X

Warlords of Draenor chegou com um único campo de batalha gigante, com uma mecânica que ninguém entendeu bem ainda (já ouvi várias vezes algo como “só chego lá e me enfio na bagunça”) e vários itens e objetivos bônus, equipamentos, conquistas e atividades suficientes pra que qualquer um gaste alguns bons dias por lá.

Eu andava bem curiosa pra saber tudo o que pode ser feito e explorado na ilha onde a gente foi forçado a ter as bases das nossas facções (mimimi Karabor era muito mais legal mimimi), e encontrei um guia completíssimo sobre no WoWHead. Logo, pensei em adaptar pra vocês, especialmente pra conseguir trazer esse conteúdo mais rápido em português.

Bora lá? Segue aqui um índice de tudo que tem no guia, e se quiser ver algo especificamente, é só clicar no título que você vai ser levado direto ao assunto: 

Objetivo

O principal objetivo dese campo de batalha é que cada facção mate o líder da facção oposta. A líder da Aliança que deve ser morto pela Horda é a Grã-marechal Tremulâmina, e o líder da Horda, que deve ser morto pela Aliança, é o Sumo Senhor da Guerra Volrath. Ao derrotar o líder inimigo, os jogadores presentes recebem 50 honra, 250 dominação e 2.500 de reputação com a facção correspondente: Lança de Vol’jin para a Horda e Vanguarda de Wrynn para a Aliança. Quando o campo de batalha é ganho por qualquer um dos lados, há uma pausa de 5 minutos, e depois dela tudo simplesmente recomeça do zero na Encruzilhada.

Antes de poder derrotar o líder da facção inimiga, você deve ganhar várias ‘batalhas’ pelo caminho. Todas elas tem um esquema parecido com as bandeiras do Olho da Tormenta, e é importante ter uma visão do funcionamento geral do campo de batalha para saber como prosseguir nele.

Início: Caminho da Glória

ashran caminho da gloria

No mapa acima, veja que existe um caminho bem definido ligando a base da Horda e da Aliança. Ele é conhecido com o Caminho da Glória. Nele, existem 7 pontos principais, marcados com pinos no mapa, e os dois finais são o da Horda (vermelho) e Aliança (azul). O objetivo dos pontos finais é matar o líder da facção inimiga, como explicado acima. O objetivo de todos os outros pontos é capturar a ‘bandeira’ no estilo de Olho da Tormenta. Se seu time pegar essa bandeira, o objetivo do campo de batalha é ‘empurrado’ em direção ao time oposto em um ponto, como se fosse um passo dado em um cabo de guerra. Existem outras vantagens e objetivos em cada ponto de interessa marcado, que vão ser detalhadas abaixo:

Estágio 1: A Encruzilhada

ashran estagio 1

No centro da batalha fica a Encruzilhada. Essa é a área do reset do campo de batalha quando uma das facções ganha, e também é o único estágio em que as facções lutam ‘igualmente’. É a posição neutra de Ashran.

Estágio 2: Se imponha rápido!

ashrank estagio 2

Ao norte da Encruzilhada fica o Avanço de Volrath, e ao sul fica a Vanguarda de Tremulâmina. Essa é a primeira linha de defesa de cada facção, e nessa área o time que está na defesa recebe o buff buff, que aumenta vida, dano e cura em 10%. O time atacante recebe o buff buff – Horda / A – Aliança, que aumenta o ganho de artefatos em 100% (A tooltip diz 25%, mas foi buffado para 100% em um hotfix recente, que também removeu a parte de ganho de honra).

Dica importante: Sempre que entrar nessa área, você vai ter um objetivo bônus [bonus objective – Aliança / H – Horda] para matar sacerdotes da facção inimiga [Priests – Aliança/ H – Horda]. Ao fazer isso, você ganha em média 75 de ouro, e seu progresso no objetivo é salvo mesmo se você não matar todos os 5. Se você taguear todos os sacerdotes assim que chegar lá, normalmente você vai receber 6 mortes, o que te dá 90 de ouro ~gratis~ cada vez que passar por ali. (Pode ter sido modificado, informação a confirmar).

Estágio 3: Defesa de Torres

ashran defesa das torres
As próximas torres ficam ainda mais próximas dos chefes de cada facção, e são um pouco mais difíceis de conquistar que as anteriores. A torre da Horda é a Torre Quedabrasa, e a da Aliança é o Mirante do Arquimago. Cada uma das torres tem um spawn raro (rare spawn – Aliança / H – Horda), que ajuda na defesa da torre e faz parte de um objetivo bônus repetível (Bonus Objective – Aliança / H – Horda), que dá em torno de 75 de ouro e 75 de reputação com sua facção. Esses monstros não estão vivos sempre. Além disso, o buff anterior, que antes dava 10% a mais de vida/dano/cura é melhorado para o 20%, que dá os mesmos buffs em 20%! O time que ataca continua recebendo o A Fortuna Favorece os Corajosos.

Estágio 4: Mantenham suas posições!

ashran defesa lideres
No hub de cada facção, onde o objetivo é defender o líder inimigo, também existem vários objetivos bônus não repetíveis por matar os ‘habitantes’ da cidade. Além disso, o buff da equipe de defesa buff agora é o upgraded, dando bônus de 30% de vida, dano e cura. Mais uma vez, o time o atacante recebe o buff A Fortuna Favorece os Corajosos.

Dica importante: Você geralmente não vai receber nenhuma recompensa se pela morte do líder inimigo se não estiver presente na hora da morte E no raio de ameaça dele. Existem alguns bugs como exceção, mas a regra geral é: esteja presente, ataque o chefe, e NÃO dê release se morrer!

