X

Olá!

Como nova colaboradora aqui do WoWGirl, devo começar me apresentando: me chamo Flávia, jogo WoW esporadicamente desde o Classic [beeeeeem esporadicamente!] e a sério desde março/2010, com minha druida Eikani. Durante esse tempo todo convivi com muitas vacas druidas, que nunca passavam do lvl 22. Era especialista em Barrens antes do Deathwing passear por lá! Depois de adquirir um PC decente, consegui chegar no lvl 80. E aí, comecei a pensar em jogar direitinho, conhecendo melhor a mecânica do jogo e da minha classe.

Mas descobri que tudo é mais difícil que parece – ou do que era antes do Cataclysm. Aumentar seu dps, healar melhor, tankar melhor, conseguir bons equipamentos, se adaptar à nova mecânica das dungeons e raids [eu cheguei ao 80 pouco antes da expansão, e praticamente não joguei o conteúdo do LK, e mesmo assim, percebi que ele era muito mais simples do que o que chegou com o Cataclysm]. E para alguém que sempre jogou totalmente por felicidade, não deixa de ser um baque.

O caminho para ser um bom jogador, ou jogadora, especialmente para quem está começando o jogo agora não é nada fácil. Se você prefere ou acha que pode jogar sozinho então… é praticamente só tristeza.

A única solução é se esforçar, se interessar, correr atrás. Voltando um pouco no post da Lorie sobre os conselhos para se dar a quem está começando o jogo agora, aqui está o relato de uma noob que não começou a jogar agora, mas é como se fosse.
Passei muito tempo dando de 3 a 4k de dps com um equipamento relativamente decente. Não conseguia melhorar meus equips porque era sempre kickada de todos os lugares porque, vamos combinar, 3 a 4k de dps? Nas heroics do Cataclysm? Inaceitável!

Mas até então, eu tinha certeza que eu precisava de bons equipamentos, e tinha estudado certinho quais eram bons para mim [não, não mudava pra um equip com força só porque o item level dele era melhor, nem tanto]. Conversando com outros jogadores e pesquisando nos blogs da minha classe, aprendi a rotação certinha. Então, quanto a isso, ok também. Me apresentaram os dummies, e passei hooooras brincando com eles, até executar minha rotação sem nenhum erro, e sem olhar o teclado.

Fiz testes de build, de reforge, de magias e skills que eu não usava e só consegui mais kicks. Bateu o desespero: como eu ia conseguir raidar? Como ia ter meu T11 se Valor Point era algo praticamente inexistente na minha aba de Currency? E pior, o que é que tava errado, se todas as coisas “óbvias” não tinham mais alternativa para testar?

Cheguei à uma triste conclusão: não sabia jogar. Eu era um cone! Tá, não ficava no fogo nem nada do tipo, mas fora isso, eu era um cone. E demorei a entender isso porque, na teoria [e nos dummies] estava tudo certo, tudo lindo. Só que aí tem um detalhe: o dummie não tem 759 adds, não joga fogos no chão que ficam te perseguindo, não faz cair bolas da morte do céu nem solta comidas no chão que você tem que comer senão elas te matam, não te obriga a ficar em /range do povo senão é wipe porque o dano é geral, não marca ninguém aleatoriamente e você tem que sair correndo dele senão é hit kill, não chama amiguinhos que você tem que matar porque eles vivos dão super poderes pra ele, e nem faz tudo isso ao mesmo tempo.

O mais triste é que você pode ler todos os guias, escutar todos os conselhos, ver zilhões de vídeos, fazer tudo o que te pedem, e mesmo assim, não sair muito do lugar. Não que nada disso adiante – adianta, e muito! É, inclusive, imprescindível – mas só saber a teoria não te faz correr mais rápido, trocar de target mais rápido nem processar as 458034985039486 informações que aparecem na tela ao mesmo tempo. Isso só a prática, só participar das lutas, só alguns necessários wipes te ensinam.

Já melhorei bastante, e até consegui participar de raid, mas ainda tem um longo caminho a ser percorrido. Saber o que está errado e o que precisa melhorar é de grande ajuda, e ter com quem contar nesse processo é importante também. Meu principal conselho para qualquer iniciante/noob que queira melhorar? Paciência. Logo depois, dedicação e humildade para admitir que sim, você é ruim. Só com isso você vai sair do status de cone, e se sentir satisfeito com seu personagem e seu desempenho.

*Este post não é [só] uma apresentação gigantesca. Sei de muita gente com a mesma frustração que a minha, então, conselhos e ajudas são bem vindas!
Até!