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Este é o 11º artigo de 12 posts da série Prévia das Classes em Legion.

Finalmente chegou a hora da classe mais linda, versátil, amada, maravilhosa e amor desse jogo: os druidas! Tendenciosa eu, magina né? Os ferais e os curadores não sofreram grandes alterações, e as maiores mudanças se concentraram nos Guardiões e druidas do Equilíbrio. Bora conferir?

Originalmente postado por Blizzard Entertainment (Forum Oficial)

Prévia das classes em Legion: Druida

Bem vindo à prévia das classes em Wolrd of Warcraft: Legion. Neste artigo, vamos explorar os Druidas – para saber mais sobre as outras classes, confira a Visão Geral.

Seguimos com as apresentações de design de classe e especialização de World of Warcraft: Legion com uma resenha do Druida. Vamos nos concentrar na identidade da classe, discutindo os novos designs e apresentando as habilidades de combate principais de cada especialização. Estas informações constituem apenas a fundação sobre a qual se erguem seus talentos e artefatos. Sem perder isto de vista, vejamos o que significa ser um Druida em World of Warcraft.

Guardião da natureza que busca preservar o equilíbrio e proteger a vida, o druida exibe uma versatilidade incomparável no campo de batalha. A razão disso é que é druidismo é muito mais que um estilo de luta. Trata-se de uma ordem cultural assentada sobre tradições tão antigas que até mesmo a origem da sua espécie é preservada por uma mitologia milenar.

O druida se serve da energia bruta da natureza para executar um repertório incrível de habilidades ofensivas e defensivas e para restaurar a vida dos moribundos. A comunhão com a natureza e com o semideus Cenarius, Senhor da Floresta, confere-lhe o dom da metamorfose, o qual lhe permite assumir a forma de toda sorte de criatura da natureza e acessar poderes tão distintos quanto diversos.

Devido à sua utilidade híbrida e às várias metamorfoses, o Druida foi dividido em quatro especializações. Em Legion, o foco das alterações foi fortalecer a jogabilidade do Equilíbrio e a coesão das habilidades do Guardião com a sua identidade, além de refinar as várias metamorfoses de modo que preenchessem funções distintas.

Assumir formas múltiplas em diferentes situações é uma coisa difícil já faz anos, seja pela falta de acesso aos talentos impróprios da especialização que fortalecem a forma alternativa, seja pelo processo complicado e cansativo. Para resolver a questão, substituímos Coração das Selvas por uma linha inteira de talentos de Afinidade, os quais basicamente permitem que todo druida possa escolher um talento das outras três especializações.

As Afinidades proporcionam dois benefícios. Primeiro, uma habilidade Passiva que seja útil sempre, inclusive no seu papel principal. Segundo, elas dão acesso a várias habilidades perfeitas para serem usadas por determinada forma animal. Para se ter uma ideia de como a escolha da Afinidade impactará a jogabilidade, independente da forma assumida, eis as habilidades Passivas que elas concederão:

  • Afinidade com Equilíbrio
    • Influência Astral: aumenta o alcance de todos os feitiços, habilidades e ataques automáticos em 5 m.
  • Afinidade Feral
    • Rapidez Felina: aumenta em 15% a velocidade de movimento.
  • Afinidade com Guardião
    • Pelego Grosso: reduz em 10% todo dano recebido.
  • Afinidade com Restauração
    • Dádiva de Ysera: cura constantemente o Druida ou os aliados, quando o Druida estiver com a vida cheia.

Ao contrário de Coração das Selvas, as Afinidades não são bônus temporários. O acesso melhorado a um talento impróprio da especialização, obtido por meio de uma mecânica mais limpa, fortalece Druidas de todas as especializações, tornando as decisões de combate mais interessantes.

Equilíbrio

Os elementos que moldam as formas do universo são forças fluidas da natureza. Alguns seres buscam dobrar o poder dos seus elementos à sua vontade. O druida, por outro lado, adora e protege os espíritos da natureza: os Ancientes. Há muito, a energia arcana penetrou o mundo e provocou uma série de catástrofes, inclusive a primeira invasão da Legião Ardente, perturbando o grande equilíbrio da natureza.

