Este é um guia voltado para o PVE! Boa parte do que está aqui não se aplica ao PVP.

Bem-vindos ao guia de Xamã Restauração! Ele está atualizado para o patch 6.2.2 (WoD) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Xamã em um ambiente PVE.

Este guia foi baseado nas seguintes fontes:

Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:

Introdução

Atualmente, os Xamãs Restauração se destacam nas curas em jogadores que estão juntos ou agrupados, particularmente em períodos de muito dano, graças a Totem do Vínculo do Espírito e Totem de Maré Curativa. Além disso, a Graça do Andarilho Espiritual permite que você retenha a cura enquanto se move, o que é muito útil.

Xamãs Restauração são uma ótima adição aos grupos por causa de suas habilidades que complementam outros curandeiros. Eles também trazem habilidades úteis por meio dos totens (Totem do Vínculo do Espírito, em particular, mas também atordoamentos, remoção de efeitos prejudiciais, habilidades em área, etc).

Talentos e Glifos

É comum alterar os talentos e os glifos conforme as lutas, mas para isso é preciso entender como cada um deles funciona.

Talentos Xamã Restauração

Tier 1 – Nível 15

Os talentos deste tier ajudam na sobrevivência.

  • Guardião da Natureza é desencadeado quando você recebe dano que deixa sua vida abaixo de 30% (embora não possa ser desencadeado mais de uma vez a cada 30 segundos). Quando isso acontece, ele imediatamente reduz sua agressividade com o atacante e aumenta sua vida máxima em 25% por 10 segundos (quando o efeito acaba, sua porcentagem de vida é preservada).
  • Totem de Baluarte Pétreo é um Totem da Terra com 1 minuto de tempo de recarga que fica no chão por 30 segundos. Quando você o evoca, ele garante um escudo de 10 segundos que absorve um pouco de dano. Após os 10 segundos, ele lança pequenos escudos em você a cada 5 segundos. Esse pequeno escudo absorve exatamente 4 vezes menos dano do que o primeiro e dura 10 segundos.
  • Transição Astral reduz o dano recebido em 40% por 6 segundos. Seu tempo de recarga é de 90 segundos.

Guardião da Natureza é o talento padrão. Escolha Transição Astral para lutas nas quais você sabe que haverá picos de dano a serem absorvidos. Totem de Baluarte Pétreo está um pouco fraco no momento e a absorção de dano inicial é somente de 8% da vida total do jogador.

Tier 2 – Nível 30

Os talentos deste tier proporcionam utilidadecontrole coletivo (crowd control).

  • Poder Congelado faz com que Choque Gélido também prenda o alvo por 5 segundos.
  • Totem Agarraterra evoca um totem que dura 20 segundos, enraizando todos os inimigos em um raio de 10 metros por 5 segundos, após esse período a velocidade de movimento deles é reduzida em 50% (enquanto o totem estiver ativo e os inimigos estiverem em um raio de 10 metros). Totem Agarraterra substitui Totem de Prisão Terrena.
  • Totem Andavento proporciona imunidade a efeitos que dificultam o movimento para todos os membros do grupo em 40 metros. O efeito dura 6 segundos. Lembre-se que ele também remove efeitos que prejudicam o movimento que já estavam aplicados nos jogadores.

Totem Agarraterra e Totem Andavento são as melhores escolhas dependendo de qual das duas será mais útil para a raide. Totem Andavento é, basicamente, uma versão de raide da Mão da Liberdade, e pode ser usado em várias lutas, especialmente naquelas com efeitos que diminuem a velocidade de movimento (Rastro de Combustível na luta do Aniquilador de Ferro, por exemplo). Há sempre outras classes que podem fazer um trabalho melhor do que Totem Agarraterra, portanto seu uso fica limitado a zonas de 5 jogadores.

Poder Congelado é irrelevante para Xamãs Restauração em raides. Você já possui boas habilidades de controle coletivo (Totem Agarraterra, Totem Capacitor e Bagata), além disso, causar dano com Choque Gélido não é o melhor modo de ser útil.

Tier 3 – Nível 45

Os talentos de tier 3 proporcionam habilidades para os totensmobilidade.

