X
Este é um post convidado, enviado por [email protected]. Se quiser enviar conteúdo para publicação, saiba como aqui!

A Torre dos Magos está ativa novamente e agora temos acesso mais uma vez ao desafio de classe para pegarmos as novas aparências de Artefato do 7.2! O desafio pode ser feito gratuitamente pela primeira vez, mas custarão 100 Estiléter caso você queira tentar novamente.

ATENÇÃO! Para conseguir pegar a missão do desafio você precisa estar no nível 110, ter as 35 características de Artefato e ter terminado a missão para desbloquear as 4 novas características.

Neste post falarei sobre o desafio O fim do perigo reanimado, que serve para as seguintes especializações:

  • Druida Restauração
  • Xamã Restauração
  • Sacerdote Sagrado
  • Paladino Sagrado
  • Monge Tecelão da Névoa

Introdução

O Patch 7.2 trouxe novas aparências para as armas artefato, desbloqueadas pelos desafios da torre dos magos; como ainda temos poucas fontes em português vou compartilhar minhas estratégias para desafio de healer.

A maioria dos guias recomenda ilvl 900, e o equipamento realmente pesa. Algumas mecânicas vão acabar com a sua tentativa não importando seu ilvl, como o aguilhão de mana da arqueira, mas eventualmente será possível curar na força bruta todo o dano do soldado, por exemplo. Quem gosta de um desafio solo complicado e sente saudade do proving grounds infinito de pandaria pode se aventurar com menos equipamento, quem só quer a aparência sem muito esforço pode esperar arrumar mais ilvl, e quem acha que um bom healer se limita as encher barras de vida dos amiguinhos e nem tem suas habilidades de ataque e controle na barra provavelmente vai precisar rever seus conceitos.

Este desafio exige domínio de todo o seu kit de habilidades, incluindo movimentação precisa e controle coletivo em momentos chave. Habilidades raciais como a torrente arcana de belf e o pisão de tauren podem ser muito úteis, assim como alguns truques de profissões – eu utilizei granadas de cobalto de engenharia como interrupção AoE na primeira fase.

Para referência, completei o cenário como Paladino Sagrado com ilvl 894 sem os bônus do set, com Crítico como principal atributo secundário, e com os lendários Guarda de Uther e Corrente de Thrayn, então vou me referir mais às habilidades dessa classe… mas mesmo assim essas dicas podem ser úteis para os outros healers. Eu tive a ideia de usar as granadas de engenharia quando fiquei com inveja do totem capacitor ao assistir um guia de um xamã, por exemplo.

Nas próximas sessões vou descrever cada uma das fases, as habilidades dos inimigos e uma ideia geral de como contê-las, e em seguida detalhar os talentos e estratégias que usei em cada uma delas.

1ª Fase

Nesta etapa precisamos derrotar cinco ondas de inimigos, mantendo o grupo vivo. Temos Jarod Shadowsong quebrando um galho como tank, Callie e a vovó Marl como dps.
Os três tipos de inimigos são: 

  • Arqueira : Utiliza Aguilhão de Mana a cada 15s aproximadamente. Depois de um tempo de cast ela lança esta habilidade deixando um dot pesado e removendo muita mana do alvo. O ideal é cortar o cast com um stun ou outro controle, mas se não for possível esconda-se atrás de um dos seus npcs, de preferência Jarod que tem mais vida, e cure o dano do dot.
  • Mago: Lança Ataque Relâmpago Arcano constantemente em alvos aleatórios. Se o buff acumular eventualmente vai matar alguém com um único tiro, então esse habilidade precisa ser cortado com uns 3 stacks. Além de atordoamentos o mago também aceita efeitos de silêncio e interrupção.
  • Soldado: Este inimigo tem duas habilidades. A dança das facas tem um tempo de cast e em seguida causa dano em todo seu grupo durante a canalização, podendo ser interrompida com atordoamento durante a canalização – caso seja interrompida durante o cast inicial o soldado vai repetir o cast assim que sair do controle. Além disso ele pode fixar em um alvo, geralmente o jogador, e atacar corpo-a-corpo. Ele pode ser kitado durante esta habilidade ou você pode simplesmente curar este dano sem muitos problemas. 

