X

Estamos em uma época de marasmo no WoW. Todo fim de expansão é assim – a diferença é que das outras vezes não ficamos tanto tempo sem conteúdo novo. O resultado? Casa de Leilões desacelerada. Para quem adora brincar de bolsa de valores, como eu, é um desafio continuar a ganhar gold neste cenário. Vender itens de nível alto não dá mais lucro. Materiais crus, como metais e ervas, ainda vendem, mas com uma margem de lucro bem menor. Para quem tem paciência, vontade de pesquisar e algum tempo livre nas mãos, ainda existe uma saída: o próspero mercado de itens para transmog.

Separei uma série de dicas (algumas inspiradas neste artigo do WoW Insider e no que escrevi para meu Tumblr) para você começar o seu pé de meia e garantir um goldzinho básico para não passar fome em Pandaria.

  • Use addons: eu uso dois. O primeiro e mais importante é o Mogit, que me permite visualizar a aparência dos itens sem precisar usar o shift+clique, e deixa criar e salvar conjuntos com itens que eu ainda não tenho. Você pode brincar com transmog sem ele, mas vai ser bem mais complicado. O outro é o Auctionator, que permite criar listas de itens para busca automática na Casa de Leilões. Baixe no Curse.
  • Sempre olhe a aparência do item antes de vendê-lo: qualquer coisa, mesmo que não tenha atributos decentes ou seja um mero verdinho de nível 5, tem seu valor. É só ser bonito.
  • Sua profissão vale gold: cheque sempre a aparência dos itens que você pode fazer. Tem conjuntos lindos (e valiosos) que podem ser feitos com receitas de treinador. Existem receitas conseguidas com reputações antigas ou em masmorras que são bem bonitas também, fique de olho.
  • Venda na casa de leilões qualquer coisa preta ou branca: por algum motivo, as pessoas amam vestir seus personagens totalmente de preto ou de branco.
  • Torso, pernas e ombros importam mais que as outras peças. Não perca seu dinheiro com braçadeiras e cintos.
  • Capas e elmos importam menos: bons elmos são difíceis de achar. Se for bonito, vai vender. Mas lembre-se que é possível desligar a visualização deles na interface, então haverá menos procura.
  • Menos é mais: quanto mais “pornográfica” e reveladora a peça for, maior seu valor nos leilões, no geral. Um exemplo são as famosas peças do conjunto Glorioso.
  • Não chute o balde na hora de definir o preço: sei que parece tentador colocar aquela Armadura Hyperion por 15000g nos leilões, mas dificilmente alguém vai comprar. O que isso faz é inflacionar artificialmente o mercado, e isso não é bom para ninguém (oi bolha!). No Nemesis, tenho tido mais sucesso com preços mais razoáveis – até 100g nos corriqueiros, de 200 a 500g nos itens mais ou menos difíceis e até uns 2k nos mais raros.
  • Leia e pesquise muito: ganhar gold em um mercado especializado como este não é rápido nem fácil. As margens de lucro nem sempre são altas. “Feio” e “bonito” são conceitos subjetivos e você precisa ter experiência para sacar quando um item vai vender por 50 ou 2000g. O Wowhead, Icy-Veins, World of Wardrobes, WoW Roleplay Gear e o WoW Girl são seus melhores amigos.

Estou louca de achar que dá para garantir a comida dos alts com transmog? Acho que não. Conversei com mais uma tradicional vendedora de itens para transmog no servidor em que eu jogo e ela também concorda: sim, ainda dá para ganhar gold com isso. Então agora é com você 🙂

Bônus: o conjunto verdinho de tecido (cloth) das fotos.

Este conjunto, tirando a arma e a mão secundária, foi todo montado com itens comprados na Casa de Leilões. Ele é um bom exemplo de como itens que aparentemente não valem nada podem ficar bem bacanas quando combinados.Tirando o vestido, todas as peças são também facilmente “farmáveis”, então, mãos à obra!

Cabeça: Capuz de Eldr’naan

Ombros: Ombreiras do junco nebuloso

Torso: Vestes de seda venomortalha – a peça mais difícil do conjunto.

Pulsos: Braçadeiras teciverde – com este vestido, elas aparecem.

Mãos: Luvas cintilantes

Cintura: Faixa vital

Pés: Botas de Eldr’naan

Arma de 1 mão (adaga): Estripador Esmeralda – cai do Moroes em Karazhan.

Mão secundária: Flor da Harmonia Telúrica – item de quest (Horda e Aliança).