X

Na semana passada conversei com Cory Stockton, Lead Game Designer do WoW, com foco nas Guarnições. Ao marcar a entrevista, me mandaram também o seguinte material:

Estábulos

  • Nível 1: Habilita a captura e treinamento de montarias especiais em Draenor. Montarias únicas aparecem por toda Draenor e você deve encontrá-las e capturá-las. Uma vez que você faz isso, elas aparecem em sua Guarnição e podem ser treinadas para a luta através de uma série de missões. Essas missões dão como recompensa a montaria. Existem um total de 6 montarias únicas que os jogadores podem receber:
    • Fenoceronte Azul (Blue Clefthoof)
    • Elekk Negro (Dark Elekk)
    • Javali Branco (White Boar)
    • Hipopótamo Branco (White Hippo)
    • Talbuque Roxo (Purple Talbuk)
    • Lobo Marrom (Brown Wolf)
  • Nível 2: Você pode continuar em sua montaria enquanto interage com objetos em zonas abertas em Draenor.
  • Nível 3: Aumenta sua velocidade de montaria em Draenor em 20%.
  • Nota: As conquistas disponíveis para esse predio desbloqueiam mais duas montarias e um título. O Javali da Neve Armadurado (Armored Frostboar) e o Lobo da Neve Armadurado (Armored Frostwolf) e o título “Mestre dos Estábulos” (“Stable Master”). 

 

Claro que o início da conversa foi justamente sobre isso, né? Confiram todo o papo no vídeo abaixo, com meu maravilhoso inglês macarrônico (se as legendas não aparecerem, confira se as legendas do youtube estão ligadas), e a transcrição logo abaixo.

Se vocês gostarem da entrevista não deixem de deixar seu amor em forma de comentário, joinha no vídeo e compartilhe com os amiguinhos! Com essa ajuda conseguiremos trazer mais conteúdo desse tipo exclusivo pra vocês. E obrigada à Barbs linda pela ajuda com as perguntas <3

Flavia: Prazer em te conhecer, Cory, sou Flávia, do WoWGirl, um fansite brasileiro de World of Warcraft, e é ótimo falar com você!

Cory: Prazer em te conhecer também

Quando vi o material de divulgação das Guarnições, sobre as montarias que você pode domar e coisas do tipo a primeira coisa que pensei foi: essa não é uma daquelas coisas que faz com que os jogadores se sintam obrigados a ter os estábulos no nível máximo?

Bem, acredito que depende do quanto você acredita que as montarias são obrigatórias. Porque no geral as montarias são itens cosméticos no WoW então realmente depende. Outros jogadores vão achar que… Sabe, quando você constrói o Quartel você recebe um guarda costas, e esse guarda costas vai te dar mais DPS. Eoutras pessoas vão achar que esse DPS é obrigatório também. Então eu acho que essa pergunta se resume em “O que é mais importante pra você”. E eu diria que esse era nosso maior objetivo no processo de criação das guarnições como um todo. Nós queríamos fechar com 10 ou 20 prédios, que as pessoas parariam pra pensar bem em relação a qual construir. E isso é a forma certa de fazer isso, pois não queríamos que existisse um prédio que todo mundo tem que ter, todos os benefícios de todos eles são muito bons.

WoW_Garrisons_Horde_EM_06

Mas o negócio é que todos eles parecem ótimos!  Todas as vantagens, e especificamente sobre os estábulos, Não só as montarias que você pode domar, mas o fato de poder pegar recursos sem descer da montaria, e a velocidade de viagem, tudo é muito atraente – mas tenho certeza que cada prédio tem suas vantagens atraentes também.

Sim, e isso se deve ao fato dos estábulos serem um prédio normalmente associado a itens cosméticos, mas ele tem que competir com os outros prédios grandes que oferecem recompensas muito fortes. Nós temos a Torre dos Magos, que te dá teleporte, vai te transportar direto pra outras zonas em Draenor e é realmente colocar um valor em transporte, as pessoas acham que transporte é uma das maiores vantagens que você pode ter. Então temos que criar algo em todos os prédios que seja competitivo.

E sobre as viagens… existe algum plano das guarnições, de alguma forma, cumpram o papel de uma capital com mais funcionalidades e coisas que façam com que os jogadores queiram passar mais tempo por lá?