TL;DR: Controlar a arqueira para impedir o cast do aguilhão de mana ou se esconder atrás do Jarod, interromper o mago quando tiver uns 3 stacks do buff, controlar o soldado quando possível para diminuir o dano geral.

Meus talentos utilizados:

3/2/2/1/2/2/3 – Poder do cruzado, Espírito Indestrutível, Contrição, Aura de devoção, Vingador Sagrado, Ira Santificada, Foco de Virtude.

O primeiro talento é uma questão de estilo de jogo, é perfeitamente possível utlizar Conceder Fé caso prefira. Espírito Indestrutível ajuda na mitigação do dano dos soldados fixados. Contrição será fundamental para controlar a Arqueira nesta estratégia. Aura de devoção ajudará na mitigação do dano em área da Dança das facas. Vingador Sagrado e Ira Santificada aumentarão seus cooldowns disponíveis, o que ajudará muito nos momentos de dano pesado. Foco de Virtude será muito útil para a cura de todos os NPCs ao mesmo tempo.

A estratégia para cada onda foi a seguinte:

1.1 – Primeira onda – Arqueira
Comece com uma poção de poder prolongado antes de entrar em combate. Aqui podemos abrir Libertação de Tyr e Vingador Sagrado só porque não farão falta logo a seguir, e ajudar no dano para matar a arqueira. Quando ela teleportar para lançar Aguilhão de Mana devemos impedir o cast usando a Contrição. Caso ela demore para morrer e tente castar novamente, deixe Jarod ser atingido.

1.2 – Segunda onda – Arqueira/Mago
Abra Ira Vingativa, ajude com o dano no mago. Preste atenção para utilizar o Martelo da Justiça no mago assim que a Arqueira teleportar (ou logo antes, com algumas tentativas fica fácil se antecipar) e use Contrição para cortar o Aguilhão de mana. Volte a bater no mago para que ele morra antes de acumular stacks novamente. Sobrando só a arqueira não ajude mais no dano, estes segundos a mais que o grupo leva para derrubá-la ajudarão na recarga das Asas.

1.3 – Terceira onda – Mago/Soldado
Use Holy Avenger. Nesta fase vamos interromper o cast de dança das facas com a Contrição sempre que disponível, e vamos atordoar o mago com o Martelo da Justiça. Esta é uma onda relativamente simples, mas evite deixar a vida dos npcs começar a cair.

1.4 – Quarta onda – Mago/Soldado/Soldado
Abra Ira Vingativa cedo, quando o último inimigo da onda anterior estiver para morrer, vamos precisar das Asas novamente no meio da próxima onda. O alvo principal é o mago e novamente vamos usar o Martelo da Justiça nele. Contrição para interromper Dança das facas, tomando o cuidado de interromper sempre o mesmo soldado – caso use contrição no soldado que já está sendo atacado seus npcs vão mudar de alvo e você terá dois inimigos vivos juntos por muito mais tempo, causando mais dano e dificultando sua vida.

Habilidades de controle em área, como tufão para druidas, totem capacitor para xamãs, pisão de tauren ou as granadas de cobalto de engenharia podem ser usadas para interromper os três inimigos ao mesmo tempo.

1.5 – Quinta onda – Arqueira/Mago/Soldado
O começo desta onda será pesado. Pode utilizar uma poção de poder prolongado (ou de mana, caso esteja precisando), tambor de bloodlust, abra Libertação de Tyr e Vingador Sagrado. Abra também Proficiência em Auras quando precisar dos 15% de cura amplificada. Martelo da Ira no mago, Contrição na arqueira para impedir o Aguilhão, e aproveitar os cooldowns queimando para curar o dano da dança das facas e do fixar. Caso a arqueira se teleporte para uma posição ruim podemos evitar o cast usando o Escudo Divino. Cuidado para não entrar em “tunnel vision” e não perceber que as Asas já saíram de recarga. Mesmo após matar o mago a onda continua complicada com o soldado e a arqueira.