  • Chamado dos Elementos, que não faz parte do tempo de recarga global, completa a recarga dos seus totens que tenham recarga básica menor do que 3 minutos:

  • Persistência Totêmica permite que você evoque um segundo totem do mesmo tipo, sem destruir o primeiro. Não funciona com Totens de Fogo e você só pode ter o efeito ativo em um único tipo de totem por vez. Significa que você não pode ter, ao mesmo tempo, dois Totens da Terra e dois Totens da Água.
  • Projeção Totêmica permite que você reposicione seus totens. Essa habilidade não desencadeia o tempo de recarga global.

Chamado dos Elementos é a escolha padrão. Funciona bem com o Totem de Torrente Curativa potencializado pelo Fluxo Contínuo. Não funciona com totens que têm 3 minutos de tempo de recarga, então você irá usá-lo com Totem SísmicoTotem de Torrente Curativa e Totem Andavento, para usá-los duas vezes seguidas.

Persistência Totêmica pode ser útil se você escolher Totem da Explosão Nebulosa como talento de tier 7, porque permite que você tenha o Totem da Explosão Nebulosa e o Totem de Torrente Curativa ativos ao mesmo tempo. Se você tiver o bônus do Tier 17 ou do Tier 18, você escolherá Maré Alta em vez de Totem da Explosão Nebulosa.

Projeção Totêmica é muito útil para deixar seus totens em locais diferentes ou quando você precisa movê-los todo o tempo. No conteúdo atual, é geralmente usado para mover o Totem Capacitor e o Totem do Vínculo do Espírito em lutas como Dobraflamas Ka’graz, Operador Thogar, Fornalha Explosiva e Mão Negra.

Tier 4 – Nível 60

Os talentos de tier 4 oferecem habilidades que melhoram sua performance.

Eco dos Elementos é o talento padrão, pois é muito forte para progressão. Ele combina bem com Maré Alta, o talento recomendado de tier 7 (por causa do bônus de Tier 18), possibilitando a aplicação de 3 Contracorrente para alvos adicionais da Cura Encadeada.

Rapidez Ancestral também é uma boa escolha e uma alternativa viável ao Eco dos Elementos. Adiciona 5% em um dos melhores atributos secundários (Aceleração) e proporciona uma cura instantânea de alvo único ou Chuva Curativa.

Mestre dos Elementos é a escolha mais fraca por causa do seu alto custo de mana e suas curas em excesso.

Tier 5 – Nível 75

Os talentos deste tier oferecem novas habilidades ou mecânicas de cura.

Fluxo Contínuo é a habilidade padrão, pois permite que o Totem de Corrente Curativa cure dois jogadores de uma vez só, em vez de um só jogador.

Conselho dos Ancestrais deve ser usado quando você precisar de um aumento temporário na cura. Para aproveitar essa habilidade, você precisa que todos estejam agrupados e curar o máximo possível durante esse período. Use Chuva Curativa e use Cura Encadeada várias vezes para maximizar o retorno do Conselho dos Ancestrais. Usar essa habilidade sem ser nas condições acima, irá fazer com que ela cure em excesso, desperdiçando o mana usado para lançar Cura Encadeada. Exemplos de luta nas quais Conselho dos Ancestrais é útil são: Dobraflamas Ka’graz (enquanto a chefe estiver com 100 Energia), Mão Negra (durante a Fase 1 e a Fase 3) e Kilrogg Olho Morto (em Visões da Morte).

Condutividade deve ser usada quando a raide estiver agrupada e recebendo dano constante, moderado ou alto, mas não é muito útil da Cidadela do Fogo do Inferno. É essencial contra o Gruul.

Tier 6 – Nível 90

Os talentos de tier 6 melhoram sua performance.

  • Impacto Elemental tem tempo de recarga de 12 segundos e permite que você tenha uma aura que muda aleatoriamente toda vez que é reaplicada: +500 de Acerto Crítico, +500 de Aceleração, +500 de Maestria ou +500 de Golpes Múltiplos. Essa habilidade também causa um pouco de dano toda vez que é usada. Ela também proporciona +1000 de Espírito por 8 segundos.

Impacto Elemental é o talento padrão para este tier. A aura de +1000 de Espírito aumenta bastante sua regeneração de mana. Isso é necessário, pois o bônus de Tier 17 e 18 encorajam o Xamã a gastar muito mana com Cura Encadeada.

