Este é um guia voltado para o PvE! Boa parte do que está aqui não se aplica ao PvP.

Bem-vindos ao guia de Sacerdote Sagrado! Ele está atualizado para o patch 6.2.2 (WoD) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Sacerdote Sagrado em um ambiente PvE.

 

Este guia foi baseado nas seguintes fontes:

Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:

Introdução

A especialização Sagrado proporciona dois modos de jogo: um para curas em raide e outro para curar o tanque. Ambos os modos garantem bons resultados.

Talentos e Glifos

Neste capítulo apresentaremos os talentos do Sacerdote Sagrado e qual a melhor forma de utilizá-los.

Talentos

Talentos Sacerdote Sagrado

Tier 1 – Nível 15

Os talentos de tier 1 proporcionam 3 meios de melhorar sua sobrevivência.

  • Prece Desesperada é uma autocura instantânea que cura em 22% de sua vida máxima e tem 2 minutos de tempo de recarga.
  • Máscara Espectral permite que você entre em modo de pseudo-furtividade (você continua em combate), deixando para trás uma ilusão de si mesmo. O efeito dura 6 segundos ou até que você recebe 3 ataques.
  • Baluarte Angelical é uma habilidade passiva que te dá um escudo de absorção de dano por 20 segundos, absorvendo 15% de sua vida máxima em dano toda vez que você fica com menos de 30% de vida. O efeito tem tempo de recarga interno de 90 segundos.

A escolha ficará entre Prece Desesperada e Baluarte AngelicalPrece Desesperada pode ser usada quando necessária, mas Baluarte Angelical pode ser ótima quando é desencadeada, e é útil em lutas nas quais você fica com menos de 30% de vida. Entretanto, a falta de controle sobre Baluarte Angelical deixa a desejar, portanto Prece Desesperada pode ser a melhor opção.

Máscara Espectral tem algumas utilidades no PvE, como resetar um boss ou mitigar dano de mecânicas, mas não compete com os outros dois talentos.

Tier 2 – Nível 30

Os talentos deste tier oferecem três meios para melhorar sua mobilidade.

  • Corpo e Alma aumenta a velocidade de movimento do alvo da sua Palavra de Poder: Escudo e Salto da Fé em 60% por 4 segundos.
  • Pena Angelical permite que você posicione até 3 penas no chão. Ao coletar uma pena (passando por ela), aumentará a velocidade de movimento do jogador em 60% por 6 segundos. Essa habilidade têm o máximo de 3 cargas e 10 segundos de tempo de recarga.
  • Fantasma faz com que Desvanecer remova todos os efeitos que prejudicam a movimentação e impede que sua velocidade de movimento seja reduzida por 5 segundos.

Pena Angelical é a escolha mais comum em várias situações porque permite que os jogadores decidam quando precisam de mais movimento. Entretanto, falta a precisão de Corpo e Alma já que é praticamente impossível selecionar um alvo para as penas se a raide estiver junta.

Corpo e Alma também é uma boa escolha, mas sua utilidade é mais restrita (o alvo pode estar com a Alma Enfraquecida ou Salto da Fé pode não estar disponível). Como os Sacerdotes Disciplina tem Palavra de Poder: Escudo melhorado, não é aconselhável diminuir o poder deles com sua Alma Enfraquecida já no alvo.

Fantasma é um talento mais comum para PvP e usos situacionais.

Tier 3 – Nível 45

Os talentos de tier 3 oferecem a escolha entre 3 habilidades que melhoram sua performance.

Torrente de Luz deve ser a escolha padrão neste tier. Quase não há motivos para escolher Palavra de Poder: Consolo ou Dobramentes, especialmente porque não há muito problema de mana insuficiente.

Tier 4 – Nível 60

Os talentos deste tier oferecem 3 habilidades de controle coletivo (crowd control).

  • Tentáculos do Caos enraíza até 5 inimigos por até 20 segundos. Ao matar os outros tentáculos o efeito é cancelado. Os alvos precisam estar em um raio de 8 metros do alvo principal da habilidade.
  • Grito Psíquico faz com que os 5 inimigos a 8 metros do alvo principal fujam, desnorteando-os por 8 segundos. O dano causado aos alvos pode cancelar o efeito.
  • Dominar Mente toma controle de um jogador inimigo ou PNJ por 30 segundos.

Estes talentos são situacionais, ou seja, podem ser úteis em alguns encontros, mas geralmente serão mais usados na parte de limpar os mobs e de fazer missões. A escolha não influenciará na sua performance, portanto é recomendável escolher aquele que esteja mais de acordo com seu modo de jogo ou que ajude nas mecânicas de uma luta.

