X

Uma das perguntas que a gente mais escuta aqui no site (depois, talvez, de ‘Minha conta foi congelada, tia, qui qui eu faço?’) é a seguinte: “Comecei/voltei pro WoW, com que classe eu jogo?”

Confesso que essa pergunta me deixa bem nervosa. A classe no World of Warcraft é uma escolha baseada no estilo de jogo com o qual você se sente mais feliz/confortável, então pra que raios você pede pra outra pessoa escolher por você? Mas aí, logo depois do nervoso passar, me lembro que nem sempre as pessoas se atentam que a escolha da classe define, literalmente, todo o seu caminho no jogo, e que o desempenho do jogador depende muito mais de quão confortável ele é com a classe que ele joga, e não da ~classe OP do momento~.

Por isso, aqui estou pra começar a responder a pergunta: Com que classe jogar no WoW?

O Começo

O World of Warcraft oferece onze classes aos seus jogadores: Bruxo, Druida, Ladino, Guerreiro, Caçador, Mago, Xamã, Monge, Cavaleiro da Morte, Paladino e Sacerdote. Mas antes de pensar em qual classe você vai criar, você deve pensar no estilo de jogo que você prefere, e no papel que você gosta de desempenhar dentro do jogo:

  • Você gosta de bater, matar, socar, atirar, soltar magias e ser o sanguenuzói que tira a vida de todos os inimigos? Então, você deve jogar com uma classe que tenha uma especialização focada em dano. Aí se incluem todas as classes citadas acima, sendo que o Caçador, o Bruxo, o Ladino e o Mago têm todas as suas especializações voltadas para o dano.
  • Você gosta de curar, e agir como suporte do seu grupo de jogo, cuidando pra que nenhum amiguinho morra, e assim ajudando todo mundo a matar os inimigos mais rápido? Então, você deve jogar com uma das classes que ofereça uma especialização focada em cura. Aí se incluem: Druidas, Xamãs, Monges, Paladinos e Sacerdotes.
  • Seu negócio é mesmo tomar a frente dos grupos, sendo resistente a pancadas e segurando os inimigos pro resto do grupo descer a lenha neles? Aí, sua vocação é ser tanque. Nesse caso, suas opções de classe são Druida, Guerreiro, Monge, Cavaleiro da Morte e Paladino. 

Depois de definir qual é o papel que te agrada mais dentro do jogo, você pode começar a pensar nas características específicas de cada classe – mas esteja ciente de que já deu um grande passo rumo à escolha certa de sua classe 😉

Quero dar dano, tia!

As classes que causam dano tem uma grande vantagem no processo de up do seu personagem: você é mais independente. Com todas as suas habilidades voltadas para matar, chegar no nível máximo com seu personagem pode ser menos dolorido. Mas ainda assim, existem alguns fatores de preferência pessoal que podem te levar a escolher uma classe ou outra. Os principais são:

  • Dano corpo-a-corpo (Melee): se você quer trazer a morte de perto, e não se importa em também ficar vulnerável a uma pancada ou outra de seu oponente, você pode considerar uma classe de dano próximo. Elas requerem que você esteja bem, bem perto do seu alvo para que consiga ser efetivo em seus ataques. Aqui se incluem Druidas Ferais, Ladinos, Guerreiros Fúria e Armas, Xamãs Aperfeiçoamento, Monges Andarilhos do Vento, Cavaleiros da Morte Gelo e Profano, e Paladino Retribuição.
  • Dano à distância (Ranged): você se sente mais confortável atacando de longe, mas ainda de forma eficiente? Prefere o uso de magias de tipos variados ao invés da boa e velha facada? Nesse caso, você pode escolher uma classe com dano à distância. Aqui se incluem os Magos, Druidas do Equilíbrio, Sacerdotes das Sombras, Bruxos, Xamãs Elementais e Caçadores.
  • Classes com ajudantes (pets): Pra quem prefere não estar tão na linha de frente nas batalhas mas estar bem representando ali, no WoW temos 3 classes em que você pode usar ajudantes pra te auxiliar: o Caçador (com tipos variados de fera como ajudantes – e você pode encontrar novos pets pelo mundo), o Bruxo (com demônios sob o seu controle, de tipos específicos) e Magos do Gelo (que podem invocar elementais de água para os auxiliarem).