Morte de inimigos

WoWScrnShot_121714_195735

E qual é a do contador de mortes de inimigos no alto da tela?

Nesse campo de batalha, cada lado tem alguns Capitães – monstros elite de nível 100 com em torno de 800k de vida – aguardando a chamada para a batalha, pra auxiliar no ataque ou defesa. Seu time pode forçar o summon desses capitães com um Apito do Capitão, como será explicado aqui. Os Capitães também entram na luta cada vez que seu time alcança o requerimento de Mortes de Inimigos. Cada NPC inimigo conta como +1 Morte, e cada jogador conta como +5 Mortes. A quantidade de mortes necessária para sumonar um Capitão varia de acordo com a distância que seu time está na ofensiva ou na defesa. Normalmente um time na porta da base inimiga precisa matar 1000 inimigos para sumonar um capitão, enquanto o time oposto, na defesa de sua base, precisa matar apenas 50 inimigos para o summon.

Eventos Bônus e Rei Ogro Kor’lok

No total existem quatro eventos em Ashran, relativos à conquista Tempo de serviço. Cada objetivo dá 250 de Honra, 125 de Dominação, 500 de reputação com sua facção e uma chance de receber uma Caixa-forte Cinzamalho (teoricamente de acordo com sua contribuição no evento). Esses eventos aparentemente acontecem a cada 1-3 horas, com anúncios por toda a zona por 3 minutos antes de começarem. Eles podem ser repetidos quantas vezes você quiser. Sempre que um evento estiver acontecendo, o ícone de espadas cruzadas vai aparecer no mapa de Ashran. Além disso, tem o Rei Ogro gigante, Kor’lok, que vai ajudar sua facção por todo o Caminho da Glória, se você conseguir esse favor dele.

Completar os quatro eventos dá a conquista Tempo de serviço, e conseguir a ajuda do Rei Kor’lok dá a conquista Venha a nós o vosso reino (Aliança)/H (Horda).

Evento: Coletar Minério Potencializado

ashran minerio potencializado

No canto sudeste da ilha, o Empowered Ore event é uma batalha no estilo Cristal de Silithus. Vários blocos de minério energizado aparecem pela área, e pegar um desses blocos diminui sua velocidade de movimento e previne o uso de itens/habilidades que normalmente são banidas enquanto você carrega bandeiras em campos de batalha, como planadores de goblins e botas nitro, através do buff Carregando Minério Potencializado. A facção que levar 10 blocos de minério para o carrinho da sua facção primeiro ganha o evento!

Dica importante:  Não sabemos até quando, mas o efeito de pulo-nitro do Resíduo do Saltador Sulcador permite burlar a limitação de movimento de carregar o minério! 

Evento: Chamas Ôgricas

ashran chamas ogricas
Na parte Nordeste do mapa fica o Aclive do Brutamontes. O This event lembra a mecânica de nodos do Olho da Tormenta: há 5 Fogos Ôgricos; quando o evento começa, esses fogos estão com uma cor fraca. Eles podem ser ‘capturados’ para sua facção se você ficar sobre eles, transformando cada fogo em azul ou vermelho. Ao ser capturado, o fogo vai te dar pontos que podem te levar à vitória em uma taxa de 1 ponto por segundo com 1 fogo, a 50 fogos por segundo com 5 fogos. A facção com 1500 pontos ganha o evento.

Evento: Espíritos Revividos

ashran espiritos revividos
No canto Sudoeste fica o Cemitério Cinzamalho. O The event, nesse lugar envolve caçar os Espírito Revivido com um botão extra de ação que aparece na sua tela no evento. Esse botão faz com que o fantasma seja capturado em mais ou menos 5 segundos depois de pressionado, e 10 fantasmas devem ser capturados para que uma facção ganhe o evento.

Evento: Corrida no Estádio

O último evento, final event, no canto noroeste do mapa, lembra a estratégia das Minas Estilhaço Prateado. Cada facção recebe um Fenoceronte, que corre pela área do evento em uma rota circular, um indo de encontro ao outro. Os Fenocerontes começam andando devagar, mas tem sua velocidade aumentada em 30% para cada membro da facção correspondente que estiver a 15 metros ou menos de distância dele (dentro do círculo colorido, e mostrado em um buff). Esse buff pode acumular até aumentar a velocidade do Fenoceronte em 500%. A primeira facção a fazer seu Fenoceronte dar 3 voltas completas no circuito ganha a corrida!

Kor’lok, o Rei Ogro

ashran rei ogro

A cada 1-2 horas, um evento especial é ativado para dar à sua facção a chance de fazer com que Kor’lok ajude vocês em sua marcha pelo Caminho da Glória. Para conseguir a ajuda dele, você primeiro deve derrotar o ogro que representa a facção oposta no Trono deKor’lok.

O representante da Aliança é o Gaul Dun Firok, e o da Horda é Raz Muk’Mar. Eles são elite e muito fortes, mas um grupo com tamanho razoável mata eles com facilidade. Quando o Kor’lok se juntar ao seu grupo, o dano que ele dá aumenta quanto mais tempo ele permanecer vivo. Além disso, matar o representante da facção inimiga e fazer com que Kor’lok se junte a seu grupo é o requisito da conquista achievement (Aliança)/ H (Horda).