Manipulando os poderes sagrados da lua, do sol e das estrelas, os equilibradores acessam magias arcanas e naturais, as quais potencializam por meio de metamorfoses, assumindo a forma dos luniscantes, aves terrestres antropomórficas e imponentes, para auxiliar na luta contra o desequilíbrio que ameaça a ordem natural das coisas.

 os equilibradores acessam magias arcanas e naturais, para auxiliar na luta contra o desequilíbrio que ameaça a ordem natural das coisas

Jogabilidade

O Druida de Equilíbrio teve uma série de rotações cíclicas ao longo dos anos. O maior problema de design de todos esses ciclos é que eles forçavam o jogador a observar deixas na IU para lançar feitiços quase sempre na mesma ordem. O design de Legion visou uma experiência flexível de combate, na qual se pode executar as habilidades desejadas, cada um desempenhando uma função específica. A barra de Eclipse foi substituída pelo recurso Poder Astral, o qual deve ser acumulado e cujo consumo faz com que as habilidades provoquem efeitos poderosos e interessantes. A jogabilidade se centrará na manutenção de DpTs, na geração de Poder Astral, alternando entre o Golpe Lunar e a Ira Solar, e no gasto de Poder Astral em Surto Estelar ou Estrelas Cadentes.

Vamos dar uma olhada nas habilidades de combate principais do Druida de Equilíbrio:

  • Fogo Lunar
    • 45 m de alcance, instantânea
    • Um feixe de luz lunar que queima o inimigo, causando dano Arcano leve e mais dano Arcano pesado ao longo de 18 s.
    • Usável em Forma de Urso.
  • Fogo Solar
    • 45 m de alcance, instantânea
    • Um feixe de luz solar que queima o inimigo, causando dano de Natureza leve e mais dano de Natureza pesado ao longo de 14 s ao alvo primário e aos inimigos em um raio de 5 m.
  • Golpe Lunar
    • 45 m de alcance, 2,5 s de lançamento
    • Provoca um golpe de energia lunar, causando dano Arcano pesado ao alvo e dano Arcano leve aos inimigos em um raio de 5 m.
    • Gera 15 de Poder Astral.
  • Ira Solar
    • 45 m de alcance, 1,5 s de lançamento
    • Atira uma bola de energia solar contra o alvo, causando dano de Natureza moderado.
    • Gera 9 de Poder Astral.
  • Surto Estelar
    • 40 de Poder Astral, 45 m de alcance, instantânea
    • Lança uma saraivada de energia estelar no alvo, causando dano Astral gigantesco.
    • Também lhe concede Potencialização Lunar e Solar, as quais aumentam em 30% o dano do seu próximo Golpe Lunar ou Ira Solar, respectivamente. É possível acumular até 3 de cada Potencialização.
  • Chuva Estelar
    • 60 de Poder Astral, 45 m de alcance, instantânea
    • Convoca levas de estrelas cadentes que causam dano aos inimigos no local alvejado. Causa dano Astral pesado ao longo de 8 s.
    • Inimigos atingidos pelas Estrelas Cadentes recebem 30% a mais de dano dos seus feitiços de Fogo Lunar e Solar.
  • Maestria: Luz Estelar
    • Aumenta em 30% o dano de Estrelas Cadentes e Surto Estelar, e o efeito das Potencializações concedidas (com a Maestria dos equipamentos).

Para dar uma ideia de como determinados talentos podem se beneficiar disso, vejamos um exemplo de talento característico da especialização de Equilíbrio:

  • Bênção dos Ancientes
    • Instantâneo
    • Recebe uma bênção dos Ancientes, ativando ou alternando entre os dois benefícios seguintes:
      • Bênção de Eluna: Aumenta em 50% o Poder Astral gerado por Ira Solar e Golpe Lunar.
      • Bênção de An’she: Concede 3 de Poder Astral a cada 2 s.