Tier 5 – Nível 75

Os talentos deste tier oferecem 3 habilidades que melhoram sua performance.

  • Virada do Destino aumenta passivamente seu dano e sua cura em 15% por 10 segundos após curar um alvo com menos de 35% de vida.
  • Infusão de Poder aumenta sua Aceleração em 25% e reduz o custo de mana de todos os seus feitiços em 20% por 20 segundos. Seu tempo de recarga é de 2 minutos.
  • Intuição Divina proporciona uma chance de 40% para que sempre que você lançar Cura ou Prece de Cura, sua próxima Prece da Recomposição não seja recarregada e se propague automaticamente para todos os alvos.

Virada do Destino é a melhor escolha para progressão no momento.

Infusão de Poder é uma escolha muito boa que proporciona uma habilidade de cura poderosa.

Mesmo que você use bastantes Prece de Cura, desencadeando Intuição Divina, raramente vale a pena usar Prece da Recomposição por cima de outra Prece de Cura.

Tier 6 – Nível 90

Os talentos de tier 6 oferecem 3 habilidades de cura em massa.

  • Cascata é como uma cura em cadeia. Ela cura o alvo inicias (a cura é maior quanto mais longe o alvo estiver), e pula até 4 vezes para alvos adicionais. Cada vez que a cura chega em alguém ela se divide em 2 curas. Ela nunca cura o mesmo alvo mais do que duas vezes.
  • Estrela Divina é semelhante a um ioiô, ou seja, a bola de energia viaja para longe de você (à sua frente), e depois de chegar em um certo ponto (24 metros), ela retorna. Tanto na primeira quanto na segunda viagem, ela cura os aliados em seu caminho.
  • Halo cria um anel em volta do Sacerdote que se expande a até 30 metros. Os aliados que estiverem dentro do anel serão curados. A maior cura atinge os jogadores que estiverem a 25 metros.

Dependendo da distância entre os jogadores da raide e dos padrões da luta, você deve sempre escolher entre Halo e Estrela Divina.

Cascata está fraca e não deve ser usada.

Tier 7 – Nível 100

Os talentos deste tier proporcionam 3 modos de melhorar sua cura.

  • Clareza de Propósito substitui Prece de Cura. É uma cura potente que aumenta em até 100% dependendo de quão machucado o alvo estiver. Ao mesmo tempo cura até 5 aliados em um raio de 10 metros do alvo, pela mesma quantidade.
  • Palavras de Recomposição é uma habilidade passiva que faz com que seus feitiços de cura e escudo proporcionem uma carga de Palavra de Recomposição. Quando você chega a 10 cargas, sua próxima cura ou escudo com alvos também lançam Prece da Recomposição.
  • Graça Salvadora é uma cura para alvo único bem cara, rápida e poderosa.É mais eficiente do que Cura Célere, então para compensar, cada vez que ela cura, reduz a sua absorção e a cura realizada por você em 15% durante 8 segundos, acumulando até 6 vezes.

Palavras de Recomposição é a melhor opção. Atualmente, os outros talentos não valem a pena.

Glifos

Glifos Sacerdote Sagrado

Glifos Elevados

Há alguns glifos elevados muito importantes:

Glifos Menores

Não há glifos menores que alterem sua performance de forma significativa; são puramente cosméticos.

Conceitos Básicos

Sacerdote Sagrado

Rotação

Curar requer que o Sacerdote saiba reagir ao dano causado ao grupo e, por isso, não há rotação fixa. Você precisa entender sobre as habilidades e como usá-las.

Cura em Grupos Grandes

Enquanto Chacra: Santuário estiver ativo, cada cura sua reduz o tempo de recarga de Círculo de Cura em 1 segundo. Chacra: Santuário também proporciona a habilidade Palavra Sagrada: Santuário. Você deve usar esse Chacra quando estiver curando grupos grandes.

Dependendo do tipo de dano que você precisar curar, você deve seguir as instruções abaixo. Lembre-se que, nas categorias, as habilidades não estão necessariamente listadas em ordem de importância.

  • Pouco ou nenhum dano:
  • Use Círculo de Cura assim que possível, contanto que cure pelo menos 3 jogadores;
  • Use Cura nos jogadores que estiverem precisando;
  • Aplique Renovar nos jogadores que estão sob dano constante ou que estarão sob dano constante no futuro;
  • Use Prece de Cura contanto que cure pelo menos 3 jogadores do grupo (evite curar em excesso).