Fragmentos de Artefatos

Além dos objetivos primários e secundários, o seu foco em Ashran (e a melhor forma de ganhar honra e reputação) é o farm de Fragmento de Artefato. Eles também são requerimento da diária de Apexis an Apexis daily (Horda) / A (Aliança). Muita gente corre dessa diária, mas quando você descobre as maneiras práticas e rápidas de conseguir os fragmentos ela fica ridiculamente fácil!

Conseguindo Fragmentos

A forma mais simples de conseguir os Fragmento de Artefato é matar os monstros pela ilha. Cada mob solável normalmente dá só 1-2 fragmentos como saque. Os elites mais difíceis dão como saque de 5-20 fragmentos. Alguns monstros raros (os objetivos da conquista Alvos Valiosos) dão até 150 fragmentos, e nunca menos de 75. Os fragmentos de todos os monstros são saques de grupo, o que quer dizer que cada um pega os fragmentos independente dos outros, então compensa MUITO farmar em grupo!

Como um jogador solo, a maioria das áreas na ilha dão praticamente o mesmo resultado. Mas em grupo, os Destruidor Ogron são uma ótima fonte de fragmentos. Eles são elite, e geralmente dão como saque 5 fragmentos por morte, e tem um tempo de renascimento razoável. Se você conseguir a façanha de montar um grupo maior, como uma raid, o Bordoeiro Cinzamalho e outros monstros perto do Círculo da Conquista dão resultados melhores, mas é bem mais complicado juntar tanta gente assim. E como dito antes, os monstros raros dão muitos fragmentos, além de conquistas e outros benefícios – a maioria deles pode ser morto tranquilamente por 3 a 4 pessoas, desde que tenha um tank ou pet que sobreviva por uns 30 segundos.

Outro método para conseguir fragmentos é sair em busca de vários objetos e baús que podem ser destruidos pela ilha. Esses objetos geralmente tem entre 5 e 100 fragmentos, sendo uma média de 50 – os objetos mais raros tem mais fragmentos, e os comuns tem menos. Esse método pode ser mais seguro por um lado, especialmente pra classes que tem alguma habilidade de invisibilidade, mas por outro lado você pode passar horas andando pela ilha e não conseguir quase nada. Você pode ver uma lista desses objetos clicando aqui. Aparentemente, os tocos ocos e as algibeiras dão mais fragmentos com uma frequência maior, enquanto os ovos de goren dão em média 1 ou 2 só.

Por último, os fragmentos podem ser saqueados de jogadores inimigos mortos. Quando um jogador morre (inclusive você, fica o aviso), eles perdem metade dos fragmentos deles se derem release ou tiverem sua insígnia saqueada (você fica ~Saqueável~). Quando a insígnia de um jogador é saqueada, metade de seus fragmentos são dados para o grupo de jogadores que saqueou ele, e divididos igualmente entre todos os jogadores que estejam ao alcance dentro do grupo. Se o jogador morto dá release antes de ser saqueado,  seus fragmentos são automaticamente divididos entre todos os jogadores que estejam em alcance, independente de grupo. Isso significa que você pode ganhar fragmentos simplesmente por estar em um grupo e receber parte do loot de outros jogadores, desde que o método de saque não estiver Cada um por Si.

Gastando Fragmentos

Pode ser um saco ver os Fragmento de Artefato se acumulando na sua bag, mas eles não precisam ficar por lá: tem várias, várias formas legais de gastar eles! Existem vários itens compráveis com fragmentos, e além disso, eles podem ser usados pra ajudar seu grupo na batalha de Ashran de várias formas. Pra começar: você vai receber 5 pontos de reputação com sua facção e 3 pontos de honra por fragmento que você gastar, não importa como você gaste. A maior exceção a isso é na compra de itens.

De longe, a mecânica mais importante envolvendo os fragmentos é o Guardião da sua facção: Fangraal (A) ou Kronus (H). Eles são tanques elite enormes, que vão ajudar seu grupo a avançar rumo às torres inimigas. Na maior parte das vezes as batalhas são decididas baseadas em qual facção está com o Guardião ativo, ou, a morte do Guardião pode virar o jogo completamente. Os Guardiões precisam de 1000 fragmentos para serem sumonados. A Aliança pode sumonar o Fangraal conversando com a Anenga. Na Horda, os jogadores devem falar com o Atomik, para sumonar o Kronus.

Fangraal tem duas habilidades principais: Alma da Floresta, que é uma aura passiva de uns 20 metros em torno dele, que sumona arvorosos dos corpos dos jogaodres mortos em torno dele, e uma habilidade estilo void-zone que marca o chão com círculos verdes. Se você ficar no círculo verde mais que alguns segundos, você vai ser enraizado e receber uns 200k de dano em 8 segundos. Kronus também tem duas habilidades principais: uma é parecida com a void zone do Fangral, mas ao invés de enraizar ele joga os personagens no ar dando 100 a 150k de dano. Além disso, o dano que ele recebe é diminuido de acordo com o tempo que ele fica vivo: quanto mais tempo, menos dano ele recebe.

Dica importante: Matar o Guardião inimigo te recompensa com 75 de honra, uma chance de receber uma Caixa-forte Cinzamalho Amassada, e provavelmente reputação com sua facção. Se isso te interessa, garanta que seu personagem esteja na lista de ameaças do Guardião antes dele morrer, e não dê release se você morrer!

As próximas mecânicas em importância para contribuir com a vitória do seu time são os patrulheiros outriders (Horda) e A (Aliança) ou sumonar um Capitão usando o Captain. Os Patrulheiros vão basicamente aparecer e andar lentamente nas várias estradas de Ashran. Eles geralmente são difíceis de matar solo, e podem te ajudar a segurar determinada área até a chegada de reforços. Os Capitães, por outro lado, andam por todo o Caminho da Glória te ajudando em batalha, e podem ser bem mais úteis em caso de ataque forte. O  Apito do Capitão pode ser conseguido por uma missão repetível que custa 100 fragmentos, entregue por Comandante Anne Valória (A)/General Ushet Lobo Altivo (H).

