X

Por que a maçã sempre cai perpendicularmente ao chão?, perguntou-se Newton. Por que ela não se move para os lados, ou para cima, mas sempre em direção ao centro da Terra? Certamente, porque a Terra a atrai. Tem de haver uma força de atração envolvida nisso.

Trecho do manuscrito de William Stukeley*

No território onde ficam as nascentes de águas que brotam aos pés de árvores e desafiam a gravidade, encontramos uma possível homenagem que referencia o famoso cientista Isaac Newton. Nagrand, local que abriga grandes mistérios e muita beleza, é o local que recheado de características intrigantes que provavelmente despertou a curiosidade de Newton.

Esse brilhante cientista inglês, mais conhecido como matemático e físico , embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.(Ele era cheio de profissões secundárias e eu fico as vezes reclamando da dificuldade de upar pescaria). Newton é uma figura muito conhecida, considerado o “pai” da física clássica geralmente nos é apresentado na escola, quando a professora conta a famosa história da maçã e como surgiu a teoria da gravidade.

Não da pra saber se a história da maçã foi uma lenda ou se é verídica. Alguns contam que Isaac Newton estava observando a queda de uma maçã, outros dizem que ele teria sido atingido por ela na cabeça. O importante foi que a partir desse episódio ele revolucionou o mundo da física com a teoria da gravidade, publicando isso no livro Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, de 1687.

Aqui no WoW ele foi representado junto a uma macieira flutuante, muito grande e carregada de frutos, onde é possível  visualizar muitas maçãs espalhadas no chão. Mas alguns detalhes me fazem suspeitar que o Newton do WoW estava tranquilo assentado aos pés da árvore, pesquisando sobre a teoria da gravidade, mas seu PVP estava ligado e algum desocupado o pegou de surpresa, restando apenas o esqueletinho dele para literalmente “contar história”.

Existem alguns boatos que alegam que Isaac Newton foi parar em Nagrand para investigar como aquelas imensas pedras conseguiam driblar a força da gravidade. Fenômeno realmente intrigante, mas ainda está sem explicações e esse mistério estava perto de ser desvendado por ele. Muitos acham que ele morreu, mas pode não ser verdade, já que alguns juram tê-lo visto no Santuário das Sete Estrelas e estão investigando seu paradeiro. Mesmo sem muitas explicações para os acontecimentos ocorridos em Nagrand, podemos considerar uma bela homenagem ao brilhante trabalho que Newton nos deixou, inclusive dentro do WoW.

*William Stukeley escreveu em 1752 a biografia do Isaac Newton intitulada “Memoirs of Sir Isaac Newton’s Life”