X

Deem as boas vindas à Urtigah! Ela vai trazer para vocês algumas dicas e tutoriais para melhorar seu desempenho no PvP, e te ajudar a se aventurar nesse mundo de sangue, suor e rankings!

Olá pessoal, eu sou a Urtigah (Druid Guardian/Heal) e para os mais íntimos, Vivi. É a primeira vez que escrevo para o WoWGirl e confesso que estou com aquele friozinho na barriga e doida para ler os comentários, mas vamos ao que interessa. Adoro PvP e sempre procuro estar dentro do que está acontecendo neste mundo de batalhas e corrida por ratings. O assunto de hoje pode não ser novidade para muitos, mas tenho certeza que para alguns será – aprimeira vez que ouvi falar em “mouseover” e como funcionava, fiquei encantada, meus olhos brilharam com a novidade. Hoje não é assim, mas por incrível que pareça ainda existem muitas pessoas que não usam e alguns que nem sabem do que se trata.

O mouseover é um comando inserido em um macro onde você pode lançar uma habilidade ou feitiço sem precisar selecionar (clicar) no alvo antes, é necessário apenas passar o mouse por cima do alvo ou seu ‘frame’ de grupo. Ele é muito útil em campos de batalha ranqueados, mas em arena, dependendo da sua classe, não é tão utilizado.

Assim, apertando apenas um botão, você ativa uma magia no local/personagem que o ponteiro do mouse está passando – passe o mouse sobre o jogador ou frame/grupo e lance um feitiço em apenas um movimento. Com o uso de um macro de mouseover, você consegue, rapidamente, curar, dispelar ou atingir o alvo com a habilidade que desejar.

Aqui vai um exemplo bem simples:

/target mouseover
/cast Lifebloom

Não sei fazer macros, me ajuda?

Claro! Acesse nosso guia básico de macros clicando aqui.

Agora, quais são os macros indispensáveis no PvP?

Bom, você poderá criar a que desejar e a que se enquadra melhor ao seu tipo de jogo, mas aconselho algumas que facilitam um pouquinho. Usando mouseover target para curar, é imensa a diferença, mas também é muito útil para fundição de habilidades instantâneas nos campos de batalha ou em arena. Para criar seu primeiro mouseover, basta usar o código e substituir o “name” pelo feitiço que desejar.

/cast [target=mouseover] name 

Você poderá aprimorar os mouseovers, a partir do momento em que estiver seguro, jogando com um macro simples e de preferência com suas key bindings alteradas. As alterações das teclas de atalhos te concedem agilidade sem precisar olhar para o teclado ao clicar. Os atalhos precisam estar próximos das suas teclas de movimentação (w,a,d), para que você não precise tirar a mão do teclado para apertar uma tecla que esteja distante. Por exemplo, se você colocar a macro na tecla 9, dificilmente irá alcançá-la rapidamente.

No PvP, o principal ponto é a agilidade. As macros irão auxiliá-lo em conforto e velocidade suficientes, podendo combinar diversas funções em um só atalho e o melhor, sem precisar clicar no target/alvo. Algo que precisa tomar cuidado é nas mudanças de alvo ~sem querer~. Certifique-se de que você está no controle de onde o ponteiro do mouse está em todos os movimentos. É por isso que mouseovers são perigosos para DPS.

Uma macro muito importante é a para dar dispel. É necessária porque em RBG o seu time será controlado, principalmente os curandeiros e provavelmente em choque não sobreviverá por muito tempo, consequentemente serão wipados. Um alto número de dispel deve ser utilizado com frequência para que todos do grupo possam cumprir normalmente com o papel que cabe a cada um, sem deixar que o time adversário os controlem ou incapacitem. Segue um macro para usar seu dispel, da qual exemplifiquei com a magia do Druida:

/cast [exist,targuet=mouseover] Cura da Natureza 

Caso não seja Druida, no lugar de “Cura da Natureza”, coloque o nome de seu feitiço que remove os efeitos prejudiciais no alvo. Esta é o macro que mais utilizo nos campos de batalha. No meio da RBG é muito complicado em um choque você curar ou dar dano e dispelar ao mesmo tempo. Esse macro te ajudará a aumentar significativamente seu dispel na batalha. Basta passar o mouse pelo alvo, clicar no macro que, existindo a necessidade, irá retirar os efeitos prejudiciais, ou caso não exista, irá apenas dispelar você mesmo.

Observação:
O comando #showtooltip serve para que o ícone do macro seja usado o da magia especificada, inclusive sua descrição. Além disso, quando passar o mouse em cima do macro, ela revelará o que a magia faz – a magia, não a macro. Neste caso, o ícone que deverá ser usado na hora da criação da Macro será a Interrogação.  