Normalmente, a melhor opção é sumonar um Capitão primeiro, por dois motivos: um é que ele custa só 100 fragmentos, enquanto os patrulheiros custam 600. O outro motivo é que depois que você usa um Apito do Capitão, você não pode usar outro em uma hora – mas por outro lado, se você quiser farmar reputação, isso pode não ser uma boa ideia. Para conseguir o Apito do Capitão, você precisa completar a missão quest (Aliança) / H (Horda). Essa missão não segue a mesma regra de 5:1 reputação e 3:1 de honra ganhos em gastos de fragmentos, mas sim, dá como recompensa 100 de honra e zero de reputação. Então se você pretende ficar exaltado rápido, pode evitar isso. 

As duas outras formas de gastar seus fragmentos são os Portais de Mago, abertos por Mage Portals (Aliança)/ H (Horda) e os Portais de Bruxo, abertos por Warlock Gateways (Aliança) / H (Horda). Essas duas opções não compensam quase nada comparadas às outras. Os Portais de Mago te permitem pegar um portal de uma área próxima à Encruzilhada de volta para a base da sua facção; infelizmente, é um portal só de ida, e a facção inimiga pode matar um guarda perto do portal pra fechar ele. Normalmente, todo mundo esquece que os portais existem 🙁

Os Portais de Bruxo conectam e teleportam instantaneamente da área do Anfiteatro (no alto, à esquerda do mapa) à área da Pedreira Candente (embaixo, à direita). O maior problema aqui é que na maioria das vezes o tempo que você leva indo ao portal é o mesmo que você levaria para chegar onde quer ir. Entre os dois, o Portal de Mago compensa mais. Cada um custa 400 fragmentos, o que é bem caro se compararmos com as outras opções. No fim das contas, o que compensa mais é guardar pra sumonar novamente o Guardião quando ele morrer, ou fazer estoque de Apito do Capitão (você pode ter até 5 na sua bag).

Além disso, caso todas as formas citadas de troca de fragmentos não puderem ser usadas na hora e você quiser muito entregar eles (por segurança, quando for sair do jogo, pra farmar honra ou não deixar que ninguém pegue eles) você simplesmente pode falar com qualquer um dos PNJs e pedir pra eles ficarem com todos os seus fragmentos! Os fragmentos que você entregar assim não ficam guardados como em um banco, eles são de fato gastos, mas você vai conseguir a reputação/honra com eles da mesma forma. Claro que também existem itens compráveis com fragmentos, mas comprar eles não dá honra nem reputação.

Uma observação final: a missão quest não requer de fato ou consome os fragmentos; como o Teste de Bravura da capa lendária, pra completar a missão você só precisa ~conseguir~ os 100 fragmentos, gastar eles como quiser e entregar a missão quando voltar pra sua guarnição. Geralmente matar 2 a 3 monstros raros ou saquear 1 ou 2 conteineres completa os 100 da missão!

Objetivos Bônus

Em cada um dos quatro cantos do mapa tem um objetivo bônus repetível. Também existem 2 objetivos bônus não repetíveis na base inimiga. Esses objetivos são PvE, e dão como recompensa uma quantidade pequena de honra e ouro. Além disso, você ganha aproximadamente 50 Fragmento de Artefato completando os 4 objetivos sem morrer, o que na troca, corresponde a 150 de honra e 250 de reputação com a sua facção.

Os objetivos bônus são: (passe o mouse nos links para ver o que deve ser feito em cada um deles)

Dica importante: Independente dos objetivos acima listarem como recompensa 500 de honra e 31 de ouro, eles provavelmente foram nerfados sem aviso em 2/3 em um hotfix recente feito em reinício de servidores.

Itens

Uma das características de Ashran é a grande quantidade de itens disponíveis. Eles estão em maior número que na Ilha Perene, e incluem itens com utilidade local e livros específicos pra classes que ou melhoram habilidades existentes ou dão habilidades novas pra quem os consegue por uma hora! Essa sessão está dividida pela forma como os itens podem ser conseguidos: Itens de saque pela ilha, itens de missões, itens compráveis e, por último, livros de classes.

Itens de Saque

Os itens abaixo podem ser saqueados do chão, de baús raros e vários outros objetos destruíveis por Ashran.  

Itens de Missões

Existem dois itens de missão. Eles são bem chatos pra serem farmados, especialmente porque existem itens parecidos na Casa de Leilões se você realmente quiser usar eles, mas são uma boa recompensa pra quem se dá ao trabalho:  

  • Poção Clássica de Ação Desimpedida: É uma poção que dá 15 segundos de imunidade a CCs.  Recompensa das missões questA. Precisa de uma Pérola Cinzamalho para ser completada,  e  é encontrada no Marisco Cinzamalho, que fica ao norte do Aclive do Brutamontes.
  • Poção Fantasma: É uma poção que dá 25 segundos de invisibilidade, mais 30% de aumento de velocidade, e funciona até em quem estiver com montaria. Recompensa da missão Quest /H.  Precisa de Trufa Fantasma para ser completada, e ela aparece em várias partes do mapa, sendo a melhor delas a área ao norte de Pedreira Candente.  

Itens Compráveis

Vários itens precisam de Fragmento de Artefato para serem comprados, mas alguns podem ser comprados com ouro. A maioria também é para uso único.  