  • Dano baixo ou moderado:
  • Use Círculo de Cura assim que possível, contanto que cure pelo menos 3 jogadores;
  • Use Prece de Recomposição assim que possível caso o dano seja contínuo;
  • Mantenha Renovar em vários alvos, se possível aplicando antes que eles recebam dano;
  • Use Prece de Cura contanto que cure pelo menos 3 jogadores do grupo (evite curar em excesso);
  • Coloque Palavra Sagrada: Santuário no chão em uma área na qual tenha muitos jogadores. É ideal posicionar alguns segundos antes do dano começar.

Cura em Grupos Pequenos

Para curar grupos pequenos é preciso saber alternar entre cura em área e cura em alvo único. Você deve usar Chacra: Serenidade porque oferece mais versatilidade.

Dependendo do tipo de dano que você precisar curar, você deve seguir as instruções abaixo. Lembre-se que, nas categorias, as habilidades não estão necessariamente listadas em ordem de importância. Lembre-se também que quando falamos em “tanque”, pode ser o outro alvo único que você estiver curando.

  • Em caso de emergência:
  • Use Cura Célere no tanque caso ele esteja prestes a morrer;
  • Use Cura Vinculada (com Glifo de Cura Vinculada) no tanque se ele estiver prestes a morrer; você também pode se beneficiar da cura;
  • Use Espírito Guardião no tanque se ele estiver prestes a morrer. Lembre-se que você não deve fazer isso se já tiver combinado de usar a habilidade em outro jogador ou em outro momento da luta.

Você deve usar Palavra Sagrada: Serenidade e Cura Vinculada sempre que possível.

Uso das Habilidades

Um Sacerdote Sagrado tem várias habilidades. Abaixo explicamos como usá-las.

  • Hino Divino deve ser usado durante períodos de dano intenso. Lembre-se que o líder do grupo pode pedir que você use essa habilidade em um momento específico.
  • Fonte de Luz deve estar ativa em momentos de dano intenso e contínuo. Fora estas situações, você deverá usá-la sempre que possível.
  • Espírito Guardião deve ser usado de acordo com alguns fatores, incluindo sob instrução do líder do grupo. Se você não precisar esperar para usar em um momento específico, use-o como salva vidas no tanque ou em outro jogador que esteja precisando.

Você encontrará mais detalhes sobre as rotações e habilidades no capítulo seguinte, chamado Entendimento Aprofundado.

Entendimento Aprofundado

Sacerdote Sagrado

Jogar com um Sacerdote Sagrado vai além de uma simples rotação ou prioridade. Há vários fatores que alteram o modo como você usa suas habilidades. É possível usar as indicações acima ou aprofundar seus conhecimentos neste capítulo.

Habilidades Detalhadas

Para que você possa escolher entre as melhores habilidades é preciso entender melhor como elas funcionam.

Prece de Cura e Círculo de Cura

Prece de Cura e Círculo de Cura são suas duas habilidades confiáveis para cura em área e são ambas fantásticas. Há algumas coisas que você precisa saber:

  • Elas curam jogadores que estiverem a até 30 metros do jogador alvo (e, no caso de Prece de Cura, somente no mesmo grupo do jogador alvo). Significa que você precisa se certificar de não usá-las em jogadores que estão longe da raide.
  • Elas devem ser usadas quando 3 ou mais jogadores se beneficiarem da cura para que seu custo-benefício seja bom.

Durante períodos de pouco dano você não precisará usar essas duas habilidades, embora você possa. Em períodos de dano alto, elas são essenciais e você deverá usá-las com frequência. Ou seja, durante muito dano, não tenha dó de usá-las.

Palavra Sagrada: Santuário

Palavra Sagrada: Santuário coloca uma área de cura no chão que cura os 6 jogadores mais necessitados e que estiverem dentro dela, por 30 segundos.

Esta habilidade não é muito boa por causa de sua cura insuficiente. Ela pode ser útil se você conseguir posicioná-la antes do dano começar para que você possa usar outras curas enquanto isso, mas raramente será útil na prática.

Renovar

Renovar é uma habilidade excelente e que deve ser usada com frequência. O único momento no qual usar Renovar não é uma boa ideia é durante explosões de dano (burst of damage), já que sua cura demora e é melhor lançar feitiços mais rápidos e de maior impacto. Ainda sim é uma ótima ideia aplicar Renovar antes do dano.

