X

Você já sabe Como fazer seu Tanker feliz, e Como fazer seu Healer feliz, então agora é a hora do Dps!

Todos sabem a importância de um Tanker e um Healer, mas muitas vezes a importância do Dps é subestimada. Eles são os responsáveis por derrubar os inimigos, enquanto o Tanker os segura e o Healer o mantém vivo. Sem Dps (Damage per second, ou Dano por segundo em português) o Tanker continuaria segurando os monstros enquanto o Healer o cura, mas geralmente o mana do Healer acabaria antes que o Tanker pudesse derrubá-lo.

1) Marque os alvos.

Telepatia não consta em nenhuma árvore de talentos, então porque não marcar os alvos? Isso pode ser feito pelo Tanker ou por quem tenha maior experiência e souber a melhor ordem para derrubar os alvos, pois nem sempre é fácil para o Dps se antecipar com relação ao alvo escolhido, principalmente em situações onde o Tanker precisa rotacionar os alvos para manter o aggro.

E já que estamos falando de marcação dos alvos, não marque um alvo para ser polimorfado ou qualquer outra forma de controle e logo a seguir use uma habilidade de AoE em cima do mesmo. Principalmente, se fizer isso, não culpe o Dps por não mantê-lo sob controle.

2) Saiba se o Dps também está pronto.

Uma boa parte dos Tankers apenas checa se o Healer está com mana e então segue em frente. Mas o Dps nem sempre está pronto, pode estar também sem mana, pode ainda ser um Hunter ressucitando seu pet, ou um Warlock summonando um Felhunter. Embora a necessidade varie de acordo com a classe do Dps, geralmente eles precisam de certas condições para iniciar as lutas. Isso sem contar os bosses onde não é permitida a entrada posterior dos membros do grupo e um Dps de fora pode fazer falta na luta.

3) Considere sua movimentação.

Se você mantém os monstros longe do Dps ele não poderá atacá-los ou manter sua rotação. A pior coisa para um Dps é quando o alvo sai de seu range no meio de um casting, ocasionando perda de tempo e muitas vezes preciosas habilidades que dependem da rotação. Existem situações em que a movimentação constante é necessária, mas se não o for, evite. Um Dps pode também melhor escolher seus alvos ou usar habilidades em área se os monstros estiverem parados.

 

4) Seja razoável.

Embora hajam exceções, a grande maioria dos Dps sabem exatamente quando podem ou não usar determinada habilidade. Não tente saber mais sobre isso do que o Dps, exigindo que a cada vez que solicite uma habilidade ela esteja disponível. Se não conhece muito bem a classe e o papel de seu Dps, entenda suas limitações, pois de nada adianta pedir que um Mago silencie os alvos a cada 5 segundos, por exemplo. Outras habilidades precisam de reagentes, e embora seja também razoável que ele tenha os reagentes necessários ao entrar em uma masmorra, pode acontecer dele esquecer e portanto, não poder usar certas habilidades.

5) Reconheça seu trabalho.

Não pense que ter o símbolo do Tanker ou do Healer em seu personagem significa que você sabe melhor como as coisas funcionam do que um Dps, portanto, ouça-os. Agradeça-os também caso façam algo que o ajude, que não seja simplesmente causar dano, bons Dps são bons Dps. O Rogue (Ladino) que interrompe tudo, o Hunter (Caçador) que usa a trap em um caster distante sem que o solicitem, o Shaman (Xamã) que usa Healing Rain (Chuva curativa) ou o Druida que usa Tranquility (Tranquilidade) para ajudar no heal, quando as coisas vão mal, todos são tão bons Dps quanto aquele que “apenas” causam uma  quantidade insana de dano.

Resumindo, um Dps não está lá apenas para apertar um ou dois botões e fazer número, ele tem um papel tão importante quanto o do Tanker ou o do Healer, e um Dps ruim é tão substituível quanto um Tanker ou um Healer ruim.

Via Wow Insider