X
Este é o 6º artigo de 11 posts da série Mitos.

/Hail

Eaí, pessoal, tudo certinho?

Bom, já a algum tempo estamos falando da Guerra dos Antigos [War of the Ancients], agora chega a vez de darmos enfoque à mesma em Mitos, sem ser um plano de fundo para a história de um personagem específico. Sendo o sexto texto do Mitos, tem umas coisas que seria legal falar sobre este importante evento da história de Azeroth.

Primeiro que a War of the Ancients, nome original, tem três versões. A da trilogia War of the Ancients: Well of Eternity, Demon Soul e The Sundering, escrita por Richard A. Knaak; a do Warcraft III e a do livro Mitos/WoW.

Aspectos dos romances de Knaak serão abordados em artigos individuais ou em reviews dos livros. Manteremos nosso focus em Mitos.

O texto a seguir é o texto de Mitos, e uma versão traduzida oficial pode ser encontrada no site da battle.net. Este aqui é uma tradução livre do livro ingame, que pode ser encontrado em Ventobravo e Darnassus, já que tivemos uma reforma em Monastério Escarlate eu não tenho certeza se o livro ainda pode ser encontrado lá.

Tomei a liberdade de usar umas cenas disponíveis no YouTube de footage do machinima da War of the Ancients, com modelos do Vaanel e screenplay por Keytal.

A Guerra dos Antigos – 10.000 anos antes da Primeira Guerra

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=XLGRIPDrmzw]

Introdução do Projeto ‘War fo the Ancients’, Machinima por Keydal e modelos por Vaanel

 O manejo descuidado da magia pelos Altaneiros começou a enviar resquícios de energia pela Nascente da Eternidade para a Grande Treva Infinita, e tal fluxo foi notado por perversas mentes alienígenas. Sargeras– o Grande Inimigo de toda a vida, o Destruidor de Mundos – sentiu essa irradiação poderosa e foi atraído até seu ponto distante de origem. Espionando o mundo primitivo de Azeroth e sentindo a energia ilimitada da Nascente da Eternidade, o titã caído foi consumido por uma fome insaciável. O grande deus sombrio do Vazio Inominável [Nameless Void] decidiu destruir o jovem mundo e reclamar sua energia para si.

Sargeras reuniu sua vasta Legião Ardente e marchou até o mundo insuspeito de Azeroth. A Legião era composta de um milhão de demônios gritando, todos vindos dos cantos mais distantes do universo, e os demônios ansiavam por conquistas. Os tenentes de Sargeras, Archimonde, o Profanador e Mannoroth, o Destruidor, prepararam seus lacaios infernais para atacar.

Archimonde, the Defiler

Rainha Azshara, subjugada pelo êxtase terrível de sua magia, foi vítima do poder inegável de Sargeras e concordou em lhe conceder entrada para o seu mundo. Até mesmo seus servos Altaneiros se entregaram para a corrupção inevitável da magia e começaram a adorar Sargeras como seu deus. Para mostrar sua lealdade à Legião, os Altaneiros ajudaram sua rainha na abertura de um grande portal em forma de  redemoinho, nas profundezas da Nascente da Eternidade.

 

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=DykQCCiskZI]

Machinima: Xavius e Azshara conversam sobre Sargeras

Uma vez que todos os preparativos foram feitos, Sargeras começou sua invasão catastrófica de Azeroth. Os guerreiros-demônios da Legião Ardente invadiram o mundo através da Nascente da Eternidade e sitiaram as cidades adormecidas dos elfos noturnos. Liderados por Archimonde e Mannoroth, a Legião invadiu as terras de Kalimdor, deixando só cinzas e tristeza em seu rastro. Os warlocks demônios conjuraram Infernais que cairam como meteoros diabólicos nas torres graciosas dos templos de Kalimdor. Um bando de assassinos flamejantes, e sanguinolentos conhecidos como Doomguards marcharam pelos campos de Kalimdor, matando todos em seu caminho. Hordas de felhounds selvagens, e demoníacos devastaram os campos sem oposição. Embora os bravos guerreiros Kaldorei se apressaram em defender sua pátria antiga, eles foram forçados a ceder terreno, centímetro por centímetro, antes da fúria do massacre da Legião.