Não, e isso é realmente algo que levamos em conta, ouvimos essa pergunta várias vezes. Nós realmente não esperamos que as pessoas passem muito tempo nas guarnições todos os dias. Nós vemos elas mais como um ponto de check-in, você vai até lá, pega algumas missões, manda sua equipe pra missões e então sai de lá. Nós criamos o gameplay dos prédios de forma que eles te mandem para o mundo, ao invés de ter que fazer tudo dentro das guarnições. Então quando você vai aos estábulos e quer pegar aquelas montarias, você deve sair em uma caçada indivudual para pegar elas. Quando você tem os guarda-costas, sabe, você tem que usar os serviços deles pelo mundo, em algum lugar. Então ela é o centro onde você começa as atividades, e de lá você vai explorar o mundo.

WOW_6.0_Garrison_Alliance_AD_01_tga_jpgcopy

E sobre as montarias que podemos domar, é algo tipo os ajudantes dos Caçadores, que você deve seguir eles, e ter um processo para pega-los pra você?

Sim, é parecido com o que os caçadores fazem, mas isso é mais como uma progressão de missões. Primeiro você acha a montaria, captura ela, leva de volta para seu estábulo e então nos próximos dias você poderá treinar essa montaria,
então você vai monta-la e sair pelo mundo lutando contra monstros, e cada vez que você derrota um monstro sua montaria basicamente sobe de nível. Em determinado ponto uma missão final vai aparecer, e a recompensa dessa missão é aquela montaria passando a ser uma montaria mesmo, que você pode usar em qualquer lugar no mundo.

Acho isso ótimo, é muito melhor que só esperar um ovo chocar.

Ah, sim, exatamente. É bom ouvir isso, porque é um dos nossos objetivos com essa funcionalidade,  criar novos tipos de gameplay com os prédios. Nós não queíamos que fosse… nós conversamos muito  sobre coisas tipo “trabalho offline” aqui e nós temos coisas que acontecem pra você enquanto você estiver offline, mas nós queremos que os jogadores se sintam envolvidos no que estão fazendo.

WOW_6.0_Garrison_Horde_AD_01_tga_jpgcopy

E, me desculpe insistir nesse assunto, mas realmente me preocupa que, quando fomos apresentados às guarnições, falaram que seria algo totalmente opcional e agora parece que todo o processo de up envolve as guarnições de uma forma que elas não podem ser ignoradas e os jogadores tendem a ter problemas com coisas que não deveriam ser obrigatórias, mas acabam virando porque trazem vários benefícios. Vocês estão preparados pra isso?

Sim. Conforme nós fomos progredindo, nós percebemos que as guarnições são a principal novidade de Warlords of Draenor, é a funcionalidade que melhor define a expansão. Então sim, nós colocamos tudo que pudemos colocar dentro delas, mas também nos certificamos de que se você realmente quer ser a pessoa que não quer construir uma guarnição, definitivamente você pode ser essa pessoa, você pode upar em masmorras até o 100, você pode upar com PvP até o 100,
e não construir sua guarnição de forma alguma. Obviamente, você vai perder uma quantidade enorme de benefícios e equipamentos e coisas que você poderia ter conseguido através da guarnição.Mas se alguém realmente não quiser fazer ela, tecnicamente, eles podem não fazer. Mas nosso objetivo é que a guarnição seja algo que seja excitante para o máximo de jogadores possível, e conforme a gente acompanha no Beta e recebe feedback nós estamos ajustando ela. Estamos nos certificando de que seja algo que tenha atrações pra todo mundo. Nós não queremos que seja algo tedioso, por isso não vai ter uma quantidade enorme de dailies, não vai ter um monte de facções, estamos tentando nos afastar desse tipo de coisa, porque são coisas que podem tornar a guarnição tediosa.

E eu sei que entre os prédios que podemos escolher estão os prédios de profissão.

Sim

E você pode coletar materiais das profissões, e qual será a vantagem para um jogador, por exemplo, eu tenho escrivania entre as minhas profissões. Qual será o benefício que eu tenho por escolher o prédio de escrivania e não o de outra profissão pra vender os materiais?

Essa é uma ótima pergunta.  É uma das coisas que gostaríamos de ter deixado claro no beta, mas também é algo que mudamos várias vezes então é complicado pra esclarecer pros jogadores. É uma pergunta que vemos muito, qual é o benefício de fazer isso? Os benefícios são: se você tem a profissão dos prédios que constrói você terá acesso ao nível mais alto de receitas, nós chamamos ele de nível 3. E elas oferecem os melhores status existentes para os itens fabricados.
Então, se você tiver um prédio de escrivania mas não é um escriba, você receberia um conjunto de receitas mais fracas que as do nível mais alto. O segundo benefício é que você poderá fazer seu cooldown diário duas vezes.

