X

Alerta de post gigante! Só continue se estiver preparado, não diga que eu não avisei… (Mas continue, vai ser legal :3 )

Oi, bonitos e bonitas! 🙂

O post de reputação desta semana não será um guia. Eu sei que guias são úteis e que eles sempre acabam salvando a vida de alguém, mas não vai faltar tempo para que eles venham ao ar por aqui. Então, não… Este post não será um guia. O que eu gostaria de fazer hoje é trazer para vocês alguns tópicos relacionados às reputações e colocá-los em discussão. Há alguns dias, anunciamos por aqui as pretensões da Blizzard de eliminar as missões diárias em Warlords of Draenor. O ponto que eu quero por em discussão hoje é justamente de que forma isso vai afetar as reputações para a expansão, e se o efeito vai ser positivo ou negativo.

Podemos começar nossa análise fazendo um apanhado geral dos sistemas de reputação existentes hoje em dia em World of Warcraft e o que funciona ou não em cada um deles, até chegar nas tão mal faladas missões diárias de Mists of Pandaria.

 As missões diárias fizeram sua primeira aparição em The Burning Crusade  e estão historicamente vinculadas à Reputações. De lá para cá, elas foram melhoradas em termos principalmente logísticos e incorporadas a outras áreas do jogo, como é o caso das Missões Diárias do Fronte Ígneo ou mesmo as de Culinária e Pescaria.

Se formos pensar especificamente no motivo que pode ter levado a Blizzard a tomar uma decisão tão drástica, e que afeta tanto a vida de todos nós Caçadores de Reputações, com relação às missões diárias, vamos rever como elas evoluíram durante Mists of Pandaria.

Patch 5.0

Mists of Pandaria Art

O primeiro Patch de MoP chegou com uma quantidade simplesmente enorme de missões diárias. Mal pudemos perceber e lá estávamos nós fazendo tabelas no Excel pra não esquecer de fazer nenhuma (tá, talvez essa seja só eu, mas enfim, aconteceu >.<). A verdade é que uma grande quantidade de missões diárias por si só não é um problema. O problema começa quando elas passam a sensação de que precisam ser feitas de qualquer jeito, e os culpados desse sentimento neste período foram, principalmente, os equipamentos e receitas de profissão que vinham como recompensa.

Patch 5.1

5-1

A Blizzard bem que tentou resolver o ‘problema’ das missões diárias, utilizando de uma solução bem interessante, que foi vincula-las a uma progressão na história. Mas a verdade é que o rage dos jogadores com as missões diárias já era tão grande devido ao início da expansão, que já não deu mais tempo de segurar as pontas. As missões diárias de Krasarang eram bem legais na minha opinião, mas ninguém queria mais saber de fazer diárias.

Patch 5.2

5-2

Ilha do Trovão. Com ela as missões diárias deram mais um salto rumo a alforria dos jogadores. Os itens de nível 522 exigiam reputação que é adquirida apenas dentro da raide de Trono do Trovão, e havia a possibilidade de se dedicar apenas às mortes de raro para conseguir os pontos de bravura desejados. Foi um grande passo, mas ainda assim, MAIS missões diárias.

Patch 5.3

5-3

Foi o começo da extinção para as diárias, porém em um meio termo. Havia apenas uma missão SEMANAL vinculada a um evento muito divertido de se fazer em equipe.

Patch 5.4

5-4

A Ilha Perene é o Gran Finale para o processo evolutivo (ou involutivo, sei lá) das missões diárias. Depois de encher a gente de missões diárias, para o último patch da expansão nos foi reservada uma quase inexistência delas. E a sua existência muito mais direcionada para quem opta por dar espaço para as reputações.

Bem, é verdade que este é um resumo de como a coisa toda funcionou para o jogador em geral. Mas a minha coluna é sobre reputações, né? Então vamos lá…

Mas Sara, que que as reputações tem com isso?

Como o que? Só TUDO.

Se pensarmos que as missões diárias fazem parte da rotina histórica das reputações no WoW, a inexistência delas para uma próxima expansão levanta pelo menos um questionamento muito importante: E agora? Qual será o sistema que a Blizzard adotará para as reputações em Warlords of Draenor? Esta é uma pergunta que só tem duas respostas gerais possíveis. Ou veremos o retorno de algum sistema antigo, como o de grind apresentado na Ilha Perene, ou então será a vez da introdução de algum novo modelo.

Eu, pessoalmente, acho o grind louco com morte de monstros uma forma meio não inteligente de estabelecer uma boa relação entre jogadores e as reputações. Seria só mais um motivo enorme para flame, a menos que, de fato, as reputações sejam TOTALMENTE estéticas. Eu gosto dos sistemas de Tabardos e de missões repetíveis de objetos por um motivo:  são sistemas mais amigos, mais atrativos, mesmo para quem não faz reputações por amor. E ainda assim valoriza o trabalho de quem vai farmar, desde que sejam programados de maneira mais inteligente que os tabardos em Cataclysm, em que se ganhava reputação rápido demais. Uma boa solução seria monstros que dão menos reputação nas instâncias, por exemplo.

Com relação às missões diárias, juro que não tenho problema com elas. Nem acho que a quantidade delas em Mists of Pandária tenha sido exagerada. Acho apenas que o problema nesse caso foi mais a falta de comedimento dos jogadores, que sempre acham que tem que fazer tudo, super rápido. Seria legal se a Blizzard tivesse mantido o limite máximo de diárias por dia, pois acabaria com esse fogo e essa sensação de necessidade de fazer todas as diárias, transformando a busca por reputação em uma questão muito mais de escolha que de ‘quanto tempo eu tenho pra jogar”.

A reputação perfeita…

destaque_sporeggar

Já me disseram algumas vezes que eu fico sempre falando de ‘ah, se tal coisa fosse mais inteligente, seria mais feliz’ e nunca explico o que eu acho que é o mais inteligente. Bem, vou explicar pra vocês o que, pra mim, é o melhor sistema que pode existir. Sou uma superfã de se ter ESCOLHAS, e o WoW é meio mestre nisso. Adoro como é permitido que se faça o SEU World o Warcraft, com as suas preferências, pra você jogar como você quiser. E eu acho que isso tem que valer para as reputações também.

Minha reputação preferida no WoW é Sporeggar. Exatamente por este motivo. É uma reputação que você pode escolher a forma que mais te agrada para farmar e que se adapta melhor ao seu tipo e tempo disponível de jogo. Já fiz Sporeggar pelo menos três vezes, e digo que prefiro fazer ela mais 893 vezes a fazer muitas outras bem mais chatinhas que existem por aí. Enfim, para mim, quanto mais o jogo tiver a minha cara melhor, e quanto mais eu puder moldar as minhas reputações, melhor ainda!

E você, o que acha? O que está esperando do fim das diárias e da nova expansão em termos de reputação? ^^

P.S.: Agradecimentos especiais ao Wesley Lopes pelas discussões felizes sobre esse assunto nas madrugadas da vida. <3

 

QUEM QUER KEY DO BETA DE HS??

Ao longo do dia de hoje vamos distribuir quarenta chaves do beta fechado de Hearthstone. Para resgatar, basta acessarhttp://www.PlayHearthstone.com/ e acertar o número que falta em uma das chaves da imagem!
Troque a interrogação por um número de 0 a 9, e quando você acertar o número que estava ali… você estará no beta!
Além dessa imagem, temos outras 4 espalhadas pelos nossos posts dos dias 16/12 até hoje – procure a sua chave e boa sorte!

keys hs 2