X
Este é o 10º artigo de 11 posts da série Mitos.

Bom dia, boa tarde, boa noite! /o/

Estamos finalmente chegando no fim do 1º capítulo da história do Universo de Warcraft! A parte 10 nos fala sobre os Altaneiros e os Elfos Noturnos… Tenho uma anotação a fazer sobre a tradução do título… O original se chama “Exile of the High Elves”.

“High Elf” é uma termlogia muito usada para os elfos de Tolkien. Eles são altos, loiros, esguios… É aquele modelo de elfo que você conhece, que você cresceu se familiarizando, saindo do esteriótipo de “Elf”, que na verdade é um termo para um ser mágico baixinho e travesso, oriundo do folclore germânico, os mais velhos devem ter essa idéia de elfo.

O “high” é o alto. O termo adaptado para nossa cultura foi “Alto-Elfo”, o termo adaptado pela equipe de localização da Blizzard foi “Elfos Superiores”. Mas o termo faz sentido… pelo menos para eles se auto-designarem.

Soa arrogante, né?  É, pode ser que sim, mas isso tem um fundo de verdade para aqueles que se nomeiam de tal forma, pois os Quel’dorei, ou Altaneiros em Darnassiano, eram aqueles elfos de nascimento nobre e que tinham acesso à magia da Nascente da Eternidade, eram a elite da Rainha Azshara… Quel’dorei se tornaria “Elfos Superiores” no idioma dos mesmos, Thalassiano. Conheça sua origem e sua história nos capítulos anteriores:

 

O texto a seguir não é o integral pela tradução oficial, porém contém muitas partes do mesmo texto que pode ser encontrado no jogo World of Warcraft e faz parte da conquista  [O grande CDF], ou [Well Read] se você joga em inglês, e pode ser encontrado em  Cicade Baxa [Undercity], Darnassus e em Sertões Setentrionais.

A versão oficial traduzida pela equipe de Localização pode ser conferida no jogo em português ou pela página em português do WoWhead.

O Exílio dos Elfos Superiores

Com o passar dos séculos, a nova sociedade noctiélfica se fortaleceu e se expandiu através da eflorescente floresta no que vieram a chamar de Vale Gris [Ashenvale]. Muitas das criaturas e espécies abundantes antes da Grande Cisão [The Great Sundering], como os pelursos [Furbolgs] e os javatuscos [Quiril], reapareceram por sobre a terra. Sob a benevolente liderança dos druidas, os elfos noturnos desfrutaram de uma era sem precedentes, uma era de paz e tranquilidade sob as estrelas.

Entretanto, a inquietação crescia em muitos dos sobreviventes Altaneiros. Assim como Illidan antes deles, os Quel’dorei sofriam com a abstinência, fruto da perda de sua tão cobiçada magia. Eles sentiam-se tentados a usar as energias da Nascente da Eternidade para se extasiar com as práticas mágicas. Dath’Remar, o esturrado e verboso líder dos Altaneiros, passou a insultar os druidas em público, chamando-os de covardes por se recusarem a manipular a magia que pertencia a sua raça por direito. – Detalhe que a magia que havia chamado a atenção da Legião, e destruíra a civiliização como eles conheciam antes.

Malfurion e seus druidas ignoraram os argumentos de Dath’Remar e advertiram os Altaneiros de que o uso da magia seria punido com a morte. Em uma fatídica e insolente tentativa de convencer os elfos a rescindir a lei dos druidas, Dath’Remar e seus seguidores liberaram uma terrível tempestade mágica sobre o Vale Gris [Ashenvale].

Os druidas não seriam capazes de matar tantos de sua própria gente e, assim, decidiram exilar os intransigentes Altaneiros de suas terras. Dath’Remar e seus seguidores, contentes por terem enfim se livrado de seus primos conservadores, embarcaram em uma série de navios especiais e velejaram pelos mares. Embora nenhum deles soubesse o que os aguardava nas águas além da furiosa Voragem, estavam todos ávidos para se estabelecer num novo local, onde poderiam praticar impunes sua tão cobiçada magia.