Fúria Liberada, quando combinada com Liberar Vida, aumenta a cura da sua próxima cura em alvo único em 95%. É muito bom, especialmente quando você combina com o Totem da Explosão Nebulosa como talento de tier 7. Esse talento deve ser usado quando você escolher o Totem da Explosão Nebulosa ou quando você conseguir inserir seu uso no estilo de luta (Hans’gar e Franzok, por exemplo).

Elementalista Primevo é, atualmente, o talento mais fraco deste tier. Se você o escolher, certifique-se de ativar Reforçar e Energizar quando evocar os Elementais, caso contrário o talento será desperdiçado. Há um macro na parte de Addons e Macros que ajuda a fazer isso.

Tier 7 – Nível 100

Os talentos deste tier também melhoram sua performance.

  • Totem da Explosão Nebulosa evoca um totem que dura 15  segundos. Nesse período ele armazena toda a cura que você fizer por meio dos feitiços e golpes múltiplos. Quando o totem expira, ele cura todos os aliados feridos  em 40 metros, em um total de 20% da cura armazenada.
  • Totem Elemental da Tempestade evoca um totem que dura 60 segundos. Durante esse período ele causa dano aos inimigos próximos e cura os aliados em um raio de 15 metros em 100% do dano causado.
  • Maré Alta potencializa Cura Encadeada e faz com que pule para dois alvos adicionais afetados pela Contracorrente, e não perde mais poder quando pula.

A escolha fica entre Totem da Explosão Nebulosa e Maré Alta. Atualmente, Totem Elemental da Tempestade não é melhor do que os outros dois talentos.

Totem da Explosão Nebulosa e Maré Alta são mais ou menos iguais, mas Maré Alta é o talento padrão se você tiver o bônus de Tier 17 e Tier 18. Se você não tiver, Totem da Explosão Nebulosa é melhor para lutas nas quais há dano constante, baixo ou moderado, enquanto que Maré Alta é melhor para dano alto, o que torna Maré Alta melhor para a progressão independentemente do caso.

Se você escolher o Totem da Explosão Nebulosa, lembre-se que sua cura vem de uma vez, que pode ser desperdiçada se o totem expirar quando a raide estiver recuperada. Totem da Explosão Nebulosa adiciona outro totem de cura à sua rotação. Ele sincroniza bem com Totem de Torrente Curativa, que influencia bastante na sua rotação, portanto no capítulo Entendimento Aprofundado, há uma parte específica para essa combinação.

Glifos

Glifos Xamã Restauração

Glifos Elevados

Para os outros glifos, você escolherá os da lista abaixo:

Além disso, há vários Glifos Elevados que podem melhorar sua cura em situações específicas:

Há outros Glifos Elevados que deixam suas habilidades mais úteis:

  • Glifo de Totem Capacitor reduz o tempo de carregamento do seu Totem Capacitor em 2 segundos. Significa que ele irá estontear todos os inimigos em 8 metros após 3 segundos (em vez de 5 sem o glifo). Pode ser útil contra um grupo de inimigos que precisam ser controlados rapidamente. Vale mencionar que com esse glifo, o Totem Capacitor funciona muito bem com Projeção Totêmica.
  • Glifo de Lobo Fantasma faz com que efeitos que causem redução de velocidade de movimento possuam eficácia menor contra você em forma de Lobo Fantasma. Pode ser útil em lutas nas quais você precisa passar por áreas afetadas.
  • Glifo de Bagata reduz em 10 segundos o tempo de recarga de Bagata. Pode ser útil se você estiver encarregado de usar habilidades de controle coletivo nos adds.
  • Glifo de Expurgar faz com que Expurgar dissipe 1 efeito Mágico adicional, mas tenha sua recarga aumentada para 6 segundos. Pode ser útil se sua raide precisar remover 2 efeitos Mágicos de um chefe. Lembre-se que em alguns casos é melhor deixar que os Magos usem Roubar Feitiço.
  • Glifo de Purificar o Espírito faz com que Purificar o Espírito passe a ter 2 cargas, no máximo, mas o tempo de recarga é aumentado em 4 segundos.
  • Glifo de Rajada de Vento aumenta em 1 segundo a duração do bloqueio da escola de magia da Rajada de Vento, mas também aumenta em 3 segundos o tempo de recarga. Pode ser útil se o tempo de recarga de 15 segundos de Rajada de Vento não for atrapalhar suas interrupções.

