Este é um guia voltado para o PVE! Boa parte do que está aqui não se aplica ao PVP.

Bem-vindos ao guia de Monge Tecelão da Névoa! Ele está atualizado para o patch 6.2.2 (WoD) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Monge em um ambiente PVE.

Este guia foi baseado nas seguintes fontes:

Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:

Introdução

Os Monges dessa especialização são curandeiros atípicos. Eles pegam emprestado algumas mecânicas de outras classes, mas ainda sim são originais e divertidos. Uma peculiaridade desses Monges é que é possível curar passivamente enquanto causam dano corpo-a-corpo. Os Tecelões das Névoas não possuem uma grande variedade de buffs, cooldowns e habilidades úteis, mas apesar disso, acreditamos que eles sejam uma opção viável em qualquer grupo.

Talentos e Glifos

Neste capítulo apresentaremos os talentos do Monge Tecelão da Névoa e qual a melhor forma de utilizá-los.

Talentos

Talentos Monge Tecelão da Névoa

Tier 1 – Nível 15

Os talentos deste tier oferecem 3 modos de melhorar sua mobilidade.

  • Celeridade aumenta passivamente em 1 o número de cargas de Rolamento e Torpedo de Chi, e reduz seus tempos de recarga em 5 segundos.
  • Luxúria do Tigre remove efeitos de enraizamento e enredamento e garante 70% de velocidade de movimento por 6 segundos. O tempo de recarga é de 30 segundos e pode ser utilizado em você ou num alvo aliado.
  • Embalo aumenta passivamente a velocidade de movimento de Rolamento e Torpedo de Chi em 25% por 10 segundos. Pode ser acumulado até duas vezes.

A escolha do talento depende de como você deseja se mover durante as lutas.

Se você está precisando de um burst controlado de velocidade de movimento ou escapar de efeitos que prejudicam a movimentação, Luxúria do Tigre é a melhor escolha. Lembre-se que essa habilidade pode ser usada em aliados também.

Se você acha que usará Rolamento ou Torpedo de Chi com frequência, você deverá escolher Celeridade.

Se você acha que usará Rolamento ou Torpedo de Chi com frequência e quer se beneficiar do aumento de velocidade de movimento sempre que usá-las, Embalo será a melhor opção. Entretanto, Embalo não é muito útil nas lutas atuais.

De modo geral, a escolha preferida na maioria dos encontros é Luxúria do Tigre.

Tier 2 – Nível 30

Os talentos do tier 2 oferecem 3 habilidades híbridas de DPS e cura.

  • Onda de Chi é uma cura encadeada que pula pelos 7 alvos mais próximos. Os pulos passam pelos aliados e pelos inimigos alternadamente. Cada alvo que recebe a habilidade é curado ou recebe dano. Onda de Chi é uma smart heal, ou seja, dá preferência para curar alvos com menos vida. O tempo de recarga é de 15 segundos e não há custo de mana.
  • Esfera Zen forma uma esfera sobre o alvo que dura 16 segundos. A cada 2 segundos a esfera cura o alvo e causa dano ao inimigo mais próximo num raio de 10 metros. O tempo de recarga é de 10 segundos e não há custo de mana. Você pode ter até duas esferas simultâneas. Por fim, a esfera explodirá causando dano e cura moderados em todos os alvos a 10 metros, sempre que o alvo tiver menos de 35% de vida ou até que sua duração acabe.
  • Estouro de Chi cura um alvo aliado e causa dano aos inimigos em cone num raio de 40 metros à frente do Monge. O tempo de recarga é de 30 segundos, um período curto de cast e sem custo de mana.

A escolha do talento dependerá do tamanho do seu grupo. Em grupos pequenos (assim como em masmorras e cenários), Onda de Chi é geralmente melhor, exceto em lutas nas quais o grupo está muito junto. Nesses casos, Estouro de Chi é melhor. Estouro de Chi também é ideal para grupos grandes.

O HoT (Cura por Tempo) de Esfera Zen é bem fraco, mas a explosão é muito boa, especialmente se acontecer automaticamente (quando o alvo chega a 35% de vida). Se o grupo está muito junto e os jogadores estão constantemente ficando com 35% ou menos de vida, essa habilidade pode ser muito útil.

