X

Eaí, galera, tudo bom? 😀

Espero que sim, senão, melhoras ae. o/ O importante é que você veio até aqui! Eu aprecio muito os comentários deixados pelos leitores, os likes, o suporte pelo facebook e no servidor, muitos leitores estão presentes desde o meu primeiro artigo no WoWgirl, sobre o Medivh. 🙂

Finalmente acabaram as provas na faculdade, a banca já foi – Aleluia irmãos! Agora é passar as férias trabalhando num jogo com deadline pra Agosto.

Pra quem não me conhece, meu apelido é Lianne, sou uma paladina humana com main spec Proteção e atualmente resido no Goldrinn (tenho chars em todos os servidores, mas só sobra tempo pras minhas mains no Goldrinn, sim são 2 e não consigo definir quem é a main main e quem é a main alt). Sou colaboradora da WoWpedia, WoWwiki e já escrevi uma coisa ou outra pra WoWwiki BR, por assim dizer, que não deu lá muito certo, escrevo uma fanfiction aqui ou ali, e sou Aliança desde meus primeiros contatos com o universo de Warcraft. Isso não me impede de conhecer a história da Horda também, mas hoje não vim falar da Horda, nem da Aliança propriamente dita.

A história do personagem, e relacionados, a seguir pode gerar comentários do tipo “Haha, Tiffin passarinho.” (ou só eu sou maldosa a esse ponto?) ou mimimis aleatórios sobre assuntos não abordados no artigo, ou ainda “Mereceu!”.

É de minha opinião pessoal que, embora Edwin não estivesse errado em clamar por Justiça, ele acabou se afundando num poço sem fundo e cavou a própria cova. Novamente, minha opinião pessoal. Todo o rolo com a Onyxia faz ter uma certa simpatia pelo VanCleef, mas ser chefe de uma organização criminosa vai contra o código de honra que minha paladina segue. 🙂

Quem aqui já fez Minas Mortas [Deadmines] antes do Cataclysm?

Ah, se você já fez deve se lembrar do VanCleef. Se você não fez, você conhecerá Edwin VanCleef, pai da Vanessa, é aquela louca que explode o barco, é, a própria. Faça a questchain em Cerro Oeste [Westfall] atual pra entender como ela foi parar lá. É uma quest low level e começa logo com os NPCs da entrada numa investigação de assassinatos.

Edwin VanCleef

Voltando ao pai, vocês já se perguntaram o motivo dos Defias virarem os Defias? O Por quê deles terem assassinado a rainha Tiffin de Ventobravo? (Coitada, morreu com uma pedrada e com o Anduin no colo. 🙁 ). E ainda… a IMENSA parcela de culpa de Lady Katrana Prestor (a tal da Onyxia) no rolo dos Defias com a familia Wrynn e Ventobravo [Stormwind] de modo geral. Não vou me atentar ao estado emocional do Varian aqui, pois pretendo escrever um artigo apenas sobre o Varian, daí descrevo os 10 anos que ele passou em depressão por causa da morte da esposa.

Tem um video muito bom sobre Minas Mortas [Deadmines]. A Boa e velha Deadmines. Welcome to the Deadmines venceu um concurso uns anos atrás e, pessoalmente, eu adoro. Quem não viu ainda, é um musical e vai apresentando a masmorra a um grupo noob de aventureiros (a voz da priest é a melhor.), é um trabalho cooperativo de Irdeen e Jesse Cox – nomes respeitados no meio do Machinima de World of Warcraft. Segue o video abaixo para os interessados. Não precisa ver o vídeo para ler o artigo, mas eu achei legal dividí-lo com quem pudesse assistir. 🙂

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=qX7ehxyYRQc]
Bom, algumas coisas no video demandam explicação para aquelas pessoas que não leram as quests, ou só fizeram pelo localizador de masmorras [dungeon finder] da época pré-Cataclysm. A história da atual Minas Mortas pode ser seguida através do próprio jogo.

 

Quem foi Edwin VanCleef?

