X
“Um estrondo rasga o silêncio da manhã, meus sensíveis ouvidos élficos parecem estourar. Cá estou eu, nesta terra distante: Pandaria. Malfurion em pessoa me designou para investigar quem são eles. Seriam, assim como os Worgens, fruto de alguma tentativa frustrada de transformação druídica?

Paro e vejo ao longe um deles. Minha mente se recusa a entender o que se passa, não sei de quem se trata e nem nunca vi tal forma de criatura. Não havia dúvidas, era um deles.

Mais que depressa tento me esconder, já pressentindo o que se confirmaria na sequência. A criatura usava um tabardo da Horda. O ribombar da guerra voltara e cá estava eu frente aquela criatura.

Ele rola, de forma ao mesmo tempo graciosa e jocosa, me fazendo soltar um leve som de espanto. Suficiente para que ele me perceba. Num salto, a criatura se posta em minha frente, mas eu sou ágil e rapidamente minha forma de gato se revela, meu golpe será fatal, pois minhas garras afiadas são letais àquela distância e, nem o próprio Illidan me escaparia agora.

Repentinamente subo o olhar e…

Que fofo! Ele é lindo! E aquele olhar de gatinho pidão?

Zás, cá estou eu no chão, nocauteada. Mas como eu poderia atacar tão doce criatura? Malditos Pandas!!!!”

Acredito que não exista alguma pessoa no mundo que não goste de pandas. Eles são simplesmente seres adoráveis, com aparência frágil parecem bichinhos de pelúcia, fofinhos, peludinhos e lindinhos… (desculpe, mas meu lado menininha falou mais alto agora)

Eles geralmente inspiram muita simpatia nas pessoas, deve ser por causa da sua aparência e seu jeito desengonçado de andar.  São simplesmente adoráveis. Existem dois tipos de urso, o Panda Vermelho que é menorzinho e com pelos avermelhados e o Panda Gigante, esse ultimo é o que estamos  ansiosamente aguardando na chegada do MOP.

Mas quem são os Pandas Gigantes?

Calma, esse post não tem a pretensão ser uma aula de biologia. Vamos apenas tentar conhecer mais esse novo habitante de Azeroth, já que eles serão nossos novos companheiros.

Os Pandas Gigantes são nativos da Ásia e vivem geralmente em bosques nas montanhas, eles preferem esse tipo de região pois geralmente encontram com facilidade bambus e se alimentam dos  talos, brotos e raízes. Se a Serra Gris tivesse bambus, eu aposto que alguns pandas se mudariam para lá, afinal quando o assunto é bosque nas montanhas, eu tenho a opinião de que não existe lugar mais bonito no WoW.

Mas voltando aos pandas, aparentemente esses ursos são seres fortes, mas precisam de muitos cuidados, pois é uma espécie ameaçada de extinção. E esse é um assunto muito sério.  O desmatamento das florestas acaba com que seu alimento predileto, e sua sobrevivência depende da disponibilidade de alimentos. Afinal para manter esse corpinho precisam de uma dieta bem farta.

Por falar em extinção, os pandas são usados como símbolos de conservação da vida selvagem, e temos dois exemplos muito interessantes de preservacionismo.

Um dos símbolos foi utilizado pelo Movimento Escoteiro na insígnia mundial do conservacionismo.
Um dos artigos da Lei do escoteiro é ser amigo das plantas e dos animais, consequentemente amar e proteger a natureza. O movimento escoteiro está sempre preocupado com a educação ambiental e o objetivo da insígnia era fazer com que os escoteiros aprendessem mais sobre a natureza e como fazer para preservá-la.  O Panda era o símbolo desse distintivo, que após o jovem conquista-lo ele o utilizava acima do bolso esquerdo do uniforme ou traje Escoteiro.

Outra ação de preservação em que os pandas foram utilizados foi na “WWF -World Wide Fund for Nature (“Fundo Mundial para a Natureza”) que é uma Organização não governamental (ONG) internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental, Esse símbolo é conhecido em todo o mundo e considerado um representante das espécies ameaçadas de extinção. A missão da organização é contribuir para a conservação da natureza e conscientizando para a preservação da biodiversidade e utilização consciente dos recursos naturais.” (Fonte Wikipédia)

O panda é utilizado como símbolo internacional da conservação da vida selvagem.

 Ainda na cultura pop não é de hoje que se utilizam pandas em obras, sobretudo infantis.

Pandas são muito fofos e isso não da para negar. Temos alguns exemplos de pandas que de alguma maneira já tivemos algum contato.  Alguns se lembrarão com nostalgia, mas para outros pode ser novidade.

Um exemplo é o Andy Panda, um desenho animado criado na década de 30. Alguns podem até dizer que foi há muito tempo, e que a maioria dos jogadores nem eram nascidos quando esse panda foi apresentado ao mundo.  Concordo, mas o desenho do Andy Panda passou na televisão até pouco tempo e se você procurar no youtube conseguirá ver os episódios e se divertir independente da idade que você e que o desenho tenha. O Andy é um pandinha muito cativante e o famoso Pica-Pau apareceu pela primeira vez no desenho do Andy Panda, quando ainda era pássaro desconhecido.

Esse outro exemplo é da série “Quero ser um panda”… 

Imagem do site koalaobseso.com.br

Não, não é sobre esse cãozinho, ele só está ai porque é fofo. Brincadeira, ele vem para ilustrar um caso de um personagem fantasiado de panda. É isso mesmo, estou falando do Pandaman que é um figurante da série de anime One Piece. A aparição que ele faz, se  assemelha ao do Wally, da série Onde está Wally? (Where’s Wally?).  Ele é visto sempre no meio da multidão, geralmente fica parado e só conseguimos vê-lo depois de um tempo de observação. Esse personagem não é um urso,  mas achei legal pois pode servir de inspiração para você fazer seu cospobre cosplay para ir aos eventos, como a  Milena já ensinou no post Vestindo a Camisa.  Ele é um homem que usa uma máscara de panda, fica sempre sem camisa e de calça preta. Para se vestir de Pandaman é fácil, você só precisa da máscara e da calça e se tiver músculos melhor ainda, já que Pandaman  era um lutador de luta livre.

É claro que existe um outro panda muito mais famoso na atualidade. Ele, o Dragão Guerreiro! O panda Po, um monge que virou uma lenda. Mas ele é assunto para um outro dia. E se você  não está conseguindo segurar a ansiedade da chegada do MOP, assim como eu, pode aproveitar o final de semana para assistir aos filmes do Kung fu Panda e ir se familiarizando com os cenários.

Para reflexão…

Os pandas são ursos equipados com garras e presas, prontas para serem utilizadas com toda força de seus corpos volumosos. Têm, também um aparelho digestivo de carnívoros. Ainda assim, estes caras são extremamente dóceis e vegetarianos. Se não fossem animais ditos irracionais, poderia jurar que são pacíficos e vegetarianos por uma filosofia de vida!