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Um dos pontos fundamentais no PvP é como você utiliza ou não suas habilidades e hoje falarei sobre um elemento que pode muitas vezes determinar sua vitória ou derrota nos combates: o Crowd Control (CC – Controle de Massas). Usar corretamente os CCs não é apenas spammar a habilidade o tempo todo, mas sim pensar no melhor combo junto com os CCs dos seus companheiros e assim usá-los da forma mais efetiva possível.

O que é Crowd Control

Crowd Control refere-se a habilidades que limitam um oponente de participar de uma batalha. Essas habilidades podem fazer com que ele perca o controle total do seu personagem enquanto durar o efeito, como é no caso dos stuns, fears etc, ou que apenas o tire de combate de outras formas, mas que ainda o permite usar habilidades, mesmo que limitadamente, como acontece com os snares, roots, daze etc. Em PvP, habilidades de CC usadas nos jogadores estão sujeitas ao Dimishing Returns (DR – Retornos Decrescentes), o que significa que certas habilidades serão menos efetivas contra os jogadores se usadas frequentemente em um curto período de tempo. Essas habilidades são divididas em categorias de CC e habilidades da mesma categoria causam DR entre si.

Como funciona o DR

Quando um jogador é afetado por um CC, o primeiro efeito durará pelo tempo total, e abrirá um tempo de 15 segundos para o DR. Se o jogador for afetado por uma habilidade da mesma categoria de DR dentro desses 15 segundos, ela durará por 50% do tempo normal, e o tempo 15 segundos será reiniciado. Se, pela terceira vez, o jogador for afetado por uma habilidade da mesma categoria de DR dentro desses 15 segundos, ela durará por 25% do tempo normal, os 15 segundos serão reiniciados e a partir de então ele se tornará imune a esta categoria de DR, até que passe esses 15 segundos.

Para exemplificar, imagine que um bruxo (warlock) e um ladino (rogue) irão usar um combo de CCs com Medo e Cegar no mesmo oponente. Se o bruxo lançar Medo no oponente, na primeira vez irá durar 8 segundos. Se dentro de 15 segundo o ladino lançar Cegar, o efeito durará por 4 segundos (ao invés de 8 segundos, que seria a duração normal da habilidade em jogadores). Se então, dentro de 15 segundos o bruxo lançar outro Medo, a duração será de apenas 2 segundos. Se o bruxo tentar lançar Medo logo em seguida, o alvo estará imune, até que passe os 15 segundos. Isso acontece porque Medo e Cegar estão na mesma categoria de CCs que compartilham DR.

Medo (8 segundos) > Cegar (4 segundos) > Medo (2 segundos) > Imune

É importante planejar a ordem de CC que será aplicada no oponente, para que seu combo tenha o máximo de duração efetiva. Um exemplo disso seria um combo de stuns com Golpe no Rim, que tem a duração normal de 6 segundos quando usado com 5 pontos de combo e Pisada de Guerra, de 2 segundos.

Pisada de Guerra (2 segundos) > Golpe no Rim (3 segundos) = 5 segundos de stun 

Usar Pisada de Guerra e em seguida Golpe no Rim (5 pc) não seria a forma mais eficaz, pois resultaria em apenas 5 segundos de stun.

 Golpe no Rim (6 segundos) > Pisada de Guerra (1 segundos) = 7 segundos de stun 

Trocando a ordem de uso das habilidades, você teria 2 segundos de stun a mais.

Por isso é interessante planejar seus CCs, de acordo com a composição do seu time, para tirar maior proveito das habilidades de sua equipe. 🙂

Quais habilidades compartilham o mesmo DR?

Abaixo esta uma lista atualizada, disponibilizada pela Blizzard recentemente no fórum oficial, das categorias de CCs que compartilham o mesmo DR:

ROOTS

Cavaleiro da Morte [Death Knight]

Druida [Druid]

Caçador [Hunter]

Mago [Mage]

Monge [Monk]

 Sacerdote [Priest]

Ladino [Rogue]

Xamã [Shaman]

Guerreiro [Warrior]

ROOTS (CURTO)

*Esta categoria não compartilha DR com a categoria Roots listada acima

Caçador [Hunter]

Mago [Mage]

Monge [Monk]

Xamã [Shaman]

STUNS

Cavaleiro da Morte [Death Knight]

Druida [Druid]

Caçador [Hunter]

Mago [Mage]

Monge [Monk]

Paladino [Paladin]

Ladino [Rogue]

Xamã [Shaman]

Bruxo [Warlock]

Guerreiro [Warrior]

Racial

STUNS (CURTO)

*Esta categoria não compartilha DR com a categoria Stuns listada acima

Ladino [Rogue]

Xamã [Shaman]

Guerreiro [Warrior]

MESMERIZES

 Druida [Druid]

Caçador [Hunter]

Mago [Mage]

Monge [Monk]

Paladino [Paladin]

Ladino [Rogue]

Xamã [Shaman]

Bruxo [Warlock]

Racial

MESMERIZES (CURTO)

*Esta categoria não compartilha DR com a categoria Mesmerizes listada acima

 Druida [Druid]

Caçador [Hunter]

Mago [Mage]

Monge [Monk]

Sacerdote [Priest]

FEARS

 Druida [Druid]

Caçador [Hunter]

Paladino [Paladin]

Sacerdote [Priest]

Ladino [Rogue]

Bruxo [Warlock]

Guerreiro [Warrior]

HORRORS

 Sacerdote [Priest]

Bruxo [Warlock]

SILENCES

 Cavaleiro da Morte [Death knight]

Druida [Druid]

Caçador [Hunter]

Mago [Mage]

Monge [Monk]

Paladino [Paladin]

Sacerdote [Priest]

Ladino [Rogue]

Bruxo [Warlock]

Racial

DISARMS

 Caçador [Hunter]

Monge [Monk]

Sacerdote [Priest]

Ladino [Rogue]

Bruxo [Warlock]

Guerreiro [Warrior]

KNOCKBACKS

 Cavaleiro da Morte [Death Knight]

Druida [Druid]

Caçador [Hunter]

Xamã [Shaman]

Bruxo [Warlock]

CYCLONE

 Druida [Druid]

CHARMS

 Sacerdote [Priest]

Fonte: Fórum Oficial, WoWWiki, WoWPedia, Skill Capped