Os Altaneiros, ou Quel’dorei, como Azshara os havia nomeado eras antes, chegariam, por fim, às terras do leste, que os homens viriam a chamar de Lordaeron. Eles planejavam fundar seu próprio reino mágico: Quel’thalas, e doravante rejeitariam os preceitos noctiélficos de adoração da lua e hábitos noturnos. A partir de então, eles abraçariam o sol e seriam conhecidos apenas como Elfos Superiores.

Conheça o personagem: Dath’remar Andassol [Sunstrider]

É, no texto acima não se menciona o sobrenome de Dath’remar. Ainda porque, sejamos sinceros, em uma sociedade onde a Deusa primordial se baseia na lua, ter uma casa nobre, antiga, chamada Andassol é meio… estranho, no mínimo deslocado. Bom, este é Dath’remar Sunstrider, o primeiro da dinastia Sunstrider de Quel’thalas! E sua história se mistura muito com a dos próprio Quel’dorei.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=mRvwcPmPJ8Q&w=560&h=315]

Modelo de Dath’remar, por Vaanel

Dath’remar era um nobre Elfo Noturno. Por ser de nascimento nobre, ele tinha proximidade com a Rainha Azshara, e como ela e os demais nobres, ele começou a se envolver om a magia da Nascente da Eternidade. Seu corpo sofreu mudanças com o uso de magia, tornando-o e seus companheiros, diferentes de seus irmãos Kaldorei, os filhos das estrelas.  Por fim, estes nobres se nomearam de Quel’dorei, as crianças de berço nobre ou Altaneiros.

Tal como os demais Altaneiros, Dath’remar era fascinado pelo poder da Nascente, e se dedicou aos estudos do arcano e das águas mágicas da Nascente. Esses estudos e o uso indiscriminado da magia chamaram a atenção dos Lordes da Legião Ardente, um conglomerado de demônios que visam destruir todo o trabalho dos titãs, comandados pelo Titã caído, Sargeras. Eventualmente os demônios marcharam sobre Azeroth com a ajuda dos altaneiros e de sua rainha, subjugando os elfos noturnos  e destruindo suas casas. Apenas os Altaneiros e suas moradias foram poupados.

Xavius, o conselhiero pessoal de Azshara se tornara um Sátiro [Satyr] e oferecera à Dath’remar o mesmo ‘presente’. O elfo declinou a oferta, achando cada vez mais errada a decisão de terem se associado à Legião.

Quando os elfos noturnos começaram a se defender, foi o estopim da Guerra dos Antigos [War of the Ancients]. Os Altaneiros trabalhavam fervorosamente para estabilizar o portal que traria Sargeras para Azeroth. Eles abandonaram todos seus estudos sobre a Nascente, mal dormiam, se dormiam, não comiam e bebiam o suficiente para se manter em pé. Os nobres Altaneiros se tornavam apenas pele e osso enquanto os generais da Legião julgavam seu progresso insuficiente, lento e deveras substituível. Eles não encontraram empecilhos para assassinar qualquer Altaneiro que não cumpria com suas tarefas. As promessas da Legião eram grandiosas, mas os Altaneiros além de não receber o que esperavam, ainda foram maltratados e assassinados enquanto trabalhavam para seus chefes demoníacos. Bom… Eles fizeram pactos com demônios do Nether… Como o próprio descendente de Dath’remar, Kael’thas Andassol [Sunstrider] diz em um jantar em Dalaran para Antonidas e para todos os demais a favor dos campos de Orcs e não sua aniquilação, “tolos são eles que fizeram pacto com os demônios”.

Sim, muitos Altaneiros começaram a perceber o erro que cometeram a se filiar à Legião de Sargeras, o mundo que eles queriam reconstruir à altura de Azshara, na verdade seria destruído e não reconstruído.

Chegaram notícias aos ouvidos de Dath’remar que a recém nomeada Alta-sacerdotiza de Eluna, Tyrande Murmuréolo [Whisperwind] fora capturada pela Legião e trazida ao palácio. Pasmo, ele descobriu o local de sua prisão e lhe pagou uma visita secreta. Tyrande era boa ouvinte e logo ele aprendeu a confiar nela. Ele montou um plano desesperado e se uniu com os demais Altaneiros que julgavam a Legião um inimigo em comum. Na sua última visita à Tyrande, ele contou que ele e outros nobres deixariam o castelo e que eles ajudariam ela a escapar com uma condição. Que ela falasse com os Kaldorei da resistência em prol dos Altaneiros rebeldes. Ela concorda, não apenas pelo ganho pessoal, mas porque ela acreditava que os ensinamentos de Eluna [Elune] pregavam a compaixão e que os Quel’dorei mereciam uma chance para se redimir de seus erros.

