Este é um guia voltado para o PVE! Boa parte do que está aqui não irá se aplicar ao PVP.
Lembre-se que você pode mudar o idioma das habilidades linkadas neste guia! Para isso basta escolher na caixinha no canto superior direito qual a língua do Wowhead que você prefere, inglês ou português.

Bem vindo ao guia de Monge Mestre Cervejeiro! Ele está atualizado para o patch 6.0 e aqui você irá aprender o essencial sobre Brewmasters em um ambiente PVE.

Um mestre cervejeiro é um dos tanks que mais utiliza a famosa mitigação ativa. Ele costuma ter menos armadura e menos HP do que os outros tanks, mas compensa isto com suas diversas ferramentas como escudos, reduções de dano e curas. Ele é inspirado neste estilo de luta!

Este guia foi revisado e aprovado por [email protected], que joga de brewmaster na guilda Rise Above.

Este guia foi baseado nas seguintes fontes:

Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:

Introdução

way-of-the-monks

Figura: Way of the Monks by Krys Decker

Antes de falar sobre Monges especificamente, é importante listar algumas características que todo tank deve buscar. Então neste capítulo será feita uma introdução dos seus objetivos como tank, e também serão listadas de forma básica e resumida quais são as habilidades disponíveis para um brewmaster atingir estes objetivos.

As características de um bom tank são: (fonte: Icy-Veins)

  • Sempre tem a maior ameaça nos alvos atribuídos a ele. Ou seja, sempre mantém o aggro quando deve, e não rouba o aggro do outro tank em horas erradas.
  • Tem um excelente tempo de reação para pegar novos mobs antes que eles ataquem outros membros do grupo.
  • Não morre! Conhece todas as ferramentas ao seu dispor para se manter vivo e fazer com que sua barra de HP varie da forma mais suave possível.
  • Sempre presta atenção ao seu posicionamento. Pensa em todos os membros do grupo que estão atacando o alvo e estão sujeitos a ataques em área, e principalmente não se esquece dos melees que devem atacar nas costas do boss.
  • Tem qualidades de um líder, pois irá definir o ritmo em que uma masmorra ou raid irá acontecer (principalmente quando estiver em localizadores). Faz marcações quando necessário e caso haja outros tanks se comunica com eles.
  • Conhece muito bem a luta. Isto é essencial para conseguir fazer todas as coisas listadas acima.

De forma bem resumida, o seu objetivo como mestre cervejeiro é:

Os CDs de sobrevivência disponíveis para um monge tank são:

Habilidades Proativas:

Habilidades Reativas

Habilidade Proativa e Reativa

Talentos e Glifos

Felizmente não existe uma única escolha correta de talentos e glifos. Eles vão variar de acordo com a situação, então esteja sempre pronto para mudá-los em cada luta!

Talentos

talentos

 

Tier 1 – Nível 15 

No nível 15 você escolherá uma forma de melhorar sua mobilidade.

  • Celeridade: permite que você use Rolamento e Torpedo de Chi com mais frequência. Oferece um bom aumento na mobilidade de forma geral.
  • Luxúria do Tigre: remove efeitos de enraizamento, seja de você mesmo ou de um alvo aliado, e também aumenta a velocidade em 80% durante 6 segundos. Em lutas onde há root será a melhor opção. É mais difícil de usar que os outros já que não é passivo, porém aprender a usá-lo poderá ajudar o grupo, já que você pode usar esta habilidade em outros jogadores.
  • Embalo: aumenta sua velocidade de movimento após Rolamento e Torpedo de Chi, é uma boa opção em lutas onde você precisa percorrer grandes distâncias.

A escolha irá depender totalmente do tipo de luta, ou do que você gostar mais.

Tier 2 – Nível 30

No nível 30 você escolherá uma habilidade híbrida de dano e cura.

