X

“Eu sei exatamente o que eu vou fazer a respeito, filho do Grito Infernal. Eu estarei assistindo enquanto seu povo lentamente se toca de sua inaptidão. Eu vou dar risada conforme eles começarem a te desprezar que nem eu te desprezo.

E quando a hora chegar da tua falha ser completa e seu ‘poder’ não ter significado nenhum, eu vou tar lá pra terminar teu regime, rápido e silenciosamente. Você vai passar o resto do teu reinado tendo que olhar por cima do ombro, tendo medo das sombras, porque quando a hora chegar e teu sangue tiver se esvaindo lentamente, você vai saber exatamente quem atirou a flecha que perfurou teu peito.”

-Vol’jin. Filho de Sei’jin e líder dos trolls Lançanegra.

Saudações, aventureiros, curiosos e trolls de todo o Brasil afora!

Eu lembro quando eu fiz o artigo do Mekkatorque e de Gnomeregan, do evento do pré-lançamento do Cataclysm, onde a aliança tinha de tomar uma porção da cidade gnômica de volta do poder dos Troggs e do gnomo louco Termaplugue. Houve um evento equivalente na Horda, claro.

Eu acho que os trolls são a melhor raça da horda – a tribo Darkspear, na verdade, não os trolls como um todo. E não por serem trolls… Porque convenhamos, toda expansão tem um grupinho de trolls enchendo o saco, querendo um ser boss de raid aqui, boss de dungeon ali, mexendo com vodu, Lich Rei, Loas, matando elfos… essas coisas todas que os trolls que não fazem parte do Clã do Vol’jin, fazem…

Grande Vol’jin… Essa fala que abre o post é na verdade um pedaço do diálogo das imagens de Vol’jin e Garrosh. Eu me lembro de tê-lo visto quando tentei, sem sucesso, upar um personagem no famoso servidor Warsong pra jogar com uma galera um tempo atrás… Não podem dizer que eu não tentei. Eu tentei, tentei mais de uma vez.. Não rola. O sangue nas minhas veias grita pela Aliança e por mais que eu conviva pacificamente com pessoas da facção vermelha… valeu, galera, mas vou ficar com minhas meio trilhão de humanas magas e paladinas que eu sou mais feliz. Mas eu peguei incríveis 13 níveis com a minha trolesa maga… e consegui testemunhar este diálogo logo no início da expansão.

Bom, sem mais delongas, vamos falar de Vol’jin, um personagem que entrará em foco no próximo livro do universo de Warcraft, Vol’jin: Shadows of the Horde.

Quem é Vol’jin?

Uma das artes de Vol’jin para o TCG

Vol’jin é um Troll da Selva, filho de Sen’jin, um sábio feiticeiro e líder dos trolls Lançanegra. Ele é o atual líder dos Lançanegra [Darkspear] e um dos principais personagens do cenário da horda moderna. Sendo bastante influente na facção de modo geral. – Apesar de apagado agora com Garrosh no poder.

Em termos de personalidade, Vol’jin é aquele tipo e líder que coloca sua felicidade pessoal atrás da prosperidade de seu povo. O troll valoriza a liberdade acima de tudo, mesmo que isso custe muita dor e sofrimento, ele preferiria qualquer coisa à perder a liberdade. – Não é bem isso o que vemos na nova Horda do Garrosh não é? Já chegaremos lá.

Vol’jin não tem nada pessoal contra a Aliança e acha que as ações de Garrosh são agressivas e muitas vezes desnecessárias, mas ele fará de tudo para manter seu povo a salvo, inclusive perdendo a liberdade que ele valoriza, como dito antes, ele coloca o bem do povo dele acima de suas necessidades pessoais.

Origens e a Nova Horda

Tela da missão das ilhas Lançanegra (Darkspear), Warcraft III

O jovem Vol’jin veio a ser aprendiz de seu pai e líder, e eles vivam exilados nas ilhas do Vale do Espinhaço [Strangletorn Vale]. Até que um dia apareceram os marinheiros de Kul Tiras.

Kul Tiras é um dos reinos humanos que se aliaram à Lordaeron e Lothar na Segunda Guerra para combater os Orcs invasores. Este reino em particular é conhecido por sua estimada frota naval. Eis que os humanos montaram um acampamento em uma das ilhas e pertubaram a bruxa local. A Naga atiçou seus adoradores pra cima de todo mundo.