Tier 3 – Nível 45

Os talentos deste tier oferecem 3 opções para melhorar sua produção de Chi.

  • Golpes Poderosos é uma habilidade passiva que faz com que Jabe, Expelir o Mal, Chute Giratório da Garça (quando acerta pelo menos 3 alvos) e Bruma Ascendente gerem 1 Chi adicional. O efeito de um tempo de recarga interno de 15 segundos. Se você estiver com o Chi no máximo quando esse efeito for desencadeado, uma esfera de Chi aparecerá ao seu lado. Uma esfera de Chi garante 1 Chi sempre que você passar por ela, consumindo a esfera no processo.
  • Ascensão aumenta sua capacidade máxima de Chi em 1 (de 4 para 5), seu Espírito em 10% e sua taxa de regeneração de Energia em 15%.
  • Cerveja de Chi restaura 2 Chi instantaneamente e gera uma carga de Chá de Mana. Essa habilidade tem duas cargas e 1 minuto de tempo de recarga.

Cada um desses três talentos apresentam vantagens, mas acreditamos que Golpes Poderosos seja a melhor opção.

Cerveja de Chi também é uma boa escolha, particularmente porque também ajuda na regeneração de Mana. Ascensão é uma boa escolha quando você quiser um efeito passivo.

Tier 4 – Nível 60

Os talentos de tier 4 oferecem 3 habilidades de controle coletivo (crowd control).

  • Anel da Paz é uma habilidade que pode ser usada em um jogador aliado. Ela cria um anel com um raio de 8 metros ao redor do alvo e dura 8 segundos. Quando Anel da Paz é usado, os inimigos que estiverem dentro desta área ficam instantaneamente incapacitados por 5 segundos. Inimigos dentro da área que lançam feitiços que não sejam corpo-a-corpo, são incapacitados por 3 segundos. Essa habilidade tem tempo de recarga de 45 segundos.
  • Onda do Boi em Disparada convoca um boi que atordoa por 3 segundos todos os inimigos localizados a 30 metros à frente dele. O tempo de recarga é de 30 segundos.
  • Rasteira atordoa todos os inimigos em um raio de 5 metros do Monge por 5 segundos. O tempo de recarga é de 45 segundos.

Estes talentos não têm um impacto útil no modo de jogo e não afetam sua performance. Portanto, escolha de acordo com sua preferência ou de acordo com os requerimentos das lutas. Rasteira costuma ser o mais utilizado.

Tier 5 – Nível 75

Os talentos de tier 5 oferecem 3 habilidades de sobrevivênvia.

  • Elixires Curativos cura o Monge em 15% toda vez que ele toma Cerveja ou um Chá. O efeito tem um tempo de recarga interno de 18 segundos e não é desencadeado quando você estiver com a vida cheia. Ele acontece quando você tem menos de 35% de vida.
  • Atenuar Ferimento faz com que os 3 próximos ataques contra você (dentro de 45 segundos), que causem 15% ou mais da sua vida em dano, tenham seu dano reduzido em 50%. Esta habilidade pode ser usada quando estiver atordoado e seu tempo de recarga é de 1.5 minutos.
  • Magia Difusa transfere todos os debuffs mágicos que estão em você para quem os lançou, quando possível. Adicionalmente, por 6 segundos, reduz todo o dano mágico tomado em 90%.

A melhor escolha fica entre Magia Difusa e Atenuar Ferimento, dependendo das mecânicas da luta. Elixires Curativos pode ser usado fora do contexto das raides (como quando estiver subindo de nível).

Magia Difusa ajuda a mitigar o dano causado contra você (a maior parte do dano de raides é mágico), assim como livrar-se de debuffs prejudiciais.

Atenuar Ferimento funciona com dano mágico e ataques físicos. Pode ser benéfico, mas geralmente só garantirá uma redução de dano menor do que em Magia Difusa.

Tier 6 – Nível 90

Os talentos deste tier oferecem 3 habilidades de alvos múltiplos.