  • Onda de Chi: é uma cura inteligente que irá alternar entre curar alvos aliados e dar dano nos inimigos, dando preferência aos aliados com menos vida. É uma cura muito boa, principalmente caso o grupo esteja espalhado. Também é uma excelente escolha caso você esteja isolado, pois a cura sempre irá alternar entre você e o boss.
  • Esfera Zen: esta opção pode ser útil em lutas onde você ficará com menos de 35% de vida com frequência, e também ajuda a manter o aggro em AoE, já que esta habilidade dá dano em área. Você também pode usá-la em dois alvos aliados, ajudando você e o outro tank por exemplo. Porém, é a opção que cura menos.
  • Estouro de Chi: esta opção é excelente em lutas onde os jogadores estão agrupados. Se você conseguir se posicionar, irá curar bastante o grupo, e também dar um bom DPS caso tenha um grupo de mobs próximos também. Ela é mais difícil de usar do que as demais tanto pela questão do posicionamento quanto pelo fato de ter um tempo de lançamento, mas se você conseguir executar isso será uma ótima ferramenta para o grupo.

As 3 opções são muito boas e irão depender do tipo de situação que você se encontra. De forma geral, Onda de Chi é a melhor opção para curar a si mesmo, Estouro de Chi pode ser muito potente para curar a raid, e Esfera Zen para AoE intenso ou lutas onde você está com menos de 35% de vida com frequência.

Tier 3 – Nível 45 

No nível 45 você escolherá uma forma de melhorar sua geração de chi.

  • Golpes Poderosos: a cada 20 segundos, você irá gerar um chi extra com suas habilidades geradoras de chi. Resulta em uma boa geração de chi ao longo da luta, e é uma escolha muito boa quando houver troca de alvo, ou você passar algum tempo longe do boss. Porém ela dá um pouco menos de controle sobre a geração de chi do que as outras opções.
  • Ascenção: aumenta a geração de chi, já que irá aumentar a regeneração de energia, permitindo usar mais Jabe e Pancada de Barril. Também proporciona um maior controle na hora de usar suas habilidades de defesa como Guarda e Chute Blecaute por permitir que você guarde um chi extra.
  • Cerveja de Chi: restaura 2 chi e 5 stacks de Cerveja Elusiva. Esta é a opção que irá resultar em menos geração de chi ao final da luta quando comparado com os outros talentos. Porém, ele proporciona um excelente controle na geração de chi, e irá aumentar a geração de Cerveja Elusiva. Esta é a melhor opção quando houver picos específicos de dano e para trocas de tank.

Resumindo, Golpes Poderosos e Ascenção são equivalentes em relação à geração de chi, mas Ascenção proporciona um maior controle. Cerveja de Chi é o mais indicado para trocas de tank perigosas e picos de dano.

Tier 4 – Nível 60

No nível 60 você irá escolher uma habilidade de controle coletivo.

  • Anel da Paz: incapacita todos os inimigos que estiverem dentro do anel por 3 segundos, inclusive os que entrarem depois e tentarem atacar. Pode ser bom para interromper mobs em área.
  • Onda do Boi em Disparada: esta opção será útil quando houver necessidade de stun em um add que está longe. Pode ser usada para kiting, ou também para ajudar na hora de pegar adds que aparecem na luta distantes de você.
  • Rasteira: é um stun em área e será mais indicado que Onda do Boi em Disparada quando você não puder se posicionar para mirar e não precisar dele com tanta frequência (Rasteira possui um tempo de recarga maior).

A escolha irá depender do tipo de add que a luta apresenta.

Tier 5 – Nível 75

No nível 75 você irá escolher uma forma de aumentar sua sobrevivência.

  • Elixires Curativos: oferece uma boa cura ao longo da luta, mas como o efeito é passivo muitas vezes esta cura pode vir quando você não precisar. Porém, caso não haja necessidade para os talentos abaixo e você se encontrar abaixo de 35% de vida com frequência, esta será uma boa opção.
  • Atenuar Ferimento: reduz em 50% o dano dos próximos 3 ataques feitos contra você (desde que o dano seja maior do que 20% da sua vida). É uma ótima opção para bosses com golpes físicos fortes. Esta habilidade também funciona para dano mágico, porém, se o dano for mágico é melhor usar Magia Difusa.
  • Magia Difusa: reduz em 90% o dano mágico tomado durante 6 segundos, e remove alguns debuffs.