Feral

O druida feral também busca reparar o desequilíbrio da natureza. Ele o observa a complexidade fantástica do mundo palpável e o tecido delicado que dá a todas as criaturas vivas um propósito intrínseco. Seja na terra ou no mar, na selva verdejante ou no deserto agreste, a morte é inerente ao ciclo que sustenta a vida. A natureza é uma dança eterna entre predadores e presas.

Por ser metamorfo, o druida feral persegue incessantemente uma compreensão maior dessa verdade. Eles buscam uma conexão visceral com a natureza selvagem, a qual se manifesta na forma de um predador felino. O druida feral se transforma num espreitador ágil e feroz, mordendo, rasgando e dilacerando seus inimigos. As forças do caos são domadas pela fúria primitiva do druida.

 O druida feral se transforma num espreitador ágil e feroz, mordendo, rasgando e dilacerando seus inimigos

Jogabilidade

O Druida Feral possui uma jogabilidade de fundação robusta que complementa seus componentes ficcionais. As alterações de design em Legion foram moderadas e levaram em conta as opções de talento que proporcionavam maior diversificação tática. Tornar Rugido Selvagem opcional na árvore de talentos no Warlords abriu bastante as oportunidades de jogabilidade. Vamos explorar mais a abordagem, invertendo-a: o Rugido Selvagem será atrelado a duas alternativas que proporcionam diferentes estilos de jogo.

Vamos dar uma olhada nas habilidades de combate principais do Druida Feral:

  • Despedaçar
    • 40 de Energia, corpo a corpo, instantânea
    • Despedaça o alvo, causando dano Físico moderado. Concede 1 ponto de combo.
    • Aumenta em 20% o dano contra alvos sangrando.
    • Enquanto furtivo, Despedaçar causa 20% a mais de dano e tem o dobro de chance de acerto crítico.
  • Estraçalhar
    • 35 de Energia, corpo a corpo, instantânea
    • Estraçalha o alvo, causando dano de Sangramento e dano de Sangramento pesado a mais ao longo de 15s. Reduz a velocidade de movimento de movimento do alvo em 50% por 12 s. Concede 1 ponto de combo.
    • Enquanto furtivo, Estraçalhar também atordoa o alvo por 4 s.
  • Rasgar
    • 30 de Energia, 1 a 5 pontos de combo, corpo a corpo, instantânea
    • Golpe final que causa dano de Sangramento gigantesco ao longo de 24 s. O dano aumenta por ponto de combo.
  • Mordida Feroz
    • 25 de Energia, 1 a 5 pontos de combo, corpo a corpo, instantânea
    • Golpe final que causa dano por ponto de combo e consome até 25 a mais de Energia para aumentar o dano em até 100%.
    • Quando usado em um alvo com 25% ou menos dos pontos de vida, Mordida Feroz renova instantaneamente a duração do efeito Rasgar no alvo.
    • Dobra a chance de acerto crítico contra alvos sangrando.
  • Presságio de Clareza
    • Passiva
    • Seus ataques automáticos têm chance de reduzir o custo de Energia do seu próximo Forma de Felino em 100%.
  • Fúria Primeva
    • Passiva
    • Você ganha um ponto de combo a mais sempre que acertar criticamente com um ataque que gere pontos de combo.
    • Dano ao longo de tempo não ativa o efeito.
  • Maestria: Garras de Navalha
    • Aumenta em 60% o dano causado pelas habilidades de Sangramento na Forma de Felino (além da Maestria dos equipamentos).
  • Para dar uma ideia de como determinados talentos podem se beneficiar disso, vejamos um exemplo de talento característico da especialização Feral:
  • Feridas Feias
    • Passivo
    • Suas habilidades Rasgar, Estraçalhar e Surra causam o dano normal, mas em tempo 33% menor.

Guardião

Assim como seus irmãos ferais, o guardião busca o equilíbrio da natureza no reino animal. Ele convive com as intempéries para observar como a vida persevera apesar das adversidades. Amiúde, o instinto de sobrevivência se encontra nas criaturas capazes de proteger a si mesmas e à sua espécie. O guardião vê na resiliência um valor profundo e harmonioso, sem perder de vista a necessidade de exibir fervor predatório na mesma medida para afastar os perigos.