  • Vento Impetuoso de Jade é um melhoramento de Chute Giratório da Garça. Ele invoca um tornado que se move ao redor do Monge, curando até 6 aliados num raio de 8 metros. Se ele acertar pelo menos 3 alvos, garantirá 1 Chi. Seu tempo de recarga é curto e não há custo de mana.
  • Evocar Xuen, o Tigre Branco evoca um tigre que ataca seu alvo atual e 3 outros inimigos próximos. O tigre fica ativo por 45 segundos e você pode controlar suas ações pela barra de ajudante. Seu tempo de recarga é de 3 minutos. O dano causado pelo tigre conta para Eminência.
  • Torpedo de Chi é um melhoramento de Rolamento. Ele faz com que você role por uma curta distância à sua frente (mas uma distância maior do que a de Rolamento), causando dano aos inimigos e curando os aliados que estão no caminho.

O melhor talento deste tier é, sem dúvidas, Vento Impetuoso de Jade. Ele garante uma ótima taxa de transferência, mas você deve tomar cuidado com seu custo de Mana.

Torpedo de Chi pode ser usado com Celeridade se você estiver precisando de Mana.

Evocar Xuen, o Tigre Branco não está muito poderoso atualmente, mas pode ser útil para aumentar seu DPS.

Tier 7 – Nível 100

Os talentos de tier 7 oferecem 3 opções para melhorar sua cura.

  • Sopro da Serpente é uma habilidade da sua Estátua da Serpente de Jade. Seu foco é no Monge e ela sopra brumas de cura na sua direção, curando jogadores em um cone de 20 metros por 10 segundos. Essa habilidade não tem custo e seu tempo de recarga é de 90 segundos.
  • Explosão de Chi consome todo seu Chi (até 4 pontos), e proporciona efeitos adicionais diferentes dependendo de quanto Chi foi usado. Antes de estudarmos os efeitos, é importante saber que Explosão de Chi substitui Chute Blecaute.

  • 1+ Chi: Cure um aliado com um valor base mais um valor adicional por Chi consumido.
  • 2+ Chi: Cura 50% durante 6 segundos.
  • 3+ Chi: A quantidade de cura é dividida igualmente entre todos os aliados num raio de 8 metros do alvo.
  • 4 Chi: Também evoca 8 Esferas de Cura em um raio de 8 metros ao redor do alvo. Dura 15 segundos.

  • 1+ Chi: Causa dano a um inimigo com um valor base mais um valor adicional por Chi consumido.
  • 2+ Chi: Cura o Monge com um valor base mais um valor adicional por Chi consumido.
  • 3+ Chi: A quantidade de cura é dividida igualmente entre todos os aliados num raio de 8 metros do Monge.
  • 4 Chi: Também evoca 8 Esferas de Cura em um raio de 8 metros ao redor do alvo. Dura 15 segundos.

O talento padrão é Lago das Brumas que será valorizado quando você obter os bônus do set de Tier 18.

Sopro da Serpente só é útil se há muito dano em toda a raide, mas que coincida com o tempo de recarga da habilidade. Um dos problemas é o alcance curto.

Explosão de Chi perde para Corrente Ascendente e Bruma Envolvente, pois está, atualmente, fora de sincronia.

Glifos

Glifos Monge Tecelão da Névoa

Glifos Elevados

Há 4 Glifos Elevados interessantes para os Monges Tecelão da Névoa.

  • Glifo de Brumas da Renovação aumenta o alcance de Brumas da Renovação para 40 metros. Este glifo é essencial.
  • Glifo de Expulsão Mirada permite que você use Expelir o Mal em outros jogadores, mas sua cura é reduzida em 50% quando usada nos aliados. Este glifo é útil e você deve usá-lo sempre que tiver um lugar vazio.
  • Glifo de Toque da Morte remove o custo de Chi de Toque da Morte, mas aumenta seu tempo de recarga para 2 minutos. A escolha desse glifo depende de quantas vezes você utilizar Toque da Morte em um determinado encontro (de acordo com quais bosses terão 10% de vida, com o intervalo e por quanto tempo). Se você só conseguir usar Toque da Morte uma vez durante a luta, então o glifo funciona para aumentar seu DPS, pois economiza 3 Chi. Por outro lado, se você conseguir usar essa habilidade mais de uma vez, o glifo causará perda de DPS por causa do aumento do tempo de recarga de Toque da Morte que fará com que você perca casts adicionais.
  • Glifo de Bruma Calmante faz com que você ganhe um buff de velocidade de movimento sempre que parar de castar Bruma Calmante. O buff aumenta sua velocidade de movimento em 60% e dura 1 segundo para cada segundo gasto castando Bruma Calmante.