Este é um talento que você irá trocar com frequência. Resumidamente, use Magia Difusa em lutas com dano mágico intenso e Atenuar Ferimento em lutas com dano físico intenso. Elixires Curativos será melhor em lutas onde não há picos de dano e você estará com menos de 35% de vida com frequência.

Tier 6 – Nível 90

No nível 90 você escolherá uma habilidade de AoE.

  • Vento Impetuoso de Jade: Chute Giratório da Garça se torna instantâneo ao invés de ser canalizado, o que permite que você use outras habilidades enquanto ele estiver ativo. É uma boa opção para lutas com bastante AoE.
  • Evocar Xuen: você invoca o Xuen, um pet controlável, que irá dar dano com cleave e pode tauntar mobs. É a melhor opção em termos de DPS para lutas de alvo único, e boa também para diminuir seu dano tomado quando há adds.
  • Torpedo de Chi: tem um dano em área decente e uma boa cura caso a raid esteja agrupada. É pior que os outros em termos de DPS, mas o melhor para curar o grupo. Porém, as restrições de posicionamento tornam esta habilidade difícil de ser usada.

Na maioria das vezes o Xuen será a melhor opção por ser o maior DPS em alvo único, e as outras duas são situacionais e podem ser melhores em lutas específicas.

Tier 7 – Nível 100

No nível 100 você escolherá uma habilidade de dano ou sobrevivência.

  • Dança da Alma: faz com que o Cambaleio também funcione para dano mágico. É uma boa opção para lutas com dano mágico constante, aumentando bastante sua sobrevivência neste cenário.
  • Explosão de Chi: este talento irá substituir Chute Blecaute. Ele irá aumentar o seu dano, principalmente em lutas com muita AoE, mas irá prejudicar sua sobrevivência pois com ele você perde a capacidade de armazenar chi.
  • Serenidade: é um CD de 1,5 min que faz com que você tenha chi infinito durante 10 segundos. Ele irá ajudar tanto na sobrevivência quanto no dano. Com ele você consegue construir quase 1 minuto e meio de Evasiva no início da luta, o que te permitirá usar mais chi para purificar.

Na maioria das vezes Serenidade será o melhor, e use sempre no início da luta. Dança da Alma será bom em lutas com bastante dano mágico, e Explosão de Chi caso o grupo esteja precisando de mais dano, ou já esteja em farm onde você está confortável com sua sobrevivência.

Glifos

talentos

  • Glifo de Esferas Fortuitas: quando você chegar a menos de 25% de vida, uma esfera irá aparecer do seu lado. Mais uma forma de aumentar sua sobrevivência.
  • Glifo de Meditação Zen: este glifo é muito bom caso você esteja fazendo uso da Meditação Zen pois impede que você cancele ele sem querer ao se movimentar. O uso dele é fortemente recomendado.
  • Glifo da Cerveja Fortificante: modifica o efeito da Cerveja Fortificante para que aumente a redução de dano e diminua o ganho de hp. Normalmente mais HP é melhor para burst de dano, mas mais mitigação facilita a vida dos healers, então irá depender da sua preferência.
  • Glifo de Guarda: este glifo pode ser útil em lutas com dano mágico previsível pois fará com que a Guarda dure mais tempo. Porém, usar este glifo normalmente não vale a pena em lutas com muito dano físico.
  • Glifo de Pancada de Barril: aumenta a área desta habilidade, facilitando a sua vida na hora de pegar adds.

Sobrevivência

just_a_little_monk_by_pepperwolf-d5fup26

Outra arte do Krys

Esta é uma das partes fundamentais de todo tank: conhecer os seus CDs (Cooldowns) de defesa. Tenha em mente que não é bom guardar demais estes CDs, você possui vários então não fique com medo de “desperdiçar” um CD e acabar morrendo. Pode levar um certo tempo até que você pegue o jeito das lutas, ou até da classe como um todo para saber o melhor momento para usar cada um deles, mas o importante é estudar e principalmente treinar. Procure usar todos os seus CDs em toda luta, assim você ficará cada vez mais habituado com a quantidade de cura/proteção que eles oferecem, e irá melhorar o seu “timing” para usá-los de forma cada vez mais eficiente.

