X

Depois que o relatório de ganhos da Activision-Blizzard foi divulgado e mostrou uma queda considerável nos assinantes de WoW eu comecei a pensar: o que deu errado com Warlords of Draenor? Não é com um sentimento bom que digo isso, é com o coração apertado – eu nunca vi tanta gente falando que não está feliz com a expansão ou que não vê motivos pra jogar como agora, na expansão que tinha tudo pra ser o grande retorno do WoW aos seus dias de maior glória.

A expansão foi anunciada com um hype absurdo, com um plot que poderia dar muito errado ou muito certo e a promessa de um gameplay melhor que nunca. De cara todas as expectativas foram cumpridas: os mapas maravilhosos, a nostalgia misturada com novidade de andar por Draenor, que foi magnificamente criada com base em Terralém mas sem ser uma cópia descarada do mundo de Burning Crusade, a melhor experiência de leveling desde sempre no jogo. A história se desenvolveu bem até o nível 100, e aí… nada. Um. Belo. Monte. de. Nada.

Ok, não sejamos injustos: existiram muitas tentativas. A guarnição, os tesouros espalhados por todo o continente, várias conquistas em todos os mapas, muito detalhe pra ser explorado, as raides muito bem construidas, um ótimo conceito de mapa PvP… enquanto algumas dessas tentativas foram bem executadas e bem sucedidas, outras não funcionaram na prática, no dia-a-dia. Ashran tinha um potencial ENORME se fosse um mapa aberto, mas botaram uma fila transformando ele em um BG, quando ele não foi feito pra ser um BG. Eu posso ficar apontando vários erros e como eles poderiam ter sido acertos, mas pra mim, o que deu errado na expansão não foi nada prático. Não foi uma fila, uma mecânica ou um excesso de menus. Foi amor que faltou.

Amor, Eikani? Tá doida?

Não, gente. Sabe, cada pessoa tem um motivo pra querer logar todos os dias, e o meu sempre foi amor. Amor pela minha personagem, amor por Azeroth e pelo universo de Warcraft, amor pelas relações existentes naquele mundo, entre amiguinhos jogadores e amiguinhos NPCs. Pensando hoje cheguei à conclusão que eu não me apaixonei perdidamente por absolutamente nenhuma história, nenhum personagem nessa expansão. Nada me marcou, nenhuma história me faz sorrir quando lembro, nenhum NPC chamou minha atenção a ponto de ser lembrado. Durotan, Draka, Yrel e Maraad tiveram um arco legal? Sim, mas foi há tanto tempo e a gente não encontra com eles direito há meses que parece que nem tiveram ali. Os NPCs da Guarnição? Eram legais no começo, hoje não fazem a menor diferença. E essa sensação só piora quando eu penso em como essa dinâmica era diferente nas outras expansões.

Como exemplo, vamos falar de Mists of Pandaria? A infame Mists of Pandaria? Quando eu lembro de MoP, eu lembro de cada história de cada mapa. Mais: eu lembro das emoções que eu senti fazendo as missões, e como era legal revisitar elas sempre, já que a gente teve que passear pelo continente por toda a expansão. Eu me lembro de cada pandinha de Meia Colina, cada um com sua personalidade e histórias únicas, me lembro do presente favorito de cada amigo da fazendinha e porque esse item era o favorito deles, da determinação de cada Shado-Pan, do Hozen condutor de pipa que se fazia de besta mas sabia de tudo que tava acontecendo e fofocava pra gente quando nos levava pras missões de lore do Patch 5.1, o choque da virada de jogo com os Klaxxi, de como tudo e todos pareciam incrivelmente ligados e dependentes, e ao mesmo tempo, únicos, incríveis e fortes. A gente tinha história. A gente tinha profundidade. A gente tinha um mundo vivo, dinâmico, que fazia a gente se sentir parte de tudo. Eu me lembro de ter essa mesma sensação, de ser parte do mundo, no Cataclysm, em WotLK, em BC… e apesar de em Draenor ser chamada de Comandante e ter uma galera batendo continência pra mim, não existe identificação. Não existe sentimento de pertencimento. Não existe amor.

Isso me leva ao que espero ver no anúncio de amanhã: amor. Amor pelo jogo, pela história do jogo (e aqui digo tanto em relação à lore quanto ao histórico dele), pela comunidade, pelos personagens, pelos jogadores. Amor em forma de ‘a gente escuta vocês, a gente aprendeu com o que deu errado, a gente entendeu’. Acredito que os desenvolvedores do jogo são tão apaixonados por ele quanto nós, e que, assim como a gente, querem se sentir felizes enquanto jogam tanto quanto quando estão criando as histórias e funcionalidades. Quero voltar a ter vontade de logar todos os dias, ansiosa pra ver novas histórias, rever meus amigos, conhecer melhor o mundo que eu tanto amo. Quem tá nessa torcida comigo?

P.S.: Quase fiz esse post em vídeo, mas achei que iria ficar muito boba sentimentalóide. Mais do que já ficou aqui. Mas se acharem que posts e vídeos com esse tipo de conteúdo mais pessoal seria legal, é só avisar <3