Em adição aos glifos acima, há alguns outros que podem ser úteis dependendo da situação:

Glifos Menores

Muitos dos Glifos Menores são apenas cosméticos e não afetam seu modo de jogo e sua performance. Glifo do Rolamento Espiritual e Glifo do Rolamento Aquático permitem que você use Rolamento e Torpedo de Chi enquanto estiver morto e enquanto estiver atravessando a água, respectivamente. Eles não possuem utilidade em raides, mas podem ser bem convenientes.

Conceitos Básicos

Monge Tecelão da Névoa Conceitos Básicos

Neste capítulo mostraremos quais são as habilidades principais dos Monges e qual a melhor forma de usá-las (rotação).

Uso das Habilidades e Rotação de Cura

Como um curandeiro, você não tem uma rotação restrita que deve ser seguida. Em vez disso, você deve usar suas habilidades disponíveis para reagir de modo apropriado ao tipo de dano das lutas. Como um Monge Tecelão da Névoa, você tem duas posturas de cura, cada uma com seus benefícios. Mostraremos abaixo como você deve curar em cada postura.

Postura da Serpente Sábia

Postura da Serpente Sábia é a sua postura de cura padrão. A primeira coisa que você deve fazer é certificar-se de que sua Estátua está ativa.

Cura em Alvo Único

Para uma cura em Alvo Único você deve estar sempre usando Bruma Calmante. Você deve interromper o cast quando precisar usar outras habilidades. Você nunca deve ficar parado, sempre usando Bruma Calmante.

Certifique-se de não ficar com a carga máxima de Cerveja de Chi.

Cura em Raide

Bruma Calmante ainda é sua habilidade padrão e você deve usá-la sempre que não estiver usando nenhuma outra habilidade.

Assim como na rotação para alvo único, certifique-se de não ficar com a carga máxima de Cerveja de Chi.

Postura da Garça Impetuosa

A Postura da Garça Impetuosa é usada para causar mais dano as custas da cura. É mais usada no começo dos encontros ou quando o dano da raide está baixo. Essa postura é boa para gerar cargas de Chá de Mana, que você poderá usar mais tarde. Enquanto você causa dano, não significa que você também não ajudará a curar.

Se você quiser melhorar sua cura nessa postura, sua rotação requer que você use Jabe 4 vezes, seguido de Explosão de Chi.

Se você quiser contribuir com o dano da raide, sua rotação requer que você use Lago das Brumas e a seguinte sequência:

  • Para manter o buff de 20 segundos que é aplicado em você, que faz com que você ignore 30% da armadura do alvo;
  • Se você tiver 4 cargas de Névoas Vitais, use Palma do Tigre para obter a quinta.

Lembre-se que Chute Giratório da Garça (ou Vento Impetuoso de Jade) não curam nessa postura, somente causam dano. Elas só curam indiretamente via Eminência.

Cooldowns

Um Monge Tecelão da Névoa tem um arsenal de habilidades que devem ser usadas em conjunto com a rotação.

  • Chá do Foco do Trovão deve ser usado sempre que possível durante o encontro. É melhor usar esse feitiço junto com Bruma da Renovação quando a raide estiver tomando muito dano;
  • Casulo de Vida deve ser usado no tanque ou em outro alvo que estiver prestes a receber muito dano. Você deve usá-lo em momentos perigosos dos encontros;
  • Reviver é uma cura que atinge toda a raide, portanto pode ser que o líder da raide peça para que você use essa habilidade em um momento específico. Caso contrário, só use-a quando a raide estiver com poucas pessoas ou quando você quiser remover debuffs do grupo;

Uma habilidade que também vale ser mencionada é Detonar Chi que deve ser usada quando você quiser detonar suas esferas de Chi manualmente para desencadear as curas. É uma habilidade bem útil para mitigar o dano da raide.

Entendimento Aprofundado

Monge Tecelão da Névoa

As informações desse capítulo ajudarão a entender melhor como funcionam as habilidades de um Monge Tecelão da Névoa.