Evasiva (Shuffle)

Manter 100% de uptime de Evasiva é provavelmente sua maior prioridade. Ao contrário dos outros tanks, que já possuem uma boa defesa passiva devido à armadura, um monge depende da mitigação ativa para permanecer vivo. E Evasiva é uma das suas principais ferramentas para conseguir isto.

Para garantir que você esteja com este buff o tempo todo, é altamente recomendável que você faça uma aura para acompanhar facilmente em sua tela quanto tempo você possui de Evasiva. Se não souber como fazer isso, confira este guia de Weak Auras.

O buff de Evasiva irá aumentar em 20% a sua chance de aparo, e também irá aumentar em 20% a quantidade de dano mitigado de Cambalear. E para manter este buff basta usar o Chute Blecaute. Cada chute irá gerar Evasiva por 6 segundos, e cada vez que você usar Chute Blecaute o tempo será adicionado ao atual. Ou seja, você pode construir um bom tempo de Evasiva, e enquanto não houver necessidade de renová-lo, usar o chi para outras habilidades, como Cerveja Purificante. O tempo máximo que pode ser acumulado de Evasiva é 2 minutos, mas dificilmente você irá chegar a este valor.

Cambalear e Cerveja Purificante

Cambalear e Cerveja Purificante são uma parte importantíssima para a sobrevivência de um monge. Dominar esta técnica e saber quando purificar o dano do Cambaleio é essencial para que você seja um bom tank.

Cambalear

Cambalear é um efeito passivo que acontece quando você está na Postura do Boi Resistente (por sinal, você nunca deve usar uma postura que não seja essa). Ele faz com que parte do dano que você toma seja dividido ao longo de 10 segundos. Ou seja: supondo que você tem 40% de Cambalear e  levou um golpe de 100k, você irá na verdade tomar 60k de dano instantâneo, e os 40k restantes serão divididos em pequenas parcelas no carnê do baú ticks de 4k por segundo durante 10 segundos.

Os fatores que irão influenciar no valor de dano que é “parcelado” são:

Existem 3 estágios de Cambalear, e são eles:

Cerveja Purificante

Além de poder parcelar este dano tomado, existe uma forma de remover este “DoT” resultante do Cambalear, que é com a Cerveja Purificante. Esta habilidade custa 1 chi, e sempre que você usá-la o dano restante de Cambaleio será removido.

Para exemplificar, vamos supor o seguinte cenário para um monge com 40% de Cambalear:

  • Você toma um golpe de 100k
  • 60k é aplicado em você instantaneamente
  • Você fica com um DoT de 4k por segundo (40k ao longo de 10 segundos)
  • Você usa Cerveja Purificante 2 segundos após o golpe
  • Você sustentou 60k de dano instantâneo, 8k com 2 ticks de Cambalear, e os 32k restantes você nunca irá tomar

Quando eu devo purificar?

Por mais que pareça tentador usar Cerveja Purificante o tempo todo para tomar menos dano, isto é algo que você não deve fazer. Purificar gasta chi, que é um recurso muito importante e limitado, logo deve ser bem utilizado. Tanto Cerveja Purificante quanto Evasiva usam chi, e manter Evasiva tem uma prioridade maior do que purificar. É difícil dizer com precisão quando você deve purificar, mas você pode seguir os seguintes critérios:

  • Dê prioridade para renovar Evasiva se ele estiver próximo de acabar.
  • Mesmo se ainda tiver bastante tempo sobrando de Evasiva, evite usar com Cambalear Leve, pois você pode levar um golpe mais forte depois e não ter mais chi para purificar.
  • Cambalear Moderado é recomendável purificar, principalmente quando ele estiver se aproximando do intenso.
  • Cambalear Intenso purifique sempre que possível.

Lembrando que estas regras são uma generalização e uma base para quem está começando, experiência e treino é sempre a melhor forma de aprender como usar Cerveja Purificante.

