X

Entra carnaval, sai carnaval e as músicas de axé ficam durante um longo tempo tocando por todo país. Estão sempre  nas micaretas e nas festas, é um ritmo relativamente novo que ganhou muito espaço no mercado musical e revelou grandes artistas.

 Axé é uma saudação religiosa do Candomblé e Umbanda que significa Energia Positiva. Também é o nome de um gênero musical que surgiu por volta da década de 80 na Bahia.  Ao que tudo indica, foi durante algumas manifestações populares do Carnaval de Salvador que misturava o frevo pernambucano, ritmos afro-brasileiros, reggae, merengue, forró, maracatu e outros ritmos afro-latinos. O axé foi criado por uma mistura de ritmos e talvez isso explique o grande sucesso desse gênero, já que possui raízes em vários outros ritmos.

Dentre as músicas de sucesso do Axé, encontrei algumas no WoW.  Já mostramos aqui outros gêneros como rock e MPB por exemplo, o axé vem pra mostra que é um gênero tão importante para nosso país como qualquer outro. Afinal, somos também uma mistura de vários estilos musicais.

  

Começando com Ivete Sangalo, encontrei algumas músicas que remetem ao trabalho dela. O ponto de conquista imagesCheiro de pneu queimado é parte da música Carro Velho de 1998 que Ivete Sangalo cantava ainda na época da Banda Eva.

O ponto de conquista E vai rolar a festa  é parte da música Festa de 2001 que ficou conhecida na voz de Ivete Sangalo.

Ponto de conquista Beleza Rara  tem o nome igual a  música Beleza Rara de 1996 da Banda Eva.

A primeira faz tchan, a segunda faz tchun e … tchan tchan tchan tchan!

Existe um ponto de conquista chamado A primeira faz tchau  é o trecho da música A primeira faz tchan do grupo É o tchan, muitos “tchans” em uma frase só. Mas também tem  uma propaganda que ficou famosa nos anos 80 com essa expressão. Então pode ser uma brincadeira com uma dessas possibilidades, ou das duas. Quem sabe?

[youtube=http://youtu.be/n5fGWAbCYb8]

Esse ultimo Ponto de Conquista chamado Pó para com pó  é o nome de uma música que confesso que me surpreendi quando a vi no WoW, pois foi uma música super diferente das músicas que geralmente tocam no carnaval. O nome artístico da cantora é Jake Trevisan, ela é uma cantora de Axé Católico que teve essa música muito visualizada no youtube e acabou ganhando uma fama repentina.

Jake Trevisan continua na  ativa, mas nenhuma música fez tanto sucesso como essa. Ela tem um ideal muito interessante que é o de chamar a atenção dos jovens para o mal causado pelo consumo das drogas, é uma luta contra as drogas através da música.

A música contém trechos como “Pó pará com pó/ Pó pará com pó aê/ Pó pó pó pó pará com pó/ Pó pará com pó aê”. Se você não conhece clique aqui.

Depois de falar e ouvir tanto Axé  pra fazer esse texto, só sei de uma coisa: Essa música gruda na cabeça! ….

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Axé_(gênero_musical)