Conceitos Importantes

Há diversas mecânicas que, juntas, compõem o estilo de cura de um Monge Tecelão das Névoas.

Chi

Chi é um recurso exclusivo dos Monges. Abaixo você encontra tudo o que precisa saber sobre ele:

  • O Chi é gerado por diversas habilidades, e as mais notáveis são Expelir o Mal e Bruma Ascendente;
  • Chi é usado em muitas habilidades cruciais que são parte da sua rotação;
  • Você só pode ter até 4 Chi (5 se você tiver o talento Ascensão);
  • O Chi decai rapidamente quando você está fora de combate, mas não enquanto você luta. A única exceção é o Chi gerado com o talento Golpes Poderosos, que evoca uma esfera de Chi toda vez que seu Chi for desperdiçado. A esfera proporciona 1 Chi toda vez que você passa sobre ela. Você pode usar essa vantagem para evocar várias esferas antes das lutas começarem para que você as use depois (cada esfera dura 2 minutos.

Posturas

  • Garante a habilidade passiva Eminência. Essa habilidade faz com que você cure passivamente o aliado próximo (em um raio de 20 metros de você e da estátua) que tiver menos vida, em 50% do dano que você causa com seus ataques corpo-a-corpo, incluindo golpes múltiplos;
  • Para cada Chi gasto nessa postura você ganha uma carga de Névoas Vitais, um buff que reduz em 20% o tempo de lançamento e o custo de mana da sua próxima Bruma Ascendente. Névoas Vitais podem ter até 5 cargas, ou seja, sua Bruma Ascendente pode sair de graça;
  • Essa postura modifica algumas das suas habilidades:

 

  • Aumenta toda a cura em 20%;
  • Modifica algumas habilidades:

Estátua de Serpente de Jade

Manter sua Estátua ativa não é difícil, pois ela dura 15 minutos e seu tempo de recarga é de 10 segundos. Ela proporciona duas habilidades passivas:

  • Ela tem sua própria versão do efeito de Eminência, transformando 50% do dano que você causa em cura para o alvo com menos vida em um raio de 20 metros. Portanto, você deve colocar sua Estátua perto dos membros da raide. Os dois efeitos de Eminência funcionam juntos.
  • Sua outra habilidade é chamada de Acordo da Serpente. Quando você usa Bruma Calmante, a Estátua também usa essa habilidade em um aliado a até 40 metros dela.

Como as habilidades da Estátua são passivas, você só deve se preocupar com seu posicionamento.

Palma do Tigre e Poder do Tigre

Palma do Tigre só pode ser usada na Postura da Garça Impetuosa e possui dois usos para os Monges Tecelões das Névoas:

  • Aplicar um buff chamado Poder do Tigre que faz com que seus ataques ignorem 30% da armadura do alvo. Ela melhora seu DPS e, portanto, a cura que você faz por meio da Eminência;
  • Causar dano, que contribui para a cura por meio da Eminência.

Você deve sempre manter Poder do Tigre ativo, que é relativamente fácil, pois requer que você use Palma do Tigre a cada 20 segundos.

Chute Blecaute e Zelo da Garça

Chute Blecaute também só pode ser usado na Postura da Garça Impetuosa. Cada vez que você usa Chute Blecaute, você aplica um buff em si mesmo chamado Zelo da Garça. Esse buff aumenta sua chance de Acerto Crítico em 20% por 20 segundos.

Você deve manter esse buff sempre ativo, ou seja, é preciso usar Chute Blecaute pelo menos a cada 20 segundos, o que não deve ser difícil, pois essa habilidade é parte importante da rotação.

Regeneração de Mana: Chá de Mana

Um Monge Tecelão da Névoa tem um modo de regenerar sua mana, além da regeneração obtida pelo Espírito, usando o Chá de Mana. Para cada 4 Chi que é gasto, você ganha uma carga de Chá de Mana, que pode ter até 20 cargas. Ao usar o Chá de Mana, você converte as cargas em Mana.