E não se esqueça também que você possui outras habilidades que consumem chi, mas elas costumam ter tempo de recarga maior ou ser mais situacionais, então é mais fácil se planejar para usá-las. Evasiva e Cerveja Purificante fazem parte da sua “rotação” de mitigação ativa e são usadas o tempo todo, por isso apenas elas estão sendo citadas por enquanto.

Guarda

Guarda é um CD de defesa com 30 segundos de recarga que possui os seguintes efeitos:

  • Cria um escudo de absorção de qualquer tipo de dano com valor equivalente ao seu poder de ataque.
  • Enquanto o escudo estiver ativo (ou seja, ainda não tiver sido consumido) todas as curas que você fizer em você mesmo serão aumentadas em 30%.

Não é recomendável atrasar demais o seu uso, porém você também não deve usá-la simplesmente toda vez que estiver disponível. Você pode usar a Guarda de forma proativa, ou seja, logo antes de um pico de dano, ou de forma reativa. Usar a Guarda após um dano muito alto pode evitar que você morra logo em seguida pelos seguintes fatores:

  • Se você chegar a menos de 35% de vida terá Expelir o Mal disponível graças à passiva Medidas Desesperadas, e usá-lo com o buff de 30% de cura deve te tirar do perigo de morte.
  • O escudo junto com o buff de cura irão dar um tempo para que os healers possam reagir e te curar.

Um dos perks de Draenor é que a guarda agora possui 2 cargas!

Cerveja Fortificante

Cerveja Fortificante é um equivalente ao Muralha de Escudos dos Guerreiros. Dura 20 segundos, o que é bastante tempo para um CD de defesa, e durante este tempo você irá:

  • Reduzir em 20% o dano recebido
  • Aumentar em 20% seu HP
  • Aumentar em 20% o Cambalear

Esta é uma ótima ferramenta para ser usada em momentos de emergência. Como ela aumenta o Cambalear, esteja preparado para usar Cerveja Purificante enquanto Cerveja Fortificante estiver ativa.

Cerveja Elusiva

Cerveja Elusiva é uma habilidade que aumenta em 30% a sua chance de esquiva. A sua duração irá depender de quantos stacks você possui, sendo que ela irá durar 1 segundo para cada stack. Você irá acumular estes stacks com a passiva Preparando, que faz com que os seus auto ataques críticos concedam um stack, podendo chegar ao máximo de 15.

Esta habilidade não depende de chi nem de energia, o que pode ser muito útil quando você estiver em falta dos dois.

Apesar do tempo de recarga baixo, é virtualmente impossível manter este buff 100% do tempo, então este deve ser considerado um CD de defesa a usar de forma proativa. Como esquiva só funciona para ataques físicos, é recomendável que você use Cerveja Elusiva antes de uma série de golpes fortes.

Cerveja Elusiva sempre proporciona a mesma quantidade de esquiva, independente de quantos stacks foram consumidos. Estes irão influenciar apenas na duração do buff. Além disso, ele está fora do GCD (Tempo de Recarga Global), o que quer dizer que não há necessidade de esperar os 15 stacks acumularem. Também não é recomendável usá-lo com poucos stacks pois isso exigiria uma estimativa muito precisa do timing das habilidades do boss. Então na maioria das vezes o mais indicado é usá-lo entre 5 e 8 stacks. Mais uma vez, isto não é uma regra, irá depender da situação e da sua experiência.

Também é importante não deixar acumular stacks demais, pois se você estiver com 15 todos os stacks que poderiam ser gerados serão desperdiçados.

Meditação Zen

Meditação Zen é uma habilidade peculiar. Ela é canalizada durante 8 segundos e durante este período você terá uma redução de 90% de dano. Além disso, até 5 habilidades usadas contra membros da raid serão direcionadas a você. Porém, se você levar um golpe melee a canalização será cancelada.

É bem difícil encontrar uma situação onde você pode usar a Meditação Zen como um CD de raid já que é raro o boss usar um ataque direcionado a outro jogador que não seja o tank. Por isso na maioria das vezes ela será usada como uma defesa pessoal antes de um pico de dano, preferivelmente uma habilidade do boss com um tempo de lançamento, ou algum dano mágico como sopros de dragão.