Glifos Menores

Conceitos Básicos

Xamã Restauração

Neste capítulo você aprenderá sobre as principais habilidades do seu Xamã Restauração, e como elas devem ser usadas (rotações).

Rotação

Curar baseia-se na sua habilidade de reagir ao dano que a raide recebe, por isso não há rotação específica. Em vez disso, é preciso entender quais habilidades são melhores para cada situação.

Dano baixo/moderado (raide ou tanque)

Dano moderado/alto (tanque ou alvo único)

Dano moderado/alto (raide)

Dano alto e contínuo (tanque ou alvo único)

Dano contínuo (raide)

Situações de Emergência

Escudo

Use o Escudo de Água.

Escudo de Água dura 1 hora e receber dano não remove seu efeito. Escudo de Água aumenta sua regeneração de mana e, graças a Ressurgência (habilidade passiva específica de Xamãs Restauração), suas curas críticas com curas diretas fazem com que você recupere mana.

Ações Adicionais

  • Você deve manter o Escudo da Terra no tanque atual (mesmo que outro Xamã Restauração também esteja colocando escudo nesse tanque).
  • Quando estiver curando um alvo único, use Liberar Vida em preparação para receber muito dano. O pico de cura da sua próxima cura direta ajudará seu alvo a se recuperar.
  • Quando estiver se movendo, lembre-se de usar Contracorrente nos aliados.
  • Se você escolheu o talento de tier 6 Impacto Elemental, você deve usá-lo quando estiver disponível (a cada 12 segundos). Além de potencializar  seus atributos e causar dano, ele também aumenta sua regeneração de Mana.

Uso das Habilidades

Xamãs Restauração possuem 3 habilidades de cura que são suas por padrão.

  • Ascendência tem 3 minutos de tempo de recarga e faz com que toda cura que você faça por 15 segundos, seja duplicada e distribuída entre os aliados próximos. Esse feitiço é bom para momentos de muito dano e quando você pode user extensivamente Chuva Curativa e Cura Encadeada. Tente usar a Chuva Curativa exatamente antes de usar Ascendência. Quando a Chuva Curativa acabar, só vale a pena usar de novo (enquanto Ascendência ainda estiver ativa), se você tiver Rapidez Ancestral disponível (para tornar a Chuva Curativa instantânea).
  • Totem de Maré Curativa é um totem poderoso de cura que cura todos os membros da raide em um raio de 40 metros a cada 2 segundos por 10 segundos.
  • Totem do Vínculo do Espírito é uma das habilidades mais poderosas do jogo. Seu tempo de recarga é de 3 minutos e faz com que todos os jogadores em um raio de 10 metros do totem tenham uma vida compartilhada por 6 segundos. Enquanto o totem estiver  ativo, ele também reduz o dano recebido por todos os aliados em um raio de 10 metros, em 10%.

Quando quiser a cura mais alta possível, use Totem do Vínculo do Espírito combinado com Ascendência, já que o Totem previne que as curas da Ascendência não sejam excessivas (ou diminui bastante as chances que isso aconteça). Mas ainda sim, usar duas habilidades de cura de uma só vez nem sempre é o melhor jeito de manter a raide viva. Às vezes é melhor separá-las.

Graça do Andarilho Espiritual não é uma habilidade de cura, mas será útil em lutas que necessitam de movimentação. Essa habilidade deve ser usada quando você precisar se mover e curar ao mesmo tempo. Você também pode usá-la para lançar Raio durante a movimentação nos quais você não precisar curar. Ela também pode ser útil quando você precisar usar Ascendência em movimento.

Além disso, seus talentos proporcionam várias habilidades de DPS que podem ser usadas para contribuir com o DPS da raide. Você verá os detalhes no capítulo seguinte.

Entendimento Aprofundado

Xamã Restauração

Xamãs Restauração são uma classe de cura híbrida. Eles se destacam quando precisam combinar cura em alvo único com cura em raide, graças ao modo como suas curas de alvo único interagem com as curas em área e vice-versa. É por isso que é importante entender as diversas mecânicas das suas curas e como elas funcionam juntas. Desse movo, você saberá como combinar com eficiência suas capacidades de cura.

