X

Eaí, gente!  Tudo certinho?

Semana cheia! Provas, trabalhos … e finalmente pude jogar Diablo III decentemente.

Apesar do Diablo III, eu não esqueci de vocês – deixei minha Wizard no 54, dei uma logadinha no WoW e agora estou aqui! Eu observei que tá bastante chato de arrumar grupo no LFG ultimamente por causa dessa debandada da galera pro Diablo, e a maioria volta a jogar com intuito de progressão PvE só no Pandaria.

Falando em Pandaria… Eu estava pensando na masmorra da Scarlet Crusade heróica que estar por vir. Agora a Whitemane, ou Cristalba pra quem joga em português, vai se tornar um pouco mais que a mulher que usa aquele chapéu vermelho e está na fase 2 do Mograine… Nossa, quantas vezes no level 30 e poucos você não passou lá no Monastério? Aproveita, que aquela região vai mudar.

Voltando ao tópico… Semana passada vimos um mago de Kirin Tor que foi para o lado do Lich Rei voluntariamente, hoje veremos alguém que combate o Lich Rei e seus servos com o poder que é a fé na Luz Sagrada [Holy Light], e mesmo assim, ela é um chefe final de uma masmorra, uma das masmorras mais célebres de World of Warcraft. Hoje veremos um pouco sobre a Alta-Inquisidota Cristalba [Whitemane].

Ela possui uma participação no Comic “Ashbringer“, é primordialmente a mulher mais conhecida da organização Crusada Escarlate entre os fãs e jogadores e finalmente será uma figura central da trama da volta da Crusada Escarlate à ativa no Pandaria.

Whitemane_back_comic

Alta-Inquisidora Cristalba (Whitemane) lutando contra o Flagelo no comic

Primeiro vamos falar um pouquinho da Crusada Escarlate [Scarlet Crusade], só dando uma pinceladinha do plano de fundo da história, pois eu gostaria de trabalhar o tópico da Crusada Escarlate e da Ordem da Mão Prateada junto ao post das religiões de Azeroth.

Uma nota adicional depois que eu descobri o nome traduzido da Whitemane… Definitivamente eu nunca teria chutado Cristalba. Foi uma boa adaptação, como as demais, mas pra quem joga WoW em inglês, designar a Whitemane por Cristalba pode confundir os leitores, manterei ambas as denominações pelo artigo. É, eu também levei um susto, não foi só você. o_o

Banner da Crusada Escarlate (Scarlet Crusade)

Quem é a Crusada Escarlate?

Bom, já falei que a Crusada Escarlate tem ligação com a fé da Luz Sagrada em Azeroth, eles são uma organização religiosa completamente dedicada em erradicar os mortos vivos da face da terra. Instalados em Clareiras de Tirisfal [Tirisfal Glades], eles enfrentam com mais frequência os residentes mortos vivos do que restou do reino de Lordaeron, os Renegados [Forsaken]. E como jogador, você terá algumas quests que entram em conflito com os Soldados da Crusada, em Tirisfal.
Até o Cataclysm, a Scarlet sustentava bases em Amparo [Hearthglen], Manopla de Tyr [Tyr’s Hand] e a catedral da cidade expurgada por Arthas, Stratholme. Sua base principal consiste no Monastério Escarlate, masmorra que você no nível 30~40 vai cansar de visitar, ou já cansou. Mas por acaso você sabe porque você combate a Crusada Escarlate? Seja Horda ou Aliança, com seus diferentes motivos.

Uma vez parte da força de Lordaeron contra o Flagelo na Terceira Guerra, a Scarlet Crusade era liderada por Grand Inquisitor Isillien e High General Abbendis. Uma figura importante a citar aqui é o Grand Crusader Saidan Dathrohan, ele foi um dos primeiros cavaleiros da Mão Prateada [Silver Hand], assim como Tirion Fordring, Turalyon e Uther the Lightbringer.

Abbendis morre nos braços da filha. Dathrohan some e depois reaparece possuído por um dreadlord chamado Balnazzar e começa a comandar a Crusada Escarlate, e é aí que a coisa se complica. Os bravos guerreiros da Luz agora se encontram sob influência dos inimigos da Legião Ardente [Burning Legion]. Porém o Dreadlord tinha um empecilho, Alexandros Mograine. O Paladino possuía uma espada poderosa de nome Crematória [Ashbringer]. Balnazzar usou seu disfarçe para persuadir Renault Mograine para trair o pai. Renault levou Alexandros e o Alto-Inquisidor Fairbanks até Stratholme. A cidade estava empesteada de mortos-vivos do Flagelo [Scourge]. Era uma armadilha do Flagelo. Eles lutaram, Alexandros era um exímio guerreiro e muitos mortos vivos pereceram diante de sua lâmina. Eventualmente Alexandros deixa Ashbringer cair no chão. Renault foi quem a encontrou e assim como um certo Arthas que conhecemos, ele enfiou a espada no pai, matando-o.