Glifo do Boi

Glifo do Boi é uma habilidade passiva que faz com que todos os seus ataques tenham uma chance de evocar uma esfera curativa ao seu lado que só você pode ver. Uma boa forma de usá-las é sempre consumir uma esfera após tomar um golpe, e deixar algumas disponíveis para momentos críticos.

Usar o Chute Giratório da Garça irá encher o chão de esferas. Monges costumam tomar bastante dano tankando em AoE sem um CD ativo, por isso faça uso das esferas que aparecerão durante o chute. Porém, tome cuidado para não ficar girando por muito tempo, pois sem os auto ataques sua geração de stacks de Cerveja Elusiva ficará debilitada.

Expelir o Mal

Expelir o Mal é uma habilidade que te cura, causa dano em um alvo e gera 1 chi. Ele dá mais dano que Jabe pelo mesmo custo (40 de energia). Procure usar esta habilidade sempre que ela estiver disponível e não for resultar em sobrecura. Tenha em mente que se você usá-lo quando tiver 100% de vida ele não irá nem curar nem dar dano. Você também pode usar Expelir o Mal caso precise de chi mas não esteja na distância melee de um alvo. A sua intensidade também é proporcional ao poder de ataque.

Sempre que você estiver com menos de 35% Expelir o Mal não terá tempo de recarga graças à passiva Medidas Desesperadas. Você nunca poderá “spammar” esta habilidade sucessivas vezes por causa do custo de energia, mas em momentos críticos usá-lo duas vezes seguidas proporcionará uma grande quantidade de cura.

Ameaça e DPS

Sem título

Um tank precisa se preocupar não apenas em permanecer vivo, mas em manter os outros membros do grupo vivos também. Para isso, é necessário saber gerenciar a sua ameaça para garantir que os mobs estarão sempre com você ou com o outro tank. Isto é especialmente importante caso você esteja em uma raid, pois um boss de raid irá matar um DPS ou healer com apenas um golpe.

Apesar do DPS não ser a parte mais importante de um tank, ele está diretamente ligado à sua geração de ameaça, o que faz com que ele seja uma parte fundamental do seu gameplay. Além disso, muitas vezes o DPS do tank pode fazer a diferença para conseguir vencer o tempo de Bersek de um boss.

Taunt e Ameaça

Para conseguir manter o aggro, é necessário entender como funciona a mecânica de ameaça. Ela funciona de forma semelhante para todos os tanks.

Ameaça

Todo mob no jogo possui uma tabela de ameaça, e todas as unidades que executam ações hostis contra este mob são colocadas nesta tabela. Existem duas ações principais que geram ameaça: dar dano e curar.

A razão entre a quantidade de ameaça gerada e suas ações funciona da seguinte forma:

  • 1:1 ameaça gerada por dando feito.
  • 1:2 ameaça gerada por cura feita.
  • 5:1 ameaça gerada por dando feito por um tank.

Para que você seja considerado um tank pelo mob, é necessário que você esteja na Postura do Boi Resistente. É por isso que você nunca estará usando outra postura. Se você for considerado um tank, você irá gerar 5x mais ameaça por dano feito do que um DPS.

Para ter aggro de um mob é necessário que você esteja no topo da tabela de ameaça dele. No caso de um tank, este normalmente será o seu objetivo. Uma vez que você tem o aggro de um mob, ele irá te atacar.

É importante ressaltar que para você ganhar o aggro não basta ultrapassar a ameaça do alvo atual do boss. Supondo que a pessoa que tem o aggro do boss possui 1.000.000 de ameaça, caso você gere 1.000.001 de ameaça não irá pegar o aggro pra você. Para que haja troca de aggro é necessário ultrapassar este valor em 110% caso você esteja em distância melee, e 130% caso você esteja longe.

Por isso é muito importante ter um addon que permita que você visualize esta tabela para saber se algum DPS (ou o offtank) está chegando perto de roubar o seu aggro.