Edwin no TCG

Edwin VanCleef foi um dos engenheiros mais brilhantes da história da raça humana de Azeroth. Ele fazia parte de uma guilda de engenheiros que trabalharam na reconstrução de Ventobravo [Stromwind], mas diante de uma jogada da Casa de Nobres, liderada por Katrana Prestor, Vancleef e seus companheiros fundaram a Irmandade Defias [Defias Brotherhood], se tornando uma entidade criminosa importante, ameançando o reino de Ventobravo e assassinando a rainha Tiffin Ellerian Wrynn, esposa de Varian e mãe de Anduin. Por acaso Tiffin Wrynn era a pessoa que MAIS suportava a Guilda de Edwin em serem pagos de acordo com a quantia acertada. Varian tentava apaziguar o conflito, mas… é, não deu, falhou, Varian. 🙁

A grana já havia sido gasta com custos militares. Edwin encontrou seu fim quando lançou-se o Cataclysm, sua morte oficial se deu pelas mãos de forças da Aliança.

Quando jovem, ele andava pelos telhados da cidade de Ventobravo e sua especialidade era derrotar unidades mecânicas de defesa. Ele teve influência direta do líder da SI:7, Matthias Shaw, que o guiou nas técnicas e combate que ele posteriormente passaria ao resto de seu bando. Quando a Horda invadiu Ventobravo e pôs a cidade abaixo na Segunda Guerra, Edwin viu uma oportunidade de colocar as habilidades de canteiro, obtidas através do pai, à prova, ajudando na reconstrução da cidade.

 Canteiro é o profissional que talha blocos de rocha bruta em formatos geométricos para a utilização na construção de estruturas. O nome em inglês é Stonemason.

De Stonemasons Guild à Deadmines

Edwin VanCleef foi um dos arquitetos que ajudou na reconstrução de Ventobravo. Por sua perspicácia, o trabalho que duraria décadas apra ser terminado, foi concluido em menos de dez anos. O pagamento, porém, que deveria ser acertado pela casa dos Nobres, não foi efetivado pelos mesmos.

Dentre os membros da Casa dos Nobres estava a Lady Katrana Prestor, filha do Lorde Daval Prestor (Ele também atende pelo nome de Neltharion e de Asa da Morte. Alguma pergunta? :D), de Lordaeron. Ela possuía uma grande influência sobre o Conselho.

Enquanto ela fechava um valor com VanCleef, ela fechava outro com a casa de nobres. Quando chegou a hora de pagar a conta, Katrana persuadiu a casa de nobres a não pagar o trabalho feito pela Guilda dos Canteiros [Stonemansos Guild] pelo preço combinado, ao invéz disso, o valor proposto foi absurdamente menor.

Cena do Comic #13.

 Resumindo o trecho:

O Conselho dos nobres estava sob influência forte de Katrana Prestor, que tinha se recusado a pagar a Guilda dos Canteiros o valor que eles propuseram. Varian levanta a hipótese de que ambos os lados estavam sobre uma influência de Katrana, Lo’Gosh disse que concordava que as taxas eram excessivas, mas o valor oferecido pelos Nobres era baixíssimo.

Apesar de oferecidos cargos no governo, os líderes da Guilda, Vancleef incluso, recusaram-se a trair seus colegas. Então ele armou uma briga na cidade, e diversos trabalhadores entraram na manifestação. Muitas pessoas morreram nesse evento e VanCleef e seus partidários foram expulsos de Ventobravo. Edwin reuniu seus companheiros e os renomeou para Irmandade Defias [Defias Brotherhood]. O objetivo supremo deles era a justiça perante a casa dos nobres, mas eles fariam justiça com as próprias mãos. O bando reunia todo o tipo de gente socialmente desajustada, meio-humanos, órfãos, kobolds, gnolls, goblins, pessoas desiludidas com o mundo, mercenários, trapaceiros, rebeldes, foras da lei. Eles serviriam para ajudar na construção os projetos de VanCleef, que abriria uma base em Cerro Oeste [Westfall].