Uma noite, o pai de Vol’jin teve uma visão.

E nessa visão havia um jovem orc. Este orc libertaria seu povo, afastaria os humanos de sua tribo e os tiraria das ilhas. E assim Sen’jin decide enviar seu filho Vol’jin para o Primeiro Lar [First Home], uma selva das ilhas Lançanegra [Darkspear].

Vol’jin era jovem e inseguro e ele adentrou o local com seu amigo de infância Zalazane. Eles acharam que ambos ficariam mais fortes juntos, só que eles tiveram visões distintas e no final acabariam se enfrentando. Uma vez passados seus julgamentos e entrado em comunhão com os Loa, Vol’jin retornara para casa como Caçador Sombrio [Shadow Hunter].

Vol’jin achou que se passara uma semana desde que havia entrado na selva, mas haviam se passado três meses. Sua tribo, que já não era muito grande, estava quase extinta com os constantes ataques dos murlocs da bruxa Naga e do embate com os humanos. O pai de Vol’jin inclusive havia caído, tornando-o o novo líder dos Lançanegra.

Sen’jin

Foi quando convenientemente os orcs liderados por Thrall chegaram e salvaram o dia! Por este ato, Vol’jin declara lealdade à serviço da Horda de Thrall. Quando os orcs velejaram para o continente de Kalimdor, muitos trolls foram também logo em seguida, mas Vol’jin não. Ele preferiu ficar e enfrentar a ira da Naga com o resto da tribo até a hora de partirem.

Apenas um ano depois eles conseguem se unir à Thrall e os demais em Durotar. Ou seja, na batalha de Hyjal, os trolls não contavam com seu líder, mas lutaram ao lado dos orcs, dos humanos e dos elfos noturnos contra Archimonde e sua Legião Ardente.

Ao chegar, Vol’jin instituiu casa nas Ilhas do Eco [Echo Isles], ao sul de Durotar. E novamente Kul Tiras surge como um problema. A frota expedicionária naval do próprio Grande Almirante Daelin Proudmoore chegava em Kalimdor em busca dos sobreviventes humanos de Lordaeron, agora alocados na pacífica Theramore.

Mesmo com a filha implorando para que deixassem as diferenças de lado, Daelin começou a investida contra os orcs e trolls. Vol’jin ajudou Rexxar, Rokhan e o pandaren Chen Stormstout na evacuação de seus trolls Lançanegra e usou seus feitiços de Shadow Hunter para transformar os três em wyverns que atacariam as forças da Aliança pelo céu.

Quando finalmente estavam em paz novamente com os humanos, surgiu outro problema para atormentar Vol’jin enquanto voltavam para as Ilhas do Eco. Você se lembra do amigo de infância de Vol’jin, Zalazane?

Então, ele se tornou um feiticeiro poderoso e usou magia negra sobre seus irmãos da tribo, escravizando-os. Isso fez com que Vol’jin se retirasse para o continente com o máximo de trolls que pode com medo do que seu amigo louco poderia fazer com eles. Então ele fundou uma vila. O lugar recebeu o nome de Vila Sen’jin, em homenagem ao velho pai de Vol’jin, tal como Durotar era homenagem à Durotan, pai de Thrall, e Orgrimmar à Orgrimm Doomhammer.

Em Sen’jin, o líder dos Lançanegra se prepararia para atacar Zalazane. Mas antes que ele pudesse formular seu plano, seu Chefe Guerreiro Thrall o chama para ajudá-lo. A vila fica sob os cuidados do Mestre Gadrin, um dos conselheiros de confiança de Vol’jin. Por mais que ainda exista uma presença de alguns marinheiros de Kul Tiras nas praias de Durotar, eles não são uma ameaça direta aos Trolls.

Em World of Warcraft – Até o Lich King

Uma das cartas de Vol’jin no TCG.

Vol’jin tem aparições de pouca importância, tendo maior destaque no evento de Brewfest e na antiga questline de Batalha pela Cidade Baixa [Battle for Undercity], um conteúdo exclusivo da expansão Wrath of the Lich King. A questline foi retirada do jogo. A participação de Vol’jin consiste em sentar sobre seu raptor estilosão, enquanto envia aventureiros atrás do Chefe Guerreiro e da Rainha Banshee.