Assim como na onda anterior é ótimo aplicar um efeito de controle em todos os inimigos no início da luta, interrompendo o mago e a Dança das Facas do soldado ao mesmo tempo. Caso esteja utilizando as granadas de cobalto de engenharia, note que elas compartilham recarga com o tambor de bloodlust/sede de sangue – eu preferi usar a granada para atordoar todos os mobs e guardar o bloodlust para o chefe final.

2ª Fase

Esta fase na verdade serve como intervalo para comer, recuperar mana e aguardar a recarga das habilidades. Entre na sala onde o grupo te espera para prosseguir.

3ª Fase

Após alcançar seu grupo, eles são capturados e você precisa subir as escadas para resgatá-los. Cada sala tem um pequeno desafio, mas esta deve ser a fase mais fácil do cenário.

Na primeira sala você estará cercado por olhos dos inquisidores. Mate um por um pois eles explodem causando muito dano. Aqui utilizei Libertação de Tyr, Ira Vingativa e Proteção Divina quando o primeiro olho foi explodir. Use Contrição no guarda vil da próxima sala e puxe os morcegos para fora. Mate o guarda vil depois dos morcegos.

Na próxima escadaria temos 4 NPCs amigáveis. Um correndo com efeito de medo e três que precisam ser curados. Ao clicar no portão já deixe o NPC com medo no seu alvo para dissipar assim que o portão se abrir. Usando o Foco da Virtude, Vingador Sagrado e Proficiência em auras os outros três NPCs podem ser curados facilmente. Aproveitando ainda a duração do Vingador Sagrado ataque a arqueira no topo da escada, usando Martelo da Justiça ou Contrição para impedir o aguilhão de mana, assim como na primeira fase.

A próxima escada está cheia de orbes vis. Elas podem ser desativadas temporariamente com um ataque, ou podemos usar o Escudo Divino e o Corcel para não perder tempo.

Chegando à última sala podemos utilizar a Ira vingativa para matar rapidamente o Inquisidor, e em seguida os outros olhos como na primeira parte desta fase.

4ª Fase

Mais um intervalo para ajustar talentos, recuperar mana e recarregar habilidades. Respire fundo, este é o último intervalo longo e a próxima etapa é a mais difícil do desafio.

5ª Fase

Nesta fase o Lorde Erdris ficará no centro da sala e puxará espíritos em sua direção, três em cada onda, e cada um deles que chegar ao centro será um inimigo que precisará ser morto a seguir. Seu objetivo é curar oito destes espíritos antes que eles alcancem Erdris, ao curar o oitavo a fase termina imediatamente sem que os espíritos restantes desta onda se tornem inimigos, portanto é crucial curar o máximo possível nas primeiras ondas, de preferência todos os três na primeira e segunda ondas.

Para complicar seus aliados serão controlados pela energia vil e atacarão uns aos outros, e deverão ser curados também.

TL;DR: Alterne seus cooldowns para curar todos os fantasmas na primeira e segunda ondas, tome cuidado para nenhum aliado morrer, não tem problema curar apenas um fantasma na terceira e quarta ondas.

Talentos recomendados:

Para esta fase troquei Poder do Cruzado pelo Martelo da Luz, já que não há ninguém para usar o golpe do cruzado; Aura da devoção por Aura da Misericórdia, mas realmente não sei quanta diferença essa fez; e Foco da Virtude por Foco da Fé, porque na hora de curar os espíritos não podemos desperdiçar nenhum cooldown global para reaplicar o foco. Deixe os focos de luz em Jarod e Callie para começar, e preste atenção para mover um foco para a vovó Marl caso ela comece a receber dano. Vários guias recomendam tambores de bloodlust aqui; na minha opinião o aumento da sua cura não compensa o aumento do dano que seus NPCs causam uns aos outros, então guardei este efeito para o estágio final.