Desencadeamentos e Mecânicas

Maestria: Cura Profunda

Maestria: Cura Profunda é a Maestria de Xamãs Restauração. Ela faz com que suas curas sejam mais potentes em alvos com pouca vida. Quando você cura um alvo com vida cheia, não há cura adicional. Quando você cura um alvo com 1% de vida, você se beneficia completamente da sua Maestria.

Sua Maestria influencia muito em como você joga com seu Xamã:

  • Quando estiver curando a raide, você deve focar em alvos com pouca vida mais do que outros curandeiros, já que você tem as ferramentes mais eficientes para curá-los.
  • Quando estiver curando um alvo único, sua Maestria tem menos influência porque você deve priorizar seu alvo e não pode simplesmente escolher alvos com pouca vida. Sabendo quando dano seu alvo irá receber, você pode otimizar suas curas para se beneficiar de sua Maestria.

Mar Revolto

Mar Revolto é uma mecânica importante para Xamãs Restauração. Toda vez que você usa Contracorrente ou Cura Encadeada, você ganha a aura Mar Revolto. A aura dura por 15 segundos e possui duas cargas. Cada carga permite que você lance Onda Curativa 20% mais rápido. Mar Revolto também potencializa Maré Curativa aumentando sua chance de acerto crítico em 30%. Pode ser útil quando a aura estiver ativa e você precisar usar a Maré Curativa para uma emergência.

Se você estiver focado em cura em alvo único, manter Mar Revolto ativo (com Contracorrente) é importante, pois facilita a reação ao dano (já que suas habilidades principais são lançadas mais rapidamente).

Se você estiver focado na cura em raide, Mar Revolto é uma preocupação a menos, já que você usará Onda Curativa e Maré Curativa com menos frequência. Além disso, seu uso frequente de Cura Encadeada permitirá que você mantenha Mar Revolto sem nem perceber.

Escudo da Terra

Escudo da Terra coloca um escudo com 9 cargas em um jogador aliado. Você só pode ter um Escudo ativo de cada vez. Toda vez que um jogador com o Escudo recebe dano, o Escudo irá curá-lo um pouco, perdendo uma carga no processo.

Embora Escudo da Terra seja feito para curar tanques, você ainda sim deve deixá-lo ativo quando estiver curando na raide. Simplesmente escolha um alvo que tomará dano constante (geralmente o tanque).

Ao usar Escudo da Terra em um alvo que já tem o Escudo de outro Xamã, irá adicionar um segundo Escudo, portanto não se preocupe em usá-lo em cima de outro.

Totem da Explosão Nebulosa

Se você usa o Totem da Explosão Nebulosa como talento de tier 7, sua rotação muda um pouco. O Totem da Explosão Nebulosa e o Totem da Torrente Curativa tem exatamente a mesma duração (15 segundos), e o mesmo tempo de recarga (30 segundos). Significa que as duas habilidades sincronizam perfeitamente de acordo com a duração e o tempo de recarga, permitindo que você sempre use o Totem da Explosão Nebulosa imediatamente após o Totem da Torrente Curativa expirar e assim por diante.

Sair da sincronia faz com que você perca eficiência, mas pode ser necessário algumas vezes, para forçar que o Totem da Explosão Nebulosa pare em um momento específico, por exemplo.

Note que com o talento de tier 3 Persistência Totêmica, você pode usar ambos os totens ao mesmo tempo, proporcionando mais liberdade no modo como os dois serão usados.

Administrando Mana

Assim como todas as outras classes de cura, você precisará escolher seus feitiços cuidadosamente para evitar a cura em excesso, o que desperdiça Mana. Onda Curativa é sua ferramente mais eficiente de administração de Mana, porque permite que você cure sem muito custo. Tente depender dela sempre que possível. Também lembre-se que o Item – Xamã T17 Restauração 4P Bônus permite que você lance Onda Curativa com mais frequência em lutas longas.

Sua barra de Mana nunca muda, então toda sua regeneração dependerá do Escudo de Água e da quantidade de Espírito que você tem. Por esse motivo, grande parte da administração do seu Mana vem dos desencadeamentos dos berloques/encantamentos e do seu talento Impacto Elemental.