Taunt

O taunt é a habilidade que você irá usar para ganhar o aggro dos inimigos. No caso do monge é o Provocar. Ele possui três efeitos:

  • Irá obrigar o alvo a te atacar durante 3 segundos.
  • Irá igualar a sua ameaça com a ameaça de quem tinha o aggro no instante em que você usou o taunt.
  • Aumentará em 50% a velocidade de movimento com que o alvo se locomove em sua direção.

Desta forma, fica mais fácil realizar troca de tanks ou até mesmo puxar o mob de volta para você quando perder o aggro. Não use suas habilidades geradoras de ameaça, como Pancada de Barril, logo antes do taunt pois toda esta ameaça será desperdiçada. Guarde elas para logo depois do taunt, para construir ameaça extra após que ela tiver sido igualada com a do alvo anterior.

O Pull

O pull é um dos momentos mais críticos para um tank. Você não possuirá nenhuma ameaça construída e todos os DPS começarão a bater no boss com tudo no instante que o combate iniciar (às vezes até um pouco antes). Felizmente os monges geram muita ameaça e não costumam ter muito problema neste aspecto, mas para garantir que você não perderá o aggro na hora do pull, é recomendável executar as seguintes ações:

Se você não for o tank que irá iniciar a luta, seja gentil e espere o outro tank construir a ameaça antes de bater com tudo no boss, e tome cuidado principalmente com Pancada de Barril, é fácil roubar o aggro do outro tank usando esta habilidade.

Tankando Adds

Monges são provavelmente os melhores tanks para pegar adds. Você possui diversas ferramentas de geração de ameaça em área, e são elas:

Estas habilidades devem ser o suficiente para manter o aggro em área, mas você ainda pode usar outros recursos como Esfera Zen para ajudar caso necessário.

Rotação

A rotação de um monge gira em torno do gerenciamento de chi e de energia.

É sempre recomendável ter 2 chi guardados para poder usar Guarda ou Cerveja Purificante quando necessário, mas ao mesmo tempo você não deve desperdiçar chi usando habilidades geradoras de chi quando já estiver com 4 (ou 5) guardados.

Quanto à energia, ela é regenerada passivamente proporcionalmente à sua aceleração, e você deve evitar ao máximo atingir o cap de energia.

Como gastar energia:

Como gastar chi:

Lista de prioridade

A lista a seguir contém a ordem de prioridade que você deve usar na hora de preencher seus GCDs (Tempo de Recarga Global).

É de extrema importância que você nunca atrase o uso de Pancada de Barril por ter gastado muita energia com Jabe.

Em situações de AoE, você pode substituir Jabe por Chute Giratório da Garça (desde que falte mais de 3 segundos para a recarga de Pancada de Barril acabar), e também pode substituir Chute Blecaute por Bafo de Onça desde que você não deixe o buff de Evasiva acabar.

Estátua do Boi Negro

Evocar Estátua é uma habilidade que foi modificada nesta expansão. Agora ela irá funcionar como um “tauntador em área”. É uma ferramenta excelente para aggrar mobs, e ainda reduzir o dano que você toma, já que estes mobs irão bater na estátua e não em você. Mas tome cuidado ao posicioná-la antes do combate pois agora ela irá puxar o boss!

Atributos

undead

Vigor

Aumenta a sua quantidade de vida, o que sempre é bem vindo para tanks, pois faz com que sua variação de HP seja mais suave (mais fácil de curar).

Agilidade

É transformada em esquiva, poder de ataque e crítico. Ajuda na redução de dano melee, aumenta sua cura e o DPS.

Bônus de Armadura

Funciona de maneira semelhante à agilidade pois também aumenta o seu poder de ataque.

Aceleração

Aumenta a velocidade dos auto ataques e a regeneração de energia, o que resulta em maior geração de chi e também mais esferas de Glifo do Boi. Também possibilita usar Expelir o Mal mais vezes durante Medidas Desesperadas. Também aumenta a geração de stacks de Cerveja Elusiva pelo simples fato de estar atacando mais.