Por padrão, Chá de Mana é uma habilidade com tempo de lançamento, sem tempo de recarga, que restaura sua Mana baseado no seu Espírito vezes 3. Entretanto, se você estiver usando o Glifo de Chá de Mana, a habilidade passa a ter um tempo de recarga de 10 segundos, mas se torna instantânea, consumindo duas cargas do Chá.

Como você já deve ter notado, você gera Chi ao gastar Mana e regenera sua Mana ao gastar Chi (graças ao Chá de Mana). Porém o ciclo é negativo para a Mana, pois o que você ganha com o Chá de Mana, não é a mesma quantidade gasta para gerar Chi.

São 2 minutos até que você atinja as 20 cargas do Chá de Mana, portanto não se preocupe em chegar ao máximo. O melhor modo de usar o Chá é o seguinte:

  • Com o Glifo de Chá de Mana é ideal tomar o Chá entre tempos de recarga globais (quando o dano que você precisa curar não for tão alto.
  • Sem o Glifo de Chá de Mana é melhor esperar por momentos mais tranquilos durante a luta para poder lançar o feitiço.

Maestria: Dádiva da Serpente

A Maestria: Dádiva da Serpente te dá a chance de evocar uma Esfera Curativa perto de um aliado machucado, toda vez que você cura alguém. As Esferas funcionam como as do feitiço Esfera Curativa, mas só duram 30 segundos em vez de 1 minuto.

Se sua Esfera Curativa criada pela Maestria expira sem ter curado ninguém, ela irá curar todos os jogadores dentro de um raio de 12 metros da esfera. Isso garante que sua Maestria não seja desperdiçada. Maestria adicional aumenta a chance de evocar Esferas, assim como sua cura.

Sua habilidade Detonar Chi também detona as Esferas evocadas pela Maestria, curando um aliado machucado dentro de 12 metros. Essa habilidade é útil para desencadear a cura de suas Esferas inativas quando você não pode esperar que seus aliados passem sobre elas ou que elas expirem. Elas são muito úteis para cuidar do dano da raide e caso o grupo se mova constantemente durante a luta.

Uso Detalhado dos Feitiços

A rotação mostrada no início do guia é suficiente para uma boa performance com seu Monge Tecelão da Névoa, mas gostaríamos de explicar alguns detalhes sobre seus feitiços. Utilizaremos a Postura da Serpente Sábia em todos os casos a seguir.

Cura em Alvo Único

Para curar um só alvo, você possui 4 feitiços:

Bruma Calmante é sua habilidade principal. Ela é relativamente barata e, sozinha, consegue curar decentemente. Bruma Calmante ainda sim é crucial mesmo quando o alvo começa a tomar muito dano, graças a sua interação com as outras habilidades (tornando-as instantâneas), ou seja, quando esse for o caso, adicione Bruma Envolvente e Bruma Ascendente à rotação.

Bruma Envolvente é uma cura por tempo (HoT) muito poderosa. Custa 3 Chi, o que a torna cara. Como ela se torna instantânea quando Bruma Calmante está sendo lançada, é melhor usá-la desse jeito.

Bruma Ascendente é a típica “cura de emergência”. Entretanto, como Bruma Ascendente gera Chi, seu alto custo de Mana é compensado. Esse é o último passo para intensificar sua cura.

Explosão de Chi, quando usada com dois Chi, é uma cura em alvo.

Cura em Área

Seus feitiços para cura em área são:

Brumas da Renovação é uma cura por tempo (HoT) e sua mecânica é bem peculiar. Quando você usa Brumas da Renovação em um jogador, um buff com 3 cargas é colocado nele. O buff dura 20 segundos e nas duas primeiras vezes que ele cura, ele pula para um aliado próximo que esteja machucado, perdendo uma carga a cada pulo. Sua carga final ficará no alvo inicial o tempo todo. Essa habilidade tem tempo de recarga de 8 segundos e gera 1 Chi. Sua interação com Corrente Ascendente é muito importante, como veremos abaixo.

Lembre-se que se você estiver usando o talento de tier 7, Lago das BrumasBrumas da Renovação funcionará com um sistema de cargas, com 3 cargas e tempo de recarga de 8 segundos.

Corrente Ascendente cura instantaneamente todos os alvos que tiverem um buff de Brumas da Renovação. Custa 2 Chi.