  • Tabardo da Lança de Vol’jin (A): Tabardos de sua facção. Comprado por ouro, requer Exaltado.
  • Sinalizador de Emergência (A): Quando usado, coloca um X gigante no mapa para todos os jogadores de sua facção com um grito no chat por toda a zona. Comprado por ouro, consumido no uso. 
  • Máquina Voadora Portátil Descartável (A): Troca seus artefatos sem que você tenha que voltar pessoalmente à base. Comprado por ouro, consumido no uso. 
  • Rebenque Veloz (A): Montaria instantânea! Comprado por ouro, consumido no uso. Requer Honrado, e não pode montar em movimento. 
  • Óculos de Raios X Frágil (A): Mostra ícones de bolsas marrons/vermelhas sobre a cabeça dos seus inimigos. Marrom = poucos fragmentos, vermelho=muitos fragmentos. Comprado por fragmentos, consumido no uso, requer Honrado, e muito útil pra bater carteira de Ladinos.
  • Raio Abotocador Preservado: Desmonta inimigos.Comprado por fragmentos, consumido no uso.
  • Alarmobô de Proximidade 2000: Expõe inimigos escondidos e os impede de usar furtividade de novo no seu raio. Comprado com fragmentos, não é consumido, mas tem um raio muito pequeno e mal marcado. 
  • Granada Gigante do Gasganete (A): Dano + enraizamento com uma bomba em área. Comprado com fragmentos, consumido no uso. 
  • Estandarte de Batalha da Lança de Vol’jin (A): Estandarte de batalha que dá versatilidade (o status) em área. Comprado com fragmentos, não é consumido, requer Respeitado.  
  • Caixa de Música de Kowalski: Diminui o raio de aggro de monstros. Comprado com fragmentos, não é consumido e provavelmente está bugado/não funciona.
  • Gravador de LeBlanc (A): Faz com que todos os monstros em 60 metros de distância ataquem o seu alvo no momento. Comprado com fragmentos, não é consumido, requer Reverenciado.

Livros de habilidades de classe

Existem de 1 a 2 livros de habilidade para cada classe em Ashran. Esses livros ou modificam uma de suas habilidades, ou te dão uma habilidade nova. As habilidades podem ser usadas apenas em Ashran, duram por uma hora, mas persistem à morte. A forma mais fácil de conseguir os livros é matar monstros raros em Ashran, porque aparentemente eles tem uma taxa de drop alta (o de Ladino tem 100% para os 2 livros). Geralmente as habilidades fazem valer a pena o farm dos livros!

tiny-dk

Signo do Simulacro Negro permite que o Cavaleiro da Morte use o Simulacro Negro por 30 segundos depois de pegar o livro. Essa habilidade roubada pode ser usada livremente.

Dica importante: Se você for Aliança, você pode roubar a habilidade do Jeron Quedabrasa e começar a soltar ataques instantâneos de 100k, matando loucamente qualquer um no seu caminho por 30 segundos.

tiny-druid

Livro do Renascimento permite um ress instantâneo em batalha com tempo de recarga curto.
Livro da Forma Voadora permite vôo em Ashran.

tiny-cacador

Guia: Desvencilhar diminui pela metade o tempo de recarga de Desvencilhar..
Guide: Rogue Tracking permite que o caçador veja os Ladinos no seu minimapa.
Guia: Tiro de Precisão aumenta o alcance das suas habilidades de longo alcance e dos seus tiros em mais 60 metros enquanto estiver no topo das torres na Torre Quedabrasa e no Mirante do Arquimago,

Mago

Tomo de Lampejo diminui pela metade o tempo de recarga do Lampejo.

Monge

Pergaminho de Toque da Morte aumenta o alcance de Toque da Morte a 20% contra jogadores, e permite que você mate com 1 golpe QUALQUER NPC NÍVEL 100.

Dica importante: Os chefes geralmente são nível 102, mas alguns elites são nível 100. E, principalmente, os Campeões inimigos são nível 100, o que quer dizer que você pode matar os Campeões instantaneamente. Você também consegue fazer com muita facilidade a conquista A queda de Van Roque.

Paladino

Incunábulo do Carcereiro ensina uma nova habilidade ao Paladino: Julgamento do Carcereiro. Ela tonteia um alvo inimigo por 6 segundos. Se o alvo não estiver com berloque contra o tonteio, nem imune, o alvo é teleportado para a cadeia depois. Sua cadeia é dentro da sua base, no edifício principal.

Dica importante: Sem confirmação para a Aliança, mas os personagens da Horda são enviados para o mesmo lugar da conquista Operação Resgate, a salvo de qualquer perigo. Você pode matar o guarda 3 vezes e libertar os 3 prisioneiros tranquilamente. Além disso, tem um Pergaminho de Portal da Cidade no chão logo onde você chega ao ser teleportado, que você pode usar para escapar a salvo quando terminar. O incunábulo é o jeito mais fácil de ajudar amigos da facção oposta a conseguir essa conquista.

Sacerdote

Códice da Ascensão ensina ao sacerdote a habilidade Ascensão, que permite que eles voem por 20s a cada 1.5 minuto.

Ladino

Manual: Bater Carteira permite que o Bater Carteira do ladino possa ser usado em jogadores inimigos com um tempo de recarga de 10 segundos, roubando 5 Fragmento de Artefato no processo.*
Livreto: Preparação reseta a Preparação do jogador sempre que o ladino conseguir um Killing Blow.

