A luta contra Ultraxion só tem uma fase e a dificuldade vai aumentando com o tempo. A luta tem um soft e um hard enrage.

O encontro não tem mecânicas complicadas, mas contém duas habilidades importantes. Adicionalmente, a luta requer que seja feita a troca do tank, e um heal intenso em área. Os aspectos ajudam bastante durante a luta (Alexstrasza, Ysera, Kalecgos, Nozdormu e Thrall).

O encontro é ativado ao conversar com Thrall e acontece em dois reinos: O Twilight Realm e o Normal Realm. Não existe diferença entre eles. A maior parte da luta, irá acontecer no Twilight Realm. Os membros da raid só precisam voltar para o reino normal para evitar as habilidades específicas que Ultraxion usa. Isso ocorre em vários momentos durante a luta.

A única forma de sair do Twilight Realm é usando a habilidade Heroic Will. Essa habilidade aparece na sua tela, no formato de uma action bar normal.

Heroic Will tem 5 segundos de cooldown e não tem custo algum. Pode ser usada durante o cast de outra magia. Usar heroic Will não traz benefício algum, apenas te remove do Twilight realm por 5 segundos. Durante esses 5 segundos, você não pode fazer nada (dar dano, curar ou até se mover).

Essa habilidade pode ser ativada através do menu de atalhos(ExtraActionButton1) e fica localizada na seção de Action Bar Functions. O botão pode não funcionar se você usar addons que modificam a UI, mas, você ainda pode usar a macro: /click ExtraActionButton1.

Clicar nessa macro tem o mesmo efeito que clicar no botão de Heroic Will.

Habilidades de Ultraxion

Hour of Twilight
Causa 300.000 de dano shadow que não pode ser resistido, em todos os jogadores no Twilight Realm. Ultraxion usa essa habilidade a cada 45 segundos. Um ’emote’ avisa que isso irá acontecer, dando tempo suficiente para que os jogadores reajam. Jogadores precisam usar Heroic Will para sair do reino assim que o aviso aparecer. Depois que ultraxion usar a habilidade, os jogadores no reino normal são trazidos de volta para o Twilight Realm. Na dificuldade 10-man, pelo menos 1 jogador precisa ficar no Twilight Realm e levar o dano da habilidade. Caso contrário, a raid wipa. Na versão 25 jogadores, 3 precisam fazer o mesmo.

Fading Light
É um debuff que Ultraxion coloca no tank, e em um DPS aleatório em 10 man (e em 3 jogadores em 25 man. No LFR só afeta o tank), que dura entre 5 e 10 segundos (a duração é escolhida aleatóriamente cada vez) e causa a morte instantâneamente, ao expirar, caso o jogador esteja ainda no Twilight Realm. Se o jogador estiver no Normal Realm, quando o debuff acabar (graças ao heroic will) ele vai retornar ao Twilight Realm, e sua threat será resetada e o jogador ficará impossibilitado de gerar qualquer threat por 10 segundos. Ultraxion começa a castar essa habilidade depoisda primeira Hour of Twilight, e ele sempre vai castar Fading Light duas vezes no intervalo de 45 segundos entre dois casts de Hour of Twilight.

Unstable Monstrosity
Ultraxion causa um dano significativo, de tipo shadow (300 mil em 10man, 700 mil em 25 man e 525 em LFR), dividido em todos os jogadores em até 30 jardas que estiverem no Twilight Realm. Inicialmente ele casta essa habilidade a cada 6 segundos, mas esse intervalo vai diminuindo em 1 segundo a cada vez. Antes da luta acabar, ele irá estar castando Unstable Monstrosity a cada segundo, ou seja, um soft enrage.

Twilight Eruption
É o verdadeiro enrage do Ultraxion. Depois de 6 minutos, ele explode, matando não só a ele mesmo, mas a raid inteira.

Twilight Burst
Ultraxion causa muito dano em cada jogador na raid ( 56k no lfr e 75k em 10 e 25 jogadores). Caso não exista jogador na melee range.. Além disso, ele aumenta a quantidade de dano mágico recebida por todos os jogadores em 50% a cada tick, causando wipe bem rápido.

Buffs dos Aspectos

Os 5 aspectos fornecem buffs. Thrall ajuda os tanks, Alextrasza, Ysera e Kalecgos ajudam os healers e Nozdormu a raid inteira. Esses buffs são dados na raid em diferentes momentos durante a luta, e se apresentam na seguinte ordem:

  • Thrall No início da luta, Thrall buffa a raid com Last Defender of Azeroth. Isso reduz o cooldown de todos os cooldowns defensivos em 50%, e dobra a duração deles.
  • Alexstrasza, Ysera e Kalecgos Os buffs são dados na raid nos seguintes momentos:

Gift of Life (vermelho) fornecido pela Alexstrasza, lá pelo 1 minuto e meio de luta. Aumenta a cura em 100%;

Essence of Dreams (verde) fornecido por Ysera, dois minutos e meio depois do início da luta. Faz com que cada cura no jogador também cure a raid pelo mesmo montante (a cura na raid é dividida entre todos os membros da raid);
Source of Magic (azul) é fornecido por Kalecgos, lá pro terceiro minuto e meio da luta. Reduz o custo da mana de todas as magias em 75% e aumenta a velocidade de cast em 100%.

Quando o aspecto fornece um dos buffs acima,são criados cristais correspondentes (1 em 10-man e 2 em 25-man e no LFR) na plataforma, em lugares fixos. Os healers, e somente eles, podem clicar com o botão direito no cristal, para ganhar o buff.

  • Nozdormu 5 minutos depois do início da luta, Nozdormu dá um buff chamado Timeloop. Ele salva a vida de um player, por uma única vez. O primeiro Killing Blow que o jogador receber, vai em vez de matá-lo vai curá-lo em 100%.

Estratégia

  • O grupo deve ficar junto, para facilitar a cura;
  • Certifique-se que os jogadores afetados pelo Fading Light usem Heroic Will na hora certa;
  • Certifique-se que todos os escolhidos usem Heroic Will quando Houer of Twilight for castado.
  • Designe jogadores para sobreviver ao Hour of Twilight (1 em 10man e 3 em 25man) mo Twilight Realm.
  • Certifique-se que seus healers usem os buffs que são proporcionados pelos dragões.

Posicionamento

Ultraxion fica parado durante toda a luta e não pode ser atacado por trás. Para compensar isso, ele não desvia de ataques. pelo menos um jogador deve ficar sempre na área melee de Ultraxion, senão ele vai dar muito dano AoE, que vai acabar wipando a raid.

A raid deve ficar agrupada perto da base das escadas e não perto do boss. isso não vai ativar Twilight Burst, já que Ultraxion tem uma grande hitbox. Assim, os healers terão que gastar pouco tempo para chegar até os cristais para receber o buff. Stackar faz com que o AoE heal seja mais eficiente.

Saindo do Twilight Realm
Hour of Twilight é um cast de 5 segundos, e o Heroic Will tem 5 segundos de duração. Se o jogador usar Heroic Will depois que o cast de Hour of Twilight for iniciado, não haverá problema.

Além da barra de cast, aparece uma mensagem imensa na tela.
Quando Ultraxion castar Hour of Twilight, pelo menos um jogador (um na versão 10 jogadores e três em 25 jogadores) deve estar dentro do Twilight Realm. Caso contrário, é wipe instantâneo.
No LFR isso não é necessário, e todos devem deixar o Twilight Realm.