X

Depois de 7 anos, a Blizzard anunciou oficialmente o cancelamento do MMO de próxima geração que estava em desenvolvimento, conhecido como Titan. Em uma entrevista para a Polygon, Mike Morhaime, CEO da Blizzard, confirmou que a decisão de cancelar o desenvolvimento do jogo realmente aconteceu agora, e que até então, ele estava apenas paralizado.

“Nós tínhamos criado o World of Warcraft, e tínhamos certeza de que sabíamos como fazer MMOs. Então, nos propomos a criar o projeto mais ambicioso que se pode imaginar. E não funcionou. Nós não encontramos a diversão. Nós não encontramos a paixão. Nós falamos em colocar ele em um período de realiviação, e no fim, o que nós reavaliamos era se o jogo realmente devia ser feito. A resposta é não.” 

Chris Metzen, vice presidente da Blizzard, mencionou que a decisão de cancelar o jogo foi excruciante, no que Morhaime concordou: “É sempre muito difícil tomar esse tipo de decisão. Foi difícil quando cancelamos Warcraft Adventures. Foi difícil quando cancelamos StarCraft Ghost. Mas essas decisões sempre resultaram em trabalhos de melhor qualidade”.

Na mesma entrevista, eles revelam um outro conflito envolvendo o jogo: o fato de que o início desenvolvimento do Titan estava diretamente ligado ao sucesso de World of Warcraft, e às expectativas da comunidade em relação aos próximos títulos da empresa – o que, no fim, os levou a se questionarem se a Blizzard era uma empresa de MMOs, apenas. “É isso mesmo o que realmente queremos? É nisso que queremos colocar toda a nossa paixão e trabalho, nossas carreiras, por anos a fio? Somos a empresa de MMORPG?” – questionou Metzen. A isso, Morhaime respondeu, completando o raciocínio: “Nós não queremos nos identificar com um gênero específico. Nós só queremos fazer ótimos jogos, sempre.”

“Eu não diria que nunca mais faremos outro MMO, mas agora garanto que não é onde queremos gastar nosso tempo”, completou Morhaime. Mas nós podemos ficar calmos em relação ao futuro do WoW: Chris Metzen disse que espera que a Blizz dê suporte e atualize World of Warcraft “para sempre”. 

Na mesma entrevista, eles confirmaram que o sucesso de Hearthstone e a alta expectativa em Heroes of the Storm, que são jogos feitos por equipes menores em uma maior velocidade foi sim um dos fatores que levaram ao cancelamento de Titan –  e que Hearthstone os ajudou a perceber que eles não precisam que todos os seus produtos sejam na mesma escala, ou tenham a mesma pretensão. “Talvez nós possamos ser o que quisermos ser, e inspirar outros grupos dentro da empresa a fazer experimentos, serem criativos, pensar fora da caixa e assumir riscos em coisas que possam animar as pessoas. Talvez eles não precisem ser produtos colossais, super blockbusters”

E aí, aliviados? Desapontados? Indiferentes? Eu espero que essa decisão seja sinônimo de mais jogos bons pra gente, independente do gênero ou título deles 😉