas em Mists of Pandaria? Eu amei a nova zona, mas eu não quero ser surpreendido por um rogue enquanto eu estou vendendo minhas coisas, ou comprando equipamentos. Os jogadores vão conseguir evitar o World PvP?
Sim, nós certamente não queremos que você seja esfaqueado pelas costas enquanto você estiver colocando itens para leilão. No entanto, se um grupo da facção adversária quiser formar um ataque contra sua cidade, queremos que eles tenham a chance de sucesso. Então, sim e não. =)

Qual será o novo limite máximo para as profissões? Será criada alguma nova profissão?
O novo cap para profissões é 600 de skill. Não planejamos adicionar uma nova profissão.

O que vai acontecer com as habilidades passivas, como trueshot aura, arcane tactics, improved icy talons e unleashed rage? Onde elas se encaixam no novo sistema de talentos?
A maioria será transformada em habilidade passiva que você ganha pelo seu spec. Estamos removendo alguns dos buffs e debuffs menos interessantes (+bleed damage, armor, 3% damage, resists estão na guilhotina).

Na Blizzcon foi mencionado que os Cenários PvE seriam algo para os quais teriamos que entrar em uma fila. Será necessário estar no local em que o Cenário acontece para entrar na fila ou será possível entrar na fila em outros lugares, como fazemos com o Dungeon Finder?
Queremos que os jogadores estejam em pontos específicos no mundo (onde o cenário está localizado) para entrar na fila, não nas cidades. A ideia é que os jogadores andem pelo mundo, e não fiquem apertando botão de fila na cidade.

Existe chance de voltarmos a ver armas com proc? Algo como Thunderfury, Sulfuras, ou Kalimdor’s Revenge?
Sim. Armas com proc são divertidas. Existem várias no 4.3. Vamos adicionar mais.

Qual será a montaria dos Pandaren?
Ainda estamos trabalhando na ideia da montaria. A tartaruga é uma opção bem popular no momento por aqui.

Outros jogadores poderão ver a batalha dos mascotes?
Realmente estamos trabalhando muito nisso.

Com todo o World PvP de Mists of Pandaria, existem planos de adicionar Quest Hubs similares a Baradin Hold/Wintergrasp em menor escala, que possa ser tomada pela outra facção? Talvez adicionar quests normais, em vez de apenas diárias, para deixar a experiência de leveling mais dinâmica.
Sim, é exatamente o que estamos pensando. Vamos falar disso mais pra frente. A ideia é que os jogadores tenham mais opções e não apenas um lugar para ir ou uma coisa para fazer.

O que exatamente é um Cenário PvE?
É uma mini instância para 2 ou 3 jogadores, sem a necessidade de um tank/healer. Pense como uma série curta de missões em grupo, com a opção de entrar em uma fila para completá-las.

Existirá alguma zona embaixo d’água em Mists of Pandaria? Eu adorei Vashj’ir…
Não, não vamos fazer outra Vashj’ir, mas ficamos felizes que tenha gostado.

Para quando podemos esperar a expansão Mists of Pandaria  (Esperemos que não para o final de 2012)?
Baseado no que nós mostramos na Blizzcon, mais cedo ou mais tarde. =)

A história será contada sem vilão, haverá uma sequência na história a cada patch, culminando com um último patch com a raid principal ou cada atualização será única em termos de história?
Definitivamente há vilões em Mists of Pandaria. Apenas optamos por não colocar um deles na caixa do jogo (apesar de ainda não sabermos como a será a arte da caixa). Alguns já foram apresentados, como Mogu. Nós sabemos qual será o chefe final. Sério. Apenas ainda é muito épico para compartilhar.

Via Battle.net

Claro que tudo isso pode mudar até o lançamento =)