Retomando o que é nosso!

Vol’jin no evento de retomada de Echo Isles

Finalmente era a hora. No evento pré-Cataclysm da Horda, Vol’jin finalmente junta seus aliados para reclamar suas ilhas que estão sob o comando do feiticeiro maluco Zalazane. O evento pode ser acompanhado em inglês por uma série de videos no YouTube. Este vídeo a seguir é a parte 1 de 4 que segue a questline, nos comentários da página do youtube você pode encontrar a parte 2 e assim por diante. A briga mesmo começa na parte 3.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=01wUNc4N8g0]

Parte 1 de 4 videos da retomada das Ilhas do Eco [Echo Isles] no evento pré-cata, o equivalente da horda para a retomada de Gnomeregan.

Com a ajuda de outros residentes da vila Sen’jin e membros da Horda, Vol’jin conseguiu forças para convercer mais trolls Darkspear de que a medida era necessária.  O feiticeito Hex’tok conversou com os espíritos e contou a Vol’jin que ele deveria fazer as pazes com o Loa Lançanegra  Bwonsamdi. O Loa era o responsável pelos espírito dos mortos nas ilhas. Para ganhar a confiança do Loa, Vol’jin teve de provar a força de seu grupo. Tendo sucedido em tal tarefa, o Loa pede para que os espíritos dos trolls levantem e ajudem Vol’jin.

O Loa Bwonsamdi

Finalmente Vol’jin enfrentaria seu ex-colega como foi previsto nas selvas das ilhas Lançanegra.

Porém Zalazane consegue escapar e começa a trabalhar em outra magia negra. Vol’jin e seus companheiros o encontram. O chefe dos Lançanegra tem compaixão pelo amigo e lhe oferta uma chance de se render. Zalazane tem outros planos, na verdade o plano era atrair Vol’jin e os demais para onde ele queria que eles estivesse. Ele passa a controlar as forças de Vol’jin contra ele e o resto da Horda. Quando ele falha e Vol’jin sai vitorioso, o Loa Bwonzamdi surge e levanta os mortos para dar um fim à Zalazane.

 De volta pra casa – Cataclysm 

Com a partida de Thrall, Garrosh é apontado como novo Chefe Guerreiro e isso não agrada nem um pouco Vol’jin. Eles trocam faíscas. A coisa vai se deteriorando à ponto de Vol’jin preferir pegar seu povo e voltar para as ilhas de onde vieram. E assim o fazem.

Lembram daquela bruxa Naga? Ela ainda está lá, não feliz e muito descontente. Ela fora responsável pela morte do pai de Vol’jin e agora ela tem outros servos além de murlocs. Ao invéz de recuar e fugir como haviam feito até agora, Vol’jin parte para cima dos Nagas que tomaram suas terras nas ilhas e finalmente Vol’jin vinga a morte de seu pai, assasssinando Zar’jira, a bruxa.

Com o enorme poder que saiu da bruxa, Vol’jin conseguiu contactar Thrall e pediu seu conselho. O Orc o orientou a não sair da Horda como o troll havia considerado, e ainda salientou que apesar de tudo as intenções de Garrosh eram nobres… (hehe, sei…)

 A ascensão dos Zandalari

Até agora você já deve ter percebido que existem mais de uma tribo troll em World of Warcraft. Os Darkspear na verdade são a menor delas e eles eram os exilados. Você vai conhecer nesse patch alguns outros tipos de trolls que existem por aí.
Isso fica comentado por fora… mas não faz muito sentido os jogadores poderem criar tantos trolls Lançanegra no jogo sendo que sim, como os Elfos Sangrentos e Gnomos, eles estavam a beira da extinção… Mas tudo pelo gameplay, não é mesmo? 😛
Bom, voltando…
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=jwmUjvJSTl4]
Trailer do patch de Zandalari, legendado em português por Renato Diniz 

Acho que agora tá mais claro sobre o que se tratou o patch. Quem jogou na época lembra da dificuldade inicial das dungeons, do ódio de ir com um grupo aleatório que não entendia nada de nada das lutas e passavam horas, sim, horas, pra matar um bicho lá dentro pra pegar um épico fraco que facilitava um pouco a vida do povo que queria ir Terras do Fogo… Argh!

