X

Saudações heróis! Sim, a Shi encontrou o caminho de casa e voltou depois de tantos meses. Queria pedir desculpas pelo sumiço repentino e longo, e também agradecer muito as gurias daqui do WoWGirl, que entenderam os meus problemas e dificuldades, e me deram todo o apoio quando eu precisava, sempre deixando o WoWGirl com as portas abertas para mim. <3

Acontece é que muita coisa rolou na minha vida nos ultimos meses, algumas boas e outras bem ruins, que me abalaram muito. E com isso, eu não conseguia pensar em nennhum material bom, nada de interessante e que pudesse ser apreciado por vocês… achei que o melhor seria dar um tempo, para ver se o pique voltava. Não queria trazer pra vocês qualquer coisa que não lhes fosse útil.

Mas passou e agora eu tô com mil ideias de posts <3

Eu já recebi várias perguntas do tipo: “Shi, já escolhi o cosplay, mas por onde eu começo?!!?!1!one!!?!”

Geralmente eu dou mais ou menos a mesma resposta, dependendo do personagem: “Começa planejando o que comprar, o que fazer, quanto comprar de x, y, x, w coisas.”

Parece obvio, mas pra mim até isso era bem complexo, pq afinal, por onde eu começo sequer a planejar? E qual é a importancia do planejamento tão meticuloso assim, é realmente necessário?

Uma coisa que é sempre bom deixar clara e lembrar: Cosplay é um hobbie caro. Não porque você precisa gastar com o melhor material importado, mas porque é realmente algo caro mesmo. Eu sempre tento usar muita reciclagem, caixas e plásticos que tenho em casa, mas sempre acabo gastando uma boa grana em certas coisas que não dá pra fugir. Além de que o dólar aqui está altissímo, até mesmo nas gringa onde as coisas são achadas mais facilmente e mais baratas, é considerado um hobbie que gasta muito.

E sem um bom planejamento, tu pode acabar gastando até o dobro do necessário.

Como eu estou começando um cosplay agora,  eu juntei o útil ao agradável e vou tentar mostrar pra vocês qual é o método que eu tenho feito ultimamente, e como tem me ajudado.

1- O Personagem

Primeiro passo, sem dúvidas é: Procurar muitas, muitas, muitas imagens do personagem. Se for de WoW, se joga no model viewer e tira print de tudo. No caso do Medivh foi uma tristeza achar imagens boas oficiais, mas é a vida </3

Eu decidi que vou fazer a versão do modelo do WoW, me baseando em outras imagens para detalhes e coisas assim.

guia_medivhMontagi bacana -com o espaço muito bem aproveitado- das referências escolhidas.


2- Desmantelando o Personagem

Agora que já temos a nossa vítima, vamos separar elas em pedacinhos. Essa parte não precisa necessariamente ser feita no computador, pode ser um desenho a mão, imprimir e recortar, fazer qualquer coisa que pelo menos tu entenda.

guia_medivh2

As cores!! Elas queimaaaaaam!


Então nós separamos todas as partes existentes no cosplay, ficamos com:

  • Capuz
  • Ombreiras
  • Mantinho
  • Robe/Vestidinho
  • Bracers/Braceletes
  • Luvas
  • Livro
  • Bolsinha
  • Botas
  • Atiesh
  • Lentes (na imagem o olho dele é castanho, mas vou me basear em outras artes e usar lentes brancas)

Ufa! É mais coisinha do que se aparenta. E apenas uma imagem dessas não é o suficiente em muitos casos. Como agora, em que eu vou focar mais no robe dele, para pensar nos detalhes melhor, sem todos os outros acessórios.

guia_medivh3

As cores de novo nãããão!!


Eu tentei imaginar como diabos o robe é embaixo da ombreira, e como tudo se segura. Aumentei o volume das camadas por cima do robe, já que no modelo é tudo uma textura, e não se tem muito noção de profundidade. Fiz o esquema das camadas, separei o que é pra ser separado e pensei no que vai ser costurado junto.

Agora a imagem do cosplay está bem mais concreta na minha mente, já organizamos muito bem o que nós precisamos fazer.

E o melhor, todo esse trabalho pode ser encurtado, se for usado um dos Kits de Referencia para Cosplays  que foram publicados pela Blizz, dos modelos de Heroes of the Storm <3 Os modelos são super detalhados, e é exibido as peças uma por uma, sendo bem mais fácil de planejar.

Mas como o Medivh ainda  não foi lançado, temos que nos virar com o que tem, o que é o caso de quase todos os personagens no mundo que não tem um guia tão bom </3

3- O trabalho de verdade começa.

“Mas Shi, até agora eu ainda não sei quantos metros de tecido e EVA comprar, como é que isso tá me ajudando?”

Então jovem gafanhoto, agora começa todo o esquema. Até então não era necessário o Photoshop, tudo podia ser feito rabiscando num guardanapo caso quisesse. Mas a partir daqui é um método que precisa do programa.

Nesse post temos várias Dicas de Atalhos que podem ser muito úteis!

4- But first, let me take a selfie.

Não exatamente uma selfie. Uma foto de corpo inteiro, na verdade. Com o minimo de distorção possível, onde de pra ver os pés e a cabeça inteiros. Pode ser com o celular mesmo, o que importa é que de pra ver tudo.  E também é necessário saber a sua altura o mais precisamente possível.