Chute Giratório da Garça é uma habilidade com tempo de lançamento que cura até 6 aliados em um raio de 10 metros durante 2 segundos. Esse feitiço custa Mana e, quando cura até 3 alvos, gera 1 Chi (por uso, não por alvo curado). Ela não tem tempo de recarga e mover-se não para seu cast. É ideal para curar em área e em movimento.

Uso Detalhado dos Cooldowns

Chá do Foco do Trovão

Chá do Foco do Trovão é uma habilidade ativa que melhora bastante sua próxima Corrente Ascendente ou Brumas da Renovação, se usadas dentro de 30 segundos. Chá do Foco do Trovão tem tempo de recarga de 45 segundos e não tem custo de mana.

Quando é usado com Corrente Ascendente, ele dobra sua cura, o que ajuda muito em situações de emergência. Já quando é usado com Brumas da Renovação, faz com que ela pule duas outras vezes, tornando ideal o uso em conjunto.

Chá do Foco do Trovão não entra no cooldown global. Certifique-se de usá-lo sempre que possível durante a luta, e é recomendável usá-lo quando seus benefícios não serão desperdiçados. É importante lembrar que Chá do Foco do Trovão não interrompe seu cast atual.

Casulo de Vida

Casulo de Vida é uma habilidade de alvo único que coloca um escudo de absorção de dano no alvo que dura 12 segundos ou até que seja destruído por dano. Enquanto o escudo está ativo, o alvo também recebe 50% a mais de cura de habilidades com tempo de cura. Seu tempo de recarga de 1 minuto e 20 segundos e sua fraca absorção deixam a desejar. O aumento na cura, embora interessante, só dura enquanto o escudo estiver lá, ou seja, por alguns segundos.

Reviver

Reviver é uma cura que alcança toda a raide e também remove efeitos mágicos, de veneno e de doença de todos os alvos. Na maioria dos casos, você deve usá-lo pensando na cura que ele proporciona (que é poderosa considerando o número de alvos), mas também pode ser usado para dar dispel em massa. Essa habilidade tem tempo de recarga de 3 minutos e não requer uma distância específica, pois cura todos os membros dentro do campo de visão do Monge.

Talentos de Tier 2

  • Onda de Chi, que funciona como uma cura encadeada, é algo que você pode incorporar na sua rotação de cura em área, quando dano for baixo ou moderado.
  • Esfera Zen só deve ser usada para a cura em área quando ela é detonada, já que sua cura por tempo é fraca. É bem útil quando os jogadores têm menos de 35% de vida, já que a Esfera será detonada automaticamente.
  • Estouro de Chi requer posicionamento. Você precisa estar em frente aos alvos desejados antes de usá-la. É uma forte cura em área que pode proporcionar excelentes resultados quando o grupo estiver bem junto.

Talentos de Tier 3

  • Golpes Poderosos é passivamente benéfico e faz com que seu Jabe, Expelir o Mal, Chute Giratório da Garça e Bruma Ascendente gerem 2 Chi em vez de 1, e seu tempo de recarga interno é de 15 segundos. Esse é um benefício que você deve somente aproveitar, já que não altera sua rotação.
  • Cerveja de Chi é um pequeno cooldown de cura. A hora ideal de usá-lo é quando você tiver de 0 a 2 Chi e quiser dar um burst de cura usando Corrente Ascendente e Bruma Envolvente adicionais. Acreditamos que seu melhor uso é como burst de cura em área, já que é possível usar várias Corrente Ascendente juntas.
  • Ascensão também é uma habilidade passiva que te dá mais um espaço para Chi e mais Espírito. Ela permite que você tenha até 5 Chi e se prepare para uma grande quantidade de dano em área.

Talentos de Tier 6

Talentos de Tier 7

  • Lago das Brumas dá um sistema de carga para Brumas da Renovação e Chute do Sol Nascente, que os mantêm no mesmo lugar na rotação, contanto que você se lembre de manter suas cargas ativas o tempo todo.
  • Sopro da Serpente deve ser usado sempre que a raide estiver junta e recebendo muito dano. Por causa do seu alto tempo de recarga, seu uso é restrito, portanto lembre-se de guardá-lo para ocasiões especiais.