Enquanto fugiram, um demônio voador agarrou Tyrande e a separou dos demais elfos rebeldes. Dath’remar e os demais quel’dorei conseguiram escapar do castelo para se juntar à Resistência Kaldorei. Logo depois houve a Grande Cisão [Great Sundering] e um novo oceano se formou sob seus pés. Os elfos foram separados e as águas impetuosas empurravam-nos para o Monte Hyjal.

Dath'remar Sunstrider no comic

Depois da guerra e da re-estabilização dos elfos noturnos como civilização, o uso de magia arcana fora estritamente proibido pelos druidas, sendo a punição pelo uso da mesma, a morte. Mesmo assim, Dath’remar e seus associados continuaram a praticar suas magias. Os Altaneiros não tinham a intenção de desistir da magia arcana, que eles viam como seu direito de nascimento. Famílias como as dos Sunstrider já estudava as maravilhas do arcano muitos anos antes de Azshara sentar no trono, eles achavam que a casta menor da sociedade não tinham direito nem habilidade para manipular essas energias (leia-se “elfos como Illidan”).

Falando em Illidan, Dath’remar e os demais elfos descobriram sobre os frascos de água da Nascente da Eternidade que illidan Tempesfúria [Stormrage] havia roubado da Nascente original, e logo encontraram 3 frascos vazios às margens de um lago normal. Illidan se considerava um herói, mas os demais elfos noturnos discordavam, eles confiscaram os demais frascos de Illidan e ele foi condenado a ser aprisionado pelo resto da eternidade. Ao contrário dos Kaldorei, os elfos Quel’dorei ficaram atiçados com os feitos de Illidan e ficavam cada vez mais impacientes com o governo da maioria de nascimento menor.

Eles achavam que tinham tomado todas as precauções contra os motivos que levaram à Cisão e que essa reação dos druidas e dos elfos noturnos ao uso da magia arcana – os quel’dorei, tal como Illidan, eram viciados em magia – era mais do que o suficiente. Pela prática de energia arcana, a sentença era a morte, mas os druidas acharam que era demais condenar toda uma parte de sua população pelo uso do arcano, então a solução foi exilar aqueles que não conseguiam seguir a lei implementada pelos druidas.

E ser exilado não era algo ruim… os quel’dorei até estavam ansiosos para isso. Afinal, eles haviam conseguido roubar um frasco confiscado de Illidan…

Santuário de Dath'remar, em Quel'thalas

Liderados por Dath’remar, os Altaneiros seguiram pelo mar para o leste, conforme eles se afastavam de Kalimdor eles perdiam a conexão com a nova Nascente criada por Illidan. Os tons de roxo de suas peles desbotaram, sua altura diminuiu e sua imortalidade se perdeu. Eles desembarcaram e foram explorando as florestas do norte do continente, que mais tarde seria Lordaeron. Ao norte eles fundaram seu próprio reino, Quel’thalas, e se renomearam Elfos Superiores [High Elves].

Como seu líder, Dath’remar foi coroado seu primeiro Rei, e usando o frasco roubado, eles criaram outra Nascente, a Nascente do Sol. Esta nascente era muito mais fraca que a original, porém era exclusiva dos Elfos superiores.

Bônus:

Dath’remar tinha duas armas conhecidas, Felo’melorn [Flamestrike] – usada por seus descendentes – e o Arco Longo dos Andassol [Sunstrider’s Longbow].

Tanto Anasterian quanto Kael’thas usam Felo’melorn contra Arthas, Anasterian a usa na invasão de Luaprata [Silvermoon] e Kael’thas a leva para Northrend, reforjada. No entanto ele não obtém sucesso no combate contra o campeão do Lich Rei [Lich King]

 

Fontes para este artigo incluem:

World of Warcraft  – Blizzard Entertainment (jogo)

War of the Ancients Trilogy – Por Richard A. Knaak, 2004 & 2005

Arthas: Rise of the Lich King – Por Christie Golden, 2009.

http://www.wowpedia.org/Dath%27Remar