X

Olá pessoal! Na semana passada a Flavia entrevistou o Ion Hazzikostas, o Lead Game Designer do WoW. Eles falaram principalmente sobre as masmorras de Caminhada Temporal, e as masmorras míticas, e também algumas outras coisinhas. A entrevista ficou bem legal, e eles falaram até sobre algumas coisas que não foram mencionadas nessa Q&A aqui.

Infelizmente tivemos problemas técnicos com o vídeo, que será postado aqui em breve com as legendas. Por enquanto segue a transcrição da conversa caso vocês queiram ler enquanto esperam pelo fim da manutenção!

Caminhada Temporal

I1M7FDD1E4I51434126520056

F: Olá Ian! É ótimo falar com você novamente. Vamos começar falando sobre masmorras de Caminhada Temporal. Eu achei que foi uma ótima ideia de vocês. Qual foi a motivação para implementar a Caminhada Temporal, e qual o objetivo? Ser relevante em termos de equipamentos, ou algo que os jogadores farão apenas por diversão?

I: É um pouco dos dois. Eu acho que nós temos uma história rica sendo um jogo que está por aí há 10 anos, e nós temos todas estas masmorras que foram feitas no passado e que vários jogadores nunca tiveram a chance de experimentar em um nível apropriado. Talvez eles voltaram e fizeram elas sozinhos apenas para ver como é, mas elas são de uma época passada no jogo. Então com esta nova tecnologia que nós temos que permite que os jogadores diminuam em nível e item level, e poder em geral, nós podemos deixar os jogadores fazerem este conteúdo de uma forma que ele parece relevante, razoavelmente desafiador, uma experiência atraente, e eles podem experimentar algo novo e diferente, e ao mesmo tempo ganhar recompensas relevantes para seus personagens em nível máximo. Eu acho que um dos desafios de descobrir como encaixar a Caminhada Temporal foi uma das razões que demorou um pouco para realmente colocar a ferramenta no jogo, foi tentar encontrar um lugar para ela junto com o conteúdo de masmorras já existente. E eu acho que o sistema de bônus de fim de semana rotacional que estamos introduzindo no patch 6.2 resolve este problema para nós e funciona bem com aquela estrutura. Se Caminhada Temporal estivesse disponível o tempo todo, 7 dias por semana e 24h por dia, a pergunta se torna “ela dá loot melhor do que as masmorras regulares?” Se sim, por que você faria as masmorras da expansão atual? Se for pior do que o que as masmorras atuais dão, por que você faria aquelas masmorras? Mas com o sistema de fim de semana nós podemos garantir que a Caminhada Temporal é algo legal e com boas recompensas para fazer quando estiver disponível, quando for fim de semana Burning Crusade de sexta a segunda, jogadores podem entrar na fila, conseguir um monte de itens adaptados que serão bons itens para seus alts, ou deixá-los prontos para ir direto para as raids do novo conteúdo, e tem também uma missão semanal que dá uma moeda de roll extra para suas raids. Então jogadores, independente de seu ilv, vão querer conferir pelo menos algumas delas.

F: Ok! E como isso vai funcionar? As masmorras são nível 60, então se eu sou 65 eu posso participar do evento como um personagem de nível 60?

I: Sim. Um jogador de qualquer nível acima do nível da expansão da Caminhada Temporal pode participar. Então se for um fim de semana de Caminhada Temporal da Burning Crusade aquelas masmorras são todas nível 70. Qualquer jogador de nível 71 a 100 pode entrar na fila e fazer a Caminhada Temporal. Na verdade, jogadores de níveis diferentes que querem formar um grupo juntos e entrar a fila juntos podem fazer isto. Então se você for nível 100…

F: Isso é ótimo!

I: Sim, estamos realmente empolgados com isso. Se você tem um amigo que é nível 82 e você é 100, vocês dois podem entrar na fila juntos e fazer a mesma masmorra juntos, e cada um de vocês irá ganhar recompensas que escalam para ser relevante para cada um de vocês dependendo dos seus respectivos poderes.

F: Na verdade isto foi uma das outras perguntas que eu tinha preparado, não apenas para Caminhada Temporal, mas masmorras em geral, de permitir um jogador em nível máximo entrar na fila de masmorras para ajudar jogadores ou amigos em níveis mais baixos. Vocês estão pensando em fazer isso além da Caminhada Temporal, de uma forma mais geral?