Dica importante: Se o alvo tiver menos de 5 fragmentos, o bater carteira não vai roubar nada. Além disso, se você estiver atrás das linhas inimigas e tiver o buff A Fortuna Favorece os Corajosos, você vai conseguir 10 fragmentos por bater carteira (o jogador inimigo perde apenas 5). Como cada fragmento vale 5 de reputação e você pode farmar facilmente 10 por cooldown com o Óculos de Raios X Frágil ativo, você pode ganhar mais de 10k de reputação por hora (e 6k honra/hora!) farmando eles na base do inimigo.

Xamã

Tabuleta de Lobo Fantasma transforma o Lobo Fantasma do xamã em uma montaria épica de cast instantâneo em combate, e te dá 5 segundos de invisibilidade.

Bruxo

Grimório de Conversão de Demônios permite que você escravize qualquer monstro de nível 100 ou menor em Ashran.

Guerreiro

Manual de Reflexão de Feitiço faz com que o seu Reflexão de Feitiço dure por 5 segundos, refletindo e duplicando o dano das reflexões em toda a sua duração. Não funciona com o Reflexão de Feitiço em Massa.

Buffs/Guardiões

Ashran tem alguns buffs de 20 a 60 minutos de duração, que podem ser usados para dar viradas nas batalhas de PvP. A Flor da Canção e o Tubérculo de Raiz-estrela já foram descritos na seção de itens, mas existe um buff mais forte em cada um dos quatro cantos do mapa, além do raríssimo Artefato Antigo.

Pedreira Candente

Na Pedreira Candente, incluindo dentro da caverna, você encontra vários Saltador Sulcador mortos. Quando você clica com o botão direito neles, esses mobs te dão o buff Resíduo do Saltador Sulcador por 20 minutos. Aparentemente esse buff faz ativar Pernas Saltantes quando o jogador pula, com 100% de chance, aparentemente com um tempo de recarga interno de 10 segundos. O buff Pernas Saltantes dura por 5 segundos e tem 3 cargas. A velocidade de movimento enquanto pula é algo em torno de 250% do normal, e dar os 3 pulos te levam em torno de 40 metros à frente. A altura do pulo também é suficiente pra te jogar acima das paredes do forte inimigo ou para o alto da fortaleza deles.

Os Saltador Sulcador nem sempre estão lá, mas são relativamente comuns. O tempo de recarga deles é em torno de 20 a 30 minutos.

Aclive do Brutamontes

Dentro de algumas gaiolas no Aclive do Brutamontes fica um NPC chamado Moldapedra Gor’vosh Prisioneiro. Esses NPCs aparecem mais ou menos no mesmo número e frequência que os Saltador Sulcadors. Abrir a gaiola te dá o buff Escudo de Pedregulho, que dura 20 segundos. A cada 5 segundos que você estiver fora de combate, você ganha aproximadamente 20k de HP em forma de escudo de absorção de dano. Esse escudo acumula até aproximadamente 110% da sua vida!

Cemitério Cinzamalho

Ao contrário dos outros cantos, não existe um buff a ser conseguido no Cemitério Cinzamalho. Ao invés disso, você pode encontrar um Soldado Enroscado em Teias. Libertar ele faz com que um sacerdote (PriestH), apareça pra você, fique te seguindo e ajudando em dano e cura. Esse mob faz o papel de um guardião, o que quer dizer que se você tiver sorte de encontrar vários soldados presos você conseguirá vários seguidores. O mob guardião dura por 30 minutos ou até ser morto.

Anfiteatro da Aniquilação

Dentro da área do Anfiteatro você normalmente encontra um Visgo Escorregadio correndo. Ele anda em uma velocidade parecida com a da bota nitro, e vive mudando de direção. Se você conseguir clicar em um passando perto de você, você consegue o buff Visgo Escorregadio. O mob dá uma volta que leva em torno de 10 a 15 segundos pra completar, então se você não estiver afim de ficar correndo atrás dele, você pode simplesmente parar e esperar ele passar por perto de novo.

O buff dura 20 minutos. A cada 10 segundos, mais ou menos, você vai ganhar uma rajada de nitro por 2 a 3 segundos, e acontece inclusive se você estiver em montaria. Se combinado com o buff Resíduo do Saltador Sulcador você fica praticamente inalcançável. O tempo de renascimento dos visgos é parecido com o dos outros buffs: 20 a 30 minutos.

Dica importante: Se você bindar ‘Interagir com Alvo’ em qualquer tecla no seu menu de keybinding, você pode ficar spamando essa tecla várias vezes enquanto passa perto do visgo pra conseguir o buff com facilidade.

Artefatos Antigos

De vez em quando, você vai topar com um buff bem maior e mais raro, o Artefato Antigo. Ele é, tranquilamente, o buff mais poderoso em Ashran. Ele triplica sua vida e dobra seu dano/cura. Conseguir ele depende, basicamente, de sorte: ele aparece em alguns lugares, mas não dá pra dizer com certeza que são pontos fixos de spawn. Quando você está perto dele, um ícone aparece no seu mini-mapa. O melhor dele é que ele não te dá nenhuma ‘penalidade’: você ainda pode ficar invisível, usar boosts de velocidade, gliders, e tudo mais que for permitido na zona. Se você encontrar um, é super recomendado que combine ele com um dos buffs mencionados acima (especialmente o Escudo de Pedregulho) e seu livro de classe.

