X

… e fez-se a Área Inter-Reinos (Cross Realm)!

Olá galerinha, mais uma quinta aqui com vocês, dessa vez pra discutir a Área Inter-Reinos, uma mudança implementada pela Blizzard nas últimas atualizações, e que causou muita polêmica nos fóruns por aí. (You don’t say!)

> Mas o que é a Área Inter-Reinos?

Pra quem ainda não viu, em algumas zonas mais remotas por aí, a Blizzard permitiu que jogadores de outros servidores, do mundo inteiro, possam se encontrar fisicamente. Ou seja, você está lá tranquilo em Zargarmash upando sua mineração, e de repente um elfo sangrento do Illidan aparece e rouba seu veio de minério. A diferença entre pessoas dos reinos diferentes pode ser vista pelo nome diferente que aparece na cabeça do cidadão do outro reino. Lembrando que essas zonas remotas podem variar de acordo com o número de jogadores presentes no servidor naquele momento. Se tiver rolando um mega evento em algum mapa pouco frequentado, que por algum tempo tenha muitos jogadores do servidor naquele mapa, dificilmente vai ter algum jogador de outro reino passeando por lá.

> O que a Blizzard quis com isso?

A principal meta da Blizz nessa próxima expansão é reviver o World PvP. A idéia da Área Inter-Reinos é permitir um maior número de jogadores em cada mapa pra que isso aconteça com mais frequência. Então pode ter certeza que a chance de você topar com alguém da facção oposta e eles te gankearem será infinitas vezes maior agora com o Cross Realm (e se você fizer parte de um reino PvP, pode ser a oportunidade pra iniciar um verdadeiro evento de World PvP, ou de repensar se um reino PvE não é melhor pra você :P).

Além disso, com a inclusão dos World Bosses, teremos mais jogadores para poder recrutar durante uma possível raide. Teremos a chance de encontrar muito mais pessoas novas, de diferentes servidores, de diferentes países, e assim ficaremos menos sozinhos quando estivermos naqueles mapas distantes. O pessoal de longa data de WoW vai se lembrar de como é deprimente ver cidades como Shattrath e Dalaran tão vazias durante o Cataclismo. Agora, elas voltarão a ficar cheias de gente diferente! Quem sabe não fazer grandes amizades com jogadores de culturas distintas da nossa?

> Onde está a polêmica nisso?

Os mimimis nos fóruns e chats de comércio e geral das cidades circula falando de várias coisas, nenhuma delas confirmadas ao vivo e em cores por esta colunista que vos fala (além do fórum é claro, porque eu leio lá todos os dias). Tem gente que já disse ter sofrido xingamentos por personagens de servidores estrangeiros, tem gente que já disse ter sido morto várias vezes por pessoas da facção oposta quando estava upando level ou profissão (pela quantidade demasiada de jogadores no local), algumas acusações de xenofobia, verdadeiros discursos pela elevada competição no garimpo de ervas e minérios, lag, gente pedindo pra ter cross realm só de reinos brasileiros, etc etc. O que eu quero pedir pra essas pessoas que estão mais indignadas, é que vocês esperem um pouco até o MoP sair.

Desde que o Cross Realm foi anunciado, há muitos debates acerca de como vai ser no final das contas. Os reinos PvP só interagirão com os demais reinos PvP, e o mesmo com os reinos PvE e RP. Eu sinceramente acho que só temos muito a ganhar com esse tipo de novidade, além de ficar na solidão pelos mapas por bem menos vezes. O único problema é um dos limites culturais que vão sempre existir: a língua. Se em masmorra, Campo de Batalha e outros meios randômicos de se achar jogadores no mundo todo já existe a exigência do inglês por alguns estrangeiros, o que fazer agora quando isso se tornar global? Cabe a todos nós aprender a ter tolerância com os jogadores dos outros servidores, nós só temos a ganhar com esse tipo de implemento.

No mais, quero a opinião de vocês. Já tiveram alguma experiência em Área Inter-Reinos em Azeroth? O que acharam dessa novidade?

Muito obrigada pela atenção de vocês, e até a próxima! :*

Para saber mais sobre a área inter-reinos, leia o post oficial clicando aqui.