I: Isto é definitivamente algo que estamos de olho e investigando, eu acho que a versão atual de Caminhada Temporal é uma tentativa inicial do uso desta nova tecnologia, mas certamente é um problema que estamos tentando solucionar. Sempre que possível nós queremos derrubar barreiras que impedem que jogadores e amigos de jogar juntos, de jogar uns com os outros. E bem, nível é obviamente um elemento fundamental de progressão em um jogo como World of Warcraft, e é uma pena quando isso se transforma em uma barreira. Então isso é definitivamente algo que adoraríamos fazer no futuro e aplicar mais contexto além destas masmorras específicas.

F: Ok, e vocês pretendem estender o conceito de Caminhada Temporal para raids no futuro?

I: Potencialmente. Isto é algo que poderíamos fazer, existem mais desafios aí, eu acho. Muito mais jogadores realmente voltaram e experimentaram as raids antigas de forma regular. Obviamente estão fazendo isso sozinhos, ou em um grupo pequeno, para itens de transmog ou montarias mas tem um pouco menos de sensação de descoberta ao voltar para este conteúdo. Além disso, muitas mecânicas de raids antigas frequentemente exigem um pouco de coordenação, e eu acho que nós precisaríamos refazer o design antes da gente se sentir confortável para jogar um grupo completamente aleatório de pessoas que foram juntadas, que entraram na fila juntos para uma dessas raids. Quero dizer, zonas como Templo Negro ou Nascente do Sol foram feitas para guildas de raid hardcore, e então nós provavelmente teríamos que fazer mais trabalho antes de poder adaptar para uma experiência no localizador. Uma coisa que definitivamente faremos no entanto, é expandir a quantidade de masmorras da Caminhada Temporal no futuro. Estamos fazendo apenas Burning Crusade e Lich King por enquanto, mas nós definitivamente queremos expandir isso para o Cataclysm e Mists no futuro e também aumentar o número de masmorras disponíveis.

F: E as masmorras do Cataclysm eram realmente desafiadoras na época, então seria ótimo vê-las novamente.

I: Exatamente

F: Eu li nos fóruns que a experiência que teremos na Caminhada Temporal não vai ser exatamente a mesma experiência que tivemos fazendo estas masmorras no nível correto. Por exemplo, as masmorras da Burning Crusade no nível 70 durante a expansão não eram a mesma experiência que teremos aqui. Isso porque as classes mudaram, e muitas coisas mudaram no jogo. Então como vocês estão pensando em lidar com esta expectativa que os jogadores têm? Eu sei que vocês já disseram que não vai ser a mesma coisa, mas muitas pessoas estão esperando por isso.

I: Eu sei, isso é definitivamente um dos desafios, e isso foi parte do post que eu fiz nos fóruns do PTR. Eu não ficaria surpreso se houver uma quantia de decepção dos jogadores que estavam por aí naquela época, que se lembram de fazer Salões Despedaçados com tempo para conseguir o atunement para raidar no patch 2.0. E eles querem reviver aquela experiência brutalmente desafiadora e intensa que eles trabalharam para conseguir com seus colegas de guilda, durante dias em alguns casos. Isso simplesmente não é onde o conteúdo se encontra no momento, eu não acho que seja possível recriar isto. É por causa de várias razões que você mencionou, são mudanças no design das classes ao longo do tempo. Não existia muito dano em área naquela época, tanks eram muito limitados em sua habilidade de gerar ameaça, e manter ameaça em vários alvos ao mesmo tempo. Em Salões Despedaçados você tinha que usar controle coletivo não necessariamente porque tinha muito dano acontecendo, mas porque quando você tinha um pull com 7 orcs seu tank guerreiro de proteção realmente não conseguia manter o aggro em mais do que 4 ou 5 deles de uma vez e se você tentasse lutar com todos os 7, dois deles iriam matar seu healer. Agora um cavaleiro da morte apenas usa Morte e Decomposição, um paladino usa Consagração e joga seu escudo, tudo irá ficar com eles. Então estes desafios não irão existir nesta forma, mas eu acho que o conteúdo ainda se mantém, ainda é atraente, e ainda é divertido de ver um novo ambiente e participar de coisas novas que vão te dar loot relevante.