Quando um Artefato é saqueado, é emitido um aviso por toda a zona contando quem (e qual facção) o encontrou. Um artefato ‘novo’ dura por 30 minutos, e se você for morto enquanto está com o buff o artefato cai no chão onde você morreu, e qualquer um em volta (da mesma facção ou inimigo) pode pegar ele. Quando outro jogador pega o artefato, ele tem a duração restante que tinha quando o jogador anterior morreu. Você não pode renovar a duração do Artefato repassando ele. Se você sair de Ashran como ele, o artefato fica no chão quando você sai. Depois de um tempo no chão sem ser resgatado, ele vai retornar pra um dos pontos de respawn originais. Você pode repassar ele pra aliados próximos se quiser, o que pode ajudar a empurrar a linha central do BG ao dar o artefato pro Tank que estiver segurando o Guardião ou Líder de Facção inimigo.

Dica importante: Existem relatos de Artefatos Antigos pegos com uma diferença de 10 segundos. Não há confirmação se foi porque uma pessoa pegou e repassou pra outra na hora, ou se realmente é possível existir mais de um ao mesmo tempo. 

Cemitério do Mercado

O Cemitério do Mercado é uma área pequena, logo a oeste da Encruzilhada. A cada 15 minutos esse cemitério reseta e fica neutro, seguindo uma mecânica similar à bandeira de Olho da Tormenta. Quando uma facção tomar o cemitério (que leva em torno de 1 a 2 minutos parado na bandeira), a facção vai controlar o cemitério pelos próximos 15 minutos. O cemitério simplesmente dá à facção que o controla um ponto de retorno mais próximo pra quando os jogadores morrem.

Conquistas

Ashran tem 13 conquistas exclusivas. Várias delas podem ser conseguidas por simplesmente jogar por lá, mas várias outras precisam de um esforço específico pra fazer. Veja o passo a passo pra cada uma aqui:

Warspear/Stormshield

Basta chegar em Exaltado com a sua facção. Isso também vai dar a conquista Lança de Vol’jin/Vanguarda de Wrynn e o título associado a ela. Além disso, se você não tiver nenhuma outra reputação exaltada em Draenor, você também recebe a conquista Amigos Selvagens.

Algumas dicas pra conseguir o farm mais rápido:  

  • Em alguns reinos, você pode matar o líder inimigo várias vezes durante a noite. Isso dá muita reputação (~20k/hora) e pode valer o sono perdido, se você realmente se importar!
  • Entregar os Fragmento de Artefato dá bastante reputação. Tente não morrer (pra não perder seus artefatos). Mate os monstros raros quando eles aparecerem, pra receber em torno de 100 fragmentos por morte.
  • Completar os eventos bônus dá 500 de reputação por evento. Faça eles sempre que estiverem up!
  • Torça para receber os tokens de raça. Trocar cada um deles dá 2.500 de reputação!
  • Os ladinos podem simplesmente farmar reputação com batendo carteira para receber pickpocket e trocar por fragmentos até chegar em Exaltado, levando de 4-5 horas pra isso. 

Dividir e Conquistar

Essa é, com certeza, uma conquista que não é conseguida ‘por acidente’ a não ser que você jogue só em Ashran 24 horas por dia, e provavelmente ela só vai chegar perto do fim da expansão. Inclusive, as chances dela serem nerfadas pra 1000-2000 são bem grandes. Hoje, a maneira mais fácil de conseguir essa conquista é ficar do lado de fora do Caminho da Glória e receber o crédito das Mortes Honrosas dos membros do seu grupo lutando na estrada. Isso é mais fácil quando seu time está defendendo, porque o líder da sua facção vai ajudar a conseguir um monte de mortes honrosas. Mesmo fazendo só isso, provavelmente essa conquista vai levar em torno de 20 a 30 horas de farm para ser completada.

Dica importante:  Confira no topo da sua tela se você está, de fato, no Caminho da Glória. Se você puder ver as estatísticas do campo de batalha no alto (Inimigos mortos, etc) você está no Caminho da Glória. Assim que você sair disso – um passo, que seja – você já pode farmar essa conquista, não importa onde as mortes aconteçam – ou seja, VOCÊ deve estar fora do caminho, e não deve necessariamente matar só fora dele.

O grande roubo, 3º Grau

As 3 conquistas (1º, 2º e 3º graus) requerem que você saqueie fragmentos de jogadores inimigos. Como foi dito na sessão de fragmentos, você pode pegar ela sem muita dificuldade ao participar de raides que saqueiem os corpos dos inimigos. Atenção: pra conquista os fragmentos devem vir de corpos de jogadores, o que exclui todos os monstros, objetos e bater carteira.

Dica importante: Apesar de pegar os fragmentos em raid ser o método mais consistente, você só vai receber a conquista depois de 2 a 3k de mortes honrosas em Ashran. Você pode acelerar o processo pegando buffs e livros, e claro, caçando pessoas solo com o Óculos de Raios X Frágil. Você pode conseguir até 30-50 fragmentos por morte dessa forma, mas requer um esforço muito maior no farm. Ou, você pode simplesmente não fazer nada específico pra essa conquista se estiver farmando a Dividir e conquistar, e eventualmente vai receber ela. 

Operação Resgate

A mecânica da Operação Resgate é simples: a facção oposta tem 3 prisioneiros de seu exército na base deles. Na base da Horda, aparentemente eles ficam do lado de fora (ou dentro do prédio secundário). Na base da Aliança, eles ficam no porão do Forte. A melhor forma de conseguir essa conquista é em grupo, depois de matar o líder da facção inimiga. Basta matar o Jailer (Horda) / A (Aliança) e saquear a key (Horda) / A (Aliança). Cada membro do grupo pode liberar um dos prisioneiros, e todos pegam a conquista.

