X

Olá, Azerothianos!

Como passaram de Natal? Já abriram seus presentes embaixo da árvore do Papai Inverno e obtiveram a conquista Ele sabe se você andou aprontando? Não? Então corram lá em Altaforja (Aliança) ou Orgrimmar (Horda) e não fiquem de fora! 🙂

Bem, estava eu navegando pela Internet e encontrei uma matéria um tanto quanto interessante e decidi compartilhar com vocês: Rob Pardo, que até julho de 2014 era diretor criativo da Blizzard e foi líder da equipe de design da expansão Brood War de Starcraft, disse à BBC que os jogos eletrônicos competitivos – conhecidos como e-Sports – deveriam ser incluídos nos Jogos Olímpicos, pois são eventos que atraem milhões de pessoas. Uma grande final realizada recentemente em Seoul, na Coreia do Sul, conseguiu encher um estádio de 40 mil pessoas, sem contar os espectadores que assistiram online em todo o mundo. Segundo Pardo, esse é um motivo mais do que justo para os e-Sports estarem nas Olimpíadas.

Além de despertarem muito interesse por um público amplo, os jogos eletrônicos também demandam um conjunto de habilidades que exigem tomadas de decisão e reflexos rápidos. “Quando você repara em suas ‘ações por minuto’, elas estão facilmente acima de 300”., diz Pardo. Os gráficos também são o ponto-chave para atrair o público: “Você pode fazer o que quiser com os gráficos, tornando-os realmente emocionantes e competitivos”.

plateia_esports

Entretanto, antes de ser definido como um jogo olímpico, o e-Sport precisa ser reconhecido primeiramente como esporte. Podemos equiparar a situação com a do xadrez, recusado pelo Comitê Olímpico há anos. É um processo moroso para novos esportes serem admitidos na lista olímpica, uma vez que o Comitê Olímpico Internacional (COI) restringe o número de esportes permitidos nos Jogos, tornando a inclusão cada vez mais difícil. A justificativa do COI quanto aos e-Sports é o de que esse tipo de atividade pode ser considerada um esporte mental, o que não a credencia para fazer parte das Olimpíadas.

Vocês podem conferir a matéria original clicando aqui.

E aí? Os e-Sports deveriam ser reconhecidos como esporte e serem incluídos nas Olimpíadas? Deixem a opinião de vocês logo abaixo nos comentários!

Até a próxima!