Renovar é bem útil nas seguintes situações:

  • Usar enquanto se move (lembre-se que, em adição à cura por tempo (HoT), ela também cura um pouco quando aplicada);
  • Usar em jogadores um pouco feridos e que você deseja curar sem muita urgência;
  • Para manter aplicada em um ou nos dois tanques (já que reaplicar em um ou dois alvos não é difícil) enquanto você está curando a raide e ajudando os tanques, adicionando à cura que eles recebem e ajudando outros curandeiros.

Se você está curando um alvo ou somente o tanque, é importante manter Renovar aplicada.

Palavra de Poder: Escudo

Palavra de Poder: Escudo é uma habilidade problemática para Sacerdotes Sagrados. De modo geral, essa habilidade não é adequada para essa especialização, portanto não faz parte do seu arsenal.

Sacerdotes Disciplina sempre terão escudos melhores do que você. Por causa da aura Alma Enfraquecida que a habilidade aplica, usá-la pode atrapalhar a rotação dos Sacerdotes Disciplina da sua raide.

Se o Sacerdote Disciplina da sua raide não puder usar Palavra de Poder: Escudo ou se não tiver nenhum deles em seu grupo, há três situações em que é possível usá-la:

  • Se o alvo (geralmente o tanque) precisar de “vida extra” para sobreviver um ataque (já que o escudo aumenta a vida máxima por um curto período de tempo);
  • Se alguém estiver prestes a morrer e somente uma habilidade instantânea conseguir salvá-lo;
  • Se você estiver se movendo e alguém estiver prestes a morrer.

Cura

Cura é sua habilidade de cura para alvo único.

Palavra Sagrada: Serenidade

Palavra Sagrada: Serenidade é usada para alvo único (geralmente o tanque). É uma cura rápida e barata. O fato de o alvo ter uma chance de 25% de ser curado criticamente por 6 segundos faz com que essa habilidade seja ideal para explosões de cura.

Por exemplo, a combinação a seguir faz essa explosão de cura:

Mudança de Chacra

Normalmente, se você tiver um papel na raide, não precisará mudar de chacra. Há duas exceções: quando você está curando em um grupo do Localizador de Raides ou em um grupo montado na hora (pug), nos quais os deveres do curandeiro não tenham sido delimitados (ou quando você sentir que outros curandeiros não estiverem fazendo seu papel), você pode mudar de chacra para fazer outras tarefas. Você também pode achar benéfico, em momentos de muita movimentação, mudar para o Chacra: Santuário.

Regeneração de Mana

Com exceção dos talentos de tier 3, Sacerdotes Sagrados não possuem meios para regenerar mana, mas por causa do balanceamento da especialização, isso não é necessário.

Habilidades de Cura Detalhadas

As suas habilidades de cura precisam ser explicadas para que você as aproveite ao máximo.

Hino Divino

Hino Divino irá curar todos os membros da raide em um raio de 40 metros durante 8 segundos e também aumentará a cura que eles recebem durante esse tempo em 10%.

Lembre-se de que a habilidade é canalizada, portanto você não poderá fazer mais nada enquanto a lança.

Geralmente o líder da raide irá pedir que você use essa habilidade em um momento específico da luta para anular uma grande explosão de dano. Se esse for o caso, certifique-se de deixar a habilidade pronta para isso.

Caso contrário, simplesmente tente encontrar um momento no qual usar a habilidade seja benéfico. Geralmente será em momentos de muito dano.

Fonte de Luz

Você deve ver a  Fonte de Luz como uma “cura sem custos” durante períodos de muito dano (mais ou menos como quando você pré-aplica Renovar ou Palavra Sagrada: Santuário). Você deve tentar posicionar a Fonte de Luz antes que o dano comece para que você possa usar suas habilidades globais com outros feitiços durante esse momento.

Espírito Guardião

Espírito Guardião é uma das ferramentas mais úteis que você pode levar para a raide. Ao usá-la, você colocará uma aura no alvo  que dura por 10 segundos e aumenta toda a cura recebida em 60%. Se o alvo receber um ataque fatal durante esse período, eles não morrerão e serão curados em 40% de sua vida máxima, consumindo o efeito da aura.

Você pode usar essa habilidade em qualquer jogador que esteja prestes a morrer, mas é melhor usá-la no tanque que estiver prestes a receber muito dano. Você deve certificar-se de conversar com o tanque ou outros curandeiros para garantir que vocês não usem todas as habilidades mais poderosas ao mesmo tempo.