Dica importante:  Como postado na página da conquista (Operação Resgate), ela pode ser completada por apenas um jogador da Horda que tiver habilidade pra ficar invisível. Não há confirmação se os jogadores da Aliança também conseguem.  

Operação de Contra Ataque

Versão da Horda: H. Para essa conquista, seu time deve matar o Guardião inimigo em até 8 minutos depois dele aparecer. A forma mais fácil de fazer isso é basicamente ficar na base inimiga até ele nascer, e todo mundo focar só nele até matar, ao invés de continuar com o objetivo do Campo de Batalha.

Dica importante: Essa conquista realmente não é grindável. Ela tem muita relação com a AI dos Guardiões (e quando ela se reseta), e com quantos curadores o time inimigo tem.  

Venha a nós o vosso reino

Basta estar presente no Trono de Kor’lok quando ele se juntar à sua facção pra receber essa conquista. Já explicamos como fazer isso aqui.

Só pra mim

Fácil, fácil: aprenda qualquer um dos livros épicos (ou acima) de classes de Ashran, que já detalhamos aqui no guia. (Parece bugado pra Sacerdotes atualmente)

Caçador de Recompensas

Versão da Aliança: A. Pra conseguir essa conquista, você precisa saquear todos os itens raros vindos de jogadores inimigos. Aparentemente existe uma chance de 1 a 5% desses itens caírem de um jogador quando eles morrem, e o corpo deles deve ser saqueado! Ao estar em um grupo/raide grande com vários jogadores matando e saqueando inimigos, você tem chance de participar no roll (e claro, de ganhar) todos os tokens necessários pra conquista. Esses tokens dão uma Caixa-forte Cinzamalho Amassada /H  e 2.500 de reputação com a sua facção quando trocados.

Dica importante: Os tokens das raças mais comuns (Humanos e Elfos Noturnos pra Horda, Troll e Elfos Sangrentos pra Aliança), e aparentemente os de Pandaren são bem complicados de conseguir. Se ficar faltando algum específico, saia do grupo e vá matar inimigos PvE das raças certas, o que vai garantir que o token pra você quando ele cair!

A queda de Van Roque

Para completar essa conquista, jogadores da Aliança devem matar o capitão Elias Van Roque, da Horda, antes que ele use Bloco de Gelo. A forma mais prática de fazer isso, é lógico, envolve a Varinha da Morte, ou um Monge usando o Toque da Morte com um Pergaminho de Toque da Morte ativo.

Dica importante: Como o Van Roque é um capitão da Horda, não tem como ninguém da Horda pegar essa conquista. A suspeita é que a Horda precisa fazer o mesmo processo com um dos capitães da Aliança, mas nada foi confirmado. Se quiser acompanhar a discussão da conquista, é só clicar aqui: the page

Tempo de Serviço

Essa conquista requer simplesmente que você complete os 4 eventos bônus que a gente explicou aqui. Ao que tudo indica ela está bugada, pois o Sepulcrário Cinzamalho não está contando pra conquista se você o completa.

Alvos Valiosos

A conquista Alvos valiosos requer que você mate todos os 9 mobs raros não ligados a PvP de Ashran. Você pode ver os detalhes de cada mob clicando no link do nome da conquista aqui.

Dica importante: A maioria desses mobs é tranquilamente ~matável~ com 3 ou 4 jogadores, ou qualquer combinação de tank+curador. Além disso, a vida de alguns desses NPCs, como o some não tem a vida resetada se os jogadores morrerem enquanto tentam matar ele, então é possível morrer e voltar pra matar ele. Não são todos assim, por exemplo, o Casa de Tijolo reseta quando a luta acaba. Os raros que ficam no Círculo da Conquista (como o Inferno Antigo) provavelmente demandarão um grupo maior, por estarem em uma área mais complicada e rodeados de monstros mais fortes.

Bigodar Geral

Aliança: A. Essa conquista requer a morte de todos os Capitães da facção oposta. Como a gente falou antes, a Varinha da Morte é sua melhor opção pra matar os capitães de uma só vez. Provavelmente o jeito mais fácil de farmar essa conquista é pegar a varinha, empurrar o time adversário todo de volta pra base dele (onde o respawn dos capitães é mais rápido) e então usar a  Varinha da Morte.

Dica importante:  Essa conquista é uma das que é feita ‘sem querer’ se você faz muito esse campo de batalha. Você nem precisa estar na tabela de alvos do Capitão pra receber o crédito pela morte dele!

Vitória de Ashran

Aparentemente essa conquista está bugada. Segundo a tooltip, bastaria matar o capitão da facção oposta, mas nem controlando todas as bases ela conta. Aqui, o negócio é aguardar e acompanhar até tudo ser consertado.


Pra terminar, queria deixar registrado que VOCÊ ME ENGANOU, BLIZZARD. A ideia de Ashran, ou o que foi dito várias vezes, era que seria uma zona aberta, sem filas, e todo mundo que estivesse por lá participaria da batalha em campo aberto, com livre acesso a todos os objetivos, e cross-realm com reinos da mesma região pra balancear facções. O que vemos hoje? Um campo de batalha com duração de 10 minutos, com fila e grupos formados em battlegroup, exatamente como todos os outros campos de batalha random, onde ninguém se importa em fazer quase nada dos bônus, só em matar o capitão. Ou seja: eu, mesmo sem fazer PvP, estava super empolgada pra explorar o cenário e tudo o que ele pode oferecer, e disposta a dar honra free pros amiguinhos – mas não animo MESMO ficar na fila pra isso.