Vol’jin não é muito fã de brigas desnecessárias e de certa forma é um diplomata bastante pacifista comparado aos demais líderes de seu povo. A promessa de guerra dos trolls não o agradou nenhum pouco, então ele se manteve ao lado da Horda ao invés de seus ‘irmãos’ trolls.

Recusando os demais e sabendo que ele e a Horda apenas não teriam forças para parar os Zandalari, Vol’jin envia um emissário tanto à Orgrimmar quanto à Ventobravo [Stormwind] para ajudarem a conter a ameaça de Zul Aman e Zul Gurub. Ele mais tarde se encontra com o Elfo Sangrento Halduron Brightwing, atual Ranger General de Luaprata [Silvermoon] e com a Elfa superior Vereesa Correventos [Windrunner], líder da resistência Quel’dorei, os elfos de olhos azuis da Silver Covenant.

Eles concordam em unir forças para libertar as terras de Zul Aman da ameaça de um novo império Troll – incluindo os Amani, que se tornariam a maior ameaça à Quel’thalas desde o Flagelo [Scourge].

Vol’jin também viaja para a Selva do Espinhaço [STV] e também dá as coordenadas à Aliança e à Horda sobre os Gurubashi e a região. Apesar de ir de lá pra cá o tempo todo, Vol’jin e a força que ele reuniu conseguem com sucesso deter a ameaça de um novo e cruel império Troll. Marés de Guerra Oi! Aqui tem SPOILERS, se você está lendo o livro Jaina: Marés de Guerra, cuidado aqui!  Saiba onde parar.

Garrosh chamou os líderes raciais da Horda para uma reunião na capital Orc de Orgrimmar. O local havia sido reconstruído por Garrosh. Vol’jin não voltava ali fazia muito tempo. Depois de tantas trocas de insultos e ameaças de mortes, o troll prefere permanecer calado e observar Garrosh caindo aos poucos. Vol’jin ouve o discurso do Chefe Guerreiro calado e apenas se prontifica quando Garrosh menciona que o ataque de Theramore terá repercussão nos Elfos Noturnos.

“Drive dem all out?”, said Vol’jin, baffled. “Dey been here longer dan we have.  An’ we try something like dat, da Alliance be over us like bees on da honey!”
– Vol’jin, Tides of War
“Afungentá-los?” disse Vol’jin, perplexo. “Eles tão aqui bem antes da gente. E se a gente tenta uma coisa dessas, a Aliança vai cair em cima da gente que nem abelha em mel!”
– Vol’jin, Tides of War

Vol’jin tem uma interação com Baine e eles constantemente falam sobre as ações de Garrosh e de seus guarda-costas Kor’kron. O troll ainda aponta à Baine a similaridade entre aceitar um membro da tribo Grimtotem entre os Tauren e aceitar os Kor’kron na Horda órquica de Garrosh. Vol’jin perdeu muito do respeito pela raça orc desde que Garrosh subiu ao poder.

Apesar de não concordar com seu Chefe Guerreiro, Vol’jin pessoalmente lidera as tropas dos trolls Lançanegra (que já eram quase extintos) sobre o posto da Aliança fortaleza da Guardanorte [Northwatch Hold]. O lugar não havia sido reconstruído após o Cataclismo, e havia poucos guardas. O ataque foi surpresa. É de se admirar que falem por aí que foi uma batalha em tanto… A queda de Guardanorte não provou nada além de um ataque covarde da Horda, onde Garrosh ordenou o uso de elementais escravizados, estritamente proibidos pelos xamãs do Earthen Ring, a batalha teve apenas um sobrevivente do lado da Aliança que consegue chegar em Theramore.

Após a vitória, Garrosh decide fazer acampamento ali e por ali permanece por muitos dias. Baine organiza uma rodinha de discussão, da qual Vol’jin participa – este encontro é atrapalhado pelo próprio Garrosh e seu guarda-costas Malkorok – que é um dos orcs mais irritantes que eu já vi, fica falando que tá todo mundo querendo passar a perna no Garrosh o tempo todo, fica ameaçando todo mundo de morte, some com um aqui, some com outro ali, tortura semelhantes… Bom, eles depois questionam as decisões de Garrosh sem entender o motivo deles deixarem a Aliança juntar tantos reforços em Theramore. Garrosh faz que não ouve seu guarda-costas e diz que todos ali são fiéis à Horda… Vol’jin se curva diante de Garrosh quando este vai embora. E volta para seu acampamento.

