X

Olá galerinha! Vou falar um pouquinho hoje da guerra dentro do World of Warcraft. Porque a guerra é tão importante dentro do jogo? O que modifica no nosso modo de jogar o estranhamento entre uma facção ou outra?

Essas duas últimas semanas foram muito agitadas pra quem estava upando e farmando itens de profissão ou reputação, principalmente nos reinos PvP. Colocar como objetivo upar seu personagem e passar por cima de tudo e todos para isso é realmente algo bem complicado em servidores PvP. Embora muita gente só quisesse upar, parecia que alguns tinham como objetivo de vida atrapalhar ao máximo o jogador da facção oposta a conseguir subir de level. Muita gente se sente incomodado com isso, mas eu particularmente acho isso essencial, vou tentar explicar um pouco o porquê.

Entrando um pouquinho na minha área de estudo, o estado de Guerra (no sentido de estar em guerra, e não de governo) exige uma formação de identidade nacional e de um aparato estatal pelo qual os cidadãos se sintam representados e que engajem-se a lutar por. Antes que você comece a bocejar sobre o assunto, vou colocar isso pra dentro do nosso querido jogo. Pra quem me acompanha desde que comecei a escrever aqui no site, meu primeiro texto foi sobre as facções do jogo e o que elas têm de importante na formação do jogador de WoW. Se você não tiver lido ou já leu mas não se lembra do que se trata, leia de novo. Não quero ficar repetindo a mesma idéia daquele texto, mas as facções servem sim pra criar uma identidade que sirva de pretexto pra uma guerra. E o que é o World of Warcraft senão uma bela guerra? 🙂

PvP é uma prática saudável, todos recomendam e é algo que em doses homeopáticas e sem fanatismo faz um bem danado. Não seja covarde em matar seu inimigo quando ele está upando, com a vida a menos da metade e concentrado no que está fazendo. É muito mais gratificante vocês lutarem limpo, mesmo que você morra, mas sabendo que foi uma luta justa. Se não for justa (vai que você é um mero hunterzinho contra um DK boladão, né mesmo?), chame seus amigos ou guilda para incitarem um World PvP. Garanto que vai ser bem mais divertido, justo e até desestressante.

Ouvindo muitos dos Fakecast Live do PvPLab (e que recomendo muito, viu?) já ouvi várias vezes os meninos de lá e os próprios ouvintes no chat ou no fórum discutindo que “muitos que fazem PvP não têm facção, preciso mesmo é matar o jogador que eu posso atacar”. É uma teoria muito boa, de verdade, MAS eu discordo um pouco. Se você têm algo pelo que lutar, porque não lutar por isso? Porque não assumir uma identidade Horda ou Aliança e lutar por ela? Ou mesmo assumir uma identidade de guilda, uma identidade de grupo, uma identidade própria (sim, lute por si mesmo!). Se a Horda do Nêmesis e a Aliança do Azralon não são boas, a culpa é da Blizzard? Não, a culpa é sua que preferiu jogar na facção que falaram pra você que era “a melhor” e acabou que 80% do servidor foi pra lá. Quem você vai matar se não há jogador para matar? Não é a facção que é boa, mas quem joga nela, pois você nobre jogador é quem faz o jogo. Mais uma vez, releia o meu primeiro post e reflita sobre isso.

Se você continuar a matar os outros ou fazer as coisas dentro de um jogo sem um objetivo específico, o jogo vai acabar se tornando enfadonho. O estado de Guerra promove a competitividade, mas o que é a competitividade sem o engajamento? Algo te prende à sua facção? Se sim ótimo, se não, o que te prende ao jogo? Seus amigos? Sua Guilda? Suas conquistas? Se tornar um Mestre Pokémon de Batalha de Pets? Jogue por isso, jogue traçando objetivos que queiram te ascender no sentido de ser o melhor no que você gosta, se divertindo ao máximo.

A Season 12 abriu agora, e as novas raides também. Reviva o World PvP e as disputas entre guildas ou facção dentro do jogo. Corra atrás do Gladiator, do Realm First, da medalha de ouro nas masmorras do Modo Desafio. Seja competitivo, mas não seja fanático nem arrogante. Respire fundo, coloque o tabardo da sua facção, ou da sua guilda, ou o tabardo que você mais gosta e, assim como o nosso querido Chen Malte do Trovão nos diz, lute pelo que vale a pena lutar.

Boa semana à todos e tenham um ótimo começo de season. :*