F: Já que muitos jogadores hoje são novatos, que não jogaram Burning Crusade ou Wrath of the Lich King, é uma forma de ter novo conteúdo que não é exatamente novo.

I: Sim, exatamente. Eu acho que para pessoas que nunca tiveram a chance de ir nestas masmorras quando elas eram relevantes no nível certo, eu acho que vai ser legal a possibilidade de ter esta experiência que previamente estava completamente indisponível a não ser que você tivesse uma máquina do tempo para voltar e jogar em 2008. Eu acho que certamente para aqueles que jogaram em 2007, 2008, pode haver uma diferença na expectativa do que o conteúdo vai oferecer, mas eu acho que deve ser uma experiência divertida de qualquer forma.

F: E sobre os equipamentos, a aparência será a mesma da época, ou vai ser de cor diferente? Vai ser a mesma aparência com um novo ilv?

I: Sim, é a mesma aparência, os mesmos itens, que se adaptam para ter ilv 655, 675, é apenas uma questão de qualquer que seja o item que os chefes dropavam na época, então…

F: A tabela de saque…

I: Exatamente, as tabelas de saque quase não foram modificadas, nós fizemos alguns ajustes apenas para mover alguns itens para manter o saque distribuído de forma equilibrada já que alguns chefes não tinham itens para uma classe específica e um mais adiante na masmorra teria vários itens para aquela classe, mas no geral estes eram os itens que estavam disponíveis na época, então se você está querendo eles para transmog isso também é algo que você pode aproveitar, você pode fazer as missões nas masmorras se você não fez as antigas, tudo isso está disponível, como se você estivesse fazendo no nível 70 ou no nível 80.

F: Isso é ótimo! Algumas dungeons que eu estou esperando são as da Citadela da Coroa de Gelo, onde tínhamos toda a história antes da raid, eu acho que muitas pessoas que fazem elas hoje em níveis mais altos não sentem como eram estas missões até o Lich King, e talvez Caminhada Temporal pode nos trazer de volta.

I: Com certeza. Nós apenas escolhemos 5 masmorras de cada expansão para o lançamento inicial da ferramenta, mas é algo que podemos expandir, e adoraríamos expandir para incluir masmorras muito memoráveis e históricas como as da Coroa de Gelo.

Masmorras Míticas

skyreach-banner

F: Então agora falando sobre masmorras míticas, elas são na verdade as masmorras de Warlords of Draenor em uma dificuldade diferente. Qual é o público alvo para elas? Uma progressão mais difícil para grupos pequenos, ganhar ilv com alts, ou pegar equipamentos para a próxima raid?

I: Eu acho que todas as alternativas, acho que um pouco de todos estes grupos. Onde o loot está posicionado, todos os drops de masmorras míticas são um pouquinho piores do que os de Citadela Fogo do Inferno normal, e itens forjados para guerra nas masmorras míticas são até melhores do que em Citadela normal. Então para os grupos de amigos e família, pessoas que usam os grupos prontos para fazer raids, mas tem bastante gente por aí que realmente sentiu falta de ter conteúdo 5-man relevante para fazer com seus amigos fora das noites de raid que poderiam contribuir para a progressão de seus personagens. E eu acho que o objetivo é trazer isso de volta, e como estas masmorras têm vínculo semanal nós podemos ser generosos com elas e dar itens poderosos sem a preocupação de deixar os jogadores exaustos e perderem a vontade de raidar. Então seja algo que está te ajudando a progredir na raid, ou uma alternativa à progressão de raid, ou se você é alguém que faz apenas LFR e joga com um grupo pequeno de amigos, não tem uma grande guilda de raid para entrar e só quer fazer masmorras com seus amigos, agora você poderá ter uma progressão de itens consistente. Eu acho que uma das coisas que nos arrependemos sobre como os primeiros meses de Warlords aconteceram é que as masmorras que fizemos em Draenor eu acho que são ótimas masmorras…

F: Sim, elas são ótimas e lindas.

I: Sim, mas a razão para faze-las não durou tanto quanto gostaríamos. Eu acho que durante os primeiros dois meses as pessoas aproveitaram bastante, nós vimos pessoas fazendo modo desafio por exemplo por causa da missão diária que dava uma peça de equipamento relevante. Mas assim que Malho Imponente abriu, o localizador de raids abriu, era muito mais fácil conseguir equipamentos melhores de várias outras fontes, e sem algo como pontos de bravura te encorajando para voltar, muitas pessoas não fizeram uma masmorra em meses. Então isso é também uma forma de revitalizar este conteúdo porque nós achamos que ainda resta vida nele para os jogadores aproveitarem, e terem razões para voltar e revisitar lugares como Sepulcrário da Lua Negra, ou Auchindoun, ou Central do Carrilcruel.