Coube a Malfurion Tempesfúria [Stormrage] encontrar ajuda para seu povo sitiado. Tempesfúria, cujo próprio irmão, Illidan, praticou a magia Altaneira, foi enfurecido pela corrupção crescente entre a classe alta. Convencendo Illidan a abandonar sua obsessão perigosa, Malfurion partiu para encontrar Cenarius e reunir uma força de resistência. A jovem e bonita sacerdotisa de Elune, Tyrande, concordou em acompanhar os irmãos em nome de sua deusa. Embora Malfurion e Illidan compartilhassem de um amor pela sacerdotisa idealista, o coração de Tyrande pertencia apenas a Malfurion. Illidan ressentiu o romance de seu irmão com Tyrande, mas sabia que sua mágoa não era nada comparada à dor de seu vício mágico.

Illidan

Illidan, que havia se tornado dependente das energias fortalecedoras da magia, lutava para manter o controle de sua fome quase esmagadora para tocar as energias da Nascente mais uma vez. No entanto, com o apoio paciente de Tyrande, ele pôde se conter e ajudar seu irmão a achar o semideus recluso, Cenarius. Cenarius, que vivia nas sagradas Clareiras da Lua do distante Monte Hyjal, concordou em ajudar os elfos da noite, encontrando os dragões antigos e recrutando sua ajuda. Os dragões, liderados pela grande leviatã vermelha, Alexstrasza, concordaram em enviar suas poderosas revoadas para batalhar contra os demônios e seus mestres infernais.

Cenarius, convocando os espíritos das florestas encantadas, reuniu um exército de antigos homens-árvore e os conduziu contra a Legião em um ousado ataque terrestre. Conforme os aliados dos elfos noturnos convergiam sobre o templo de Azshara e da Nascente da Eternidade, a guerra estourou. Apesar da força de seus novos aliados, Malfurion e seus colegas perceberam que a Legião não poderia ser derrotada por apenas sua força bélica.

Enquanto a batalha titânica se desenrolava ao redor da cidade capital de Azshara, a delirante rainha esperava com expectativa a chegada de Sargeras. O senhor da Legião estava se preparando para atravessar a Nascente da Eternidade e entrar no mundo devastado. Conforme sua sombra incrivelmente enorme se aproximava cada vez mais da superfície furiosa da Nascente, Azshara reuniu os mais poderosos de seus seguidores Altaneiros. Apenas ligando suas magias em um único feitiço eles seriam capazes de criar um portal grande o bastante para Sargeras passar.

Enquanto a batalha assolava os campos ardentes de Kalimdor, uma reviravolta terrível de eventos se desdobrou. Os detalhes do evento foram perdidos para o tempo, mas sabe-se que Neltharion, o Aspecto da Terra, enlouqueceu durante um combate crítico contra a Legião Ardente. Ele começou a se desfazer em chamas e fúria, irrompendo de sua couraça negra. Renomeando-se Asa da Morte, o dragão ardente se voltou contra seus irmãos e fez com que as cinco revoadas recuassem do campo de batalha.

Alexstrasza e o enlouquecido Neltharion, Asa da Morte, em combate

A traição súbita de Asa da Morte foi tão destrutiva que as cinco revoadas nunca realmente se recuperaram. Feridos e chocados, Alexstrasza e os outros nobres dragões foram forçados a abandonar seus aliados mortais. Malfurion e seus companheiros, agora irremediavelmente em menor número, quase não sobreviveram ao ataque que se seguiu.

Malfurion, convencido de que a Nascente da Eternidade era vínculo primodial dos demônios com o mundo físico, insistiu que ela deveria ser destruída. Seus companheiros, sabendo que a Nascente era a fonte da sua imortalidade e poderes, ficaram horrorizados com tal idéia. No entanto, Tyrande viu a sabedoria da teoria de Malfurion, então ela convenceu Cenarius e seus companheiros a invadir o templo de Azshara e encontrar uma maneira de selar a Nascente de vez…

[Continua em Mitos 7]

 

Artigos relacionados:

Mitos 5 – Os Kaldorei e a Nascente da Eternidade

Tyrande Murmuréolo [Whisperwind]

Malfurion Tempesfúria [Stormrage]

Semana que vem, falaremos de um personagem em particular que participou da guerra. Uma dica: É um Orc!

Foram usadas as seguintes referências para este artigo:

Warcraft III: Reign of Chaos. (jogo)
Warcraft III: The Frozen Throne. (jogo)
World of Warcraft (jogo)

World of Warcraft: Stormrage by Richard A. Knaak (2010)
Warcraft: War of the Ancients Trilogy by Richard A. Knaak (2004)

http://us.battle.net/wow/pt/game/lore/story-so-far/chapter-1/6#readmode
http://www.wowpedia.org/War_of_the_Ancients_(WoW_account)