Acerto Crítico

Aumenta as suas chances de procar Cerveja Elusiva, o que consequentemente irá aumentar sua esquiva. Também ajuda no aumento de chance de suas curas serem críticas.

Crítico é o atributo que proporciona maior aumento na sobrevivência, DPS e cura. Porém, ele tem uma desvantagem. Como tudo baseado em RNG, não é confiável, e pode falhar no momento que você mais precisar.

Maestria

Maestria aumenta a quantidade de dano parcelado com Cambalear. Ela funciona de forma semelhante ao vigor, pois não estará diminuindo o dano que você toma, mas fará com que você receba menos picos de dano e seja um tank mais fácil de curar.

Maestria é o atributo mais confiável para brewmasters, e é muito valiosa contra dano não evitável. Porém, irá diminuir o dano tomado apenas se você conseguir purificar o Cambalear corretamente.

Golpes Múltiplos

Além de aumentar o seu dano, também aumenta a quantidade gerada de esferas do Glifo do Boi.

Versatilidade

Aumenta seu dano, sua cura, e diminui o dano recebido.

Prioridade dos Atributos

A prioridade de atributos para monges é bastante flexível, e irá depender de sua preferência e também do tipo de luta que você vai enfrentar.

  • Build de sobrevivência:

Esta build é indicada para brewmasters iniciantes pois aumenta a margem para erro sem comprometer demais sua sobrevivência. Ela também é indicada contra bosses que batem muito forte.

Agilidade > Bônus de Armadura > Versatilidade > Maestria > Golpes Múltiplos > Aceleração

  • Build de dano:

Esta build prioriza crítico, que irá aumentar a produção de Cerveja Elusiva e proporcionar um DPS maior. Ela é a que oferece maior redução de dano ao longo do tempo, mas tem a desvantagem de ser menos confiável do que a build de maestria, além de depender mais da habilidade pessoal do jogador.

Agilidade > Bônus de Armadura > Crítico > Golpes Múltiplos > Versatilidade > Maestria > Aceleração

Addons e Macros

Addons e Macros são coisas muito pessoais, então leia este próximo capítulo mais a título de sugestões do que obrigações. Use sua criatividade para personalizar sua interface de forma que as informações importantes para o seu desempenho tenham visualização rápida e fácil.

Addons

Todos os addons listados abaixo podem ser encontrados no site da Curse.

  • Omen: addon importantíssimo para todos os tanks para que você possa observar a tabela de aggro.
  • Tidy Plates: use este addon ou algum outro equivalente para ver facilmente quais são os mobs que estão no seu aggro para tauntar rapidamente os que estiverem atacando um DPS ou um healer.
  • Raid Flare Key Bindings: permite que você defina teclas de atalho nos flares coloridos para fazer marcações no mapa. É muito útil em lutas como o Malkorok onde é necessário marcar as áreas que irão explodir de forma prática.
  • Weak Auras: addon importante para todas as classes, no caso dos monges permite que você visualize facilmente seus buffs, como por exemplo quanto tempo você tem de Evasiva.

Macros

Lembre-se que a macro precisa estar na mesma língua que o seu jogo, então escolha a certa na hora de copiar ou criar macros.

Chute Giratório da Garça

Esta macro permite que você use e também cancele o seu Chute Giratório da Garça com o mesmo botão. Ela é útil caso você queira cancelar o chute de maneira prática antes dele acabar, já que ele não permite o uso de outras habilidades enquanto estiver ativo.

  • #showtooltip Chute Giratório da Garça
  • /cancelaura Chute Giratório da Garça
  • /cast Chute Giratório da Garça

Taunt na Estátua

Esta macro faz com que você use o seu taunt, o Provocar, na Estátua do Boi sem perder seu alvo atual.

  • #showtooltip
  • /tar Estátua do Boi Negro
  • /cast Provocar
  • /targetlasttarget

Conclusão

E esse é o fim do guia de Monge Mestre Cervejeiro! Se tiver alguma dúvida, sugestão ou consideração é só deixar nos comentários =)

Changelog

  • 29/08/2014: Criação do guia.
  • 06/02/2015: Atualização para o patch 6.0.

Guia por Linissa