F: E nas expansões anteriores as pessoas continuaram voltando às masmorras especificamente por causa dos pontos. Com pontos nós podíamos melhorar equipamentos, podíamos comprar novos equipamentos, e eu conheço pessoas que ainda fazem as masmorras porque adoram elas, porque são lindas, e porque as mecânicas são ótimas, e eu conheço pessoas, muito mais pessoas, que nunca mais voltaram porque… por que voltariam?

I: Exatamente. Eu acho que nós nos afastamos do sistema de pontos de bravura porque, apesar de definitivamente em Mists ele ter feito as pessoas voltarem para as masmorras durante toda a expansão, eu acho que em algum momento as pessoas estavam cansadas daquele conteúdo, pelo menos naquele nível de dificuldade. Ficou um pouco sem sentido quando você estava fazendo Templo da Serpente de Jade após um ano da expansão com um ilv 80 ou 90 níveis maior do que você tinha quando foi lá pela primeira vez, e você está puxando alas inteiras da masmorras e matando tudo com dano em área mas você continua fazendo isso porque é relevante para o seu personagem, eu acho que nós preferimos encontrar uma abordagem onde a dificuldade da masmorra pode continuar a aumentar e continuar relevante. Você ainda sente progressão em poder, mas o conteúdo ainda é importante, você ainda pensa um pouco e realmente presta atenção nas mecânicas.

F: Sim, você não pode apenas atropelar tudo. E muitas pessoas reclamaram que, como você disse, fizeram Templo da Serpente de Jade por mais de um ano, que não houveram novas masmorras em Mists of Pandaria, que tivemos apenas as do início da expansão e depois não vimos nenhuma nova. As masmorras míticas são uma forma de fazer este conteúdo? Ou nós veremos novas masmorras em patches futuros em Warlords of Draenor?

I: Eu acho que novas masmorras em novos patches é algo que nós sempre gostamos de fazer, e eu definitivamente não vou fingir que um novo modo de dificuldade como o mítico é um substituto para novos ambientes e novos chefes para lutar, mas eu acho, como eu disse anteriormente, muitas pessoas fizeram estas masmorras apenas por dois meses ou até algumas semanas até não terem mais razões para fazê-las, então por enquanto estamos focados em apenas dar uma razão para voltar e ter aquela boa experiência social e multiplayer com seus amigos enquanto faz as masmorras para deixar seu personagem mais forte.

Reputações, missões diárias e voo

timthumb

F: Bom eu acho que estas eram as perguntas que eu tinha, agora eu realmente quero te perguntar uma coisa, é algo que eu quero saber e é sobre outro assunto, posso?

I: Claro.

F: Sobre as reputações na Selva de Tanaan, nós teremos diárias? Pufavôoo!!

I: Sim, sim! Na verdade o Wowhead tem um ótimo guia para todas as diferentes reputações, cada uma das diárias, desculpe, cada uma das reputações eu acho. Em retrospecto, olhando para as reputações que adicionamos no 6.0 em Warlords, elas eram honestamente incompletas, e sem graça, a única forma de consegui-las era matando mobs, acho que colocamos elas para ter algo pra fazer se você quisesse itens cosméticos, mas no fim nós ouvimos de muitos jogadores que não era o suficiente, que era uma experiência insatisfatória, então as três reputações na Selva de Tanaan são muito mais tradicionais com missões diárias associadas com cada uma delas, em algumas você também pode fazer mais matando mobs no seu tempo livre se quiser, as principais reputações da aliança e da horda estão centradas em completar objetivos diários de campos de batalha na zona, a reputação arakkoa é focada em matar mobs raros no mapa, então você tem uma missão semanal para matar 10 raros que dá uns 2000 de reputação.