No início da fase espere Jarod e Callie caírem para uns 80% da vida, use uma poção de poder prolongado, e comece a curá-los com o Clarão de Luz, para tentar pescar uma ativação de Poder do Punho de Prata para o primeiro espírito. Note que ainda leva alguns segundos para os espíritos puxados entrarem na sua linha de visão, então tome cuidado para não utilizar o Choque Sagrdo potencializado em si mesmo. Aproveite esse segundos para ativar Libertação de Tyr e Vingador Sagrado, e jogar o martelo de luz nos seus npcs. Se tudo der certo, o primeiro espírito será curado até 100% (ou muito perto disso) com um único Choque Sagrado. Abra Proficiência em Auras e mude de alvo para outro espírito usando Clarão de Luz e Choque Sagrado sempre que disponível.

Não hesite em usar Impor as Mãos para curar o terceiro espírito desta onda, caso precise. Aproveite o tempo entre cada onda para curar o máximo possível seus npcs e para encher outra possível ativação de Poder do Punho de Prata.

Para a segunda onda use Ira Vingativa, será possível curar todos os três espíritos novamente com Clarão de Luz e Choque Sagrado.

Na terceira onda a sua situação pode estar se complicando. Não arrisque deixar seus npcs morrerem para tentar curar dois espíritos. Garanta um espírito e foque em curar o time, caso precise. Use outra poção do poder prolongado ou uma poção de mana.

Assim chegaremos à quarta onda precisando somente de mais um espírito. Assim que este último for curado a fase acaba. Encha a vida dos NPCs o mais rápido possível e comece a comer para recuperar mana, o intervalo aqui é curto. Também é possível trocar de talentos, então deixe um tomo separado na bolsa para não perder tempo.

6ª Fase

Aqui devemos derrotar todos os espíritos que chegaram ao Lorder Erdris no estágio anterior. Esta fase pode ser evitada completamente se você não deixar nenhum espírito escapar, mas isso não é necessário, já que enfrentar um ou dois espíritos usando as técnicas do primeiro estágio não será um problema. Quando o último inimigo morrer Lorde Erdris entrará em combate pessoalmente.

Talentos recomendados: Aproveitando o curto intervalo após curar os espíritos para ajustar os talentos, substituí o Foco da Fé pelo Foco da Virtude, já que na última fase precisaremos curar todo o grupo simultaneamente. Mantive o Martelo de Luz porque não ficaremos perto do Lorde Erdris para usar golpe do cruzado.

7ª Fase

Nesta fase temos um único combo de mecânicas para enfrentar. Lorde Erdris será tankado pelo Jarod e aplicará no healer o debuff Incendiar Alma, que causa dano igual aos seus pontos de vida atuais aos seus aliados quando expira. Para evitar matar o grupo sua vida deve estar baixa quando o debuff cair. Lorde Erdris também saltará em sua direção causando dano e deixando uma poça de fogo vil no chão. Pise neste fogo vil para baixar sua própria vida quando Incendiar Alma for expirar para não matar seu grupo.

O único perigo nesta fase é permanecer com a vida baixa esperando o debuff cair, receber o dano do salto e morrer. Mantenha sua vida alta, pise no fogo somente quando o debuff estiver para cair e cure a si mesmo rapidamente. Em seguida cure Jarod, que recebe dano do chefe, e depois os outros npcs, ou se possível use o Foco da Virtude para curar todos ao mesmo tempo.

Ao aprender a lidar com esse combo, tome cuidado também com seu posicionamento para que o espaço limpo da sala não acabe rápido, já que as poças de fogo vil serão colocadas onde você estiver quando Lorde Erdris saltar.

Não esqueça de usar o tambor de bloodlust logo no início da luta, assista o time terminar de matar o boss, e parabéns pelo desafio completo!

Vídeos

Compilamos vídeos do encontro em uma busca no youtube, esperamos que ajude!

Agradecemos ao [email protected] pelo envio do post! Se quiser enviar conteúdo para publicação, saiba como aqui!