Causando Dano

Se em algum momento durante a luta sua raide precisar que você cause dano, seu Xamã Restauração está perfeitamente equipado para isso. Seguir a lista de prioridades abaixo deve permitir que você cause metade do dano de um jogador DPS, o que é muito bom para um curandeiro.

  1. Evoque o Totem Calcinante e evoque-o novamente quando expirar.
  2. Aplique Choque Flamejante e reaplique quando tiver 9  segundos ou menos restantes.
  3. Use Estouro de Lava.
  4. Use Choque Gélido.
  5. Use Raio para preencher a rotação.

Se você não usou o Totem de Elemental do Fogo e o Totem de Elemental da Terra para potencializar sua cura (graças a Elementalista Primevo, um dos seus talentos de tier 6), é uma boa ideia usá-los para aumentar seu dano.

Também lembre que, graças a Correntes Telúricas, seu Choque FlamejanteEstouro de Lava e Raio não custam Mana e causam 100% a mais de dano.

Habilidades dos Talentos

Talentos de Tier 4

  • Rapidez Ancestral te dá uma cura de emergência se você combiná-lo com Onda Curativa ou Maré Curativa (nesse caso, Maré Curativa também garante uma chance  de +30% de Acerto Crítico). No capítulo Addons e Macros há um macro para a combinação.
  • Mestre dos Elementos aumenta bastante sua cura (e seu consumo de Mana no processo) por 20 segundos, portanto você deve guardá-lo para momentos de dano alto.

Talentos de Tier 5

Conselho dos Ancestrais é uma habilidade de cura poderosa e decente. Você pode combiná-la com outras habilidades para conseguir a maior cura, mas, no geral, é aconselhável separar suas habilidades durante a luta em vez de usá-las de uma só vez.

Talentos de Tier 6

Se você escolheu Elementalista Primevo, você pode fazer com que seu Totem de Elemental da Terra e seu Totem de Elemental do Fogo parem de atacar e lancem um feitiço em você que aumenta a cura feita em 10%: Reforçar, com seu Elemental da Terra e Energizar, com seu Elemental do Fogo. É aconselhável fazer com que eles lancem o feitiço em você em vez de mandá-los atacar.

Bônus de Tier 18

Item – Shaman T18 Restoration 4P Bônus influencia no seu modo de jogo. Para melhores efeitos, você precisa usar Cura Encadeada no alvo mais ferido sem que ele tenha a Contracorrente para aumentar a chance de que Maré Alta fará com que ela pule para outros alvos.

O valor do Item – Shaman T18 Restoration 4P Bônus depende da frequência das suas Cura Encadeada e, no caso de uma rotação com muitas delas, você pode esperar +13% a +15% dos efeitos combinados do bônus de 2 partes e do bônus de 4 partes.

Atributos

Xamã Restauração

Atributos Básicos

  • Intelecto é seu atributo principal. Você deve priorizá-lo em todos os equipamentos e upgrades. Ele proporciona Poder Mágico, que aumenta o poder das suas curas.
  • Espírito aumenta sua regeneração de Mana. Você deve priorizar itens com Espírito. Quando estiver satisfeito com sua regeneração de Mana, você pode começar a priorizar outros atributos. Espírito só está disponível para curandeiros em Amuletos, Capas, Anéis e Berloques.
  • Maestria aumenta sua cura em alvos com pouca vida (por meio da Maestria: Cura Profunda). Graças a Purificação, uma habilidade passiva, você ganha +5% de Maestria de todas as fontes.
  • Aceleração também é importante, pois diminui o tempo de lançamento das suas curas, o que é valioso para Onda Curativa. Também diminui seu tempo de recarga global, aproximando-o do tempo de recarga desejado de 1 segundo, que beneficia todos os seus feitiços instantâneos. Lembre-se que a Aceleração não faz mais com que você ganhe um tick das suas curas por tempo quando você passar de um certo limite. Agora suas curas por tempo ganham um tick parcial no final para garantir que elas escalem linearmente com a Aceleração, portanto o máximo de Aceleração saiu do jogo.
  • Golpes Múltiplos faz com que suas habilidades tenham uma chance extra de curar uma segunda e terceira vezes, cada uma causando 30% da cura inicial.
  • Acerto Crítico aumenta sua cura e sua regeneração de Mana (via Ressurgência).
  • Versatilidade aumenta sua cura e reduz o dano recebido.