Outra macro muito importante no RBG uma união de mouseover e macro comum: você pode usar a macro com mouseover e caso não haja nenhum alvo onde o mouse está parado, que o feitiço funcione normalmente como padrão. Um exemplo de macro assim seria:

#showtooltip

/cast [@mouseover,nodead][]Magia

Por exemplo: Quando passar com o mouse sobre o alvo, se você for Cavaleiro da Morte, poderá usar Correntes de Gelo, mas quando não estiver com o mouse sobre ninguém, o feitiço será lançado no alvo atual (selecionado) normalmente.

Macros com mais de uma ação

Ao criar uma macro para mais de um propósito ela sempre terá um ponto e vírgula entre os comandos separados. Isto significa em scripts “fim de linha”, como uma espécie de comando ‘break’.

No início parece ser um pouco complicado tantas combinações que parecem não fazer sentido, mas com o tempo e a prática, você começará a fazer criaçoes de diferentes tipos de macros e fará com que realmente aprenda tal mecanismo. No exemplo abaixo, o macro poderá executar várias ações:

/cast [options] feitiço1; [moreoptions] feitiço2; [lastoption] feitiço 3

Se você observar esta linha, a primeira vai lançar feitiço 1 se a options é verdadeira (ou seja, o requisito do lançamento do feitiço é cumprido), então se a options não se tornar realidade a macro irá passar para a segunda opção; se moreoptions é verdade (tem seu requisito cumprido), ele vai lançar feitiço 2 e, finalmente, se as opções optionsmoreoptions forem ambas falsas, e lastoption for verdadeira, ele vai lançar feitiço 3.

Seguindo esta lógica, achei em alguns fóruns essa macro mais elaborada para healers, de autoria desconhecida, utilizando as magias do druida:

/cast [@mouseover](1), help] [](2) Rejuvenescer(3) ;(4) Rejuvenescer(5)

Ela funciona da da seguinte forma:
Quando executar a macro, primeiro ela irá verificar se o seu mouse está sobre um determinado alvo. Se sim ele irá usar a magia Rejuvenescer no alvo somente se ele for um aliado – observe o help, que vem logo após o mouseover. Se o mouse não estiver sobre um determinado alvo ou ele for um inimigo, a macro irá passar para a segunda condição, que é o colchete vazio. Se você já tiver um alvo e ele for um aliado, a magia será executada nele, caso contrário a macro irá pular para a terceira condição. Nessa hipótese a magia, se possível, será executada em você.

Você também poderá usar o mouseover para lançar ajuda, controle ou dano sem perder o target selecionado. O comando após a vírgula serve para checar quando o mouse passa sobre um alvo, definindo assim o que será realizado, por exemplo:

/cast [@mouseover, help, nodead] spellname 

O help irá confirmar se o alvo é um aliado, e se for, irá realizar determinada ação. Se for um feitiço que você quer lançar sobre os inimigos, mude a help para harm; esse comando irá confirmar se o alvo é um inimigo, e em caso positivo, irá realizar determinada ação. Os colchetes em branco significam que o comando do macro deverá ser executado em seu alvo atual, por exemplo:

 /cast [target=mouseover][] SpellName 

O macro com mouseover para alvo também poderá vir com o comando dead. Esse comando irá confirmar se o alvo está morto, e sendo assim, a maioria das magias não serãolançadas, uma vez que ele está morto, por exemplo:

/cast [@mouseover,harm,exists][reset=target/dead] spellname 

Pra quando o Campo de Batalha tiver uma bandeira…

Ainda existe a macro com mouseover para recuperar bandeiras de forma mais rápida, sem a necessidade de ficar clicando inúmeras vezes nela na tentativa de ser o mais rápido. Nas configurações de Teclas de Atalho, no próprio menu do jogo, do lado esquerdo, em Comando, você irá na opção “interagir ao passar o mouse”. Você poderá alterar a tecla de atalho que melhor lhe servir, sem precisar clicar com o mouse quando aparecer aquela rodinha amarela. Recentemente o jogador Oma publicou um ótimo post a respeito disso no HUE PvP.

interagir

Em post futuro irei falar sobre a função de seleção de alvo! A seleção de alvo é vital para arena: quem a dominar, terá seu nível no PvP aumentado exponencialmente.

Crie sua macro e divirta-se nas arenas e RBGs. Espero ter ajudado e até a próxima!

Glossário:

Dispel – É a forma com a qual os jogadores mais experientes se referem a habilidade de dissipar efeitos nocivos dos aliados (magia, maldição e veneno) ou benefícios dos inimigos.
Efeitos nocivos = debuffs / benefícios = buffs
Spell – feitiço
Target – Alvo
DPS – Dano por segundo
Cast – castar/usar uma magia
Key bindings – Teclas de atalho