X

Hoje é Dia Internacional da Mulher. Você, leitor homem cisgênero, deve estar pensando: o que eu tenho a ver com isso?

Embora boa parte dos gamers não acredite, existem mulheres que jogam videogame por livre e espontânea vontade. Muitas mesmo (47% do total, para ser mais exata). No caso do WoW, não temos dados oficiais da Blizzard, mas nas estatísticas das nossas promoções, a quantidade de mulheres varia entre 10 e 25% das participações. Portanto, existe uma grande chance de pelo menos uma pessoa naquele seu grupo de masmorra ser uma mulher.

Aí você se pergunta: mas onde estão essas garotas? Por aí, escondidas. Afinal, games ainda são um campo minado para mulheres. Ainda duvida? Alguns dados aleatórios:

– Jogadoras recebem três vezes mais comentários negativos do que jogadores em FPS, independente do nível de habilidade;

– Toda mulher já foi chamada de “gorda, feia ou vagabunda” enquanto joga;

– Uma pesquisadora chamada Anita Sarkeesian  foi  vítima de uma das maiores perseguições coletivas da história da internet simplesmente por pedir financiamento para uma série de vídeos mostrando representações de gênero em videogames.

Poderia ficar citando exemplos de sexismo o dia inteiro, mas você não está aqui para isso.

Algumas coisas que você pode fazer para tornar o ambiente do WoW mais inclusivo e amigável para todos (e não só as mulheres):

– Trate as pessoas de acordo com sua cordialidade e habilidade no jogo, não pelo seu gênero.

– Ela disse que é mulher mas não entra no Raid Call? Não assuma que é fake. Não faça disso um assunto. Afinal, que diferença faz ser homem ou mulher na hora de derrubar o boss? Além do mais, você não pede para todo rapaz que joga com você provar que é homem, certo?

– Não dê corda para intriguinhas e difamações de jogadoras baseadas em sua conduta sexual (real ou imaginária). Que importa se a fulana seduziu o GM para conseguir loot, ou se sicrana troca fotos provocantes por gold? O que a menina faz com o corpo só diz respeito a ela mesma (e aos babacas que caem nesse papo de “mimdagold, eu mostro peitchos”).

– Comentários negativos sobre a aparência das mulheres só são permitidos para jogadores no nível Reinaldo Gianechini+ de beleza (ou se você fizer parte desta lista).

– Piadinhas com homossexuais e “shemales”? Blé. Homofobia e transfobia são apenas outra face do machismo.

– Nunca, em hipótese alguma, faça piadinhas sobre “estuprar” um boss ou inimigo. Estupro é uma palavra que tem conotação sexual e é usada classicamente para ameaçar mulheres (mesmo que você use em outro contexto). Não seja um babaca, não contribua para esta cultura.

Por fim, não se esconda atrás do “é só um jogo”. Não sei vocês, mas para mim, um ambiente virtual onde eu passo pelo menos 2 horas todos os dias está muito longe de ser “só uma bobagem”. Não é um pedaço isolado do mundo, é parte da minha, da sua, das nossas vidas. E eu quero ser bem recebida e tratada com igualdade em todos os ambientes que frequento, incluindo este.

Então, neste Dia da Mulher, não presenteie as mulheres na sua vida com aquela rosinha safada e um comentário sexista que parece inofensivo. Dê algo que elas precisam muito mais: respeito.

x x x

Mais sobre feminismo, incluindo a resposta à famosa afirmação de que “feminismo é pior que machismo” e explicações de porque não é necessário um “dia do homem” no Papo de Homem.

xxx

A imagem da rosa pixelizada veio daqui.