Isso é ótimo!

Sem o prédio você pode fazer o cooldown uma vez, claro, pela profissão, mas se você tiver o prédio, o NPC do prédio vai te oferecer uma segunda oportunidade de criar o item do cooldown diário. E isso significa que basicamente você poderá criar seus itens 50% mais rápido que alguém que não seja um escriba. São os principais benefícios que vocês verão, e acredito que os dois sejam significativos.

WoW_6.0_Alliance_Garrison_Group_AD_02_tga_jpgcopy

Sim, eles são ótimos. É uma forma da gente ficar com os prédios da nossa profissão e não tentar ser gananciosos.

Acredito que muitas pessoas vão construir primeiro um ou dois prédios de suas profissões, e esse é o motivo de termos três lotes pequenos, você pode colocar prédios das suas duas profissões principais ali, e com o terceiro lote, por exemplo, você sempre pode testar engenharia. É uma ótima oportunidade pra testar engenharia e ver se você gosta da profissão ou não, sem ter que abandonar escrivania, alfaiataria, ou qualquer profissão que você tenha há muito tempo.

Sim, e engenharia pode ser uma profissão muito cara para upar. Tem coisas muito legais, mas é cara. E sobre o up dos prédios, os projetos que precisamos pra subir eles de nível só podem ser comprados com ouro? Agora no beta eles são realmente caros. Os preços são os que estão lá?

Sim, eles são vendidos por ouro, e ensinamos a você todos os de nível 1 quando você faz o upgrade da sua guarnição do tier 1 pro tier 2. E quando você vai do tier 2 pro tier 3, nós damos acesso aos planos de nível 2, e sim, vai custar ouro, nós não queriamos que todo mundo pudesse comprar tudo de cara, achamos que era um ótimo lugar pra criar um “gold sink”, e pra que as pessoas testassem um prédio de cada vez ao invés de pensar que precisam comprar tudo. E as versões de nível 3 de todos os projetos, cada um tem uma conquista única associada a ele. E ao ter essa conquista, você desbloqueia a habilidade de comprar os projetos de nível 3. Pra essa conquista, estimamos que o jogador médio leve em torno de duas semanas pra fazer, talvez 3, estamos ajustando isso no beta agora, mas as versões de nível 3 de qualquer prédio vai ser como um investimento bem grande.

Sim, eles realmente estão assim no beta. Estamos vendo eles bem caros, um investimento.

E esses números.. nós estamos vigiando o beta, nós temos mais algumas semanas adiante, e vamos ajustar pra garantir que a maioria dos jogadores consiga comprar o que eles querem. Não queremos dar a sensação de ser um jogo para os ricos de qualquer forma. Esse é o tipo de coisa que vamos vigiar e continuar ajustando conforme o lançamento se aproxima.

E nós tivemos nosso primeiro contato com nosso espaço próprio em Mists of Pandaria, com nossa fazenda e aparentemente não vamos usa-las em WoD. E ouvimos dizer que com as Guarnições será a mesma coisa, que usariamos em Draenor, e que na próxima expansão ela não teria tanta utilidade. Essa ainda é a ideia de vocês?

Essa é definitivamente a teoria central por trás do que estamos fazendo, e posso te dizer o motivo disso: WoW é um jogo muito estabelecido, são 10 anos trabalhando nele e a forma como olhamos em nossos conjuntos de funcionalidades é
se continuarmos acrescentando funcionalidades novas e enormes a cada expansão, e tivermos que continuar dando suporte a essas funcionalidades, em determinado ponto o jogo vai ficar tão grande que não conseguiríamos mais dar suporte a ele, por ter colocado tantas coisas ali. Ao invés disso, temos tentado criar funcionalidades que sejam distintas e únicas pra cada expansão. Então por exemplo, estabelecer uma base em Draenor parece perfeito pra essa expansão, a gente entrou pelo portal, explodiu ele, e agora estamos presos aqui, então temos que construir uma base. Faz um perfeito sentido criar isso aqui. Mas preciso dizer que se a funcionalidade for muito popular, o que esperamos que seja, e percebemos que as pessoas estão muito ligadas ao que estão fazendo, definitivamente vamos encontrar uma forma de levar partes da funcionalidade adiante. Mas isso realmente depende da comunidade e de como as coisas acontecerem. Obviamente, as batalhas de mascote, que chegaram em Mists of Pandaria continuarão a ter suporte em Warlords of Draenor, e até depois da expansão, pois é algo muito popular. Então, eu diria que essa é nossa filosofia, mas não é exatamente como vai acontecer. Mas definitivamente criamos a funcionalidade com isso em mente. É por isso que os seguidores vêm apenas de Draenor, você não consegue seguidores de Ventobravo, ou Orgrimmar, porque se isso proseguisse pra outra expansão, seria algo muito estranho, tipo, ‘porque eu tenho esses seguidores?’, mas se eles forem todos de Draenor, fica algo mais coeso e correto quando precisarmos ir embora, assim como fizemos com a fazenda, já que ela é fixa em Pandaria.