Como eu sou preguiçosa a ponto de nem querer pedir pra minha mãe tirar uma foto minha, vou usar uma minha de cosplays passados mesmo. Tem que ter cuidado para não ser uma foto num ângulo muito alto ou baixo.

raven57


 

Com a foto em mãos , abrimos o Photoshop, e vamos trabalhá-la para que esteja conforme a nossa altura de verdade.

Primeiro, usando a ferramenta Crop (C), vamos recortar a imagem bem rente a nossa cabeça e aos nossos pés:

cosplay2

Nos pés, eu contei a altura apartir do pé de trás, já que o da frente estava dobrado. Fiquem de pés retos se não forem preguiçosos que nem eu e acharem que é mais fácil reaproveitar uma foto!


Indo até Image> Image Size… (Alt+Ctrl+I) nos deparamos com a altura atual da imagem, em pixels a cima, e em centimetros logo abaixo:cosplay3


Tenho 1,63 de altura, então preencho com “163 centimetros” na altura (Height).cosplay4

Importante! Mude a Resolução pra 60 se estiver maior. Um valor muito alto vai fazer a imagem ficar gigantescamente ENORME e impossível de se mexer.


Tendo agora uma representação mais fiel possível, voltamos para a referência do cosplay.

O que eu procuro aqui é saber como vai ficar melhor a Atiesh, como adaptar o tamanho dela que fique legal com a minha altura.

Isso serve com qualquer arma e acessório que se queira trabalhar. Vá atrás de uma referencia de mostre qual é o tamanho da arma perto do personagem.

Lembrando que em jogos as armas são mostradas ridiculamente grandes, como as ombreiras caracteristicas de WoW. É da sua escolha fazer algo totalmente fiel mais monstruoso, ou adaptar para ficar mais harmonioso.

medivh

Essa foi a melhor imagem de referencia do tamanho do Atiesh comparado com o Medivh, então vai ser essa. 


Estou me baseando principalmente na altura do topo da cabeça dele, que dá mais ou menos na parte dos penduricalhos/começo do corvo-milho. E como ele está segurando o cajado inclinado, a posição na foto não é exatamente igual a mim e varios outros fatores, é bom ter em mente que existe uma pequena margem de erro.

Passemos a cajado para a nossa foto. Com certeza não haverá espaço para todo o cajado na imagem já que ela acaba na nossa cabeça. Use o Crop novamente, mas dessa vez abra mais espaço para onde achar necessário.

cosplay5

Eu não sei o que aconteceu com o meu pé.


Depois que estiver satisfeito com a proporção, dê Crop novamente, dessa vez só na arma/acessório.

cosplay6


Ao isolarmos o Atiesh, a altura dele resulta em 1,98 metros. O que eu achei grande demais, mas quero esperar ver como vai sair no molde fisico. Com isso já se sabe em média quanto comprar de cano  PVC por exemplo, se for usado para a base.  Ou EVA, como no meu caso em que vou fazer a madeira de EVA.

Mas eu ainda não estou satisfeita, e não acabou!

5- Fazendo o molde

Dependendo de como é a imagem que você tem da arma/acessório, você já pode mandar imprimir ele direito, sem fazer um molde propriamente dito. Mas como nesse caso a imagem esta em 3/4, e eu preciso de um molde de lado, vou ter que refazer desenhando por cima

cosplay7

Não precisa ser o melhor desenho não. Só tem que saber onde começam e onde terminam as partes importantes.


Com o molde como queremos, vamos imprimir! Detalhes importantes para que o molde de certo:

cosplay8


É importante que a escala esteja em 100% do tamanho, senão todo o trabalho para pegarmos a altura mais proxima vai por agua a baixo. E também não selecionar o “Scale to Fit Media”, porque senão ele vai adaptar o tamanho do cajado para uma folha só.

O lance é imprimir os pedaços do cajado, para depois unir num molde só. Por que obviamente um molde de 1,98 de altura não vai caber numa folha A4 XD

Importante! Logo na primeira impressão, eu comparei com a minha mão e achei a largura do cajado grande demais. Não era impossível, mas não ficou como eu queria. Então eu voltei no programa, diminui um pouco as proporções, reutilizei a folha pra impressão,por que né temos que economizar, e mandei imprimir de novo. Na segunda vez ficou bem mais agradável, e eu aprovei. Imprimi o resto, recortei e passei a fita em tudo, e tcharam está pronto o molde.

cosplay9

Habemus molde


Com ele em mãos, se pode adaptar, tirar, botar mais coisas, fazer o que quiser. E só quando estiver totalmente seguro de que é o tamanho e dimensões certas, passar para o material que vai ser utilizado.

E com isso evitar fazer de olhômetro, comprar material a mais (ou a menos, o que é pior ainda porque às vezes não conseguimos mais achar do mesmo para comprar) e ter que refazer do zero porque não ficou do teu agrado.

Esse método de colocar em cima da imagem no photoshop é algo bem rapidinho, e que pode te ajudar muito quando não se tem ideia nenhuma de como começar a elaborar uma peça.   😀


E é isso pessoal, espero que tenham gostado, e tenha lhes ajudado a começar o cosplay! Semana que vem (se os Loa assim permitirem) eu venho com um post sobre desenho!!

Beijos Polentosos!