F: Assim como na Ilha Perene

I: Um pouco como a Ilha Perene, sim. E um dos itens que você consegue conforme você consegue reputação com a reputação dos Arakkoa é um cristal de caçador, que irá te teleportar para um raro que está ativo em uma área próxima. Então de vez em quando você pode “trapacear” um pouco e ir até um, garantido que irá encontrá-lo. E também tem a reputação com os Espreitapresa que é baseada em missões diárias relacionadas com saberons elite que são encontrados na Selva de Tanaan. Então há 3 reputações para fazer, missões diárias para elas, e várias recompensas cosméticas e alguns itens com poderes interessantes pelo caminho. Algo que vale notar para quem raida é que na reputação principal da aliança e da horda se você chegar a exaltado você pode comprar uma runa de aprimoramento que é infinitamente reusável, então se você usa suas runas como um buff nas raids você não precisa ficar comprando elas, você terá esta que funcionará para sempre.

F: Eu estou muito feliz em ouvir isso! Eu realmente acho que a melhor forma de conseguir uma reputação é uma mistura entre missões diárias e matar mobs, como nós vimos na Burning Crusade, reputações que você precisava pegar alguns itens e trocá-los por reputação, eu acho que é uma mistura perfeita. E estou muito feliz de ouvir isso.

I: É exatamente assim que Tanaan funciona. É por isso que eu acho que achamos apropriado para o recentemente anunciado desbravamento que irá permitir voo em um patch futuro, conseguir estas 3 reputações de Tanaan até reverenciado irá envolver uma boa mistura de toda a jogabilidade que Tanaan tem a oferecer.

F: E também obrigada por trazer voo de volta! Eu jogo de druida e eu realmente sinto falta de voar na forma de passarinho! Então é algo que eu realmente fiquei animada. Foi muito triste ouvir que não poderíamos voar em Draenor, mas obrigada por ouvir.

I: Ótimo! Obrigado a você e todos da comunidade por dar o feedback, estou feliz que pudemos chegar a uma solução que aparentemente deixou todos felizes.

F: Sim, e é muito interessante a forma que vocês fizeram isso. É uma recompensa. Nós sempre dizemos que voo é uma recompensa por chegar ao nível máximo, e eu acho que é ainda melhor, é uma recompensa por você conhecer e explorar o mundo.

I: Exatamente, eu acho que isso satisfaz todos os nossos objetivos de inicialmente limitar os jogadores ao chão, mas uma vez que você já fez o conteúdo… sim, vá para o céu, voe por aí, tenha mais facilidade com seus alts. E se você parar pra pensar na época da Burning Crusade quando voo foi introduzido, o nível inicial de voo era muito lento, mais devagar do que no chão. Desbloquear voo realmente rápido custava 5000 de ouro em 2007, o que era uma quantia tremenda de ouro, era um desafio enorme para os jogadores e eu espero que a jogabilidade desta vez para conseguir estas conquistas seja mais divertida do que juntar 4000 de ouro na Burning Crusade, mas volta ao espírito de trabalhar por esta recompensa.

F: E eu agradeço por esta ótima solução. Foi muito boa, eu fiquei muito feliz ao ver isso. Eu continuarei repetindo isto porque é verdade.

I: Ótimo! Estou muito feliz de ouvir você dizer isso, obrigado.

F: Bom eu acho que é isso, nosso tempo está acabando. Eu poderia continuar falando com você por bastante tempo, mas acho que você tem mais pessoas para conversar.

I: Como sempre foi um prazer.

F: Tem mais alguma coisa que você gostaria de dizer? Do que você está mais animado para o próximo patch?

I: Honestamente eu acho que estou extremamente animado para colocar o patch 6.2 nas mãos dos jogadores, eu acho que a Selva de Tanaan é um ótimo mapa com bastante conteúdo que eu acho que reflete algumas lições que aprendemos dos erros cometidos no lançamento inicial de Draenor que contém alguns dos nossos grandes sucessos como Ilha do Trovão e Ilha Perene da expansão passada, e Cidadela do Fogo do Inferno é uma das melhores raids que nosso time já fez, estou incrivelmente animado para ver os jogadores ali, muitas surpresas na história, muitas lutas variadas e divertidas, e em geral eu mal posso esperar! E está chegando em breve. Estamos trabalhando duro nisso e vai ser ótimo ver os jogadores aproveitando.

F: Ok, muito obrigada! E espero te ver em breve.

I: Igualmente.

P.S da Eikani: Um MUITO OBRIGADA do tamanho do mundo à Linissa pelo trabalho de transcrição do áudio e ajuda com as perguntas <3