Muitos dias depois, a Horda resolve levantar acampamento e atacar Theramore. Vol’jin lidera seus trolls e vai com Baine pela estrada de cima atacar o portão norte de Theramore. O líder dos Lançanegra repara que tem um dragão auxiliando na defesa da cidade portuária e que ele além de defender, estava tentando dar um jeito para que não fosse possível uma retirada estratégica da Horda. Depois de chegar finalmente até onde Baine e Garrosh estavam travando suas batalhas, ele consegue retirar alguns trolls e membros da Horda na ordem de retirada de Garrosh.

Ele viu de longe o que Garrosh e os elfos sangrentos planejaram para Theramore. Ele viu todos aqueles generais da Aliança juntos, os soldados feridos sendo recolhidos do cerco onde a aliança havia sido vitoriosa, e então ele entendeu o motivo de tanto tempo para levantar acampamento. Vol’jin viu a Bomba de Mana massiva caindo e apagando Theramore do mapa. O troll ficou enojado e ultrajado com tal estratégia e não foi à Orgrimmar festejar com seu Chefe Guerreiro. Ele preferiu ficar em Monte Navalha [Razor Hill] com Baine e alguns demais que partilhavam do sentimento.

Logo Malkorok e seus capangas Kor’kron entraram na pousada e assassinaram a elfa sangrenta designada por Lor’themar para representar a raça em batalha e o renegado enviado de Sylvanas, ambos partilhavam da opinião de Baine e Vol’jin. Os orcs fizeram parecer que foi um acidente e tudo ficou por isso mesmo.

É nesse ponto da história que Vol’jin não se conforma com nada e resolve voltar pra casa nas Ilhas do Eco. No caminho ele encontra com um escoteiro de sua tribo que lhe informa que a Aliança possui uma frota indo a Orgrimmar.

Vol’jin mesmo não participa da batalha e só aparece depois da mesma… No final a Aliança derrota os Krakens da Horda, retoma Guardanorte [Northwatch] e agora vai retirar o bloqueio naval imposto pela Horda. Vol’jin vê Garrosh mandando a retirada de seus soldados do bloqueio e Baine parece satisfeito com a decisão… Porém a coisa vai muito além do que eles imaginaram, para o horror de ambos Garrosh diz que Kalimdor não é o suficiente para a Horda, Garrosh quer destruir toda a Aliança de Azeroth e tomar o mundo como deles, um genocídio total.

Pasmo, o Tauren diz que Garrosh vai perder todo o suporte de seu povo se ele planejar outra Theramore. Vol’jin encara Baine por alguns segundos e balança com a cabeça de leve, de modo com que Garrosh não perceba o movimento.

Baine entende a situação de Vol’jin, que volta para casa para planejar seus próximos passos.

Pandaria, 5.1, 5.2, modelo novo…

O modelo novo de Vol’jin, como disponibilizado pelo site MMOChampion

Sabemos que Vol’jin terá um modelo novo no próximo Patch, 5.1, e terá uma participação importante em alguns eventos. Pra variar, os Zandalari estão de volta e Vol’jin terá que tomar alguma atitude a respeito…

E claro, o próximo livro, Vol’jin: Shadows of the Horde, terá como figura principal o troll líder dos Lançanegra é atual favorito para assumir o posto de chefe Guerreiro quando Garrosh cair – isso segundo votações oficiais. Mas não levem isso como se fosse uma previsão do futuro… a Blizzard fez a votação, mas se o Basic Campfire tivesse vencido, ele não seria o sucessor do Garrosh… Por melhor que seja essa escolha para o título… =(

  Sobre o livro, visite o artigo de anúncio do mesmo para maiores informações. 🙂

Entre as fontes para a elaboração deste artigo, estão:

Warcraft III – Blizzard Entertainment World of Warcraft – Blizzard Entertainment Jaina Proudmoore: Tides of War – Christie Golden, 2012 The Judgement – Brian Kindregan Pode ser lida em português pelo link: http://us.battle.net/wow/pt/game/lore/leader-story/voljin/1#readmode http://www.wowpedia.org/Vol%27jin http://www.wowwiki.com/Vol%27jin http://www.wowwiki.com/Sen%27jin