E uma última pergunta… como as Guarnições são nossa casa/base em Draenor, existe algum plano de que a gente receba um NPC de transmog, ou algo pra liberar mais espaço em nossas bolsas?

Bom, eu acho que as funcionalidades de UI que adicionamos vão realmente abrir muito espaço nas bolsas, você conhece a Caixa de Brinquedos?

WoW_6.0_Horde_Garrison_Group_AD_05_tga_jpgcopy

Sim, sim. Mas ainda assim, tenho varios sets de transmog.

Ok, então você precisa de algo mais como o Cofre Etéreo, ou algo do tipo. Sabe, nós tivemos uma funcionalidade que queríamos fazer em Warlords of Draneor, falamos bastante sobre ela em público, que estávamos pensando em como fazer, se em um patch ou em uma outra expansão, que é uma forma de converter nossos sistema de transmog de forma que você guarde todos os visuais, acho que falamos sobre isso ba BlizzCon do ano passado, que era uma das coisas que queríamos fazer. E é algo que realmente temos vontade de fazer, Diablo 3 fez isso maravilhosamente bem, em Reaper eles tem uma funcionalidade muito parecida com essa. Mas enquanto ela não sai, tentamos fazer o possível criando a Caixa de Brinquedos, ampliando o Cofre Etéreo, garantindo que itens de missões não fiquem nas suas bolsas, aumentamos o tamanho dos stacks de itens de profissão, você pode usar eles direto do banco, e acredito que conseguimos abrir uma quantidade considerável de espaços, mas sabemos que nossos colecionadores ainda precisam de mais.

Sim, muito espaço. A caixa de brinquedos é ótima, não estou reclamando, só seria bom ter mais espaço. Bem, acho que é isso. Eu tinha uma pergunta sobre os seguidores que você já respondeu…

Ok..

Ah, posso fazer mais uma pergunta? A gente não falou sobre PvP. Vai ter alguma vantagem no PvP, para os jogadores que uparem suas guarnições?

Essa é uma ótima pergunta, sim, nós temos um prédio específico, chamado Santuário do Gladiador. E todo esse prédio se desenvolve em torno do PvP. E, isso quer dizer que, ao construir esse prédio você recebe missões pra matar outros jogadores pelo mundo, e ao completar essa missão você abre o que chamamos de “Sequência de Missões Nêmesis”, onde você escolhe uma raça e deve caçar os jogadores dessa raça específica. E quando você completa essa segunda parte da
missão você vai abrir a Arena dos Gladiadores, onde você deve lutar contra outros jogadores até a morte. Quando você ganha essa luta, você recebe uma quantidade enorme de moedas de PvP, e um título realmente legal. E esse prédio foi totalmente criado para jogadores que gostem realmente de PvP.

Então essa “raça Nêmesis” é algo tipo… eu terei que caçar cada Humano em Draenor?

Sim, é exatamente isso.

WoW, é isso e legal!

Sim, depois que você fizer a primeira missão de matar um determinado número de jogadores pelo mundo, todos os Nêmesis ficarão disponíveis para a sua facção, então digamos que você é um Orc, e quer caçar Gnomos. Então você irá realmente caçar eles, e terá a habilidade de rastrear Gnomos pelo mundo, pra poder matar eles. Você recebe a habilidade de rastrear, como os caçadores tem, sabe? E aí você deve matar um certo número de Gnomos pelo mundo, e é assim que você termina a cadeia de missões.

Isso é muito legal! Bem, é isso! Acredito que nosso tempo esteja acabando.

Bom, sem problemas, foram ótimas perguntas.

Ok, muito obrigada por falar com a gente!