X

E aí gente, tudo beleza? Vim falar um pouco de uma polêmica: lendários.

Como já é conhecido por todos, o sistema de lendários possui uma proteção contra má sorte, que aumenta levemente a chance de se obter um lendário, caso você não tenha conseguido um ao fazer uma atividade que pode dar um lendário de recompensa. Mas houve especulações de que esse sistema não era mais usado, ou que simplesmente não era possível se obter mais que um certo número de lendários.

A especulação começou com alguns jogadores que foram bastante sortudos, ou simplesmente jogavam demais, ao ponto de conseguir 4 Lendários ainda durante o mês de Outubro. Alguns depoimentos mencionaram fazer quase 1000 Masmorras Mítica+ desde este quarto lendário, sem sorte de obter um quinto.

Essa especulação já era mais conhecida entre a comunidade de raiders, mas foi trazida ao público com um post feito pela guilda européia Exorsus no reddit, que falava sobre o recente exploit na Helya mítica que acabou banindo 2 guildas além deles. Nesse post, além de falar de tal exploit (que já foi consertado), eles falam de problemas com raiding em um nível avançado, e um desses problemas seria esse limite de lendários.

Hoje à tarde o Watcher veio até o fórum oficial para discorrer sobre esse limite, anunciando que ele já havia sido removido. O tal limite existia, de fato, mas não era um limite total: a proteção de má sorte apenas parava de funcionar após 4 lendários.

Lembrando que esse limite removido vale apenas para lendários obtidos! Lendários que podem ser equipados ao mesmo tempo continuarão limitados a 2, sem prévia de aumento.

Segue o blue post traduzido:

Originalmente postado por Watcher (Forum Oficial)

Feliz Dia de Ação de Graças a todos. Vamos falar um pouco de lendários.

Desde o começo do Legion, fomos deliberadamente secretivos sobre como se obtém lendários, porque a melhor forma de obtê-los é realmente “jogar o jogo o máximo possível e faça atividades de nível alto que você mais goste”. O nosso objetivo era um sistema universal no background do jogo, que ocasionalmente ofereceria um aumento de poder considerável, para complementar o sistema já transparente e onipresente de Artefatos e Itemização no geral. Obviamente, enquanto sentamos aqui lendo postagens especulando se é melhor deletar seus lendários ruins para melhorar as chances as chances de se conseguir mais, aprendemos uma lição de como a maneira que pensamos funcionou. (PS: Não deletem os lendários de vocês. O sistema olha quantos você já saqueou, não quantos você tem no momento)

Nosso design foi bem conservativo, com a intenção de deixar os requerimentos mais suaves com o passar do tempo. Com um sistema de tamanha escala que abrange todas as atividades de nível máximo, não se tinha como saber se estava tunado corretamente baseado na data que tínhamos do beta, milhares de pessoas jogando por algumas horas por semana; inevitavelmente seria diferente em um jogo com milhões de pessoas jogando de uma maneira muito mais focada. E sabemos que caso tivéssemos puxado para o lado dos lendários se tornarem muito comum, facilmente chegaríamos em uma situação na qual algumas pessoas (tanto faz se sortudas ou simplesmente jogassem demais) teriam uma enxurrada de lendários. Se isso tivesse acontecido, seria uma bagunça – um pequeno pedaço da playerbase teriam mochilas cheias de lendários e nada para ficar ansioso nos próximos meses, e se tentássemos “consertar” esse problema após esse fato, então todo mundo não conseguiu tomar vantagem do período mais generoso ficaria para trás na progressão, para sempre.

Então começamos um pouco mesquinhos, já que um problema nessa direção seria muito mais fácil de consertar (desde então, aumentamos a chance de saque de lendários no geral, no patch 7.1). Também colocamos algumas medidas para reduzir o abismo entre o jogador mais sortudo, e o jogador mais azarado. Sorte é um fator inevitável nesses tipos de jogos, mas com milhões de pessoas jogando, caso permitíssemos essa aleatoriedade pura passar sem verificar, teríamos inevitavelmente alguns jogadores jogando horas e horas toda semana, que literalmente nunca veriam um lendário. Então, criamos a chamada “proteção contra má sorte (bad luck protection)”, que deveria aumentar as chances de ganhar um lendário a cada vez que você falhasse em pegar um.

Como o nome sugere, essa proteção existe para proteger os jogadores mais azarados da crueldade que um dado pode ter. Aqueles que estavam do outro lado da fortuna, achamos que não precisariam de um sistema que ajudaria a colocá-los ainda mais a frente do resto do mundo. E desenhamos essa linha em 4 lendários, inicialmente, planejando aumentá-la com o passar do tempo. Quando você pegasse 4 lendários, não era impossível pegar ainda mais, mas a mão invisível da proteção de má sorte não lhe ajudaria mais. Quase que por definição, se você tivesse 4 lendários durante, digamos, o começo de Outubro, você tinha muita sorte. Você não precisava de ajuda para ainda mais lendários.

O que nós genuinamente não antecipamos era quanto tempo alguns jogadores super dedicados acabariam jogando, na busca por mais Poder do Artefato. Na metade de Novembro, começamos a ouvir perguntas sobre um possível limite de 4 lendários, e acabamos por notar que existia um grupo de jogadores que fez tanto conteúdo que acabou chegando nesse limite de 4 lendários. Eles não precisaram ser tão sortudos para chegar nesse ponto. (Nota-se que esse grupo é muito pequeno, e são muito representados nessas discussões, porque afinal esse é um problema que afeta a eles, mas estamos falando de centenas de pessoas comparado a milhões de jogadores)

Então removemos esse soft cap a pouco mais de uma semana atrás. A proteção agora se aplica indefinidamente. A grande maioria desses jogadores estava focada na progressão na Provação da Bravura Mítica durante essa última semana, e já que wipar em chefões repetidamente não te dá lendários, eles não tiveram uma chance de ver essa mudança em efeito ainda. Se alguns jogadores chegarem a um ponto de conseguirem obter todos os lendários de sua especialização, bem, mais poder à eles. Eles certamente terão obtido eles de boa, e terão mais lendários a caminho nos próximos patches. O limite de quantos lendários pode-se ter equipados limita o abismo de poder entre jogadores sortudos e azarados, e continuaremos ajustando a efetividade de lendários mais fracos (começando no patch 7.1.5), com o objetivo de deixá-los excitantes, mas não fortes demais.


O que vocês acham? Aumentou a esperança de vir aquele lendário bom para sua classe? Comentem aí 🙂

Até mais!