X

Essa semana saiu um post um tanto desanimador no site Kotaku, sobre o filme Warcraft. O título “O filme Warcraft não é bom” já diz muito sobre seu conteúdo: no caso, o autor retrata o filme como sendo superficial, más atuações, cheio de clichês, e como todos os demais filmes de video-games, falha em ser extremamente sério, perdendo o humor que encontramos normalmente no jogo online. Muitos outros críticos internacionais do cinema também tiveram más visões sobre o filme. Isso faria do filme Warcraft outro exemplo que diz sobre os filmes de jogos estão fadados a serem adaptações ruins? Sobre isso, eu tenho alguns pontos a discutir.

Sabendo que esses críticos do cinema assistiram o filme previamente, provavelmente numa conferência ou a convite da própria Legendary para primeiras impressões, há de se concordar que eles têm um ponto a defender. O autor do texto do Kotaku, por exemplo, exprime sua real opinião, e ele tem todo o direito de considerar o filme uma má adaptação do que há no jogo. E eu digo principalmente porque sei que muitas adaptações criadas, não só de jogos, mas de livros, quadrinhos, peças de teatro, são “ruins”. E aí vamos a um outro ponto: o que consideram num filme ruim? O que faz um filme ser ruim?

É uma tarefa muito difícil fazer um filme de um jogo, e muito mais adaptá-la de forma coerente. Vemos exemplos como Resident Evil, onde tivemos universos bem destoantes entre filme e jogo, e nem por isso as pessoas deixaram de gostar de um ou outro, sempre tendo em mente que críticas foram feitas e foram aceitas. Quando se fala sobre “adaptação”, devemos levar em conta que há uma grande probabilidade da história sair bem diferente do que ela é em sua fonte. O que faz uma adaptação ser boa ou ruim não é o fato de ela não seguir a história de onde ela foi inspirada à finco, mas sim a capacidade dela usar dessa fonte de maneira sábia, experiente e que agrade o público. Vamos a alguns exemplos mais recentes:

“Guerra Civil” foi um dos filmes mais esperados do ano, e muito se debateu sobre ele seguir ou não a história dos quadrinhos. Daí, já temos várias mudanças (e talvez haja algum soft spoiler aqui, cuidado): o final é diferente do final da HQ, vários personagens não estão presentes, o homem-aranha é vira-casaca nas HQs, etc etc. Além de Guerra Civil, tive o prazer de acompanhar a série “Jogos Vorazes” saírem dos livros e irem para as telas. Alguns podem não concordar comigo, mas achei que foi uma das melhores adaptações já feitas, já que o livro peca em ser descritivo com detalhes que o filme desdobrou muito bem, como as cenas de ação. Afinal, o livro é baseado nos pensamentos da própria protagonista, então muitas partes ficam realmente confusas.

Das críticas recebidas, muitas falaram do uso excessivo de efeitos gráficos, da falta do tom de humor encontrado no jogo, muitas comparações com o filme “Senhor dos Anéis” (por, segundo os críticos, lembrarem batalhas medievais), e sobre a história ser superficial, como se estivesse introduzindo histórias a serem exploradas posteriormente. E sinceramente? Vamos ver. Entendo que muitos desses críticos do filme também são fãs da franquia, mas ainda assim tenho muita curiosidade sobre o que aguarda o público em geral. Eu espero sim encontrar referências do jogo dentro do filme, conhecer mais da história, ver meus personagens com “vida”, e claro, decidir por mim mesma se o filme foi uma boa adaptação ou não. Isso vai além de entender somente críticas em relação ao uso de computação gráfica ou comparar com outras grandes franquias.

A Blizzard está colocando muitas fichas no filme, e por isso considero que há uma credibilidade, afinal, não lembro de nenhuma ocasião onde a Blizzard tenha falhado em uma animação. Também não acho que tanto hype em cima de um filme que está há anos sendo esperado seja atoa. Não vou excluir a possibilidade de decepção, que é claro que pode acontecer. No mais, o jogo ta aí, expansão vem vindo, e não vai ser uma má adaptação que vai nos impedir de continuar nos divertindo em Warcraft.

E aí, o que vocês esperam do filme?

Muito obrigada, e até mais! o/