X

Finalmente lançaram o novo patch com todas as alterações no jogo, principalmente nas classes e com isso afetando diretamente o PvP. Sendo assim, decidi falar sobre o que sempre acontece com os jogadores fãs do PvP quando se muda de expansão, ou mesmo quando lançam novos patches com correções e mudanças, sejam insignificantes ou radicais nas classes.

Veja as notas a respeito do patch da Blizzard para quem ainda não leu, estão bem especificadas as mudanças nas classes, muitas melhorias e alguns nerfs necessários.

O que acontece quando chega uma nova expansão?

Muitas coisas: mudanças nas raides, raides novas, melhorias de interface, mudanças nos mapas, mapas novos, etc. Mas o que afeta diretamente o PvP são as mudanças nos cálculos de dano, de vida, novas habilidades, novas raças, classes, novos itens, melhorias e nerfs com relação a itens, habilidades já existentes e etc.

O problema para os jogadores que curtem mais o PvP é sempre o mesmo, se readaptar a sua classe e as demais classes que jogue, a jogar contra classes as quais ele já conhecia bem, se adaptar as novas melhorias ou nerfs, mudanças nos cálculos de danos, mudanças nas arenas, arenas novas, mudanças nos bgs, rbgs, rbgs e bgs novos, cálculos que afetam a obtenção de rating e o tempo necessário pra subir de rank.

Sempre vemos muitas reclamações no fórum, reclamação dos amigos, dos conhecidos, sempre aquele cara chorando que a classe dele vai ser nerfada, que não vai mais jogar e por aí vai. O que esse pessoal precisa entender de uma vez, em vista que talvez essa seja a última expansão, é o fato de que como há acréscimos na história, também tem que haver essas mudanças nas classes.

Quando vamos pra essa parte da história, os inimigos contra os quais lutamos sempre vem mais poderosos, os mapas novos sempre trazem novos minérios, são feitas novas descobertas com os inimigos que enfrentamos e as classes ganham novas habilidades, como o Alterar o Tempo dos magos, o fogo do Cataclismo dos bruxos, as novas habilidades vem daí, dessa parte da história, as novas armas e também os novos encantamentos.
A Blizzard tenta melhorar e equilibrar o PvP em cada expansão que lança. Os cálculos mudam toda vez que tem novas habilidades, raças e classes. Nessa expansão, o número de CC vai ser reduzido, ou seja, muitas habilidades que reduziam ou removiam CCs vão ter seus tempos de recarga aumentados ou vão desaparecer. Os jogadores de PvP precisam parar com essas reclamações sem fim e começarem a entender o que acontece.

Sua classe vai perder ou ganhar alguma habilidade?

Terá uma nova habilidade, ou redução de lançamento em alguma outra, mais ou menos dano em alguma habilidade já existente, mais ou menos tempo de duração também. Isso possibilita que você jogue com comps/grupos diferentes, que use de estratégias diferentes e que muitas vezes precise reaprender a utilizar habilidades e feitiços que você não utilizava tanto para que seja mais efetiva a nova habilidade ou para que se tornem mais efetivas as novas habilidades dos seus companheiros. O jogo é coletivo, é cooperativo, isso precisa ser compreendido de uma vez por todas, é necessário que se pare de olhar pras mudanças da sua classe apenas e ver o quadro geral da coisa, porque é preciso conhecer toda classe que não seja a sua, inimiga ou aliada, tão bem quanto a sua própria.

É essencial conhecer todas as classes, como já citei nos textos anteriores, então prestem bastante atenção nas mudanças de todas as classes, de todas as novidades no link da Blizzard que deixei no inicio do post, porque basicamente tudo vai influenciar no PvP. A natureza do ser humano é buscar o caminho mais curto pra maior recompensa, é sempre assim. No jogo é a mesma coisa, sempre querem a maneira mais fácil de obter a maior premiação, só que em quase 100% das vezes a maneira mais fácil é a mais chata, mais entediante e realmente mais curta, menos emocionante 🙁

Pelo que eu vi até agora, as mudanças são todas positivas, os novos cálculos, as melhorias, os nerfs que eu vi, todos foram muito bem feitos e como sempre, várias coisas vão mudando no decorrer da expansão. Minha visão é totalmente positiva com as mudanças que afetam diretamente o PvP: vamos ter novas opções de comps pra arena, pra rbg, uma nova forma de utilizar os tanks nos BGs e talvez até em arenas. LSD (bruxo, xamã elemental, druida restauração), GODcomp (sacerdote, mago, druida healer) e KFC (caçador, guerreiro, druida restauração ou outro healer) já estavam um saco mesmo, espero que além de novas possibilidades, tenhamos mais e melhores opções de jogadores com mais consciência e percepção. Se quiser saber mais sobre as composições de arena confira um de meus posts aqui.

O público brasileiro é em sua grande maioria jovem no jogo. Não era tanta gente que jogava antes do WoW vir para o Brasil e muita gente já não tem mais tempo ou idade pra jogar justamente por isso. O jogo não é mais tão ‘hardcore’ quanto já foi. Os brasileiros já começaram a alcançar ratings melhores e alguns adquirindo uma perspectiva diferente do jogo, o que é muito bom já que é do que precisamos, ou seja, mais opções que falem o mesmo idioma. Falar é essencial, se comunicar é essencial no PvP. Muita gente tem conseguindo rating que até pouco tempo não pensavam em conseguir, tentando subir cada vez mais. Era assim a expansões atrás com americanos e do resto do mundo, os jogadores de PvP vão aprendendo, ensinando e subindo cada vez mais o rank e as ratings. Com essas melhoras no PvP, com esse equilíbrio que não existia antigamente com relação às classes, espero que possamos ver novas comps e estratégias.

Prestem bastante atenção nas mudanças e, por favor, parem de reclamar, porque a Blizzard não tem intenção de perder jogadores, só de ganhar, então assim como a maior parte do pessoal de fora do Brasil, tentem ter uma visão diferente, um novo ponto de vista. Espero que o post de hoje, apesar de curto, ajude com isso. O PvP do WoW é emocionante e divertido, se fosse fácil obter rating, não teria graça nenhuma. O grau de complexidade do PvP do WoW é o que faz com que ele seja melhor que todos os outros MMOs. Se ficar mais difícil jogar com sua classe, se tiver que usar mais botões, é só mais mérito quando você alcançar um ranking mais alto, não se esqueça disso.

Vou deixar um vídeo do jogador Sensus no post de hoje. Esse é um x2 Skirmish/Escaramuça joinando sozinho com aliados diferentes. Notem como o modo skirmish funciona como falei em um dos posts anteriores, útil pra você treinar coisas novas sem se preocupar com a rating, além de poder brincar de arena quando os amigos do seu time não estiverem logados hehe.

https://www.youtube.com/watch?v=HTpncHq2RfU

Se você joga de rogue (ladino) é bom acompanhar o Sensus, ele traz as novidades, guias e muito mais. Assim que abrir a temporada de arena com tudo certinho do WoD, com certeza rolarão meus vídeos pra vocês toda semana, rbgs, bgs, skirmishes e tudo mais. \o/

O que acharam das mudanças no PvP? Gostaram? Deixe seu comentário.