Você também pode usar essa habilidade para permitir que tanques (ou outros jogadores) sobrevivam a uma habilidade que deveria ter sido esquivada, seja ela parte da estratégia ou um erro.

Lembre-se que seu líder de raide pode pedir que você use essa habilidade em um momento específico.

Talentos de Tier 3

Palavra de Poder: Consolo deve ser usada sempre que você tiver tempo de usá-la e quando você puder usar o retorno da mana que ela proporciona.

Talentos de Tier 5

  • Infusão de Poder deve ser usada sempre que períodos de cura intensa estiverem por vir ou quando você quiser  conservar mana. Excepcionalmente, você pode usar para causar mais dano caso a luta permita isso;
  • Os desencadeamentos de Intuição Divina devem ser usados assim que possível. É ideal usá-los em momentos de dano na raide (para que os jogadores não sejam curados em excesso), mas está sempre sob seu controle;
  • Virada do Destino funciona passivamente e aumenta sua cura, portanto não há nada que possa ser feito.

Talentos de Tier 6

Você deve usar qualquer um dos talentos escolhidos quando tiver certeza que não irá curar em excesso. Todos os talentos deste tier são para cura em área.

Talentos de Tier 7

O único talento viável neste tier é Palavras de Recomposição e seus efeitos são passivos, portanto não há com o que se preocupar.

Atributos

Sacerdote Sagrado

Atributos Básicos

  • Intelecto é seu atributo principal. Você deve priorizá-lo nos equipamentos e upgrades. Ele proporciona Poder Mágico, que aumenta o poder de suas curas.
  • Espírito aumenta sua regeneração de mana. Você deve sempre procurar por itens que deem Espírito. Quando estiver confortável com sua regeneração de mana, pode começar a dar prioridade para outros atributos. Espírito só está disponível em amuletos, capas, anéis e berloques.
  • Maestria aumenta a quantidade de cura causada pela sua Maestria: Eco de Luz. Ela faz com que suas curas diretas coloquem um HoT no alvo, curando-o pela porcentagem da cura inicial durante 6 segundos. Aplicações bem sucedidas desse HoT são acumuladas. Lembre-se que em grupos pequenos, Maestria não é tão importante porque não se beneficia de Renovar.
  • Aceleração diminui o tempo de lançamento de suas curas, bem como o tempo de recarga global. Ela proporciona os melhores benefícios para efeitos por tempo como Renovar e Fonte de Luz, mas quase nenhum benefício para Círculo de Cura.
  • Acerto Crítico não é muito valioso quanto para outros curandeiros. Sacerdotes Sagrados não ganham efeitos adicionais desse atributo.

Prioridade dos Atributos

Intelecto > Golpes Múltiplos > Aceleração > Maestria > Versatilidade > Acerto Crítico

Addons e Macros

Macros

Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raides ou masmorras.

Addons

  • Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre seus buffs, debuffs e cooldowns. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
  • Omen Threat Meter: é o addon mais popular para mostrar os níveis de ameaça em seus personagens;
  • Recount/Skada: são dois addons que ajudam rastrear seu DPS. É ótimo para testar se sua rotação está sendo bem utilizada;
  • Deadly Boss Mods/Bigwigs: são dois addons que avisam sobre as mecânicas das lutas e aconselham sobre como lidar com elas. Muito útil em qualquer progressão;
  • GTFO: é um addon que avisa quando seu personagem estiver em cima de um efeito prejudicial (fogo, por exemplo). Muito bom para ajudar no posicionamento.

Macros

Lembre-se que o macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando. Para conferir nosso guia de Macros clique aqui.

Salto da Fé

Este macro usará Salto da Fé no alvo que estiver sob o cursor do mouse se for um alvo aliado e não estiver morto. Caso contrário, usará no seu alvo atual.

  • /cast [@mouseover,help,nodead][] Leap of Faith

Cursor do Mouse

É recomendável colocar todas as suas curas, assim como feitiços que possam ser lançados em membros do grupo (como Espírito Guardião) em macros que lançam a habilidade quando você passa o mouse por cima do alvo. Isso facilitará o lançamento das curas e feitiços.

Abaixo segue um exemplo de um macro com a habilidade Cura:

  • #showtooltip Heal
  • /cast [@mouseover,help,nodead][]Heal

Para usar com outras habilidades é só substituir o nome.

Conclusão

Chegamos ao fim do guia de Sacerdote Sagrado! Espero que tenha sido útil e que as habilidades tenham sido bem explicadas. Deixem suas sugestões e dúvidas no campo de comentários abaixo 😉

Guia por Amanda