A Irmandade se caracterizava primordialmente por usas bandanas vermelhas e tatuagens nas mãos. Eles foram responsáveis por diversas atrocidades como assassinatos, estupros, roubo e degradação e pilhagem de propriedades. Os Defias estavam presentes em Elwynn e roubariam todas as caravanas de troca que se diriam a Ventobravo, atacavam as vilas e destruíam as plantações com Golens mecânicos. O ouro roubado serviria para pagar os mercenários que ele contratava para estrangular os meios de produção de Ventobravo. Edwin tenta tomar a Floresta de Elwynn,  mas falha.

Minas Mortas [Deadmines] se encontra em Cerro Oeste [Westfall], é um esconderijo dentro de uma mina abandonada na cidade de Arroio da Lua [Moonbrook]. Quem resolver ir andando para lá, a entrada se encontra dentro do celeiro, é só seguir o túnel que eventualmente você encontrará a entrada.

 

Após a morte da Rainha, Katrana Prestor começa a ganhar muita influência política em cima do jovem rei emocionalmente devastado, Varian Wrynn.

Outra coisa, não se sabia que Katrana que estava por trás de bagunça toda. Através da quesline [The Missing Diplomat]- que apesar de marcada como obsoleta no WoWHead está disponível no jogo, o jogador consegue entrar dentro da história que é tratada no Comic, Varian desaparece. O jogador começa uma série de investigações atrás de vestígios da Irmandade Defias  e acaba se deparando com Nagas e Dragões Negros. Na história, Varian é dividido em 2: Um vira o Gladiador Lo’gosh e o outro volta para Ventobravo, mas a personalidade estranha dele desperta a curiosidade de seu filho Anduin.

Depois da Terceira Guerra, que é onde se passou a linha temporal de World of Warcraft (falando do Vanilla, ou clássico), VanCleef mal sai de seu esconderijo sob Arroio da Lua [Moonbrook]. Ele está muito focado em suas máquinas e invenções que acredita que sejam a chave para atacar Ventobravo. Entre elas aquele barco enorme.

Bom, a WoWpédia é uma fonte boa de informação em cima dos Defias, já que não se pode mais jogar naquela Deadmines old school.

O legado de Edwin VanCleef vive em forma de Vanessa. Cinco anos antes do Cataclysm, a menina viu seu pai ser assassinado e jurou vingança. Assumindo uma nova identidade, ela une forças e reativa as Minas Mortas. E é essa Deadmines que encontramos no Cataclysm. Vale a pena conferir as chains de Cerro Oeste [Westfall] para saber como Vanessa chegou lá. Eu preferia quando ela era Hope. Pobre família Saldean. 🙁

Matarei a Vanessa quando chegar em casa… ¬¬

Atualmente em World of Warcraft…

Prova do Campeão [Trial of the Champion] – Você ainda pode enfrentar VanCleef, como uma memória na masmorra Prova do Campeão. Ele é um summon da Argent Confessor Paletress.

A Memória VanCleef em Trial of the Champion

[DEPRECATED] An Unsent Letter – Este item NÃO pode mais ser obtido no jogo, porém ainda tem jogaroes que possuem este item no Banco.

 

Fontes utilizadas e consultadas para a redação deste artigo

World of Warcraft (jogo) – por Blizzard Entertainment

World of Warcraft (comic) – por Blizzard Entertainment

Lands of Conflict (livro fonte para Warcraft RPG, se passa depois da morte de Daelin Proudmoore em Kalimdor. Possui diversos curtas.) – por vários autores (2004)

http://www.wowpedia.org/Edwin_VanCleef

http://www.wowpedia.org/House_of_Nobles

http://www.wowpedia.org/Vanessa_VanCleef (Se possível, dêem uma conferida neste link aqui, sobre a Vanssa o/)

http://wow.joystiq.com/2011/04/10/know-your-lore-the-vancleefs-the-rise-of-the-defias-and-westfa/

http://wow.joystiq.com/2008/05/22/know-your-lore-the-defias-brotherhood/

http://en.wikipedia.org/wiki/Stonemasonry

http://pt.wikipedia.org/wiki/Canteiro