X

Olá Nefaléns!

Hoje vamos falar sobre um item muito interessante: O Cubo de Kanai. Além de ser um artefato incrível, ele tem uma história linda que foi inclusa na Lore do jogo em homenagem a um dos desenhistas da Blizzard que ajudou a desenvolver diversos dos cenários pelos quais passeamos tanto do D3 como no WOW. Ele faleceu tragicamente de câncer em 2014 e seu nome era Kevin Kanai Griffith. Como forma de tributo em sua memória, além de o artefato levar o seu nome, a aparência do NPC que aparece ao lado do cubo quando vamos pegá-lo é a mesma que o personagem bárbaro de Kevin Kanai usava no jogo.

A história do Cubo

histcubo
Criado há mais de 200 anos pela Ordem dos Horadrim, para auxiliar na caça aos Males Supremos e aprisioná-los e escondê-los em Santuário (a famosa “Caça aos Três”), o Cubo de Kanai é um poderoso artefato capaz de transmutar itens em outros melhores, extrair poderes mágicos e outras maravilhas que se perderam ao longo do tempo. Seu poder é tamanho e alguns eventos desastrosos durante a sua criação fez com que a Ordem optasse por escondê-lo e o entregou ao Bárbaros Guardiões de Arreat, que lhe fizeram vigília ao longo dos anos, passando a tarefa de geração em geração.

Em seu lugar os Horadrim desenvolveram um outro artefato menos poderoso, mas não menos extraordinário, que ficou conhecido como o Cubo Horádrico. Quem teve o privilégio (como eu tive) de jogar D2, conhece e usou bastante o Cubo Horádrico para transmutar gemas, runas, poções, itens… Além de convenientemente usá-lo pra carregar coisas =p

O último guardião a proteger o Cubo foi o Ancião Chefe Kanai que pereceu durante a invasão de Baal ao Monte Arreat que culminou com a destruição da Pedra do Mundo e do próprio Monte. Sem ter mais onde descansar, o espírito do guardião continuará sua vigília ao Cubo até que apareça alguém honrado e poderoso o suficiente a quem ele possa confiar a tarefa de proteger o artefato.

Lindo né?!

Em busca do Cubo de Kanai

cubokanai1
Para encontrar o Cubo, você deve primeiramente estar jogando no Modo Aventura. Ao estar em qualquer cidade, você pode falar com o espírito de Zoltun Kell que ele vai lhe sugerir a busca pelo artefato. Mas preciso lembrar que não há missão relacionada a busca desse artefato e não há pistas indicativas como setas apontando para o local. Portanto informo que não é necessário falar com o Kell, mas para quem gosta de ficar no clima da história, é divertido. A busca deve ser feita nas Ruínas de Sescheron, no Ato III. Procure pelo Sacrário dos Anciões, você vai achá-lo indo sempre no sentido noroeste. Depois siga sempre para nordeste e você encontrará a sala onde está o Cubo. Ao recolher o Cubo, ele ficará disponível na cidade sempre próximo ao Zoltun Kell. No final do post tem um vídeo onde a gente mostra essa busca pra você e também faz as receitas!

As receitas do Cubo

Cubo
O Cubo possui, atualmente, oito receitas disponíveis que podem ajudar bastante o seu personagem a ficar fortinho para enfrentar o mal que assola Santuário. Para ver as receitas basta clicar no livrinho que aparece no canto direito inferior, quando você abre o cubo. Abaixo da aba que se abre com as receitas, há umas setinhas para você ir passando as páginas e encontrar a receita que procura. São elas:

  • ARQUIVO DE TAL RASHA – extrair poder lendário

Essa receita extrai o poder lendário que vem escrito em laranja em alguns itens lendários e podemos selecionar no cubo esses poderes para utilizar sem precisar equipar o item. Nesse caso o poder vai estar sempre rolado no máximo possível.
Quando é possível extrair o poder ele vem com uma bolinha vazada antes da descrição do poder. Quando extraímos o poder de um item, ele é consumido no processo, portanto é preciso cautela antes de sair extraindo poderes. Para saber quais os poderes que podem ser extraídos para aquele personagem, basta clicar nos slots de seleção de armadura, arma ou jóia que aparecem quando abrimos o Cubo.
Quando pegamos um item cujo poder já foi extraído, o poder aparece com um “+” laranja antes da descrição do poder. As matérias-primas especiais utilizadas nessa receita podem ser obtidas nos Tesouros dos Horadrim que caem ao finalizar as caçadas de cada Ato.

