X

Pego minha Motoca do Mecangenheiro, está na hora de rodar por aí… a missão é trazer algumas ervas raras de Terralém. Não quero saber de nada, coloco meus fones e pulo para dentro do Dark Portal.

Aprendi a fazer aparelhos de som com Lilo Chispafuso, no começo eram apenas peças de Tranqueira Zumbidora de Bronze que depois se tornaram uma caixa quase mágica, com músicas que me faziam viajar.

Naquela manhã uma doce melodia de guitarra enchia a minha mente:

 “Então, então você acha que consegue distinguir

O céu do inferno…”

O Inferno, caí na Península do Fogo Infernal e aqueles versos abriram minha mente, para aquelas cores, ignorando os demônios da legião ardente, acelerei fundo para um lugar azul…

“…Céus azuis da dor…”

Pântano Zíngaro estava lá, com suas plantas e um pântano sem fim, cogumelos gigantes e toda forma de vida…

“…Você consegue distinguir um campo verde

de um frio trilho de aço?

Um sorriso de um véu?

Você acha que consegue distinguir?…” (Tradução do trecho da música Wish you were here – Pink Floyd)

Nagrand

Verde, com rochas suspensas no ar, assim é Nagrand, uma vegetação rasteira e de grande diversidade. Cachoeiras que parecem véus tênues de noivas flutuantes…

E os acordes não param, tudo é muito surreal, como um quadro bizarro, pintado por um velho Titã…

Assim é o World of Warcraft, assim é nossa referência de hoje.

Nascida na década de 1960, a banda de rock britânica Pink Floyd é o ícone maior e grande expoente do chamado Rock Progressivo. Sob o lema de sexo, drogas e rock and roll, os jovens roqueiros desta época levavam suas experiências a extremos, que como bem sabemos hoje, produziram grandes músicas, com melodias incríveis, mas a um alto preço cobrado pelo uso desenfreado de alucinógenos e outras drogas. Jovens brilhantes ficaram pelo caminho, tombando sob os efeitos nocivos destas pragas, sintéticas ou não.

Ficamos com um legado ambíguo, ao mesmo tempo bizarro e fantástico. O fato é que algumas bandas, como o Pink Floyd, tentavam reproduzir alguns dos efeitos das drogas, principalmente os LSDs, em suas músicas e shows. Utilizando cores fortes e vibrantes, músicas de longuíssimas durações, que iam progredindo de intensidade, aliadas a melodias profundas e carregadas de significados.

Indiretamente, eu diria que o WoW é bem “Pink Floydiano”, tem lugares surreais, excelentes cenários com cores fortes e personagens profundos e cheios de psicodelismos. Arthas daria um excelente tema de músicas de rock progressivo.

Bom, diretamente, vamos nos surpreender, ou não, com algumas coisas. Pesquisei muito e a cada vez que pego material sobre a referência ao Pink, mais encontro possíveis referências, por isto, resolvi sintetizar as que julguei mais interessantes:

Floyd Pinkus 

Bem vindos à Península do Fogo do Inferno! Quem é Horda, certamente já se deparou com este morto-vivo de visual Punk. Innkeeper de Thrallmar, que dispensa comentários à referência, pois mais direta impossível.

NPJ Floyd Pinkus

Missão “Nós ou Eles”:

 “…Quero dizer, eles não irão te matar, então se você der um tiro rápido, certeiro, eles não farão de novo. Entendeu? Quero dizer ele se safou claramente, porque eu teria dado a ele – Eu só o acertei uma vez! Era somente uma divergência de opinião, mas realmente, boas maneiras não custam nada custam, uh…?”  (Trecho da música Us & Them – Pink Floyd)

“Não tenha piedade deles, pois eles não terão de você.” (Trecho da Missão Nós ou Eles)

Missão de Pântano Zíngaro, onde o mote é matar ogros que não terão piedade de te matar antes. É igual ao trecho da música que diz “eles não irão te matar, então se você der um tiro rápido, certeiro…”

Missão “Ouro de Tolo”

Epa! Não era referência ao Pink Floyd? Sim. Mas esta missão, que fez referência a uma letra do Raul Seixas, não poderia ser mais perfeita.

Declarado fã do Pink e  inclusive, citou a banda inglesa em uma de suas músicas “Tu És o M.D.C. da Minha Vida”, nosso querido Raulzito foi localizado de forma impecável, casando a letra da sua música a um paralelo de duas canções do Pink, que foram usadas como pano de fundo para esta missão. Dada por uma morta-viva, Alta-executora Darthalia, que utiliza o discurso das músicas para cantar suas mágoas com um sistema que, segundo ela o oprime de alguma forma e que apesar da fama, o ridiculariza, pois o imagina fútil. Temas das músicas, tanto do Pink Floyd quando do Raulzito. Em Inglês a missão tem o nome da música “Welcome to the Machine”  e cita a música  “Have a Cigar” do Pink Floyd.

Mobu

Em sua versão em inglês, este PNJ diz: “I wanna go home…Take off this uniform and leave the Horde!”, referência direta à música Stop, do meu albúm favorito do Pink Floyd, cuja letra é:

“Pare

Eu quero ir pra casa

Tirar esse uniforme

E deixar o show

E eu estou esperando aqui nesta cela

Porque eu preciso saber

Se fui o culpado todo esse tempo…”

O Cenário

Céus coloridos, de tons de lilás e vermelhos, porcos voadores, imagens surreais, aparentemente fugidas de um quadro de Salvador Dali. Sim, os cenários de WoW em algumas regiões, principalmente Terralém, nos fazem viajar pelo surrealismo, cores fortes dos céus, luas e sóis que são verdadeiras pinturas, grandes rochas flutuantes que vertem água e um filtro roxo de Eternévoa, combinam sobremaneira com Pink Floyd.

Por fim, viaje e viaje muito, nos jogos, na música, mas antes de tudo, viaje sem drogas e saiba que tudo na vida exige moderação para não se tornar uma droga!

 

Músicas citadas nesse post:

Pink Floyd

Wish you were here

Welcome to the Machine

Have a Cigar

Stop

The Wall

Raul Seixas

Tu És o M.D.C. da Minha Vida

Ouro de Tolo

Crédito das imagens: Wowhead.com