Rolamento e Transcendência

Rolamento

Rolamento é uma habilidade que permite que você se mova rapidamente 15 metros à sua frente. É uma habilidade útil de mobilidade que você deve usar sempre para se movimentar. Aqui você confere alguns fatos sobre Rolamento:

  • Rolamento não tem custo de recurso e é baseado em um sistema de carga. Ele tem o máximo de 2 cargas e cada carga tem tempo de recarga de 20 segundos. O talento Celeridade aumenta seu número de cargas para 3 e reduz o tempo de recarga para 15 segundos.
  • Rolamento não faz parte do cooldown global, mas você não pode usar nenhuma outra habilidade enquanto estiver rolando.
  • Você sempre rolará na direção que o seu personagem está indo (até mesmo para trás). Se você estiver parado, Rolamento te enviará para a direção que você estiver olhando.
  • Você não pode rolar por cima de objetos e obstáculos. Se você encontrar um obstáculo, sua habilidade será interrompida.
  • Torpedo de Chi, um talento de tier 6, substitui RolamentoTorpedo de Chi é igual a Rolamento, exceto que ele te faz rolar 5 metros a mais, causa dano aos inimgos e curam quem estiver no caminho.

Transcendência

Transcendência permite que você coloque uma cópia de si mesmo atrás de você por 15 minutos. Se você usar Transcendência: Transferência você voltará para o lugar da sua cópia. Essa habilidade pode ser útil quando você precisar se mover para um lugar e voltar rapidamente para o outro.

Atributos

Monge Tecelão da Névoa

Atributos Básicos

  • Intelecto é seu atributo principal. Você deve priorizá-lo nos seus equipamentos e upgrades. Ele te dá Poder Mágico, que aumenta o poder das suas curas;
  • Espírito aumenta sua regeneração de Mana. Você deve sempre tentar ter equipamentos com Espírito. Quando você estiver contente com sua regeneração de Mana, você pode priorizar outros atributos. Espírito só está disponível para curandeiros na forma de Amuletos, Capas, Anéis e Berloques;
  • Golpes Múltiplos faz com que suas habilidades tenham uma chance extra de curar uma segunda ou terceira vez, cada vez curando em 30% do valor inicial;
  • Acerto Crítico aumenta sua cura e sua chance de regeneração de Mana graças ao Chá de Mana, que tem uma chance de providenciar uma carga extra baseado na sua chance de Acerto Crítico;
  • Versatilidade aumenta a cura causada e reduz todo o dano que é causado a você;
  • Aceleração também é importante porque diminui o tempo de lançamento dos seus feitiços;
  • Maestria aumenta sua chance de evocar Esferas Curativas perto dos membros da raide.

Prioridade dos Atributos

Intelecto > Golpes Múltiplos > Acerto Crítico > Versatilidade > Aceleração > Maestria

Addons e Macros

Macros

Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raids ou masmorras.

Addons

  • Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre seus buffs, debuffs e cooldowns. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
  • GTFO: é um addon que avisa quando você estiver em cima de algum efeito prejudicial (a.k.a lava). É bem útil para curandeiros, já que eles têm a concentração em outras coisas além do cenário;
  • Recount/Skada: são dois addons que ajudam rastrear sua cura. É ótimo para testar se sua rotação está sendo bem utilizada;
  • Renewing Mist Tracker: é um addon que permite que você fique de olho nos jogadores afetados pelas Brumas de Renovação;
  • Tracking Power Strikes: permite que você tenha controle do tempo de recarga interno de Golpes Poderosos por meio dessa string do Weak Auras.

Macros

Lembre-se que o macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando.

Mouseover

Há somente um macro que vale a pena ser utilizado pelo Monge Tecelão da Névoa. Ele permite que você use suas habilidades sem clicar no alvo, apenas passando o mouse sobre o seu retrato ou sobre o personagem.

#showtooltip Soothing Mist

/cast [@mouseover] Soothing Mist

Para usá-lo com outras habilidades é só mudar o nome dela na linha de comando.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um guia! Espero que a leitura tenha ajudado e que agora seja mais fácil deixar a tela de todo mundo bem verdinha! Deixem suas dúvidas e sugestões no campo de comentários 🙂

Guia por Amanda