Renault foge e deixa Fairbanks à própria sorte. O Inquisidor consegue escapar e volta ao Monastério para divulgar o que havia realmente ocorrido. Bom, sabemos que a Crusda Escarlate de hoje vê todos os que estão de fora de sua ordem como inimigos. Balnazzar começou isso proclamando que Fairbanks estava contaminado com a praga, e o homem fora executado pelos seus companheiros. Aliás, ele é o chefe morto-vivo na salinha escondida à direta do altar onde você enfrenta Mograine e Cristalba [Whitemane].

Ainda haviam aqueles que acreditavam em coisas diferentes das pregadas pelo Grand Crusader Dathrohan, estes saíram da ordem e formaram outra, a Argent Dawn. Alexandros Mograine tinha dois filhos. Darion Mograine era o filho mais novo e era associado à Argent Dawn quando ele procurou por Renault. Ao ver a espada em posse de  Darion, Renault começou uma briga com o irmão. Uma sombra emergiu da espada, e na forma de Alexandros Mograine, acusou o filho mais velho de traição e assassinato. Essa briga levaria a Ashbringer à corrupção.

Taelan Fordring é apontado como novo Highlord da Crusada Escarlate. Taelan é o filho de Tirion Fordring. Ele é tema de uma chain quest que abria com Tirion depois  de completar 3 quests também iniciadas com Tirion em Terras Pestilentsa Orientais [Eastern Plaguelands]. A chain consistia em ajudar Tirion a abrir os olhos do filho em relação à Scarlet Crusade.

A chain de Redemption não pode mais ser realizada. Infelizmente ela foi retirada no Cataclysm. Primordialmente o jogador ia atrás de coisas que fizessem Taelan acreditar em seu pai. Era interessante pois o jogador participava diretamente da Lore e observava a interação de personagens razoavelmente importantes pra timeline do Lich Rei. Quando Taelan finalmente dá por si com a ajuda do jogador, ele resolve ir atrás de Tirion e sair da Crusade. Logo na estrada, Taelan é executado por traição pelo Grande Inquisidor Isillien. Tirion acaba assistindo tudo, tal como o jogador. Tirion mata Isillien em resposta, mas isso jamais trará Taelan de volta. Sob o corpo de Taelan, Tirion jura trazer o bem de volta a este mundo, por meio da Silver Hand.

 

Sally Cristalba e a Inquisição

Sally Cirstalba [Whitemane] nasceu e cresceu em Lordaeron – sua versão mais jovem pode ser encontrada na mesma instância onde você pode encontrar Kel’thuzad ainda vivo: Antiga Eira dos Montes [Old Hillsbrad Foothills], acompanhada por Renault e Vishas, e por vezes passando por Herod. Todos futuros membros da Crusada Escarlate e chefes das masmorras. Ela e Renault fazem um diálogo similar ao da luta onde o jogador os enfrenta.

Quando o Flagelo [Scourge] atacou Lordaeron, Sally viu sua familia ser devastada pela praga que se espalhava pelo norte do reino, lançada por Kel’thuzad e sua Seita. Sally se vê forçada a dar um fim aos seus parentes quando eles levantaram como servos do Lich Rei. Esse fato por si só deixou-a angustiada e tomada pela raiva e pela culpa. Assim ela foi subindo na organização da Crusada Escarlate, tornando-se uma líder por seu próprio mérito.

Agora detendo o título de Alta-Inquisidora [High Inquisitor], Whitemane só encontra paz na destruição dos mortos-vivos. Sejam eles conscientes, como é  caso dos Renegados, ou não.

Sally será um dos membros centrais da masmorra heróica no Pandaria, ela conta com a ajuda do Comandante Durand na reconstrução da Crusada Escarlate, agora sem um dreadlord mexendo com seus ideais.

 

Referências ingame:

NPC:
Monastério Escarlate [Scarlet Monastery] (Boss) – Na verdade, Sally não é ‘o’ boss, ela entra na fase 2 da luta contra Renault Mograine. Assim que derrotado, ela surgirá e o ressucitará.

“Mograine has fallen? You shall pay for this treachery!”

Cristalba revivendo Renault Mograine, em Monastério Escarlate


Em A Fuga de Forte do Desterro [The escape from Durnholde] , você poderá encontrar a pequena Sally e seus amigos em Southshore. Taelan também poderá ser encontrado no primeiro andar do Inn.

Vale a pena ler:

Comic World of Warcraft: Ashbringer, em quatro edições.

Capa da 3a edição do comic Ashbringer


Referências usadas na produção deste artigo:

World of Warcraft (Jogo) – Quests e Dungeon Journal
World of Warcratf: Ashbringer (Comic)(2008)
http://us.battle.net/wow/pt/zone/scarlet-monastery/
http://us.battle.net/wow/pt/zone/scarlet-monastery/scarlet-commander-mograine
Nobody expects the Scarlet Inquisition: http://us.battle.net/wow/en/blog/4470588
http://us.battle.net/wow/pt/game/lore/story-so-far/chapter-5/1 – Tradução de Burning Legion para Legião Ardente.
http://www.wowpedia.org/Sally_Whitemane
http://www.wowpedia.org/Scarlet_Crusade

 

Sugestões, comentários e afins são bem vindos, leio todos. 😀

Semana que vem, pode deixar que eu preparo algo que pende pra Lore da Horde. 🙂