  • ESPERANÇA DE CAIN – aprimorar item raro

Essa receita aprimora um item raro de nível 70 em um item lendário de nível 70 aleatório, do mesmo tipo. Ou seja, se você rolar uma espada de duas mãos, obterá uma espada lendária de duas mãos. Ela é bem útil quando você está precisando de um item específico e não é muito cara.

  • PERÍCIA DE NILFUR – converter item de conjunto

Essa receita transforma um item de conjunto em um outro item do mesmo conjunto, podendo, inclusive, ser outro item similar ao transmutado. Essa receita pode te ajudar a completar aquele set que você está precisando.

  • AS TREVAS DE NOR TIRAJ – converter gemas

Essa receita converte nove gemas de uma cor em nove gemas de outra cor. As essências usadas para essa transmutação podem ser adquiridas da mercadora Espirro, no Ato II. Com essa receita acabou o choro por gemas de uma determinada cor.

  • CÓLERA DE IBEN FAAD – converter matérias-primas

Essa receita converte 100 matérias-primas de um tipo em 100 matérias-primas de outro tipo, exceto em matérias-primas lendárias. Essa é uma receita coringa, pois ela pode te salvar inclusive para ter material suficiente para poder usar outras receitas do cubo.

  • LABUTA DE CATHAN – remover requisito de um item

Essa receita diminui o requisito de nível de um item para 1, mas para isso lembre-se de upar a sua Gema da Facilidade pelo menos para o nível 25. A redução de requisito não é proporcional ao ranque de elevação da gema. Ela tem que estar pelo menos no 25 para que a receita funcione, mas o nível do item sempre será transmutado para nível 1. Para quem quer começar um personagem já detonando com tudo, essa é uma opção.

  • LEI DE KELL – reforja um item lendário ou de conjunto

Essa receita ajuda bastante, pois ela rola os status do seu item e pode transformar um item que não está tão bom em um bem melhor, mas lembre-se que, além de cara, a rolagem é aleatória e pode ocorrer de o item ficar pior do que estava. Por isso cuidado ao rolar um item de qualidade Ancestral, pois o resultado não obrigatoriamente será outro item Ancestral.

  • DESESPERO DE CALDESSAN – aprimora um item ancestral

Essa é a receita que está fazendo a diferença e proporcionando a alguns jogadores a experiência de fazer Fendas Maiores acima do 100. Com essa receita é possível adicionar uma certa quantidade de atributo primário (Força, Inteligência, Destreza ou Vitalidade) de acordo com o nível da Gema Lendária (qualquer uma!) que você irá sacrificar no processo. Para cada ponto de nível de ranque da sua Gema Lendária, serão acrescentados 5 pontos do atributo correspondente ao das três Gemas Reais utilizadas.

Significa dizer que se eu usar uma Gema Lendária de ranque 90, irei atribuir 450 pontos (90 X 5) de um atributo de acordo com a cor da gema: Rubi – Força, Topázio – Inteligência, Esmeralda – Destreza e Ametista – Vitalidade. O nível mínimo de ranque das Gemas Lendárias para que a receita funcione é ranque 30 para Armas, ranque 40 para Jóias e ranque 50 para Armaduras. Também é importante lembrar que algumas Gemas Lendárias possuem nível máximo de ranque igual a 50, são elas: Piscagelo, Gema Revigorante, Bênção do Acumulador e Gogok da Celeridade. Se você vai upar uma gema e deseja colocar mais de 250 pontos de atributo, fique atento para não as usar. Outra informação relevante, é que você pode sobrepor um atributo que foi colocado através dessa receita por outro atributo ou mesmo colocar mais pontos de atributo. Em ambos os casos você está sobrepondo a receita anterior, portanto mesmo que esteja usando pedras que conferem o mesmo atributo, ele não irá somar e sim substituir o anterior.

Montagem Recs


Um detalhe interessante sobre o Cubo é que ele é bem esperto e sempre sabe qual a receita que você está usando. Portanto não precisa ter medo de algo dar errado. Quando você clicar em transmutar, ele vai saber o que fazer. Você inclusive nem precisa colocar somente a quantidade exata de cada material, quando coloco, por exemplo, pó arcano, coloco logo tudo o que tenho e ele usa somente o que precisa. Se por acaso ele não transmutar, significa que, ou os ingredientes não estão corretos, ou algum deles está faltando, ou (caso você esteja extraindo algum poder lendário) que o poder já foi extraído ou que o item não possui poder a ser extraído). Use o Cubo com sabedoria e ele lhe ajudará na batalha contra o Inferno Ardente.

Guia em vídeo:

A gente se esbarra em Santuário, Nefalém!