Além desses itens, você pode considerar sua afinidade com as origens da classe: a Luz dos Paladinos, a proximidade da natureza dos Druidas, as forças demoníacas que dão poderes aos Bruxos, ou a capacidade de dominação elemental característica dos Magos. Essa é mais uma escolha de sentimento do que de estilo de jogo em si, e por isso, é a mais pessoal de todas.

Quero curar, tia!

No campo da cura, acredito que a parte de afinidade com a classe pode ser mais forte do que o estilo de jogo em si. Mas ainda assim, existem algumas especificidades:

  • Foco em absorção de dano: Existem alguns curadores que não curam, e sim, evitam dano. Isso é feito com habilidades do tipo bolha ou escudo, aplicadas individualmente em cada personagem a ser protegido. Aqui, quem domina é o Sacerdote Disciplina e o Paladino Sagrado.
  • Foco em cura efetiva: Já outras classes realmente curam – ou seja, depois do dano recebido, eles restauram a vida dos amigos. Se encaixam aqui Druidas e Xamãs Restauração, Monges Tecelões da Névoa e Sacerdotes Sagrados.

É importante frisar que independente da classe/especialização não muda o desempenho geral da cura – de novo, o que realmente importa é a sua familiridade com a classe, com a movimentação dela, de escolher as melhores habilidades para cada momento – o que, de novo, requer conhecimento da sua classe e de cada habilidade dela. Ah, uma observação: os Monges Tecelões das Névoas também são bem bons em causar dano enquanto curam 😉

E eu que quero ser tanque?

Aqui, você pode ter dois focos principais: ter a capacidade de desviar do dano de seus inimigos, ou ter uma quantidade absurda de vida que te permita apanhar levar dano sem comprometer sua sobrevivência combinada com habilidades que te curam. Geralmente essas habilidades são combinadas em todas as classes e especializações que podem exercer o papel de tanque, mas em alguns casos, uma dessas características é mais pronunciada. Por exemplo, um Druida Guardião tem uma quantidade de pontos de vida enorme, além de habilidades que o curam enquanto defende o grupo, enquanto os Paladinos de Proteção costumam confiar em suas habilidades de desvio e bloqueio. A exceção é o Cavaleiro da Morte Sangue, que usa um sistema de absorção de dano similar aos escudos dos Sacerdotes e Paladinos – mas que só funciona pra ele mesmo 😛

As outras classes/especializações que podem ser tanques são o Monge Cervejeiro e o Guerreiro Proteção.

Tá, mas eu quero saber MESMO é QUAL CLASSE É A MELHOR!

Mas você não entendeu ainda, pequeno Padawan? A melhor classe é aquela com a qual VOCÊ joga melhor! Ou ainda, a classe com a qual você tem mais afinidades em relação à história e a sua evolução. Eu, por exemplo, morro de agonia de ter os monstros/inimigos perto de mim; logo, descartei de cara ser tanque e jogar com qualquer classe de dano corpo a corpo. Dentro das classes que poderiam curar ou bater à distância, me identifiquei logo com os Druidas, e sua relação de respeito e reverência à Mãe Terra – e, não vou negar, fiquei louca com a possibilidade de poder me transformar em gatinho, coruja, peixe boi, passarinho, urso, pantera, baleia… 😛

Se você não tem nenhuma experiência com WoW ou jogos do tipo, a dica é: EXPERIMENTE. Crie uma classe com a qual seu santo bate de cara, e veja se se sente bem jogando com ela, se se adapta às mecânicas que ela tem (malditas runas, Cavaleiros da Morte!), e se o seu desempenho é parecido com o que você espera. Não gostou? Tem mais 10 pra testar! E depois do primeiro teste, você já vai ter a vantagem de saber do que não gosta, para evitar 😉

No mais, alguém aí tem dicas de escolha de classe pra compartilhar? Deixa nos comentários!