Assumindo a forma grandiosa do urso, o guardião se torna uma muralha de pelo, garras, presas e fúria que, auxiliada pelas forças da natureza, se interpõe entre seus aliados e as ameaças opositoras.

Assumindo a forma grandiosa do urso, o guardião se torna uma muralha de pelo, garras, presas e fúria que, auxiliada pelas forças da natureza, se interpõe entre seus aliados e as ameaças opositoras.

Jogabilidade

O Druida Guardião tem motes riquíssimos, porém a jogabilidade não lhe faz jus. Ele sempre enfatizou a esquiva, desviando-se de mais ataques que os outros tanques e acentuando isso com a disposição de suas habilidades. No entanto, isso não se enquadra na sua identidade. A especialização deveria sobreviver graças à sua grande tenacidade, casca grossa, resiliência gigantesca e regeneração intensa. Para tal fim, reprojetamos várias partes do kit de habilidades de combate do druida, focando-o nessas ideias básicas de defesa – vida, armadura, mitigação e regeneração – e desvalorizando a esquiva.

Vamos dar uma olhada nas habilidades de combate principais do Druida Guardião:

  • Destroçar
    • Corpo a corpo, instantânea, 6 s de recarga
    • Mutila o alvo, causando dano Físico pesado e reduzindo em 50% a velocidade de movimento por 12s. Causa 20% a mais de dano contra alvos sangrando.
    • Gera 5 de Raiva.
  • Lacerar
    • Corpo a corpo, instantânea, 3 s de recarga
    • Lacera o alvo inimigo, causando dano de Sangramento moderado e dano de Sangramento moderado adicional ao longo de 15 s. Acumula até 3 vezes.
    • Lacerar tem 25% de chance de concluir a recarga de Destroçar.
  • Surra
    • Instantânea, 6 s de recarga
    • Ataca todos os inimigos em um raio de 8 m, causando dano de Sangramento leve e aplicando Lacerar, que causa dano de Sangramento moderado adicional ao longo de 15 s.
  • Fogo Lunar
    • 40 m de alcance, instantânea
    • Um feixe de luz lunar que queima o inimigo, causando dano Arcano leve e mais dano Arcano pesado ao longo de 12 s.
    • Usável em Forma de Urso.
  • Defesa
    • Veloférreo
      • 40 de Raiva, instantânea
      • Aumenta em 100% a armadura por 6 s.
      • Usos múltiplos da habilidade podem se sobrepor.
    • Marca de Ursol
      • 40 de Raiva, instantânea
      • Reduz em 30% o dano Mágico recebido por 6 s.
    • Regeneração Frenética
      • 10 de Raiva, instantânea, 20 s de recarga (2 cargas)
      • Cura você em 100% de todo o dano recebido nos últimos 6 s ao longo de 6 s (mínimo de 5% do máximo de pontos de vida).
    • Maestria: Guardião da Natureza
      • Aumenta seu máximo de pontos de vida e cura em 40% (além da Maestria dos equipamentos).
      • Também aumenta em 20% seu poder de ataque (além da Maestria dos equipamentos).
  • Para dar uma ideia de como determinados talentos podem se beneficiar disso, vejamos um exemplo de talento característico da especialização de Guardião:
  • Rasgar e Despedaçar
    • Passivo
    • O sangramento provocado por Lacerar também reduz o dano causado pelo alvo em você e aumenta em 3% o dano que você causa no alvo por carga.

Restauração

Os muitos dotes da natureza devem ser retribuídos às vezes. O restaurador busca ordenar o mundo cuidando diretamente de suas muitas formas de vida. Amigo da fauna e da flora, ele celebra a concepção e o crescimento. Onde há decomposição, ele rejuvenesce. Onde há abatimento, ele cultiva. A vida não precisa só de proteção. Ela precisa ser nutrida.

Para promover a harmonia, o restaurador se sintoniza com a flora, inspira-se no abrir-se da flor, no broto da semente, nos esporos curativos do cogumelo e no crescimento da árvore. Assim como a natureza, ele persevera a paciência e a perseverança, a fundação sobre a qual se ergue e se sustenta toda forma de vida. Ele se serve dos recursos naturais para curar os aliados feridos em batalha e emana poderes curativos persistentes para impedir que tombem aqueles que estão sendo atacados.