Prioridade dos Atributos

Intelecto > Espírito* > Maestria > Aceleração > Golpes Múltiplos = Acerto Crítico > Versatilidade

*Até que você esteja satisfeito com sua regeneração de Mana

Addons e Macros

Macros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raides ou masmorras.

Addons

  • Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre suas auras e habilidades. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
  • Deadly Boss Mods ou Bigwigs: são addons que avisam sobre as habilidades dos chefes e aconselham sobre como lidar com elas;
  • GTFO: avisa quando você está em cima de algum efeito nocivo. Muito útil para todas as classes;
  • Recount ou Skada: são addons que mostram o dano causado durante as lutas. Há várias opções e é indispensável para quem faz progressão;
  • Shaman Friend: contém ferramentas úteis para Xamãs: rastreio de desencadeamentos, escudos, etc.;
  • Totem Timers: ótimo para rastrear o tempo do Escudo da Terra entre outras coisas;
  • Vuhdo: é um addon bem completo que pode ser usado para substituir o Totem Timers, além de consumir menos recursos do que ele;
  • Blizzard Raid Frame Indicators: é um addon para quem usa a interface da Blizzard e quer rastrear Contracorrente nos alvos.

Macros

Lembre-se que o nome do feitiço na macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando. Caso queira entender melhor como eles funcionam, confiram nosso guia definitivo aqui.

Rajada de Vento

Lança Rajada de Vento no seu foco, se você tiver um. Caso contrário será lançado no alvo atual.

  • #showtooltip
  • /stopcasting
  • /cast [@focus,exists][@target] Wind Shear

Expurgar

Esse macro funciona como o macro acima, mas com Expurgar.

  • #showtooltip
  • /stopcasting
  • /cast [@focus,exists][@target] Purge

Bagata

Lança Bagata no seu foco ou alvo atual. Na primeira vez que você usa esse macro, o foco está no seu alvo atual (se for um inimigo). Usos subsequentes do macro continuarão lançando Bagata no seu foco, a menos que você use Alt várias vezes (ou qualquer outro modificador que você especifique na segunda linha do macro) e, nesse caso, o macro terá como foco o seu alvo atual antes de lançar o feitiço nele. Ou seja: pressione Alt para mudar de alvo e lançar em outro inimigo.

  • #showtooltip Hex
  • /clearfocus [modifier:alt]
  • /focus [@focus,noexists]
  • /cast [@focus,exists][@target,exists] Hex
  • /y Casting Hex on %F

Mouseover

Para todas as curas diretas (Onda Curativa, Maré Curativa, Contracorrente, Escudo da Terra e Cura Encadeada) é recomendável usar macros que lançam o feitiço no alvo que estiver sob o mouse (mouseover), como:

  • #showtooltip
  • /cast [@mouseover] Healing Wave

Com um macro mais complicado você pode alcançar todos os alvos: mouseovertargettarget of target ou você mesmo.

  • #showtooltip
  • /cast [@mouseover,help][@target,help][@targettarget,help][] Healing Wave

Rapidez Ancestral

Estes macros irão ativar Rapidez Ancestral e lançar instantaneamente Onda Curativa, Chuva Curativa ou Maré Curativa.

  • #showtooltip Healing Wave
  • /cast Ancestral Swiftness
  • /cast [@mouseover] Healing Wave
  • #showtooltip Healing Rain
  • /cast Ancestral Swiftness
  • /cast [@mouseover] Healing Rain
  • #showtooltip Healing Surge
  • /cast Ancestral Swiftness
  • /cast [@mouseover] Healing Surge

Elementalista Primevo

Você pode fazer macros como o abaixo para todos os seus feitiços de cura para certificar-se de que, quando seus Elementais estiverem ativos, você tenha a aura deles.

  • #showtooltip Greater Healing Wave
  • /script UIErrorsFrame:UnregisterEvent(“UI_ERROR_MESSAGE”)
  • /cast Reinforce
  • /cast Empower
  • /cast [@mouseover,exists][@target,exists][@player] Healing Wave

Conclusão

Chegamos ao fim do guia de Xamã Restauração! Espero que ele tenha sido útil. Deixem suas dúvidas e sugestões no campo de comentários 🙂

Guia por Amanda