X

Não adianta dizer que você é de humanas, que você não gosta das exatas, que você vai vender sua arte na praia… não importa o que você diga, a lógica atual do mundo é pensar em números. Sabe aquilo de que você é só um número na sua empresa, na sua escola, na sua faculdade, até mesmo na sua casa? Afinal, sua família vai comprar comida pensando em quantos moradores a casa tem, seus pais sempre compraram a mesma quantidade de brinquedos para cada filho. Na maioria das vezes você é um registro, uma série que não quer dizer nada pra ninguém, só caracteriza você como alguém que existe e funciona como um. Seja você branco, negro, rico, pobre, inteligente, aprendiz, casado, solteiro, horda, aliança, não importa o que há de extraordinário na sua vida: pra muitos você é somente uma inscrição que não diz nada sobre você. E sendo um, você não consegue muita coisa sozinho.

Na nossa live com os CMs da Blizzard (que foi demais, diga-se de passagem <3), o CM Rhastion ressaltou uma coisa que ele vêm dizendo desde que a comunidade de WoW no Brasil surgiu, e que aparentemente ninguém dá muita bola: números. É tudo o que a Blizzard quer da gente.

Muita gente nos pergunta o por quê de não termos tantos eventos no Brasil, ou o por quê de muitos não fazerem vídeos e lives, o por quê dos fansites brasileiros sempre estarem atrás dos fansites norte-americanos, do por quê que as reclamações, sugestões e perguntas dos fóruns serem repassadas pelos community managers mas quase nunca a comunidade brasileira ter uma resposta da Blizzard acerca de coisas que vivemos brigando por (servidores brasileiros de WoW, oi?). E também poucos vêem os esforços de funcionários Blizzard, fansites brasileiros, youtubers e outras pessoas ligadas no ramo em pedir visualizações, comentários, curtidas, sugestões, enfim, números. E o problema está exatamente nisso: falta de números.

Um dos problemas que ainda temos é a falta de uma comunidade unida. A gente vê cinquenta tópicos abertos sobre reclamação com determinada coisa nos jogos sem nada muito consistente, quando um tópico com 50 comentários e com diferentes sugestões abordagens do assunto ajudaria muito mais. A gente pede visualização de streams e vídeos, curtidas e participação (e aqui não estou falando de nós, WoWGirl, mas sim de todo produtor de conteúdo de qualidade), apoio a campanhas e promoções não porque mendigamos visualizações e isso vai nos dar algum retorno (porque acreditem, não dá), mas porque alguém da Blizzard vai ficar muito feliz com 2000 visualizações de uma stream brasileira e vai auxiliar esse tipo de evento mais vezes. A gente vê muita gente reclamando nos lugares errados, e muita preguiça ao tentar organizar alguma coisa que realmente vai dar algum resultado. O que vemos muitas vezes na verdade uma competição acirrada de alguns, eleição de preferências por razões retardadas, e muita gente querendo ver o circo pegar fogo, isso relacionado à comunidade em si, a geradores de conteúdo, a reclamações no forum, enfim. Nada contra críticas e seletividade, obviamente.

Mas como ter uma comunidade unida se não há incentivos para isso? Como nos unir se não há eventos, investimento e a comunidade brasileira está cada vez mais dissolvida. Paradoxal, não?

Que tal começar a fazer cada um sua parte? Que tal fazer críticas bem construídas, unir amigos e conhecidos para fazer sugestões melhores nos fóruns, e incentivar ou ajudar quem está tentando fazer críticas e as faz de maneira ruim. Que tal assistir os campeonatos feitos pela Blizzard e pelos geradores de conteúdo brasileiros, como foi a Copa América? Mesmo que você não assista, o seu numerozinho ali adicionará muito mais poder para que tenhamos eventos iguais daqui um tempo novamente. Que tal parar de tentar diminuir ou destruir toda e qualquer tipo de esforço que alguém possa ter para fazer da nossa comunidade um lugar melhor? Que tal tentar incentivar e ajudar o trabalho dos nossos CMs?

A Blizzard é uma empresa gigantesca, e tudo o que somos é só mais um numerozinho ali. É triste a realidade, eu sei, mas se formos comparar a nossa comunidade com a comunidade de muitos outros locais do mundo, temos muito a aprender. Façamos esse número ser aparente e fazer mais a diferença 🙂