O restaurador busca ordenar o mundo cuidando diretamente de suas muitas formas de vida.

Jogabilidade

O mote do Druida de Restauração é bem definido e sua jogabilidade é muito prazerosa. Como resultado, ele recebeu alterações mínimas. O maior aprimoramento efetuou-se na Maestria, que basicamente se tornou um efeito passivo. Nós a reprojetamos de modo a enfatizar a sobreposição de efeitos de cura ao longo do tempo, favorecendo uma jogabilidade mais comprometida e ao mesmo tempo fortalecendo sua identidade.

Vamos dar uma olhada nas habilidades de combate principais do Druida de Restauração:

  • Maestria: Harmonia
    • Aumenta sua cura em 10% a cada efeito de Restauração ao longo do tempo aplicado no alvo.
  • Toque de Cura
    • 2% de Mana, 40 m de alcance, 2,5 s de lançamento
    • Realiza cura moderada em um alvo aliado.
  • Recrescimento
    • 3,7% de Mana, 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento
    • Realiza cura moderada em um alvo aliado e outra cura leve ao longo de 12 s.
    • Recrescimento tem 60% a mais de chance de causar um efeito crítico.
  • Rejuvenescer
    • 1,9% de Mana, 40 m de alcance, instantânea
    • Realiza cura moderada em um alvo aliado ao longo de 15 s.
  • Brotar da Vida
    • 2% de Mana, 40 m de alcance, instantânea
    • Realiza cura moderada em um alvo aliado ao longo de 10 s. Quando Brotar da Vida expira ou é dissipado, o alvo recebe cura moderada instantaneamente.
    • Brotar da Vida só pode ser ativada em um alvo por vez.
  • Eflorescência
    • 4,3% de Mana, 40 m de alcance, instantânea
    • Cultiva uma flor curativa no local selecionado, restaurando quantidade moderada de vida em 3 aliados feridos em um raio de 10 m a cada 2 s, por 30 s.
    • Só 1 Eflorescência pode ser posicionada por vez.
  • Recomposição Rápida
    • 1,6% de Mana, 40 m de alcance, instantânea, 30 s de recarga
    • Realiza cura expressiva em um alvo aliado instantaneamente.
  • Crescimento Silvestre
    • 7,5% de Mana, 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento, 10 s de recarga
    • Realiza cura moderada em até 6 aliados feridos em um raio de 30 m do alvo, ao longo de 7 s.
    • A quantidade de cura começa alta e vai diminuindo ao longo da duração.
  • Semente Viva
    • Passiva
    • Quando você consegue uma cura crítica com a cura direta de Recomposição Rápida, Recrescimento ou Toque de Cura, você planta uma Semente Viva no alvo.
    • Quando o alvo for atacado da próxima vez, a Semente Viva desabrochará e curará 50% da quantidade inicial curada.
  • Presságio de Clareza
    • Passiva
    • A cura periódica de Brotar da Vida tem 4% de chance de fazer com que você entre em estado de Abstração, fazendo com que seu próximo Recrescimento seja gratuito.

Para dar uma ideia de como determinados talentos podem se beneficiar disso, vejamos um exemplo de talento característico da especialização de Restauração:

  • Florescer
    • Instantâneo, 1 min de recarga
    • Estende em 10 s a duração de todos os seus efeitos de cura ao longo do tempo em alvos aliados em um raio de 60 m.

Esperamos que tenham gostado da forma como projetamos o Druida e suas especializações em World of Warcraft: Legion. Encerraremos as resenhas amanhã, analisando o Ladino. 


Como moonkin de coração, preciso dizer que estou MUITO feliz com a volta do controle do poder astral de acordo com as habilidades, mesmo! E eu espero que a preocupação com a identidade da classe, mostrada no Guardião focado em mitigação de dano ao invés de esquiva se estenda por missões de classe e outros detalhes ingame, seria absurdamente maravilhoso <3

Irmãos druidas, o que acharam?